Matusalém, Noé e o Dilúvio

“Passou Noé 120 anos construindo a arca? E seu avô Matusalém morreu no dilúvio ou apenas no ano do dilúvio?” 
Entendendo o texto Gn 6:3 como uma profecia divina contra a “maldade do homem” (v. 5, 11 e 12), penso que o Senhor estava dando um ultimato ao mundo de então, semelhante a mensagem de Jonas a Nínive: “Ainda 40 dias, e Nínive será subvertida”(Jn 3:4). Creio que a partir da conversa entre Deus e Noé (Gn 6:13), o profeta começou a advertir seus contemporâneos nos termos: “Ainda 120 anos, e as águas serão derramadas em dilúvio sobre a Terra!!!” Veja Gn 6:17A mensageira de Deus dos nossos dias, a amiga Ellen, afirmou: “Por entre a corrupção prevalecente, Matusalém, Noé, e muitos outros, trabalhavam para conservar vivo o conhecimento do verdadeiro Deus, e conter a onda dos males morais. Cento e vinte anos antes do dilúvio, o Senhor, por meio de um santo anjo declarou a Noé o Seu propósito, e ordenou-lhe construir uma arca. Enquanto construía a arca, deveria ele pregar que Deus traria um dilúvio de água sobre a Terra para destruir os ímpios. Os que cressem na mensagem, e se preparassem para aquele acontecimento pelo arrependimento e reforma de vida, encontrariam perdão, e seriam salvos. Enoque repetiu a seus filhos o que Deus lhe mostrara com relação ao dilúvio, e Matusalém e seus filhos, que viveram até alcançar a pregação de Noé, ajudaram na construção da arca” (Patriarcas e Profetas, p.89). Portanto não tenho dúvidas de que, tanto o tempo da construção do espetacular navio quanto o tempo de graça, duraram 120 anos! A Bíblia também deixa claro o fato de Metusalém (ou Matusalém) não ter participado do evento diluviano! Seguindo a cronologia crescente, a morte de Metusalém e o dilúvio acontecem no ano 1656 (Gn 5:27 e 7:6). Pedro em duas afirmações inspiradas declara: “…enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água”; “mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios”! (I Pe 3:20 e II Pe 2:5). Quem “eram as 7 pessoas”? Deus responde: “entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos”, Gn 6:18! Assim, o “extenso” Metusalém dormiu antes do começo do dilúvio! (Perguntas & Respostas volume I, p.12)

2 thoughts on “Matusalém, Noé e o Dilúvio

  1. Interessante, também, é que Noé começou a pregar sobre a destruição vindoura e a construir a arca da salvação, e só depois de 22 anos é que colocou um filho neste mundo que veio a perecer.

    Incrível! Acreditada na dupla mensagem do Senhor: destruição e salvação.

    Esse tema é magnífico.

    Carlos Bitencourt
    ligadonavideira.wordpress.com

  2. Interessante, também, é que Noé começou a pregar sobre a destruição vindoura e a construir a arca da salvação, e só depois de 22 anos é que colocou um filho neste mundo que veio a perecer.

    Incrível! Acreditada na dupla mensagem do Senhor: destruição e salvação.

    Esse tema é magnífico.

    Carlos Bitencourt
    ligadonavideira.wordpress.com

Deixe uma resposta