Avaliação em forma de Teia

As Avaliações desta seção possuem uma filosofia comum à pedagogia da complexidade (MORIN, 2001) e uma engenharia matemática criada por mim, fundamentada nas teorias psicológicas: Psicologia da Educação Matemática (BRITO, 2011), Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986, 1994) e Teoria das Cargas Cognitivas (SWELLER, 1982, 2003, 2006; MAYER, 2001).
Este é também o tema de minha dissertação no PPGECIM/UFAL. De acordo com as respostas dos estudantes, uma trajetória é desenvolvida, ou seja, cada um percorrerá seu próprio caminho de acordo com seus processos cognitivos íntimos! Eu a chamo: AVALIAÇÃO EM FORMA DE TEIA, pois, a linearidade não precisa acontecer aqui. Vai lá e confere!! (A QUARTA geração da Teia ocorre nos questionários 6 e 12 – mais assistência contínua, autonomia e responsabilidade para o avaliando! E A QUINTA GERAÇÃO aparece a partir da teia 13 <⊙‿⊙>).
Nosso primeiro artigo científico publicado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), com o título “A Avaliação em Matemática em forma de Teia”, lhe dará informações detalhadas a respeito de nossa pesquisa científica e prática docente. Se desejar, poderá baixá-lo por AQUI


1)  Sondagem Biopsicossociológica e Matemática

2)  Quadrados “Mágicos”, Equação, Ângulos e Proporção 

%d blogueiros gostam disto: