Sobre Determinismos e liberdade, Ellen G. White e profecias, Profetas não-canônicos e o Dom de profecia
Diálogos extraídos da comunidade Aprendizagens, um grupo de WhatsApp aberto à todas as crenças e descrenças (conheça mais sobre este projeto aqui). Os textos estão parcialmente traduzidos da linguagem do zap para a língua portuguesa. Bons estudos para você!
(He) “Todo cristão tem de aprender a restringir suas paixões e controlar-se por princípios. A menos que faça isso, será indigno do nome de Cristão.” (Ellen G. White)
(Al) Pai Evágrio disse: “retirem-se as tentações e ninguém será salvo; de que serve o homem sem suas paixões? Tire-as e ele morre de tédio”.
(He) Não entendi.. Vc crê que são as tentações que salvam o pecador? São as paixões (precipitação, lascívia, excessos, etc.) que trazem felicidade legítima ao ser humano??
(Al) Sem tentações e sofrimento o homem não encontra o caminho da redenção, as paixões foram feitas para o homem e não pelo homem, elas existem pra ajustar a lei da dualidade. A felicidade é uma questão de pensamento e natureza. Algo subjetivo. Pra cada indivíduo. A felicidade plena só um dia na unidade com o Uno.
(Ed) Interpretação Medieval que entendia literalmente alguns sofrimentos de Paulo como “auto flagelamento”, por exemplo.
(He) Puxa.. curiosa a sua teologia, mano Alexandre. A teologia de Jesus Cristo é bem diferente disso. Vou citá-Lo:
20. E disse mais: “O que sai do ser humano é o que o torna impuro”.
21. Pois é de dentro do coração dos homens que procedem aos maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios,
22. as ambições desmedidas, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a difamação, a arrogância e a insensatez.
23. Ora, todos esses males procedem do interior, contaminam a pessoa humana e a tornam impura.
(Marcos, 7)
Raciocinemos: será que precisamos do mal para sermos bons (ou querermos ser bons)? E os anjos não caídos? Será que eles não “curtem” a perfeição pelo fato de não sofrerem tentações e as desgraças das paixões humanas? E os seres perfeitos de outros milhares/milhões de mundos habitados? Também não encontraram o caminho da vida plena??
Saúde é algo “subjetivo”? É possível ser feliz sem ter saúde?
(Al) Vou dizer pq… Pq o átomo está em superposição, ou seja, já existem todas as possibilidades de estado da matéria. Logo a única coisa que precisamos fazer é escolher qual realidade queremos pra nós. Na física quântica os físicos não conseguiram medir a localização exata da partícula pq ela não está em lugar nenhum.
(He) O problema da indecoerência quântica não existe porque a partícula não está em lugar algum! Ele existe por causa da limitação humana (até aqui) em perceber e descrever matematicamente a realidade.. Se a partícula não estivesse em lugar algum, ela não existiria! Até Quem é onipresente precisa está em algum lugar..
Amigo, vc tenta usar termos físicos para descrever questões espirituais/morais, e ainda com alguns erros conceituais. Concordo que Quem criou a Matemática também criou o livre-arbítrio. No entanto, eis a questão (abordada inclusive por aqui semana passada): a Matemática abarca tudo ou existem realidades que a transcendem? Eu não sei responder essa pergunta.. Vc sabe?
E antes das probabilidades Deus já existia! Ou seja: Deus é anterior à Matemática e seu Autor. E isso quer dizer que não é a Matemática que manda no universo.. Deus está sujeito às Suas leis (matemáticas e morais). Mas o quão sujeito Ele está? Refém ou não-refém?
(Al) O que existe são probabilidades de localização, Não se tem certeza de nada a não ser depois que fazemos a escolha então a partícula aparece isso se chama o colapso da função de onda.
(He) Não é bem assim.. Sugiro a leitura do artigo que segue. A escrita está de uma maneira bem acessível: “Não vemos gatos quânticos porque não podemos contar!” https://blogdoprofh.com/2014/03/13/nao-vemos-gatos-quanticos-porque-nao/
(Ma) Deus está sujeito a sua própria palavra…
Tiago 1-17
Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão. Deus não pode ir contra sua própria palavra.
(He) O que é “estar sujeito à sua própria palavra” em sua opinião, amigo? Poderia me dar um exemplo?
(Al) A priori quem inculcou no coração do homem tais desejos? Foi o livre arbítrio? Ou foi apenas algo proposital? Não se tem certeza de nada a não ser depois que fazemos a escolha então a partícula aparece isso se chama o colapso da função de onda. Antes da escolha só temos probabilidades.
(He) Será que somos condenados a não ser felizes nesta vida? O que o Deus da quando esteve por aqui disse? Está escrito:
O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria;
Mateus 13:20 ARA
24. Até agora nada pedistes em meu Nome. Pedi e recebereis, para que a vossa felicidade seja completa.
(João, 16)
Um dos gomos do fruto do Senhor Espírito Santo é a alegria! Ou seja: a Bíblia ensina que o pecador que reconhece a necessidade de redenção é feliz, pois está sendo restaurado à perfeição original (a única evolução genuína). Ele não será feliz. Ele é feliz, pois já encontrou a (ou foi encontrado pela) fonte da alegria: o próprio Criador!
(Al) Muitos de nós temos vontade e ao mesmo tempo saboreamos, com medo de inferno castigo e blá blá se realmente fossemos livres mesmo com punições não precisaríamos ser libertados. Nas palavras tudo é lindo, quero vê no dia dia na luta nos fracassos nas traições calotes falsidade, eu já pensei assim, hoje vejo muita demagogia, o mundo ensina a sermos frios para n sofrermos tantos, o livre arbítrio só serve para nos nivelar. O cristianismo nos torna muitas vezes covardes e medrosos.
(He) De acordo com a Bíblia, quem teme a Deus por medo das consequências de não temê-Lo, na verdade, não teme a Deus, mas tem medo de Deus.. Um filho obediente não tem medo de seu pai, mas o reverencia ou teme! Temor é reverência, respeito. O Criador merece isso se, de fato, Ele é bom e honesto. Jesus veio provar a bondade e honestidade de Deus! Na verdade Ele veio começar a vindicar o caráter puro e santo do Fabricante, e só terminará a prova após Sua segunda vinda e após o milênio.. Repito: ter medo de Deus é uma evidência de não conhecê-Lo. Amá-Lo e aos semelhantes, em contrapartida, se manifesta em obediência aos Seus mandamentos morais, e constitui forte evidencia de conhecimento de Seu caráter.
Será que Jesus morreu em vão ou por mera encenação? Será que os conceitos de santificação e obediência são balela? Acho que vc está usando o argumento “se eu não vivo essa realidade, então ninguém vive.” Cristianismo (de Cristo não de denominação) tem a ver com sacrifício, renúncia e amor. Se eu não vivo isso mas me considero cristão, sou cristão cultural, mas não cristão autêntico..
Jesus virá buscar Seu corpo. Será que os membros de Seu corpo são artificiais ou autênticos? Oxalá todos nós lutemos para fazer parte do corpo de Cristo..
Será que o cristianismo de Jesus O acovardou? E o que dizer do cristianismo de Paulo, Pedro, Lutero, John Huss, Jerônimo, Tyndale e dos demais mártires? Eles eram covardes?
(Al) Onde já se viu pagar o mal com bem.. Mal se paga com justiça. Até o próprio Deus vai usar justiça com o mal. Orai pelos seus inimigos.
(He) Deus ensinou isso ao povo de Israel no AT paulatinamente, enquanto eles desaprendiam o paganismo egocêntrico e materialista dos egípcios. No NT Deus foi direto, haja vista o tempo decorrido do Egito até a manjedoura..
Mal não se paga. Mal se permite até que ele mesmo prove a desnecessidade de sua existência e os prejuízos que ele causa ao universo de Deus. “Há um tempo para tudo.” O mal também está tendo o seu tempo, mas está escrito:
Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.
Apocalipse 12:12 ARA
“Até o próprio Deus […]?” Não há outra justiça no universo além da divina. Só Deus sabe e pode fazer justiça, pois só Ele é justo? Por isso, mal se combate com o bem. E o bem em Pessoa mais dia, menos dia erradicará o mal do universo. Mas somente após que todos tenham a oportunidade de reconhecer Seu critério moral perfeito: livre-arbítrio com obediência.
(He) Quem induziu Eva a desobedecer o Fabricante?
(Al) Deus ora, pelo diabo.. O diabo criado por Deus!
(He) Jesus não ensinou que o diabo é criatura Sua, assim como os acidentes de trânsito não são resultados de Henry Ford.. Jesus não possuía essa crença. Para Ele o diabo era o pai da mentira e não um filho ou uma criatura divina. O Senhor também explicou que Satanás foi assassino “desde o princípio” (Jo 8.44). Ora, Deus criaria um assassino e ao mesmo tempo seria moralmente Santo e Salvador? De modo que, essa crença de que Deus criou o mal não faz parte da cosmovisão de Cristo nem de Seus seguidores que se preocupam em está em harmonia com Seus ensinamentos.
(Al) O diabo foi um aborto do universo. Foi criado no vacuidade.
(He) Quem o abortou? De novo, essa crença responsabiliza Deus pela autoria do mal. Deus não aborta. Deus cria com perfeição. Mas Ele não escraviza.. O perfeito pode escolher a imperfeição.
(Ma) Citação de Ellen G. White…tem horas que me preocupa ver essas citações…tem gente que da valor como se fosse inspirado pelo Espírito Santo.
(Wi) Pois é. Sobre os livros dessa senhora, pesquise seus erros na internet. Diferem da Bíblia…. Mas eles pensam que não existe inferno..
(He) Sugiro que pesquise os supostos erros dela nos livros dela..
(Wi) Vou mandar o link de uma lista inclusive uma página inclusive sobre racismo.
(He) Massa. Aguardo!
(Ed) Falam o mesmo sobre Twain e Lobato. Eles não eram racistas, mas registraram em suas Literaturas o racismo da época. Os mesmos críticos defendem o absurdo de censurar alguns desses registros. Acho isso ridículo esse politicamente correto.
Se Ellen White escrevesse que existe inferno, eu não acreditaria nela, pois as Escrituras não apoiam tal ensino; mas sim a Tradição da Igreja.
(Da) A notoriedade de Ellen White e suas contribuições para a ciência https://blogdoprofh.com/2018/03/17/notoriedade-de-ellen-white-e-suas-contribuicoes-para-ciencia/
(Je) Perda de fiéis é preocupante http://www.revistaadventista.com.br/blog/2016/10/12/perda-de-fieis/
(Ed) Isso é profético. A apostasia é a confirmação das profecias. Na verdade, não perdemos “fiéis”, mas sim o joio. Está se aproximando o tempo que os nutellas sairão, pra ficarem só os raízes.
(Je) Venho da igreja católica, e é falado o mesmo sobre a debandada de fiéis, acredito que em outras também. Penso que a razão não é essa, pois a função da igreja é rebanhar.
(Ed) Huum. Então você saiu por qualquer motivo que seja a inapetência do pastor (bispo, padre) em te pastorear.
(He)Isso é tautológico, não profético, amigo. “Se alguém sai da minha igreja, é porque era joio.” A IASD não é o remanescente de Ap 12.17. No entanto, reconheço o papel singular dos ASD no cumprimento de Ap 14.6,7. A mensagem do juízo investigativo pré-advento é semeada pelos ASD (que não são acomodados..) e outros como eu. No entanto, não se pode afirmar que quem é ASD automaticamente é remanescente no sentido de Ap 12.17, tanto quanto não se pode sentenciar que quem não é ASD (ou deixou de ser) não faz parte do corpo de Cristo da última geração. Sugiro a leitura desse estudo: Crendices e superstições cristãs. A existência de uma parte folclórica na teologia popular em todas as denominações cristãs (Parte II) https://blogdoprofh.com/2013/04/02/crendices-e-supersticoes-cristas-4/
(Ed) O povo de Deus está espalhado em todas as religiões de todo o Mundo, inclusive em Babilônia. Apocalipse 18: 2-4.
(He) Alguns mitos presentes em todas as denominações cristãs:
Capítulo 1
“Quando uma pessoa morre, para ela Jesus voltou.”
Capítulo 2
“O remanescente ou ‘os restantes’ de Apocalipse 12:17 são uma denominação cristã específica dentre todas, uma Igreja com placa.”
Capítulo 3
“Um profeta verdadeiro só está presente numa única denominação e esta é necessariamente cristã e esta é necessariamente a descendência da mulher de Apocalipse 12.”
Capítulo 4
“O adultério gerado por um novo casamento é, necessariamente, um pecado cometido diariamente pelos novos cônjuges, isto é, enquanto durar o novo casamento.”
Todos esses são extensamente explanados nos artigos da série: Crendices e superstições cristãs. A existência de uma parte folclórica na teologia popular em todas as denominações cristãs (Parte I) https://blogdoprofh.com/2013/03/30/crendices-e-supersticoes-cristas-5/
(Ed) Sobre a “crendice” do capítulo 1: O ministério de intercessão de Jesus por nós cessa (termina) por ocasião de nossa morte. É isso o que Paulo quis dizer quando diz depois da morte vem o juízo, isto é, o destino eterno daquela pessoa está selado (fechado), pois a porta da Graça se fechou pra ela. Se bem que pode se fechar antes, caso ela peque contra o Espírito Santo, mas isso é uma exceção. Acho na hora de “simplificar”, erramos.
Os Valdenses já foram, né?! Entre outros. Então o próprio historicismo (maneira de se entender o Apocalipse) não apóia a “crendice” 2. Talvez alguns dos próprios que interpretam segundo o historicismo não entendem isso.
(Ma) Gostaria de entender a citação do terceiro capítulo.
(He) Esse tema exige uma leitura atenta. Quando puder, amigo, leia o artigo que trata sobre esse capítulo Crendices e superstições cristãs. A existência de uma parte folclórica na teologia popular em todas as denominações cristãs (Parte V) https://blogdoprofh.com/2013/04/20/crendices-e-supersticoes-cristas_19/
É extenso, mas creio que seja proveitoso.
(Ed) Nos escritos de Ellen White eu vi ela relatar membros que pediam pra ela censurar os “discordantes” [a exemplo dos anti trinitários]. Ela não fazia isso. Em vez disso, apoiava-os e recomendava o povo a ouvi-los. Este é um dos principais motivos de eu ser adventista: Poder pensar por mim mesmo, interpretar a Bíblia segundo os ditames da minha consciência na luz que recebo do Espírito Santo. Não me basear em pioneiros nem em Ellen White.
Penso que o adventismo deve manter o ideal do protestantismo, quaisquer que sejam suas implicações. 1 – A Bíblia (em sua totalidade coesa e coerentemente entendida) é a única regra de fé e prática. 2 – Qualquer crente pode receber iluminação do Espírito de Profecia (que é o Espírito Santo) para interpretar a Bíblia.
Acredito que Ellen White foi uma profeta honesta, verdadeira. E concordo em muitos pontos na maneira dela entender a Bíblia. Outros no tempo dela (como o marido e o filho) entendiam de maneira diferente. Mas isso por si só não os torna falsos.
Esse final do meu pensamento era o caráter de Ellen. Nisso eu concordo com ela. Eu penso assim também. Alguns vão te chamar de hereges, por exemplo.
(Ma) Ellen White considerada pelos adventistas como profeta e seus escritos inspirados pelo Espírito Santo…
(Ed) Suas visões, sonhos e profecias não criaram nenhuma doutrina do adventismo como se conhece hoje (nossa luz é progressiva). É o estudo da Bíblia e a maneira de entendermos as Escrituras que confirmaram que seus sonhos, visões e profecias eram honestos e verdadeiros.
Quando se tenta fazer o caminho contrário, vemos os dissidentes que criam movimentos de separação alegando que se baseiam nos pioneiros.
(Ma) Um profeta não pode errar em sua profecia… não pode se atrever em dizer algo que Deus não diz… infelizmente ela errou…seus escritos tem valor…creio que sim…mas apenas como apócrifos…
(He) Sugiro o entendimento correto da palavra “apócrifo”. Apócrifo = de autoria oculta. Os livros de Ellen não possuem autoria oculta, já que Ellen G. White não é pseudônimo. Acredito que vc quis dizer “deuterocanônicos”.
Mas será que a Palavra de Deus se limita a Bíblia? Paulo citou um “profeta” não canônico e não cristão, tanto em At 17 quanto em sua carta a Tito. Será que essas partes dos escritos paulinos não são inspirados por serem de autoria deuterocanônica? O profeta grego chama-se Epimênides ou Epídimo. Sugiro que pense a respeito..
Epimênides foi contemporâneo (ou quase) a Platão e Aristóteles. Interessante, não?
(Ul) Mas se formos pensar desse jeito então a bíblia não é unica e não pode ser nossa fonte de fé. Quais seriam esses outros livros inspirados de mesmo valor que a bíblia?
(He) Citei Paulo. Não é um pensamento meu, Ulisses. E Paulo está em consonância com o AT: “não havendo profecia, o povo se corrompe” (Pv 29.18). Afinal, com tantas interpretações tão toscas dentro e fora do cristianismo, a Palavra de Deus precisa ser contínua. E ela é. Mas muitas igrejas acham que profecia tem a ver com “o Senhor acabou de me revelar que o irmão vai conseguir emprego nessa semana….”. Daí, um assunto histórico e profético se torna banal e totalmente fora da Bíblia….
(Ma) Neste sentido: O termo “apócrifo” vem do grego e designa “o que é mantido escondido”. De fato muitos livros, cujos temas são paralelos àqueles presentes nos livros bíblicos, não vieram à tona senão no século passado. Muitos foram ignorados por questões ideológicos e tantos outros por que ninguém sabia de sua existência. Todos esses livros foram julgados pela tradição como não inspirados por Deus e por isso não foram incluídos na lista dos livros bíblicos. Não inspirados por Deus…
Ele citou esse profeta na bíblia…ele mandou buscar ele fora da bíblia…
(He) Julgados por que tradição? Os livros deuterocanônicos contemporâneos à Jesus nunca foram citados por Ele.. Esse foi o critério. Não “tradição”..
Paulo também profetizou que todos os dons (de profecia, inclusive) existiriam até a volta de Jesus. Está escrito:
porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo,
1Coríntios 1:5-7 ARA
Será que essa profecia paulina é falsa? Se sim, ele errou.. Se não (acredito nessa posição), existiram, existem e existirão profetas legítimos que representam a Palavra de Deus, mas não estão na Bíblia.. Seus escritos são deuterocanônicos? Sim. Mas não são confiáveis pelo fato de não estarem no cânon bíblico??
(Ed) Jesus disse que não passaria aquela geração sem que os sinais se cumprissem. Errou feio, hein. Porque nem os sinais da destruição de Jerusalém (estavam inclusos, pois não havia uma clara distinção entre os sinais de sua vinda e os da destruição do Templo) se cumpriram naquela geração, mas sim na seguinte.
E Paulo, idem. Disse que ele e os tessalonicenses veriam Jesus voltar no fim da vida deles. Estão no pó agora.
João, também. O anjo disse pra ele que as profecias do Apocalipse se cumpririam em breve. Quêde? Como dizem na minha terra!
“Não ficará pedra sobre pedra”. Tá lá, no Muro das Lamentações, sobre pedra.
A Bíblia é uma história da caronchinha então!
Só citei alguns exemplos. (A Mãe Dinah acertou sobre a morte dos Mamonas. Hehe he.).
(Ma) Ellen White não é uma profeta… ela é igual a todos que trabalham pela obra do Senhor, seus escritos não tem valores bíblicos como fossem espirados pelo Espírito Santo…tem valores de ensinamentos desde que não estejam errados…pois existe vários erros como qualquer escritor…a Bíblia é auto suficiente para ensino…
A questão é dizer que ela é uma profeta e seus escritos ter o mesmo valor da bíblia…
Lucas 16-15 parte b
– A Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas duraram até a época de João Batista. Desde esse tempo a boa notícia do Reino de Deus está sendo anunciada, e cada um se esforça para entrar nele.
A igreja católica tem o papa…a adventista a papisa…isso é hilário pra quem ataca tanto os católicos.
Hoje graças a Deus tem muitos Adventista que não creem mais em Ellen White…e sim apenas nas escrituras sagradas.
(He) Vc quis dizer “falsa profetisa”? Porque afirmar que ela não foi profetisa é como dizer que Darwin nunca falou sobre Biologia.. Ora, Darwin versou e muito sobre Biologia. Agora, se tudo o que Darwin escreveu está de acordo com o conhecimento científico, bem, aí é outra história. Ellen foi profetisa. A questão é se ela foi correta no que escreveu ou não..
(Ma) Só sei que ela profetizou e não aconteceu…qual nome isso leva…ela como profetisa se atreveu a dizer algo que Deus não disse..
(Ed) Jesus disse que não passaria aquela geração sem que os sinais se cumprissem. Errou feio, hein. Porque nem os sinais da destruição de Jerusalém (estavam inclusos, pois não havia uma clara distinção entre os sinais de sua vinda e os da destruição do Templo) se cumpriram naquela geração, mas sim na seguinte.
E Paulo, idem. Disse que ele e os tessalonicenses veriam Jesus voltar no fim da vida deles. Estão no pó agora.
João, também. O anjo disse pra ele que as profecias do Apocalipse se cumpririam em breve. Quêde? Como dizem na minha terra! Rsrs
“Não ficará pedra sobre pedra”. Tá lá, no Muro das Lamentações, sobre pedra. Rs
A Bíblia é uma história da caronchinha então!
Só citei alguns exemplos
A Mãe Dinah acertou sobre a morte dos Mamonas. Hehe he.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4: 17.
Se Ellen White errou por 1 século, o que dizer de Paulo que errou por 20 séculos? Ambos escreveram aos seus interlocutores que veriam Jesus voltar em vida.
(Ul) Comparar a Ellen com Jesus , Paulo e João já é demais né!!!!!
(He) Ué.. Ellen defendia os três.. Nunca li nada dela que ofuscasse Jesus nem Seus profetas.. Vc já leu algo dela contrário à Pessoa de Jesus?
(Ma) Comparar em perfeição…não em emitir a Jesus ou tentar ser igual.
(Ed) Falaram em erros dela. Eu falei de erros deles. No caso, você está sendo parcial – que é uma transgressão da Lei Divina. Levítico 19: 36
Posso não ver todas as coisas como você as vê, mas não creio que seria minha função ou dever tentar fazer com que você veja como vejo e sinta como sinto. Se eu tiver feito isso, desculpe-me.
Desejo que o eu se oculte em Jesus. Desejo que o eu seja crucificado. Não reivindico infalibilidade ou mesmo perfeição do caráter cristão. Não estou isenta de erros e equívocos na minha vida. Tivesse eu seguido meu Salvador mais de perto, não teria que lamentar tanto a minha dessemelhança com Sua preciosa imagem.
Livro Filhas de Deus. Autora Ellen Gould White
(Ma) Defina com suas palavras neste caso o que é ser parcial?
(Ed) Na hora de criticar em quem você decidiu pensar que é falso, aponta os erros. Na hora que vê os problemas aonde não via anteriormente, se esquiva.
Não tenho problema com isso. Fui saber de Ellen White 2 anos depois de ser adventista. Realmente, não precisamos dela para crer no que cremos, pois nos baseamos no estudo da Bíblia e no entendimento que temos das Escrituras. Pelo menos os adventistas autênticos.
(Ma) Já fui adventista…sei muito bem como funciona…
(Ed) Pelo que vejo, tenho dúvidas se sabe.
(Ma) Eu não penso, eu tenho certeza. Que nem falei…livros dela como apócrifos aceito de boa.
(Ed) Ou seja, formou convicção. Por isso é parcial em seu julgamento. Inclusive, essa é uma das alegações do dr Cristiano ZANIN Martins.
(Ma) Ela já começou com erro na volta de Jesus… Depois tentou corrigir falando que errou o acontecido e não a data… Aí errou outra vez.
(He) Vc poderia citar a fonte, mano? Este grupo não acolhe difamadores. Se vc tem a prova, por gentileza, cite o texto e a referência..
(Ed) Qual foi o erro dela?
(Ma) A data da volta de Jesus.
(Ed) Que data ela marcou?
(Ma) Vc não leu O Grande Conflito?
(Ed) Eu li, e entendi. Se você leu, não entendeu!
(Em) Isso é verdade, ela e o marido marcaram a volta de Jesus duas vezes, e se enganaram.
(He) Uau!! Sério? Onde está escrito isso? Gostaria mesmo da referência..
(Ed) Estás mentindo, Emílio. Estás repetindo a mentira que contaram pra ti. Ellen era adolescente na época. Quem marcou data foi William Miller, que era Batista. Nunca foi adventista.
(Em) Não amigo, não estou mentindo. Inclusive existe este fato na história do Adventismo. Aconselho o nobre amigo a fazer uma pesquisa.
(Ed) Este “fato” é fake news rsrs.. Meu, Ellen era adolescente na época. Ela não era nem dona do seu nariz. Quiçá de um movimento da metade do século XIX.
(Ma) Quando ela errou a volta de Jesus em outubro de 1844, ao invés de admitir tal erro, ela muda a questão ela cria o juízo investigativo. Ela diz que errou o acontecimento e não a data…e que ao invés da volta de Cristo, Ele estaria naquela data entrando no Santos dos Santos pra espiar o pegador do povo…outro erro enorme, pois em hebreus diz que nosso sumo sacerdote Jesus naquela época entrou no Santos dos Santos de uma vez por toda…e não em 1844. Volto a repetir… aceito seus escritos como apócrifos…e nunca jamais inspirados como a bíblia.
(He) Em 1844 Ellen tinha 17 anos. Ela era metodista. Será que ela era profetisa dos metodistas?
(Em) 1. Ellen G. White predisse que Jerusalém jamais seria reconstruída. A cidade de Jerusalém foi reconstruída e Israel voltou a existir como país. (Primeiros Escritos, p. 75).
(He) 1. Eis o texto:
“Vi também que a velha Jerusalém jamais seria reconstruída, e que Satanás estava fazendo o máximo para levar a mente dos filhos do Senhor para essas coisas agora, no tempo do ajuntamento, impedindo-os de dedicar todo o seu interesse à presente obra do Senhor, levando-os assim a negligenciarem a necessária preparação para o dia do Senhor”. (PE 75.2)
A autora dessa profecia acertou em vaticinar há mais de 170 anos a não reconstrução da “velha Jerusalém”! Israel é um país secular, é continuação da etnia judaica, não do judaísmo-religião. Portanto, há uma tendenciosa interpretação de algo escrito com clareza em inglês e bem traduzido para o português.. Sugiro que o autor desse equívoco reconheça isso. Caso contrário, poderá ser classificado como difamador de seu semelhante.
(Em) 2. Ellen G. White, baseando-se equivocadamente em outros autores, predisse que a Turquia deixaria de existir. A Turquia continua a existir e atualmente não parece haver possibilidades de que venha a deixar de ser um país tão cedo. (Ver Josiah Litch, “The Rise and Progress of Adventism,” The Advent Shield and Review, maio de 1844, p. 92, citado em Seventh-day Adventist Bible Students’ Source Book, p. 513). (Ver The Seventh-day Adventist Encyclopedia, vol. 11, pp. 51 e 52).
(He) 2. Emílio, não tenho a referência que fundamenta a segunda acusação contra Ellen. Creio que vc possui o texto em inglês (caso contrário, estará repassando algo que vc nem conferiu..). Por gentileza, coloque o texto aqui para que ele seja analisado.
(Em) 3. Ellen G. White profetizou que alguns que estavam vivos em 1856 estariam vivos por ocasião do retorno de Cristo. (O Testemunho de Jesus, p. 108). Ela se referia a pessoas que estavam presentes em uma reunião da Igreja Adventista e por já haverem morrido todos, essa profecia também não se cumpriu.
(He) 3. Oxi, nunca li esse livro de Ellen “Testemunho de Jesus”. Por gentileza, de novo.., peço que coloque a referência completa para que seja possível a verificação. Suas acusações, amigo Emílio, carecem de clareza, algo que os escritos de Ellen possuem de sobra..
(Ma) O Juízo Investigativo – Ministério Apologético (CACP) http://www.cacp.org.br/juizo-investigativo/
(He) Já debati com um “consagrado” sujeito desse site, por e-mail.. O resultado foi um artigo que julgo oportuno. Vou procurá-lo e postá-lo aqui: Aprendendo a lidar com os perseguidores de Ellen G. White https://blogdoprofh.com/2011/08/03/aprendendo-a-lidar-com-os-perseguidores-de-ellen-g-white/
É de 2011.
(Em) 4. Ellen G. White afirmou em 1850 que Cristo retornaria em poucos meses. (Primeiros Escritos 58, 64, 67).
Lembrando que as profecias citadas a cima estão gravadas em seus livros. É só ler.
(He) 4. Eis o texto:
“Alguns estão supondo a vinda do Senhor num futuro muito distante. O tempo tem continuado alguns anos mais do que eles esperavam, e assim pensam que continuará mais alguns anos, e desta maneira suas mentes são desviadas da verdade presente para irem após o mundo. Nisto vi grande perigo, pois se a mente está cheia de outras coisas, a verdade presente é deixada fora, e não há lugar em nossa fronte para o selo do Deus vivo. Vi que o tempo para Jesus permanecer no lugar santíssimo estava quase terminado e esse tempo podia durar apenas um pouquinho mais; que o tempo disponível que temos deve ser gasto em examinar a Bíblia, que nos julgará no último dia.” (PE, p. 58)
Onde estão os supostos “meses”? Também não os encontrei na p. 64 do referido livro.. Bem, aguardo as explicações sobre as acusações sem pé nem cabeça.
Reitero: para que Ellen seja uma profetisa falsa, é necessário que se prove isso. Caso contrário, ficará provado a falsidade das acusações contra ela. Isso é honestidade..
(Ed) Ela marcou data, Emílio? Sério? Ellen White marcou data pra segunda vinda de Jesus? Qual registro você tem dela marcando data pro retorno de Jesus?
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4: 17.
Se Ellen White errou por 1 século, o que dizer de Paulo que errou por 20 séculos? Ambos escreveram aos seus interlocutores que veriam Jesus voltar em vida.
(Ma) E vc se diz adventista… não sabe nem sobre isso… Pesquisa grande desapontamento de Ellen White…depois me diga…pega seu livro grande conflito e depois me diga.
(Ed) Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. Apocalipse 22: 20. Sobre o ponto 4, João foi enganado também. “Certamente cedo” não são 20 séculos, mas deveriam ser poucos meses.
Jerusalém velha nunca deixou de existir. Vá lá e verás, é a parte que os palestinos reivindicam. O ponto 1 é montagem.
Eu sei ler e sei fazer contas. Ellen White era criança enquanto William Miller pregava o retorno de Jesus. Guilherme Miller, como aportuguesaram o nome dele. Conheço Metodologia Científica e sei fazer pesquisa séria, não baseada em fakes de críticos.
(Ma) Começou com ele… Ele se arrependeu e ela continuou… Nesse caso ela seria oportunista… Pesquisa meu jovem.. Pegou uma ideia furada da época…e deu errado.
(Ed) Oportunista é quem erra feio [ao dizer que uma adolescente marcou data pra segunda vinda de Jesus] e mesmo depois de perceber isso insiste em defender quem errou e acusa quem era criança enquanto ele pregava. Ellen White não continuou o erro de ninguém, visto que Jamais ela marcou data pra segunda vinda de Jesus.
(Ma) Uma profeta não erra, pois ela não fala sobre ela…ela fala o que Deus mandou ela falar…isso não depende de idade…pois Jesus com 8 anos ensinava no templo…chamado é chamado…ela infelizmente errou feio… não tem credibilidade…seus livros são apócrifos. Falas de um profeta que fez uma profecia que não se cumpriu…?
(He) Até aqui não vi o mano Edivan, um adventista estudioso, cometer erro histórico algum. Nem bíblico.. Não seria o caso de vc guardar alguma mágoa contra a IASD e descontar na pobre Ellen? Considere essa possibilidade, amigo Marcelo.
Onde estão as falsas profecias, Marcelo?? Quantas vc colecionou enquanto adventista?
(Ed) Mano Marcelo, ela nem tinha sido “chamada” na época. O “chamado” dela foi anos depois da decepção da pregação de Miller. Ela não errou, até porque ela nenhuma influência teve naquele movimento. E como eu te disse, você formou convicção, tem idéia fixa a respeito do assunto, e por isso teu julgo é parcial.
(Em) Eu e minha esposa fomos Adventistas, e meus sogros ainda são. Falo do que sei, não estou inventando nada. Acima de tudo creio na Bíblia Sagrada, pois é a própria palavra de Deus. Essa sim, podemos confiar sem medo.
(He) Amigo, não sou adventista. Mas suas acusações até aqui são todas falsas. Sugiro que corrija as acusações, tornando-as verificáveis ou que peça perdão a Deus por falar mal de alguém que tanto contribuiu para a saúde e salvação da humanidade.. Não seja como o Lula que falou mal até da esposa morta. Isso não combina com o cristianismo do Cristo! Além de dá um péssimo testemunho para os que não se consideram cristãos. Repito, esse grupo possui objetivos elevados.
(Ne) Acho que é uma ótima oportunidade para fazermos um estudo completo sobre Ellen White. Entendo que uma pesquisa profunda sobre ela sua vida e obra bem como tudo que advém dela de forma acadêmica e científica Será ótimo para credenciar a mesma bem como dar credibilidade a ela. Proponho Esse estudo.
(He) Vale a pena, mano. Já li um pouco o conteúdo dessa educadora cristã e minha conclusão é que algo muito sobrenatural ocorreu para que alguém com baixíssima escolaridade antecipasse as comunidades científica e teológica de sua época..
Sugestão: https://blogdoprofh.com/?s=Ellen
(Em) Acho q essa discussão já deu o que tinha que dar, cada um já expôs o seu pensamento. A bíblia, já disse, é quem está com a verdade.
(He) Ainda não, querido. Vc difamou alguém e ainda não se explicou. Se vc fosse um ateu eu ignoraria. No entanto, se como cristãos agimos como não-cristãos, pra quê oportunizar Jesus para os outros??
Vc crê na Bíblia? Leia esse texto:
16. Há seis atitudes que o SENHOR odeia, sete atitudes que ele detesta:
17. olhos arrogantes, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18. coração que maquina planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal,
19. a testemunha falsa que espalha difamações e aquele que provoca contendas entre irmãos!
(Provérbios, 6)
Espero sinceramente que vc creia na Bíblia..
(Ed) Julgo parcial é pecado. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4: 17.
(Ma) Isso serve pra vc tbm…
(Ed) Se eu fechasse os olhos e tapasse os ouvidos para os fatos; e continuasse com juízo de valor; certamente.
(Em) Acredito q Ellen g white está para o Adventismo assim como o apóstolo Pedro está para o catolicismo. Vamos deixar o Espírito Santo agir.
(Ed) Pedro é [segundo a Tradição da Igreja] a Pedra da fundação da Igreja. E os Papas [seus sucessores, segundo a mesma Tradição] não erram. O mesmo não falamos de Ellen White.
(Ul) Edivan, Jesus errou?
(Ma) Fala um profeta que fez uma profecia que não se cumpriu…
(He) Jesus. Ele prometeu voltar e.. ainda não voltou! Isso O torna o quê mesmo??
(Ul) Prof. @Hendrickson Rogers me tira uma duvida: falaram que Jesus profetizou algo e não se cumpriu, então disseram que ele errou….. Você confirma isso? Será que Jesus cometeu algum erro nessa terra? Que eu saiba não….. nos esclareça por favor…. Obrigado.
(He) Olá pastor Ulisses,
Eu percebi na argumentação do Edivan esse elemento. Fiquei quieto, pois, tenho percebido a boa visão dele em relação à diversos assuntos e como ninguém fez um contraponto à altura, também deixei pra lá. Mas, de fato, eu tendo a discordar dele nesse tema.. Claro que, como criatura, Jesus deve ter cometido erros (“eita, Ele errou a trave e não marcou o gol..”). Mas será que como Criador Ele erraria uma profecia? Tendo a pensar que não.
Talvez o Senhor Jesus tinha em mente a miniaturização de Sua vinda que ocorreria dias depois. Veja:
Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.
Mateus 16:28 ARA
Ora, Jesus sequer retornou.. e obviamente todos daquela geração já descansam no pó.. Mas, observe o que aconteceu menos de uma semana depois dessa profecia:
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
Mateus 17:1-5 ARA
Observe todos os elementos que estarão presentes no retorno do Senhor:
a) mortos ressuscitados (Moisés);
b) pessoas que não passarão pela morte (Elias);
c) Deus o Pai;
d)o próprio Jesus.
Então, eu tendo a pensar que a profecia de Jesus se cumpriu ali mesmo, naquela época.
Com relação à Mt 24, bem, o que Jesus profetizou e ainda não se cumpriu não se pode dizer que não se cumprirá. É isso.
(Ed) É só ler Mateus 24. É fato. Não é fake. A implicação disso é o entendimento que temos do dom profético. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Jó 1: 21. Jó recebeu o dom profético do Espírito de Profecia (que é o Espírito Santo). Mas não foi YAHWEH que tirou tudo de Jó – nem diretamente nem indiretamente. Foi Satanás! Jó errou por entender a sua tragédia da mesma maneira que sua esposa: ambos pensavam que YAHWEH tinha causado aquelas tragédias.
Só mais tarde Jó entendeu que não foi YAHWEH que causou suas lástimas, como ele mesmo disse em Jó 42: 5.
(He) Isto faz todo sentido, pois, Jó não estava na posição de profeta nessa história, mas de protagonista. Se Jó estivesse recebendo uma revelação, sim, por certo ele vaticinaria com precisão!
Mas.. será que ele entendeu? Tenho minhas dúvidas, pois a cultura de que Deus era o responsável por todos os acontecimentos era predominante.. Veja José, filho de Jacó, falando com seus irmãos traidores: “manos, não foram vcs que me traíram, me lançaram no poço e me venderam como escravo. Foi nosso Deus!” Puxa….. rsrs
(Ed) Entendeu sim, pois Jó declarou que conhecia a Deus só de ouvir falar – isto é, o pensamento predominante da época, de que YAHWEH era causador do bem e das tragédias. Mais tarde Jó vê a Deus em seu caráter como Jesus veio revelar, um Pai Celestial que é Amor. É a minha interpretação do livro.
Então, no meu entender, suas palavras foram inspirados e, justamente por ele ser personagem das cenas, Deus permitiu que Jó imprimisse suas convicções e sentimentos ali, como vejo nos Salmos.
Mas Jó recebeu o dom profético, assim Jacó ao pronunciar suas bênçãos sobre os filhos, por exemplo.
(He) Isso também não está no texto..
Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Jó 42:2-3, 5-6 ARA
Jó não afirmou “ah, quer dizer que não foi o Senhor quem matou meus filhos!! Puxa, menos mal!” Não. Ele ficou extasiado por “vê Deus” (epifania), assiste à aula de biologia e reconhece: “puxa, se eu não entendo nem o mundo natural, que dizer a realidade espiritual. Foi mal, Deus. Falei do que são sabia. Peço desculpas..”. Foi isso que aconteceu. Ele não mudou de cultura. Na verdade, esse é o trabalho vitalício de Deus: nos aculturar e reeducar. Isso fácil? Depende da gente..
O livro de Jó é uma narrativa histórica. Os salmos são variados, mas por serem hinos, o ritmo e o estilo não são de uma narrativa.. Daí vem a questão que te coloquei no áudio acima: como afirmar que os 42 capítulos de Jó sua fala é fruto de uma revelação divina?
O dom de profecia é contínuo ou periódico? Jacó foi inspirado para mentir a Isaque seu pai? Não. Logo, o dom é periódico. Por conseguinte, Jó teve momentos de inspiração e não 42 capítulos de inspiração. O que acha?
Participantes destes debates: Alexandre (Al), Davi (Da), Edivan (Ed), Emílio (Em), Hendrickson (He), Jean (Je) Marcelo (Ma), Ulisses (Ul) e William (Wi). Transcrição do grupo do zap e tradução parcial da linguagem zapiana para a língua portuguesa por Hendrickson Rogers.