maio 9, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

A aparente contradição entre os profetas bíblicos Moisés e Lucas quanto à quantidade de pessoas que entraram no Egito com Jacó

Conteúdo retirado no grupo Aprendizagens. Conheça este projeto aqui.

Pergunta: Atos 7.12-14: “José enviou e chamou a Jacó, seu pai, e todos os seus parentes daquele lugar [Canaã], no número de (75) setenta e cinco almas.” (Atos 6:8-10; 7:12-14). O texto hebraico de Gênesis, capítulo 46, diz que o número dos parentes de José era (70) setenta. Como explicar isso??

Resposta: Há várias tradições judaicas com quantidades distintas, como por exemplo o Talmud e o Baba Bathra. Estevão, o orador de Atos 7 e Lucas, o autor de Atos, beberam dessas fontes. Moisés, por outro lado, estava mais próximo do evento “vinda de Jacó ao Egito”. Suas fontes não são conhecidas mas foram permitidas constar no texto profético (AT) pelo Senhor Espírito Santo. A inspiração divina (ou dom profético) não retira do inspirado suas crenças erradas. A inspiração apenas capacita a mente do profeta a receber a mensagem divina e repassá-la com fidedignidade, em prol do conhecimento salvífico de Deus, Seu caráter de amor e Seu projeto de salvação/reeducação dos pecadores que desejarem. Assim sendo, a Bíblia pode conter informações imprecisas, mas não necessariamente incorretas. Exemplo: nos evangelhos, um autor menciona dois endemoniados em Gadara; já outro apresenta Jesus libertando e conversando com apenas um. Isso é uma contradição? Não necessariamente. Isto é um exemplo de pontos de vista distintos do mesmo evento..

(Pergunta feita por Renilson. Resposta dada por Hendrickson).

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: