Definição de Jornalismo
Atividade profissional que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão etc.) para difundi-las.
Fonte: Google.
Atividade profissional que objetiva passar apenas uma análise opinativa unilateral dos fatos ou transmitir invencionices e crenças falsas, colocando-as na conta daqueles contra quem trabalham e daqueles de quem divergem. Seu maior veículo de comunicação não é a televisão, nem a internet, mas sim vetores humanos que não conferem as (des)informações recebidas e/ou mesmo sabendo que não são verdadeiras, as repassam.
Fonte: Da queda de Lúcifer até o presente momento.
Sem querer generalizar, alguns trabalhadores dessa profissão merecem o título de ex jornalistas, pois fazem exatamente isso: não coletam dados, fatos; e quando coletam, fazem uma análise enviesada dos dados atribuindo-lhes valores até opostos aos verdadeiros. E transmitem isso zilhões de vezes ao dia, diariamente para todos os seus consumidores.
Contudo, ainda existem trabalhadores dignos do honroso título de “jornalista”. E atendendo algumas solicitações, vou colocar aqui uma lista sugestiva de jornalistas. Posso cometer o erro de não incluir todos os que são de fato. Mas meu objetivo é sugerir alguns que fazem um serviço utilíssimo à sociedade brasileira, mesmo sem ser neutros. Aliás, a neutralidade jornalística, científica, religiosa, política ou pessoal, é bem fantasiosa e totalmente desnecessária e inalcançável. Um torcedor do São Paulo não precisa deixar de torcer por seu time para transmitir o resultado de um jogo, mesmo um jogo entre seu time do coração e outro time qualquer. Uma pessoa que transmite a análise matemática de um fato, sempre contribuirá com a verdade, mesmo que isso contrarie suas crenças e emoções pessoais. A menos que, em sua formação técnica como profissional e no desenvolvimento de seu caráter, ela aceite a desonestidade como uma alternativa. Quem aprendeu o conhecimento técnico e escolhe ser honesto, ainda que cometa uma desonestidade, confessará isso, abandonará seu delito e retornará ao trabalho técnico.
Em tempo, uma reflexão: será que a cultura brasileira – as várias e misturadas culturas regionais e também nos níveis familiar e individual – contribui para a formação de trabalhadores técnicos? Ou a mentira e a barganha são ingredientes sempre presentes na formação do caráter das crianças brasileiras?
Segue a lista sugestiva de jornalistas, quer diplomados ou não, e de jornalismos que contribuem para a construção de uma visão tridimensional, quando analisados em conjunto, sem corporativismos, embora claramente sejam torcedores de um lado ou de mais de um lado:
(Hendrickson Rogers)