maio 9, 2024

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Os jesuítas entre os maçons

TÍTULO: A adaga jesuíta encontrada na escuridão AUTOR: ANONYMOUS (-) DATA DE CRIAÇÃO: 1788 TÉCNICA E OUTRAS INDICAÇÕES: gravura de Nicolas de Bonneville, Os Jesuítas expulsos da alvenaria e sua adaga quebrada pelos maçons , Londres, East London, 1788 LOCAL DE CONSERVAÇÃO: arquivos, biblioteca e um museu do Grande Oriente de França (Paris), o website COPYRIGHT DO CONTATO: © Museu-arquivo-biblioteca - Grande Loge de France

TÍTULO: A adaga jesuíta encontrada na escuridão.
AUTOR: ANONYMOUS (-).
DATA DE CRIAÇÃO: 1788.
TÉCNICA E OUTRAS INDICAÇÕES: gravura de Nicolas de Bonneville, Os Jesuítas expulsos da alvenaria e sua adaga quebrada pelos maçons , Londres, East London, 1788.
LOCAL DE CONSERVAÇÃO: arquivos, biblioteca e um museu do Grande Oriente de França (Paris), o website.
COPYRIGHT DO CONTATO: © Museu-arquivo-biblioteca – Grande Loge de France.

 

Artigo traduzido do francês.

Lojas maçônicas, instrumentos da trama jesuíta Em meados da década de 1760, a Companhia de Jesus foi considerada incompatível com as leis fundamentais do reino da França e seus membros tiveram que deixar os colégios, onde formavam uma parte significativa da elite. Acusado de armar o braço do regicídio, o assassinato de Henry IV (1610) para a tentativa contra Joseph I st de Portugal (1758), a Companhia foi acusado de todos os males. Em 1773, o Papa Clemente XIV acabou suprimindo-o.

No entanto, seus oponentes, muitos entre os homens do Iluminismo, não se desarmam. Dizem que a ameaça é maior do que nunca, pois os ex-jesuítas agora avançam mascarados. Homem do teatro, jornalista e polígrafo, Nicolas de Bonneville retoma esta tese em Os Jesuítas expulsos da alvenaria e com a adaga quebrada pelos pedreiros, publicado em francês em Londres em 1788. Ele denuncia o surpreendente controle dos jesuítas sobre a ordem maçônica. Ao analisar os códigos, rituais e símbolos dos maçons, ele pretende mostrar que a ascensão europeia da maçonaria templária é a peça central de uma conspiração arquitetada pelos jesuítas para estabelecer seu poder e manipular as lojas maçônicas. Bonneville insere, na abertura de seu livro, uma gravura retirada de um ato oficial de uma nova ordem maçônica, Heredom de Kilwinning, datado de 1783.

Os conspiradores traídos por uma gravura alegórica Para ele, essa prova autêntica trai as origens jesuítas da ordem e seu desenho sombrio. Esta Ordem Maçônica afirma claramente a sua herança como Templar, perseguido pelo rei da França e do Papa na 15° século, os templários teriam permanecido livre na Escócia e se refugiou em Kilwinning, sobre a (suposta) do Monte Heredom. A escolha do nome “colégio” em vez do nome usual de “Grande Loge” refere-se, segundo Bonneville, ao desejo dos jesuítas de recriar o colégio de Clermont, o famoso colégio jesuíta de Paris.

Notamos primeiro a presença de um sol coroado; no entanto, para Bonneville, o sol é o emblema da ordem dos Jesuítas. As sete pontas da coroa do sol formam um G. Mas por trás da aparência clássica do G maçônico – para “geometria” -, a letra de fato designa o general da ordem: os antigos jesuítas eram organizados de acordo com um princípio militar , com, em sua cabeça, um general. A águia de Júpiter “que lança o trovão” olha para o lado do G, como se para receber suas ordens, porque “o objetivo da ordem é estabelecer uma monarquia universal que deve ser governada pelo sol oculto: é declarar este objetivo de ordem que colocamos à direita do sol um cetro ao final do qual o globo do mundo está como que preso. O mundo inteiro logo será um jogo nas mãos do Deus-Jesuíta!”

Atrás do cetro está representada uma torre com ameias, com uma ponta de lança apoiada nela. Escondido na esfera solar, o trecho nos lembra que o sol tem o poder de colocar em movimento tudo que está travado na torre. A inscrição na coluna quebrada, “SRI”, é cristalina: Royal Society of the Jesuits – o I e J sendo idênticos em latim. As letras B e I designam Beatus Ignatius, em referência ao fundador dos Jesuítas, Inácio de Loyola.

No centro da gravura está o “tapete Lodge” com seus símbolos, em torno dos quais os maçons tradicionalmente se reúnem. Mas a estrela flamejante de cinco pontas tradicional deu lugar a uma estrela de sete pontas que forma uma cruz templária. Atrás dele se erguem duas águias. Como o imperador José II é muito hostil aos jesuítas, eles só podem mandar de volta para a Rússia, onde a imperatriz Catarina II acolheu os ex-jesuítas justamente por suas qualidades de educadores. Em Mohilev – na atual Bielo-Rússia – eles estabeleceram uma instituição educacional. Esta águia é, portanto, a águia de Mohilev, símbolo do renascimento dos jesuítas, de onde partirão novamente para reconquistar a Europa.

Illuminati vs. Jesuítas A guerra de imagens continua entre os defensores do Iluminismo radical e os jesuítas muito depois da publicação de Bonneville. Na verdade, este último foi o relé na França das teses anti-Jesuítas desenvolvidas na Europa de língua alemã, em particular pelos Illuminaten , esses membros de uma sociedade secreta que recrutavam nas lojas maçônicas e eram inspirados pela organização da Sociedade de Jesus – eles geralmente são ex-alunos dos pais – o melhor para se opor a isso.

Em meados da década de 1780, essa sociedade radical favorável ao Iluminismo foi brutalmente proibida e perseguida na Baviera católica, quando as autoridades tomaram conhecimento de sua expansão. Com a Revolução Francesa e o terremoto europeu que ela provoca, os ex-jesuítas acreditam ter se vingado. Eles acusam os Illuminaten, mais conhecidos na forma inglesa de Illuminati, ou os Illuminati da Baviera, de terem fomentado a Revolução nas bases, abusando da ingenuidade dos maçons. Abbé Barruel, um ex-jesuíta, publicou assim em Hamburgo os cinco volumes das Mémoires para servir a história do jacobinismo (1798-1799). Eles ecoam evidências de conspirações contra todas as religiões e governos da Europa, incubadas nas assembleias secretas dos Illuminati, maçons e sociedades de leitura, coletadas de bons autores, trabalho do estudioso escocês John Robison, cuja publicação abala o estabelecimento político britânico.

Por sua vez, os leitores vão procurar sinais que traem o Illuminati e sua cobertura em emblemas maçônicos e símbolos revolucionários e republicanos, tanto em França e nos Estados Unidos até o 20° século.

Bibliografia:

BEAUREPAIRE Pierre-Yves, O outro e o irmão: o estrangeiro e a maçonaria na França do século XVIII , Paris, Honoré Champion, col. “Os séculos XVIII” (no 23), 1998.

CUBITT Geoffrey, O mito de jesuíta: teoria da conspiração e política na França do século XIX , Oxford, The Clarendon Press, 1993.

FABRE Pierre-Antoine, MAYOR Catherine (ed.), Os anti-Jesuítas: discursos, figuras e lugares do anti-Jesuitismo na era moderna , documentos de encontro (Paris, Roma, 2003), Rennes, Presses universitaire de Rennes, coll. “História”, 2010

Fonte: Pierre-Yves Beaurepaire (Professor de história moderna, Nice Sophia Antipolis University).


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(Hendrickson Rogers)

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