novembro 21, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Taxonomia da Mentira®

Como conviver com a mentira sem ser mentiroso?

É possível não mentir?

É possível nunca acreditar numa mentira?

Como descobrir uma mentira?

A mentira possui limites?

A mente humana é capaz de crer numa mentira mesmo sabendo que ela nunca foi ou será Verdade?

Ou a mente sabe sobre a mentira, mas, embora a propague como Verdade, continua sabendo que é mentira?

Não sei se você já se perguntou sobre isso. Eu já, e já pensei muito em como sair vitorioso na guerra contra a mentira…

A mentira só se torna Verdade dentro da mente. A realidade não é alterada pela crença equivocada, mas o comportamento da mente que crê na mentira, esse é dominado completamente pela crença.

Como fazer uma mente que crê na mentira parar com isso? Sem transgredir a lei do livre-arbítrio, é claro.

Seguem algumas classificações que me ajudam a responder as questões acima. De repente, essas reflexões podem também te ajudar em tuas próprias inquietações ou, pelo menos, prevenir a mente que não quer ser mentirosa, nem escrava e disseminadora da mentira.

I. Mente que crê na mentira para fugir da Verdade. Ela sabe da Verdade, mas escolhe deliberadamente a mentira.

II. Mente que acredita na mentira por ter aprendido que ela é a Verdade.

II. (a) Os que não se preocupam em saber se o que ouviram/aprenderam é realmente Verdade. Esses não abandonarão a mentira, e são culpados por isso.

II.(b) Os que se preocupam em saber se o que aprenderam é realmente Verdade.

II. (b1) Alguns abandonam a mentira que achavam ser Verdade ao conhecerem a Verdade.

II.(b2) Alguns optam por continuar com a mentira, agora não mais crendo que ela seja a Verdade por descobrirem a Verdade. Esses se assemelham aos do tipo (I). Eles não creem mais na mentira. Apenas, se mantêm ao lado dela, seja por costume, acomodação, desinteresse ou tudo junto. São tão inconsequentes quanto os do tipo (I).

II.(b3) Alguns discordam da Verdade e tentam provar que ela é falsa, só para continuarem crendo na mentira. Por quê? A mentira substituiu a mente ou sabotou o sistema mental? A mentira é como um parasita, a qual faz o hospedeiro ficar tão debilitado ao ponto de não mais retornar à normalidade, à saúde?

III. Mente que vive na cultura pós-Verdade. Essa cultura relativiza tudo e não tem responsabilidade e compromisso com a Verdade a priori! Essas mentes fabricam suas verdades. A mentira não existe até que prejudique a própria vida dessas pessoas. Por exemplo, se um ser humano da tribo pós-Verdade for prejudicado pela mentira de alguém contra ele, então ele sai de sua cultura distópica e começa a defender a Verdade. Mas, enquanto isso não acontecer, Verdade e mentira não existem na cabeça desse pessoal.

Essas são as categorias que eu já encontrei na estrada da vida. Se você encontrou outras que não foram mencionadas nesse texto, gostaria muito de conhecê-las.

Concluo dizendo o seguinte: a Bíblia nos ensina quem é o pai da mentira e qual o desfecho dele. Mentira é algo fatal. Mas, não se combate mentira com censura, como a esquerdopatia está tentando fazer com o suposto PL das Fake News – um genuíno projeto comunista e totalitário, a começar por seu autor.

Mentira é algo anterior à humanidade, e portanto sobrehumano. Precisamos da ajuda de Deus, do Senhor Jesus, Aquele que é a própria Verdade, além do Caminho e da Vida!

Sem Ele, nada poderemos contra a mentira a não ser sermos enganados e escravizados por ela.

O Senhor não impede a mentira nem tenta impedir o uso do livre-arbítrio dos mentirosos.

Já os mentirosos inveterados, são como os próprios anjos maus. Censurar e destruir sempre foi algo que esteve nos planos desses líderes da revolução desde o Céu. Para eles, o extermínio dos opositores produziria uma sociedade sem conflitos, na qual, seus ideais poderiam ser disseminados entre os sobreviventes. Para eles a paz deveria ser conquistada através da guerra – guerra de narrativas mentirosas e guerra com derramamento de sangue.

Qualquer ponderação sobre a mentira que ignore a origem dela, o pai dela e seus métodos, na verdade, é apenas mais uma atuação da própria mentira.

O que eu tenho procurado fazer diante disso tudo é cumprir o seguinte ideal: agradar a Deus, ainda que pessoas sejam desagradadas, é preferível em vez do contrário – agradar pessoas estando reprovado por Deus.

Uma vez que Ele é a Verdade, procurar está aprovado diante Dele é o único esconderijo seguro contra a mentira.

Por outro lado, agradar pessoas, ter uma rede social abarrotada e muitos likes, mas desagradar o Deus-Verdade, isso é sinônimo de viver como um derrotado pela mentira.

Seria realmente excelente agradar a Deus, em primeiro lugar, e as pessoas que nos conhecem, e as que não conhecemos. No entanto, se isso não for possível, sigamos o conselho bíblico: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo”, Gálatas 1:10, ARA.

Estar ao lado da Verdade, em vez de querer ter a Verdade do seu lado, pode desagradar pessoas, mas agrada a Verdade, e isso basta, pois é impossível ter saúde, sabedoria, santificação e salvação (os 4 “Ss” da felicidade eterna) distantes da Verdade e envolvidos em mentiras…

Espero lhe encontrar entre os que podem ser classificados como II. (b1).

Que o Deus-Verdade nos proteja das ilusões e seduções da mentira.

Que sejamos filhos da Verdade, ainda que raridades, espécie em extinção, em vez de Laodiceanos babilonizados, cristãos de mentirinha.

“Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça“, 2ª Tessalonicenses 2.9-12, ARA.

“Fora [da Nova Jerusalém] ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira“, Apocalipse 22.15, ARA.

Fonte: Hendrickson Rogers via Instagram.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Verifique as vagas de cada grupo).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta