O que é a consciência?
TRIBUNAL INTERIOR: O QUE É CONSCIÊNCIA E QUAL É SEU PROPÓSITO?
A consciência é considerada a habilidade humana de fazer julgamentos morais pessoais, distinguindo entre o que é certo e errado. Apresentarei algumas passagens bíblicas que podem nos ajudar a ter uma compreensão mais clara do assunto.
1. A consciência e as decisões morais. A capacidade humana de tomar decisões morais é universal e pressupõe a existência de normas e princípios morais que a pessoa, como parte de um grupo, aceitou. A consciência não forma os princípios morais, mas os utiliza na tomada de decisões. Os princípios vêm da cultura, religião e família, entre outras fontes. A universalidade do fenômeno indica que os seres humanos foram criados como agentes morais e que em todas as sociedades são encontrados traços da lei de Deus (Rm 2:14-16). No entanto, o pecado distorceu a percepção moral da humanidade, tornando necessário esclarecê-la no que se refere à vida moral (1Co 10:25, 26; 2Co 4:1-4; Tt 1:15). Para o cristão, os valores morais mais elevados são encontrados na vontade revelada de Deus, Sua lei e sua expressão na vida, ensinos e amor de Jesus (1Tm 1:5; cf. 1Co 2:16; 1Pe 2:18). Esses valores fornecem a base moral e religiosa necessária à consciência para fazer avaliações morais corretas que se expressam em viver “de maneira honrosa em tudo” (Hb 13:18, NIV). A tendência universal da consciência de escolher o que é certo indica o trabalho do Espírito no coração humano, levando-o a buscar o que é bom (Rm 9:1).
2. A consciência boa e a má. A consciência tem outra função que ocorre após ser tomada uma decisão moral. Ela avalia a decisão e a aprova ou desaprova. Quando agimos contra ela, a consciência é contaminada (1Co 8:7), criando um sentimento de impureza espiritual e de culpa. Ter a consciência limpa/ boa significa que, após a avaliação do julgamento moral, a consciência não repreende a pessoa (At 23:1; 24:16; 1Tm 1:5). Nesses casos, a consciência testemunha, junto com o Espírito Santo, que proclamamos o que é verdade (Rm 9:1). Frases como servir a Deus “com a consciência limpa” (2Tm 1:3) significam que a integridade das decisões religiosas e morais tomadas são posteriormente confirmadas no tribunal da consciência, que não as condena. Paulo expressou a ideia muito claramente: “A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade” (2Co 1:12a, NVI).
3. A limpeza da consciência. Saber o que é bom e fazer o contrário deixa a alma em um estado de inquietação e dor interior que pode ser insuportável. Com o tempo, e como mecanismo de defesa psicológica, a consciência finalmente fica indiferente e é silenciada (1Tm 1:19; 2Tm 1:15). O lado positivo é que a consciência que nos acusa pode ser limpa ou purificada. É claro que o sacrifício de animais não podia limpar os pecadores, pois “não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa” (Hb 9:9, NVI). Agora, o sangue de Cristo “purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo” (Hb 9:14, NVI; cf. 1Co 10:29). Isso é expresso plenamente por meio do batismo, que é o dom da graça perdoadora de Deus (Hb 10:22; 1Pe 3:21).
Fonte: Ángel Manoel Rodrígues, Revista Adventista, Mai./2021, p. 37.
Algumas opções para nossos leitores:
- Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
- Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
- Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 4 você tem as opções dos demais grupos e do CANAL. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas, os três outros grupos são abertos).
- A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
- Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
- Instagram.
- YouTube.
(Hendrickson Rogers)