maio 8, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

A segunda vinda de Jesus Cristo está atrasada?

A questão sobre o suposto atraso da vinda de Cristo é complexa, e seria necessário muito tempo para uma discussão detalhada. Aqui apresento apenas os elementos que devem ser tomados em consideração ao procurar responder a essa preocupação, enviada por um leitor.

1. Atraso? Por alguma razão, muitos presumem que Jesus tenha atrasado Seu retorno em glória. A tendência geral tem sido culpar a condição espiritual da igreja: ainda estamos aqui devido ao nosso fracasso espiritual. Dá-se então a impressão de que, se mudarmos essa situação, o Senhor virá. Mas e se Jesus não tiver atrasado Sua vinda? Há na Bíblia alguma evidência que indique que Deus esteja adiando a retorno de Cristo? Não parece ser o caso. Podemos afirmar com certeza: entre a primeira vinda e a segunda epifania de Cristo, Ele está realizando Seu trabalho sacerdotal no Céu, e a igreja está cumprindo sua missão na Terra.

2. A missão da igreja. Cristo disse claramente aos Seus discípulos que o tempo entre Suas duas aparições deveria ser preenchido com a missão da igreja (Mt 24:45, 46; At 1:8). Foi exatamente no contexto de tentar descobrir quando Cristo estabeleceria Seu reino que Ele indicou a missão da igreja, proibindo assim especulações sobre o tema (At 1:6, 7). Ele sabia que os debates sobre o tempo da Sua vinda distrairiam Seu povo do cumprimento da missão, causando divisões e criando conflitos entre eles. Segundo Jesus, aqueles que dizem “Meu Senhor está demorando” são os que suscitam controvérsias e prejudicam outros (Mt 24:48, 49). Portanto, Cristo enfatizou a missão, não a especulação nem a fixação de datas em relação ao Seu retorno.

3. Sacerdócio de Cristo. Após Sua ascensão, Jesus assentou-Se à direita do Pai e deu início ao Seu trabalho sacerdotal (At 2:32, 33; Hb 4:14; 8:1). Ele está lá intercedendo por nós, disponibilizando aos pecadores arrependidos os benefícios expiatórios da Sua morte substitutiva (Rm 8:34; Hb 7:25; 9:24). No início do Seu trabalho sacerdotal, o primeiro pedido de Cristo ao Pai foi enviar ao Seu povo na Terra o Espírito Santo, habilitando-o assim a cumprir sua missão. O Pai atendeu ao pedido do Filho (At 1, 8; 2:33). Cristo permaneceria lá até o momento de restaurar todas as coisas (At 3:21; 2:34, 35), a consumação de Sua obra salvadora (cf. Ef 1:10). Agora Ele é inacessível ao olho humano natural, mas, uma vez terminado Seu trabalho no santuário celestial, “aparecerá [harao, passivo, ‘para ser visto’] segunda vez […] para trazer salvação aos que O aguardam” (Hb 9:28, NIV). Enquanto O aguarda, a igreja está cumprindo sua missão.

4. Momento sigiloso. A segunda vinda de Jesus faz parte do plano da salvação, elaborado por Deus desde a eternidade e incluiu o momento da primeira vinda de Cristo. Deus determinou que, ao final das 70 semanas, o Messias viria, quer as pessoas estivessem prontas ou não (Dn 9:24-27). Deus sempre esteve no comando do tempo e da razão (Dn 2:21; Atos 1:7). Em algum momento, Cristo irá declarar que o destino de todos os seres humanos foi determinado e Ele retornará em glória, encerrando a espera da igreja (Ap 22:11) e o conflito cósmico.

Fonte: Ángel Manoel Rodrígues, Revista Adventista, Ago./2020, p. 31.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 4 você tem as opções dos demais grupos e do CANAL. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas, os três outros grupos são abertos).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.
   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: