Doutrinação (poesia)
I
1.Não existe antônimo para a doutrinação, a menos que você seja um mineral ou vegetal.
2. Todos os seres humanos, e também o reino animal, somos ensinados pelo bem e pelo mal.
3. Na Bíblia, doutrina é tanto a instrução como a maneira do instrutor.
4. Na vida, o efeito da doutrina é visto no caráter; mas, caráter não se vê. O que se vê é somente a ponta do iceberg chamada “personalidade do tradutor”.
II
1. Sim, cada um traduz seu próprio caráter através de pensamentos, temperamento, ações e escolhas.
2. Explicitamos nossa personalidade no dia a dia, mas os 90% do caráter que ficam sob a superfície da vida, apenas situações desafiadoras são capazes de manifestá-los, muitas vezes estourando bolhas…
3. Se somos doutrinados pela Palavra de Deus, ainda que Seus princípios sejam ensinados sem o Nome do Autor,
4. Personalidade e reações à situações adversas serão irrepreensíveis, independente da intensidade da dor.
III
1. Já a doutrina deste planeta caído – e de seu príncipe –, sempre dará um jeitinho de relativizar o pecado,
2. Afrouxar os princípios, e dissimular a mentira; ela ainda tranca seu depositário numa bolha com cadeado.
3. Quem é doutrinado pela Verdade, embora tenha convicção firme, possui espírito de aprendiz,
4. Pois reconhece a necessidade de continuar aprendendo, crescendo, sendo santificado e revelando personalidade e caráter retos, sem verniz.
IV
1. Deus pediu para Seu povo de Israel (AT) que os pais doutrinassem seus filhos em Sua Palavra.
2. Em vez disso, Israel, em sua maioria, doutrinou seus filhos com sua própria desobediência. Mas, um remanescente atendeu e de Seus Mandamentos sempre lembrava.
3. De modo semelhante, a suposta Igreja de Cristo apostatou, deixando um legado carregado de superstição e invencionices.
4. E, novamente, resta ao remanescente do cristianismo procurar viver e doutrinar apenas através do evangelho eterno, deixando de lado chocarrices.
V
1. O príncipe deste mundo – rei de Babilônia –, imitando Deus, também doutrina – várias escolas e universidades com seus professores, cúmplices e alunos revolucionários,
2. Deixam claro, no duelo das doutrinações, que, aqueles que escolhem a família heterossexual monogâmica e a liberdade de escolha, são uns “otários”,
3. Enquanto os tatuados e libertos da “opressão da identidade”, claramente escravos da própria perda da racionalidade que os protegia, tentam posar de igualitários empáticos,
4. Enquanto espumam ódio e tiranias contra seus opositores políticos, fraudando a ciência, as eleições, a própria democracia, mas não sendo tão exitosos em esconder seus caráteres patológicos.
VI
1. O mal parece estar em vantagem: “A manifestação do 8 de janeiro é terrorismo; o terrorismo do HAMAS é manifestação”; “gênero flex”; “funk não é racista, misógino, homofóbico, cristofóbico, pois é cultura”; mas, “o racismo é estrutural”; a “dívida é histórica”; Amazônia e Pantanal em chamas históricas com silêncio ensurdecedor dos “protetore$”; fascismo diabólico e comunismo fofinho; crime depende de quem comete, etc. Suas artimanhas são infinitas!
2. Deus, por outro lado, só possui duas maneiras: o Amor e a Verdade; qualquer instrução que não as utilize, por fim se manifestará em completa ruína para as mentes finitas.
3. Jesus veio salvar o perdido e o doente. Portanto, as vítimas da má doutrina (todos nós!) têm chances de cura e salvação!
4. Porém, o Apocalipse adverte que, no fim dos tempos, o duelo das doutrinas alcançará o seu apogeu: o mundo inteiro seguirá a má doutrina e chamará a doutrina de Deus de maldição!
VII
1. Se hoje, o perdido não confessa sua perdição, mas a disfarça e ainda doutrina sua criança,
2. Como poderá, na volta de Jesus, ter esperança?
3. Se o doente nega sua enfermidade, e leva sua criança com ele a se esconderem dentro de uma igreja,
4. Como o Médico dos médicos poderá curá-lo, se a Verdade ele apedreja?
VIII
1. “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”, afirmou Jesus.
2. Mas, Ele mesmo, no Apocalipse, também afirma que os doentes se fingirão de sãos, em vez de confessar seu pecado e carregar sua cruz.
3. E os filhos desses, pela doutrinação do mau exemplo de seus pais, também não sentirão a necessidade da obediência aos Mandamentos,
4. O que os levará cada vez mais para longe do Médico, e mais dentro da suposta Igreja, desprezando o remanescente e enchendo a vida de religiosos eventos…
IX
1. Escolas, universidades e igrejas que cumprem sua função, embora sejam para todos, não são moldadas pelos que a frequentam, e sim pelos que a lideram;
2. Assim como o universo liderado por Deus não perdeu sua função, a despeito do que os maus fizeram.
3. Pais e mães – ainda casados ou não –, deveriam proteger e preparar suas crianças antes de enviá-las para aqueles ambientes.
4. No entanto, quando o genitor/professor/político é um foragido da lei, do Amor e da Verdade, doutrinado pela falsa esperança de escape, como conseguir que o filho/aluno/eleitor tenha personalidade e caráter diferentes?
X
1. Que Deus intervenha nas situações impossíveis que a má doutrinação e o caráter mau geram…
2. Que o competente Médico cure as mentes adoecidas pela doutrina de Babilônia; que Ele conduza ao arrependimento e salve os perdidos que Nele esperam.
3. Que as crianças sejam protegidas e preparadas por pais e mães responsáveis.
4. E que os teimosos doutrinadores irresponsáveis (e seus cúmplices) recebam do Juiz a sentença diretamente proporcional aos seus caracteres abomináveis.
Fonte: Hendrickson Rogers via Instagram.
Algumas opções para nossos leitores:
- Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
- Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
- Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 4 você tem as opções dos demais grupos e do CANAL. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas, os três outros grupos são abertos).
- A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
- Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
- Instagram.
- YouTube.