novembro 21, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Antes mesmo de morrer na cruz, Jesus disse: “os seus pecados estão perdoados”. Qual a lógica?

Sabemos que Deus perdoa os pecados com base no sangue derramado por Jesus na cruz (Efésios 1:7; 1 João 1:7). No entanto, antes de ir para a cruz, Jesus disse a duas pessoas que seus pecados estavam perdoados. Esse fato intriga algumas pessoas. Como Jesus poderia perdoar o pecado antes mesmo de o sacrifício ser feito? Afinal de contas, Hebreus 9:22 diz: “Sem derramamento de sangue não há perdão”.

Vamos identificar as duas pessoas a quem Jesus disse: “Seus pecados estão perdoados”, antes de morrer na cruz. A primeira é o homem paralítico que foi trazido a Jesus por amigos e baixado por um telhado para ser curado. “E vendo-lhes a fé, Jesus disse: Homem, os teus pecados estão perdoados” (Lucas 5:20). A segunda pessoa é a mulher pecadora que se aproximou de Jesus enquanto Ele comia na casa de Simão, o fariseu. Ao ver a reverência dela, o Senhor contrastou o amor dela com a falta de amor de Simão. “E disse a ela: Os teus pecados estão perdoados” (Lucas 7:48).

Em ambos os casos, as palavras de Jesus causaram um grande alvoroço entre os ouvintes (Lucas 5:21; 7:49). Quando Jesus disse: “Seus pecados estão perdoados” – mesmo antes de morrer na cruz – Ele não estava falando palavras vazias. Ele tinha o poder de perdoar os pecados, assim como tinha o poder de curar a paralisia. De fato, Jesus usou a cura física para confirmar Sua autoridade para conceder cura espiritual: “Mas, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo: Levanta-te, pega a tua maca e vai para casa. Imediatamente ele se levantou diante deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa, glorificando a Deus” (Lucas 5:24-25).

Voltando ao Antigo Testamento, encontramos outras pessoas cujos pecados foram perdoados antes de Jesus morrer na cruz. Davi orou pedindo perdão (Salmo 51:2) e o recebeu. “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada e cujo pecado é coberto!” (Salmo 32:1). Ao tocar Isaías com uma brasa do altar, um anjo declarou o perdão do profeta: “A tua culpa foi tirada, e o teu pecado, perdoado” (Isaías 6:7). A expiação proporcionada pelos sacrifícios de animais resultava em perdão (Levítico 4:20, 26, 31, 35).

O princípio encontrado em toda a Bíblia é que o perdão é assunto de Deus. “Mas o perdão está contigo, para que sejas temido” (Salmo 130:4). “Porque tu, Senhor, és bom, pronto a perdoar e cheio de amor para com todos os que te invocam” (Salmo 86:5). “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão” (Daniel 9:9).

Quando Jesus demonstrou Seu poder de perdoar pecados, Ele mostrou claramente que era o Filho de Deus exercendo a autoridade de Deus neste mundo. “Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?” (Lucas 5:21). Ninguém; Jesus é o Deus encarnado.

O perdão dos pecados em todas as dispensações sempre foi baseado na morte de Jesus na cruz (veja Hebreus 9:15). No Antigo Testamento, os pecados foram perdoados com base na morte de Jesus na cruz, da qual os sacrifícios de animais eram apenas um prenúncio. Durante a vida de Cristo, os pecados foram perdoados com base em Sua morte na cruz, ainda futura – os benefícios desse sacrifício foram concedidos àqueles que tinham fé em Jesus.

Agora, pela fé, olhamos para a morte e a ressurreição de Cristo e recebemos o perdão de Deus. A boa notícia é como Paulo pregou: “Irmãos, ficai pois sabendo que por meio dele vos é anunciado o perdão dos pecados” (Atos 13:38). Quando confiamos em Cristo, a palavra para nós é a mesma que foi dita à mulher perdoada na casa de Simão: “A sua fé te salvou; vai em paz” (Lucas 7:50).

 

Fonte: Got Questions.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Verifique as vagas de cada grupo).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta