O Desafio de Roma: “Por que os protestantes guardam o domingo?”
“O editor do jornal Catholic Mirror de Baltimore, Maryland, publicou uma série de quatro editoriais, que apareceram no seu jornal em 2, 9, 16 e 23 de Setembro de 1893. O Catholic Mirror era o órgão oficial do cardeal Gibbons e do Papado nos Estados Unidos da América. Estes artigos, por conseguinte, embora não tivessem sido escritos pela própria mão do Cardeal, apareceram sob a sua sanção oficial, e, como a expressão do Papado sobre este tema, são o desafio aberto do Papado ao Protestantismo, e o pedido do Papado para que os Protestantes lhe deem uma resposta sobre a razão por que guardam o Domingo e também de como o guardam.
“Os Adventistas são o único grupo de cristãos que fazem da Bíblia o seu instrutor, que não conseguem encontrar nas suas páginas qualquer autorização para a mudança do sétimo dia para o primeiro. Daí o seu próprio nome ‘Adventistas do Sétimo Dia’. O seu princípio fundamental consiste em separar o sétimo dia, o Sábado, para o culto exclusivo de Deus, de acordo com o mandamento positivo do próprio Deus, repetidamente reiterado nos livros sagrados do Velho e Novo Testamentos, obedecido literalmente pelos filhos de Israel durante milhares de anos até hoje e confirmado pelo ensino e prática do Filho de Deus enquanto esteve aqui na terra.
“Pelo contrário, os Protestantes do mundo, à exceção dos Adventistas, com a mesma Bíblia como seu acariciado e único instrutor infalível, pela sua prática, desde o seu aparecimento no século XVI, apesar de terem diante de si a prática do povo judeu, dignificada pelo tempo, têm rejeitado o dia indicado por Deus para o Seu culto, e aceitaram, em aparente contradição com o Seu mandamento, um dia para o Seu culto nem uma só vez mencionado, para esse propósito, nas páginas desse Livro Sagrado. […]
“O mundo Protestante tem estado, desde o seu começo, no século XVI, em completo acordo com a Igreja Católica, em guardar como dia “santo”, não o Sábado, mas o Domingo. A discussão das bases que conduziram a esta unanimidade de sentimento e prática durante mais de 300 anos, deve ajudar no sentido de colocar o Protestantismo numa base sólida a este respeito, caso os argumentos em favor da sua posição superem os que são apresentados pelos Israelitas e Adventistas, sendo a Bíblia, o único instrutor reconhecido por ambos os contendores, o árbitro e a testemunha.
“Se, todavia, por outro lado, os últimos fornecerem elementos irrespondíveis pela grande massa de Protestantes, apoiando-se ambos os contendores no seu instrutor comum, a Bíblia, o grande corpo de Protestantes, em vez de clamar, como fazem com vigorosa teimosia pela guarda estrita do Domingo, não lhes resta outro (recurso) a não ser admitirem que têm estado a ensinar e a praticar o que é Escrituristicamente falso há mais de três séculos, ao adotarem o ensino e a prática daqueles que eles sempre têm pretendido acreditar serem uma igreja apóstata, contrária a toda a ordem e ensino das Sagradas Escrituras.
“Para aumentar a intensidade deste imperdoável erro crasso Escriturístico, ele envolve um dos mais positivos e enfáticos mandamentos de Deus ao Seu servo, o homem: ‘Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar.’ Nenhum Protestante que vive atualmente jamais obedeceu a esse mandamento, preferindo seguir a igreja apóstata acima referida do que o seu instrutor, a Bíblia, que, do Génesis ao Apocalipse, não ensina outra doutrina, caso os Israelitas e os Adventistas do Sétimo Dia estejam corretos. Ambos os lados recorrem à Bíblia como o seu ‘infalível’ instrutor.
“Deixemos que a Bíblia determine se é o Sábado ou o Domingo o dia que Deus ordenou que se santificasse. Um dos dois grupos deve estar errado, e, considerando que uma posição falsa nesta questão de suma importância envolve terríveis penalidades, ameaçadas pelo próprio Deus, contra o transgressor deste ‘concerto perpétuo’, entraremos na discussão dos méritos dos argumentos fornecidos por ambos os lados.”
Leia os 4 artigos do jornal católico na íntegra AQUI.
Algumas opções para nossos leitores:
- Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
- Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
- Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Verifique as vagas de cada grupo).
- A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
- Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
- Instagram.
- YouTube.
(Hendrickson Rogers)