maio 1, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Pais, filhos e sexo!

Como e quando falar sobre sexo com as crianças?

Um assunto que preocupa os pais é sobre quando e como falar sobre sexo com os filhos. Mais cedo ou mais tarde os pequenos começam a fazer perguntas relacionadas ao assunto e não tem como fugir. Afinal, quando é correto começar a falar sobre sexo com as crianças e como fazer isso?
Para a psicóloga Thais Souza,  responder as perguntas dos filhos faz com que eles não tenham vergonha de perguntar da próxima vez. “Quando os pais não respondem ou brigam com a criança por ter feito tal pergunta, provavelmente ela vai arranjar outros meios de tirar suas dúvidas no futuro, isso se torna ruim porque a fonte mais segura de informações a respeito da vida para os filhos devem ser seus pais”, explica.
A psicóloga dá algumas dicas que te ajudarão a ter essa conversa, Acompanhe:

– Tenha segurança. A atitude dos pais ao responder às perguntas é captada pela criança sob a forma d

e informação.
– A própria criança dará sinais do momento mais adequado de saber cada coisa, normalmente irá começar a fazer perguntas sobre a diferença anatômica dos sexos e sobre o nascimento, quando começar a fazer perguntas é sinal de que você pode começar a respondê-las naturalmente.
– As respostas devem ser simples e claras, não é necessário responder além do que foi perguntado.
– Se o seu filho perguntou sobre diferença de sexo, você pode explicar esta diferença mostrando figuras de livros infantis próprios para a educação sexual. 

– Se a criança perguntar sobre como os bebês nascem, é importante que os pais falem a verdade sobre o processo de concepção, evitando mentiras sobre a cegonha, por exemplo, e usando o vocabulário que a criança já saiba
– Se não puder responder no momento, esclareça qual é a dúvida e diga que irá responder assim que puder. Não finja que “esqueceu” de responder.
– É importante que os filhos pensem: “Vou perguntar a mamãe e papai porque eles sempre me respondem”.
   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: