maio 19, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Crendices e superstições cristãs. A existência de uma parte folclórica na teologia popular em todas as denominações cristãs (Parte IX)

(Continuação.) Por outro lado, um religioso pode considerar alguém assim e cometer um grave equívoco: “Pois veio João Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio! Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!” (Lc 7:33,34). “Demorando-se ela no orar perante JAVÉ, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!” (I Sm 1:12-14).

Você reconhece a possibilidade de a igreja cristã, seja qual for sua bandeira e denominação, cometer erros crassos de julgamento não por seus juízes serem falhos, mas por falarem sem a anuência de Deus, embora alegando falar em Seu Nome?! Você percebe isto? Se sim, um dos objetivos deste estudo foi alcançado e a autoridade dos religiosos ou da igreja deles foi colocada em seu devido lugar: “Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão” (Jo 8:39).

É preciso alertar os cristãos de seu comportamento romano, sim herdado da cúria romana. Refiro-me à pretensão deles de ter uma autoridade que Deus não lhes deu. De falar o que Deus não lhes deu para falar. De sentenciar no sentido contrário ao de Deus. De condenar convenientemente certos pecados e se acostumarem com outros. O comportamento judicial da verdadeira igreja de Deus sempre foi presidido pelo próprio Deus (cf. Gn 18:25), tanto no Primeiro quanto no Segundo Testamentos (leia qualquer livro dos Profetas Menores como exemplo e confira as sentenças dadas pelo próprio JAVÉ, bem como a direção do Espírito Santo e  de Jesus Cristo em questões de julgamento na Igreja cristão ou no “Caminho”: At 5:1-11; 7:55-60; I Co 5, sublinho o verso 4)!

Era Deus quem sentenciava os culpados. Era Deus e/ou quem Ele enviava que determinava a condenação e/ou absolvição. E hoje em dia? Alguns usam a Bíblia para julgar outros. Deveria a Bíblia substituir Deus? Isto não é uma idolatria do tipo mais peçonhento que existe?! Parece-me que Deus tem pouco espaço nos julgamentos das igrejas cristãs, ou seja, até Ele é julgado e condenado (cf. Mt 25:45) em igrejas que professam ser de Cristo!

Concluo a explanação desta crendice cristã apresentando o que as Escrituras dizem sobre os adúlteros que Deus considera assim (pois, como vimos, os homens podem considerar alguém como adúltero, mas Deus não e vice-versa!).

“Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor. Que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus]” (I Co 5:9-13, 3,4 e 5).

“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt 5:27,28). “Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]” (Mt 19:9).

“JAVÉ, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do Senhor contra o seu povo, e não houve remédio algum” (II Cr 36:15,16).

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3:19-22). (Hendrickson Rogers)

Esta é mais uma pesquisa bíblica que posto aqui no blog para análise e reflexão! Caso deseje, estude as partes já construídas: 1ª Parte2ª Parte, 3ª Parte, 4ª Parte 5ª Parte6ª Parte7ª Parte8ª Parte e 9ª Parte.

Todas estão reunidas em pdf AQUI.


Gostou do conteúdo? Você gostaria de não apenas ler, mas estudar profundamente a Bíblia, ciência, política e atualidades via WhatsApp, gratuitamente?? Basta apertar AQUI pra gente começar.

Caso deseje participar de um grupo fechado de Perguntas e Respostas, onde os membros enviam suas questões e recebem as respostas e/ou livros/vídeos que podem auxiliar na compreensão do tema questionado, acesse AQUI.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: