maio 9, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Lilith foi a primeira mulher de Adão? Eva a segunda?

(Ed) Gênesis 5:

1 Este é o livro da história da família de Adão. Quando Deus criou o homem, Ele o fez à imagem de Deus.

2 Criou-os homem e mulher, e os abençoou, e deu-lhes o nome de humanidade no dia em que os criou.

Quando em Gênesis 1: 26 diz que Deus criou o homem, Moisés quis dizer gênero humano, humanidade, e não Adão. Adão também! Mas não somente Adão, mas sim Adão e Eva, naquele 6° dia da Criação. Se não seria somente Adão criado à imagem de Deus, e a mulher não, o que vai contra a igualdade.

Mateus 19: 4 “Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher”.

Jesus acreditava nisso! Que Deus criou o homem e a mulher, à imagem e semelhança de Deus, e não apenas Adão naquele 6° dia.

Marcos 2: 27 “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”.

E agora Jesus diz que o sábado foi feito (alusão a Gênesis 2: 2) por causa do homem (humanidade, mesmo sentido de Gênesis 5: 2). O sábado foi criado para a humanidade, que já existia, no caso, o 1° casal que já estavam criados naquele 6° dia, dotados de linguagem e inteligência suficientes para se socializarem entre si e com seu Criador. Por tudo isso, Eva foi criada na primeira semana, e não na segunda semana.

Perguntaram em outro grupo se Eva foi criada na segunda semana da Criação. Minha resposta acima.

(Al) Eva foi a segunda mulher na criação, criada da costela. A primeira foi criada do barro.

(Ed) Acredito que a base para isso deve ser extra-bíblica, fora das Escrituras.

(A) Gênesis 1.27 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” A Lilith.

Gênesis 2. 23 “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” Essa é a Eva.

(Ed) Ah, tá. A Lilith. O que aconteceu com ela?

(Al) Só há uma referência à Lilit, como coruja, no Antigo Testamento. É encontrada no meio de uma profecia de Isaías. No dia da vingança de Yahvé, quando a terra se envolverá num deserto,”e um sátiro chamará o outro; também ali repousará Lilith e nele encontrará descanso.” Inanna e Isthar eram chamadas de “Divina Senhora Coruja” (Nin-nnina Kilili). Isso pode explicar de onde provêm Lilith e porque era representada como uma coruja.

(Ed) Eu já ouvi falar que Caim fugiu com uma macaca. E já ouvi falar que fugiu com uma marciana. Agora que Adão tinha por mulher uma coruja é a primeira vez.

(Al) O livro de Lilith – Barbara Koltuv.

(Ed) E o que aconteceu com ela? Segundo o livro?

(Al) Lilith fugiu pra o deserto por n aceitar ser submissa a Adão, Deus mandou três anjos buscarem-na, a mesma se recusou, Deus a transformara em um Sucubus, Rainha do inferno.

Antes de contar a história de Lilith, vamos ao motivo dela não ser descrita no Gênesis. Bem, como todos sabem, os Hebreus ficaram um bom tempo exilados na Babilônia (até serem libertos pelos Persas, comandados por Ciro II). Nesse período, os babilônicos passaram a adorar Lilith, eles a cultuavam como uma deusa da Fertilidade. Enquanto os Hebreus a tinham como um demônio, o que mais tarde acabou dando origem a lendas vampirescas sobre ela. Considerada um demônio e adorada pelos seus captores babilônicos, Lilith perdeu representatividade aos poucos entre os Hebreus, e foi retirada do Velho Testamento. Agora vamos à história desta mulher marcante:

Adão e Lilith viviam no Éden. Mas, diferentemente de Eva, que foi criada a partir de uma costela de Adão, Lilith originara-se da mesma matéria do marido, além de ser forte e dominadora. Por isso, não admitiu ficar sexualmente abaixo de Adão. Assim ela dizia:

“Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual”.

Lilith reclamou de sua condição a Deus, que disse apenas que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher. Lilith se enfureceu e abandonou o Éden. Deus enviou três anjos em seu encalço, mas ela se recusou a voltar. Agora sozinha, ela se juntou aos anjos caídos e se casou com Samael. Os dois se juntaram e planejaram fazer com que Adão e Eva cometessem adultério. Lilith tentou Adão, que cedeu.

Lilith aparece como um demônio noturno na crença tradicional judaica e islâmica como a primeira mulher do personagem bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido.

Mais recentemente, esta história tem sido cada vez mais adotada sendo até discutida se é ou não contada na Bíblia. Porém, além da passagem referida abaixo, esta não é mais referida. Lilith vem sendo cultuada dentro da alta magia desde então, como a deusa que rege a ponta da pirâmide, Lilith também era adorada primeiramente na antiga Babilônia. Sodoma e Gomorra cultuavam Lilith e a ira de Deus se voltou contra esse povo.

A bíblia cristã é uma compilação de textos de antigas religiões adaptados aos preceitos cristãos, Lilith é citada na torá judaica e a bíblia contém textos da torá, a tradição oral judaica de Lilith só desaparece depois do Sinai.

Para quem disse que a Bblia não cita Lilith, vou provar que ela a cita. 

Nas Bíblias atuais seu nome aparece uma única vez, em Isaías 34:14: “E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si.” Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilith é substituída por demônio ou bruxa do deserto…

(Ed) A serpente enganou Eva ou Lilith?

(HR) “Ali a coruja fará o seu ninho, porá os seus ovos e os chocará; e na sua sombra abrigará os seus filhotes. Também ali os abutres se ajuntarão, cada um com o seu par.” (Isaías 34:15 NA17)

A “Lilith mulher” é apenas um mito não bíblico, nunca mencionado pelos profetas bíblicos. Jesus não ensinou que Adão teve duas mulheres, por exemplo. Ele disse:

4. E Jesus lhes explicou: “Não tendes lido que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’,

5. e os instruiu: ‘Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?

6. Sendo assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. E, portanto, o que Deus uniu, não o separe o ser humano”. (Mateus, 19)

Perceba que Ele menciona “o homem e sua mulher”. A crença (falsa) de que Adão teve duas mulheres afeta acintosamente o casamento monogâmico estabelecido por Deus, pois se Adão teve duas esposas, então…….

A Bíblia (e ciência) sempre nos convidam a avaliar as implicações das crenças.

A Bíblia é uma “compilação de textos de antigas religiões adaptados aos preceitos cristãos.” Qual o seu fundamento para essa crença, amigo @Alexandre?  Essa é uma crença que deve ser bastante analisada, pois, caso seja uma crença correta, verdadeira, então, a Bíblia não é uma revelação autêntica do Criador, e portanto, ela não deve ser consultada como se fosse a “Palavra de Deus”.

Pedro, discorda dessa crença. Veja o que ele escreveu sobre esse tema:

16. Porque não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois fomos testemunhas oculares da sua majestade.

18. Ora, nós mesmos ouvimos essa voz vinda dos céus, quando estávamos com Ele no monte santo.

19. Sendo assim, temos ainda mais concreta a Palavra dos profetas, e fazeis muito bem em prestar atenção a ela, como a uma candeia que brilha nas trevas, até que todo o dia se ilumine e a estrela da alva nasça em vossos corações.

20. Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,

21. porquanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo. (2 Pedro, 1)

É um tema de suma importância: a humanidade deve considerar a Bíblia como apenas mais um livro religioso, dentre tantos, ou ela é a revelação divina? As implicações das respostas a essa questão são vitais para todos nós.

Veja como o mito de “Adão e suas duas esposas” gera crenças bizarras e perigosas:

–> Deus é machista, pois ensinou que a relação sexual correta é “homem encima da mulher”.

–> Eva não foi feita do pó, como Adão. “Lilith”, sim.

–> O Gênesis bíblico não deve ser entendido de acordo com a semântica hebraica, mas deve ser relativizado de acordo com as interpretações que se queira..

–> Deus transforma “Lilith” numa criatura ruim pelo fato de ela se recusar a fazer sexo sob seu marido..

Esse é o Deus da Bíblia ou uma caricatura bem paganizada do Deus da Bíblia?

(Ed) Eh, então. Eu vejo que este conto de Lilith gera um efeito contrário. Olha, um dos pontos é que Lilith se recusou a ser submissa a Adão. Mas, se a “história de Lilith” foi antes da entrada do pecado no Mundo, não havia submissão. Antes do pecado não havia consequências do pecado (entre eles a submissão da mulher ao homem). Eu penso que formularam este conto pra tentar “revelar” que a história de Adão e Eva foi uma invenção para justificar a histórica submissão da mulher ao homem. Mas o que o conto “mostra” é que a submissão da mulher ao homem é original, isto é, como se Deus criasse a mulher em desvantagem e inferior ao homem. Sendo que as Escrituras ensinam que fomos criados iguais!

Participantes: Alexandre (Al), Edivan (Ed) e Hendrickson Rogers (HR).

Transcrição do grupo Aprendizagens para aqui, e correções por Hendrickson Rogers.

   Send article as PDF   

1 thought on “Lilith foi a primeira mulher de Adão? Eva a segunda?

  1. Jesus já sabia da polêmica q esse nome deixou… Ele mesmo esclareceu….

    Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
    Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; MAS AO PRINCÍPIO NÃO FOI ASSIM.

    Mateus 19:7,8

    ou seja… não houve divórcio nem separação quando a história estava no PRINCÍPIO!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: