novembro 23, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Pensamentos, Frases e Ideias em 2018

“Queixam-se muitas vezes as mães da saúde delicada de seus filhos, e consultam o médico, quando, se tão-somente exercessem um pouco de bom senso, veriam que o mal é causado por erros no regime alimentar.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 102)

“O tempo que Deus precisa para mudar a vida de uma pessoa é o tempo que essa pessoa precisa para se arrepender.” (George Wandeman)

“A imprudência em relação à saúde física leva à imprudência no caráter moral.” (Ellen G. White)

O relativismo ignora e até repudia o certo e o errado e enfatiza os diferentes e as diferenças. O fanatismo ignora e até repudia os diferentes e as diferenças e enfatiza o certo e o errado. Jesus Cristo, o qual ama os relativistas e os fanáticos, ensina o certo, repudia o errado, mas não enfatiza nem repudia um ser humano sequer. E por ser diferente, o Cristo entende os diferentes e pode lhes ensinar o certo e o errado. E por ser a Verdade Ele também pode corrigir os fanáticos, fazendo-os enxergar Seu trato amável e ao mesmo tempo justo com todos os pecadores.” (Hendrickson Rogers)

“Jesus não muda o caráter em Sua vinda. A obra de transformação precisa ser feita agora. Nossa vida diária está determinado nosso destino.” (Ellen G. White)

“Quanto mais o tempo passa, mais nos aproximamos da vinda de Jesus. Por outro lado, quanto mais tempo passamos aqui, mais fácil é imaginar que Seu retorno esteja tão longe que já não mais impacte nosso cotidiano. […] Não importa quando esse evento acontecerá, o fato é que a segunda vinda de Cristo deve influenciar nosso estilo de vida hoje.” (Robert K. Mclever)

“O Salvador é apresentado perante João [no Apocalipse] sob os símbolos do “Leão da tribo de Judá”, e de um “Cordeiro, como havendo sido morto”. Apocalipse 5:5, 6. Esses símbolos representam a união do onipotente poder e do amor que se sacrifica. O Leão de Judá, tão terrível para os que rejeitam Sua graça, será o Cordeiro de Deus para os obedientes e fiéis.” (Atos dos Apóstolos, p. 328)

“Nunca pode ser repetido demais que o que é levado ao estômago, não somente afeta o corpo, mas em última análise também a mente. Alimento grosseiro e estimulante agita o sangue, excita o sistema nervoso e com muita frequência embota a percepção moral de tal modo, que a razão e a consciência são subjugadas pelos impulsos sensuais. É difícil, e muitas vezes quase impossível, alguém que é intemperante no regime alimentar, ser paciente e exercer o domínio próprio.” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 235, 236)

“A Bíblia se estuda com profundidade, assim como fazemos quando queremos passar numa prova (concurso, universidade, etc.). E esse é um problema sério: muitos se dedicam academicamente mas, quando o assunto é Bíblia, apenas repetem o que aprenderam errado.” (Hendrickson Rogers)

“A ciência nos dá o conhecimento do mundo e a religião nos dá o significado.” (Michael Keller)

“O amor de Deus é qualquer coisa mais que simples negação; é um princípio positivo e ativo, uma fonte viva, manando sempre para beneficiar os outros. Se o amor de Cristo habita em nós, não somente não nutriremos nenhum ódio contra nossos semelhantes, mas buscaremos por todos os modos manifestar-lhes amor.” (Mente, Caráter e Personalidade, v.1, p. 249)

“Não acredito em unidade na diversidade. Mas acredito que os diferentes podem ser unidos em torno da Verdade. Afinal, a variedade é real; o que é surreal é a relativização do bem e do mal, do certo e do errado, da vida e da morte.” (Hendrickson Rogers)

“Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa.” (Agostinho de Hipona)

“Em torno de cada família existe um círculo sagrado que deve ser mantido inviolável. Nenhuma outra pessoa tem o direito de entrar nesse círculo. Nem o marido nem a esposa permitam que outro partilhe das confidências que somente a eles pertencem.” (A Ciência do Bom Viver, p. 361)

“Somos criaturas sem entusiasmo, brincando bobos e inconsequentes com bebida, sexo e ambições, quando o que se nos oferece é a alegria infinita. Agimos como criança sem noção, que prefere continuar fazendo bolinhos de lama num cortiço porque não consegue imaginar o que significa a dádiva de um final de semana na praia. Muito facilmente, nós nos contentamos com pouco.” (C. S. Lewis)

“O Senhor fala aos seres humanos em linguagem imperfeita, a fim de os sentidos degenerados, a percepção pesada, terrena, dos seres da terra poderem compreender-lhe as palavras. Nisto se revela a condescendência de Deus. Ele vai ao encontro dos caídos seres humanos onde eles se acham. Perfeita como é, em toda sua simplicidade, a Bíblia não corresponde às grandes ideias de Deus; pois ideias infinitas não se podem corporificar perfeitamente em finitos veículos de pensamento.” (E. G. White, Mensagens Escolhidas, v.1, p.22)

“Deus é mais íntimo a nós que nós mesmos.” (Agostinho de Hipona)

“Quem semeia nunca desperdiça seu tempo. Perder tempo é esperar colheita exitosa sem semeadura árdua! Ainda que a semente possua qualidade questionável, ainda que a semente esteja ruim, semear é a menor função de um educador. E nosso caráter tem a ver com nossos frutos, os quais podem nos fazer refletir e buscar semente melhor! Humildade não é subestimar-se, diminuir-se, eximir-se. O ser humano é autor de estupendos feitos e já existe há milhares de anos (apesar de si mesmo…). E uma vez que “temos mísseis guiados e homens desorientados” (Luther King), a humildade legítima sempre estará relacionada ao domínio próprio! Mas também sempre terá um compromisso com a verdade e não ficará calada por temer oposição, muito embora saiba quando silenciar. Insisto: “religião e ciência são magistérios que não se sobrepõem” (Gould)! Isto é endossado pela história e pelos dados.” (Hendrickson Rogers)

“Satanás levou o homem a imaginar Deus como um ser cujo principal atributo fosse a justiça severa—um rigoroso juiz, e credor exigente e cruel. Representou o Criador como um ser que espreita desconfiado, procurando discernir os  erros e pecados dos homens, para que possa trazer juízos sobre eles. Foi para dissipar essa negra sombra, revelando ao mundo o infinito amor de Deus, que Jesus baixou para viver entre os homens.” (Mente, Caráter e Personalidade, v.1, p. 250)

“O amor de Deus por nós é um assunto muito mais seguro de se pensar do que o nosso amor por Ele.” (C. S. Lewis)

“Desistir.. eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.” (Cora Coralina)

“A [verdadeira] filosofia está escrita neste grandioso livro que está sempre aberto à nossa contemplação (refiro-me ao universo), mas que não pode ser entendido sem que primeiro se aprenda a língua, e conheçam-se os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em linguagem Matemática, e seus caracteres são triângulos, círculos, e outras figuras geométricas sem as quais é humanamente impossível entender sequer uma de suas palavras; sem estes [caracteres] fica-se a vagar por um escuro labirinto.” (Galileu Galilei)

“O feminismo trouxe a confusa ideia de que as mulheres são livres quando servem seus empregadores, mas são escravas quando ajudam seus maridos.” (G. K. Chesterton)

Vejo aqueles que são propensos à religião e os que não têm inclinação para religiosidade. Percebo que ambas as características podem não ser voluntárias. Daí, indago: por que se limitar às inclinações pessoais? Por que não investigar nossas certezas e nossos ceticismos? E ainda: por que duvidar somente das certezas dos outros? Parece-me que sinceridade não é seguir cegamente nossas propensões, mas ter o interesse de questioná-las e dominá-las! Afinal, sempre nos tornamos semelhantes àquilo que acreditamos e amamos.” (Hendrickson Rogers)

“As mesmas regiões do cérebro ativadas em situações reais de estresse também são estimuladas quando simplesmente pensamos em uma situação estressante. Por isso, insisto em dizer que controlar os pensamentos é muito importante, pois eles podem ser a fonte da saúde ou da doença, da alegria ou da tristeza.” (Rosana Alves)

Todas as etapas e estruturas anatômicas que Darwin julgou tão simples implicam, na verdade, processos biológicos imensamente complicados que não podem ser disfarçados por retórica.” (BEHE, Michael J. A Caixa-Preta de Darwin – O desafio da bioquímica à teoria da evolução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 31,32)

Encontro tantas evidências, tantos argumentos que apontam para um DEUS PESSOAL que passarei o resto de meus dias enunciando-os, nunca os esgotando, pelo contrário, vendo-os se multiplicarem, até que eu mesmo seja contado entre as inumeráveis obras de Suas mãos.” (Hendrickson Rogers)

“O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança.” (Aristóteles)

“Existem educadores bons com conteúdo que transcende o material e práticas saudáveis. Existem educadores bons com conteúdo incompleto e práticas mistas. Existem educadores maus com conteúdo ruim e práticas más. Existem educadores maus com intenções ruins e práticas disfarçadas. O educador dá o que é e é o que seu caráter acumulou ao longo de suas escolhas. Educar espiritualmente parece ser ocupação de uma minoria, mas uma minoria que tem o apoio do Educador Jesus Cristo, o qual até hoje tira as desculpas dos maus e também influencia os que ainda se utilizam de filosofias nocivas ao caráter e ao corpo.” (Hendrickson Rogers)

“A oração é o encontro da sede de Deus e da sede do homem.” (Agostinho de Hipona)

“Se em outras ciências devemos chegar à certeza sem dúvida e à verdade sem erro, compete-nos colocar os fundamentos do conhecimento na Matemática.” (Roger Bacon)

E antes que nossa casa comum seja cabalmente arruinada pelos que creem ser possível relativizar fatos morais objetivos SEM CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAS, a evidência última trará a justa recompensa customizada!” (Hendrickson Rogers)

“Vi uma garotinha na rua, com frio, tremendo num vestido fino,

Com pouca esperança de conseguir uma refeição decente.

Fiquei irado e disse para Deus: “Por que o Senhor permitiu isso? Por que não faz alguma coisa sobre isso?”

Durante algum tempo Deus não disse nada.

Então, naquela noite, de repente Ele respondeu:

“É claro que Eu fiz alguma coisa sobre isso. Eu criei você!””

(Dwight Nelson, Pursuing the Passion of Jesus, p. 78, grifos nossos)

“Satanás procura aviltar a mente dos que se unem em matrimônio, a fim de que possa gravar em seus filhos sua própria odiosa imagem. […] Ele pode modelar a posteridade deles muito mais rápido do que o poderia fazer com os pais, pois pode controlar a mente dos pais de tal modo que através deles possa imprimir sua própria imagem de caráter nos filhos. Assim, nascem muitas crianças com as paixões animalescas em grande predominância, enquanto as faculdades morais têm apenas débil desenvolvimento. Essas crianças carecem de muito cuidadosa educação, para fazer ressaltar, fortalecer e desenvolver as faculdades morais e intelectuais, de modo que essas governem.” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 225)

“O maior obstáculo entre uma pessoa e a verdade pode ser ela mesma.” (Robert Shapiro)

“Aceitar Cristo pela fé não é algo trivial, não é um jogo de faz de conta celestial, em que Deus considera a pessoa como justa enquanto não há mudança real na sua maneira de viver. Ao contrário, aceitar Cristo pela fé é extremamente radical. Envolve uma completa união com Ele, uma união em Sua morte e ressurreição. Espiritualmente falando, Paulo disse que somos crucificados com Cristo, e morrem nossos velhos hábitos pecaminosos, enraizados no egoísmo (Rm 6:5-14). Fizemos uma ruptura radical com o passado. Todas as coisas são novas (2Co 5:17). Também fomos ressuscitados para uma vida nova em Cristo. O Cristo ressuscitado vive dentro de nós, tornando-nos diariamente mais e mais semelhantes a Ele mesmo.” (Carl Cosaert)

“Nada que tenhamos neste reino, neste mundo, vale a perda do reino e do mundo por vir” (Andy Nash)

Uma interpretação dos fatos baseada no bom senso sugere que alguma inteligência superior se intrometeu com a física, a química e a biologia, de maneira que não vale a pena falar de forças cegas agindo na natureza. Os números que se calculam a partir dos fatos me parecem tão convincentes que essa conclusão se impõe praticamente sem a possibilidade de qualquer questionamento.” (HOYLE, Fred. The Universe: past and present reflections. Engineering and Science, v. 45, n. 2, p. 12, 1981).

“Um estudante foi perguntar a um sábio:

— Deus existe?

— Entenda, jovem, – respondeu o sábio – que para essa pergunta ter sentido é necessário que a resposta a ela tenha uma influência sobre sua vida.

— Entendo, professor.

— Se eu lhe assegurar que Deus existe, isso mudaria sua vida de alguma maneira?

— Não, professor, pois eu não acredito!

— Então, meu jovem, é porque sua escolha já foi feita.”

(Jean-Claude Carrière)

“O caráter é constituído pela herança biológica que recebemos, é construído ao som do ambiente no qual vivemos, é modelado pelas pessoas e crenças com as quais convivemos, mas são as escolhas diárias que fazemos, dentro das opções que colecionamos durante os desdobramentos dessa conjuntura histórica, o que tornam o caráter útil à humanidade ou inútil até para seu possuidor. Assim sendo, a transformação de um caráter inútil é o mais incontestável (e necessário) milagre.” (Hendrickson Rogers)

“Não há segurança nem repouso nem justificação na transgressão da lei. Não pode o homem esperar colocar-se inocente diante de Deus e em paz com Ele, mediante os méritos de Cristo, se ao mesmo tempo continua em pecado. Tem de deixar de transgredir, e tornar-se leal e verdadeiro.” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 201,0202)

“A natureza é uma fonte de verdade. A experimentação nunca erra; é apenas seu julgamento que erra prometendo a si mesmo resultados não causados de seus experimentos.” (Leonardo da Vinci)

“Um dos traços mais característicos da polêmica antirreligiosa de Dawkins é apresentar o patológico como o normal, o extremo como o centro, o excêntrico como o padrão. Isso em geral funciona bem para o seu público, que supostamente pouco conhece de religião e, com muita probabilidade, menos ainda se importe com ela. O que, no entanto, não é aceitável e nem científico.” (O Delírio de Dawkins, p. 31)

“Os dois maiores disseminadores de crenças e descrenças da humanidade não são a religião e a ciência, muito menos a política e a mídia. Eles começam com letras iguais e possuem papéis semelhantes: PAIS E PROFESSORES.” (Hendrickson Rogers)

“Nenhuma investigação humana pode ser chamada de verdadeira ciência se não pode ser demonstrada matematicamente.” (Leonardo da Vinci)

“[Hitler] não tinha qualquer ligação religiosa; achava que as religiões cristãs eram mecanismos hipócritas e ardilosos para apanhar incautos. Sua religião eram as leis da natureza. Conseguia subordinar seu violento dogma mais facilmente a elas do que aos ensinamentos cristãos de amor ao próximo e ao inimigo. ‘A ciência ainda não chegou a uma conclusão sobre a raiz que determina a espécie humana. Somos provavelmente o estagio mais desenvolvido de algum mamífero, que se desenvolveu do réptil a mamífero, talvez do macaco ao homem. Somos um membro da criação e filhos da natureza, e para nós valem as mesmas leis que para todos os seres vivos. Na natureza a lei da guerra vale desde o começo. Todo aquele que não consegue viver, e que é fraco, é exterminado. Só o ser humano e, principalmente, a Igreja têm por objetivo manter vivos artificialmente o fraco, o que não tem condições de viver e aquele que não tem valor.’” (Traudl Junge, secretária de Hitler). (Até o Fim, p. 108)

“O conhecimento é um amigo mortal quando ninguém faz as regras.” (King Crimson Group)

Amigo, te digo uma coisa: ame! E quando se cansar de amar, ore. E quando se cansar de orar, ame. Repita isso até o último dia de sua vida. Quando o Rei voltar e lhe encontrar fazendo isso, qual será o seu galardão?” (Hendrickson Rogers)

“Quem exagera o argumento, prejudica a causa.” (Hegel)

“A vida religiosa de grande número de pessoas que professam ser cristãos é de molde a revelar que não são cristãos. Seus traços de caráter hereditários e cultivados são acariciados como preciosas habilitações, quando, em realidade, exercem deletéria influência sobre outras mentes. Em termos bem claros e simples, caminham nas faíscas que eles mesmos acenderam. Possuem uma religião sujeita às circunstâncias e controlada por elas. Se tudo parece correr da maneira que lhes apraz, e não há circunstâncias irritantes que ponham a descoberto sua natureza insubmissa e que não se assemelha à de Cristo, são condescendentes e agradáveis, e serão muito atraentes.” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 199)

“O Líder que não se molha na humildade, seca no serviço”. (Autor desconhecido)

As crises são oportunidades poderosas para revisarmos nossas crenças religiosas, científicas, políticas e outras. Dependendo de quão indisposto a aprender um ser humano está, uma crise parece ser sua única esperança de aprendizagem e sucesso verdadeiro. Graças a Deus pelas crises então! Aparentemente tão injustas, obscuras e mortais, mas a depender de nós, tão misericordiosas, esclarecedoras e libertadoras!” (Hendrickson Rogers)

“A ciência oferece um caminho mais seguro para Deus do que a religião.” (Paul Davies)

“É verdade que nem todo ateu é um Hitler e nem todo cristão é um Jesus Cristo, e como matemático evito cometer erros de generalização. No entanto, é igualmente verdadeiro que, assim como um ateu corre sérios riscos em viver como Hitler (por nutrir seu espírito e caráter com crenças materialistas-evolucionistas), um cristão também corre riscos reais em viver como Cristo (caso não seja desleal); e como cristão, opto por incorrer nestes últimos riscos.” (Hendrickson Rogers)

A razão de nos lançarmos sobre A Origem das Espécies é que a ideia de Deus interfere com nossos hábitos sexuais.” Julian Huxley?)

A preocupação com a melhoria da vida humana e da convivência social não deveriam ser subservientes ao nosso conforto/prazer. O conforto nunca é critério para quem coloca sobre seus ombros suas responsabilidades, em vez de delas tentar se esquivar (relativização). Na verdade o conforto é ameaçado quando nos acomodamos e nos esquivamos, quando o centro de gravidade do universo é nosso umbigo e quando o cenário político é o onipresente bode expiatório dos educadores.” (Hendrickson Rogers)

“Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje.” (Charles H. Spurgeon)

“Todo verdadeiro cristão exercerá controle sobre os seus apetites e paixões. A menos que esteja livre da servidão do apetite, não poderá ser verdadeiro e obediente servo de Cristo. A condescendência com o apetite e a paixão enfraquece o efeito da verdade sobre o coração. É impossível que o espírito e o poder da verdade santifiquem o corpo, alma e espírito do homem enquanto ele é dominado por desejos sensuais.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 97)

A posição que adotamos sobre as origens determina em grande medida nossos comportamentos e nosso julgamento sobre esses comportamentos.” (Michelson Borges).

“Para responder ao cético arrogante, não adianta insistir com ele que pare de duvidar. É melhor estimulá-lo a continuar a duvidar, para duvidar um pouco mais, para duvidar cada dia mais das coisas novas e loucas do Universo, até que, enfim, por alguma estranha iluminação, ele venha a duvidar de si próprio.” (Ortodoxia, p. 12)

Está posto que o fanatismo não é luxo de uma categoria apenas. Parece-me que a leitura fanática da realidade é resultado direto de não se ter referenciais não relativizáveis.” (Hendrickson Rogers)

“De tempos em tempos, os homens tropeçam na verdade, mas a maioria deles se levanta e segue adiante como se nada tivesse acontecido.” (Winston Churchill)

“Seremos considerados individualmente responsáveis por fazer um jota menos do que somos capazes. O Senhor mede com exatidão toda possibilidade para o serviço. As capacidades não utilizadas serão levadas em conta, tanto quanto as que empregamos. Deus nos tem como responsáveis por tudo que nos poderíamos tornar pelo bom uso de nossos talentos. Seremos julgados de acordo com o que nos cumpria fazer, mas que não executamos por não usar nossas faculdades para glorificar a Deus. Mesmo que não percamos a salvação, reconheceremos na eternidade a conseqüência de não empregarmos nossos talentos. Haverá eterna perda por todo conhecimento e capacidade não alcançados, que poderíamos ter ganho.” (Parábolas de Jesus, p.195)

“Deus não será maior se O respeitares, mas tu serás maior se O servires.” (Agostinho de Hipona)

O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro.” (Mário Quintana)

Parece-me que o estilo de pensar relativistamente acarreta imposições absolutistas, enquanto o pensamento que se baseia em verdades absolutas implica num tratamento flexível das informações e das pessoas. Por exemplo, um naturalista que crê inexoravelmente numa vida espontânea, resultante de processos casuais, convenientemente uniformitaristas, demorados e fortuitos, ao se utilizar desse fideísmo para datar a idade da Terra e seus objetos, chega a valores “absolutos” (mas que na verdade são idades relativas, posto que são fruto de suas pressuposições e interpretação das condições iniciais). Por outro lado, um cristão bíblico não relativizante, ao enxergar (p. ex.) o problema insolúvel da informação complexa especificada para uma explicação naturalista (e, de fato, o método científico e as descobertas biológicas dos últimos 50 anos, quando não adaptados ao paradigma favorito dos pesquisadores, transforma as crenças naturalistas em superstição fideísta, e/ou obstinação contumaz), conclui que não tem o direito de supor que já descobriu “a origem das espécies” no sentido de compreender todos os detalhes dessa afirmação tão arrogante quanto fantasiosa; mas exatamente por apontarem para o sobrenatural, as evidências e sua interpretação das mesmas não lhe permitem bater o martelo sobre o valor da vida humana, nem subestimando-a nem superestimando-a.” (Hendrickson Rogers)

“Precisamos ter o Espírito de Deus, ou jamais teremos harmonia no lar. A esposa, se tem o espírito de Cristo, terá cuidado de suas palavras; controlará seu espírito, será submissa, e não sentirá contudo que seja escrava, mas companheira do marido. Se o marido é servo de Deus, não procederá como senhor da esposa; não será arbitrário e exator. Nunca é excessivo o zelo com que acariciamos as afeições do lar, pois se o Espírito do Senhor habita aí, o lar é um símbolo do Céu.” (Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, p. 161)

“Concílio de Jerusalém: os gentios não precisavam se tornar judeus antes de aceitar Jesus.” (Carla Modzeieski)

“Não procureis saber quão perto podeis andar à beira do precipício e todavia estar seguros. Evitai a primeira aproximação ao perigo. Não se pode brincar com os interesses da alma. Vosso capital é vosso caráter. Acariciai-o, como faríeis a um áureo tesouro. A pureza moral, o respeito próprio, o forte poder de resistência, têm de ser acariciados firme e constantemente.” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 237)

“O Apocalipse não foi escrito sem lágrimas, nem será compreendido sem lágrimas.” (Joseph Benson)

“A igreja nunca foi perfeita. Longe disso. Mas o desempenho por inteiro deveria ser examinado. Ao fazê-lo, o bem suplanta, e muito, o mal. Além do que, a fé é em Jesus, e não nos cristãos. Apresar de todo o benefício que a igreja tenha feito e continue a fazer, somos persistentemente lembrados das Cruzadas, da Inquisição, e da caça às bruxas — como se estas fossem a soma total do currículo cristão na história. […] O cristianismo genuíno deve ser diferenciado do cristianismo nominal. Algumas pessoas que chamaram a si mesmas de ‘cristãs’ vivem em total oposição aos princípios e ensinamentos do Mestre de Nazaré. Mas quando diferenciamos entre o nome e a realidade, vemos que o verdadeiro cristianismo é uma bênção legítima para o mundo. […] Ora, as Escrituras ensinam que devemos estar em paz com todos, contanto que isso dependa de nós (Romanos 12.18).” (E Se Jesus Não Tivesse Nascido?, p. 263-265)

“Todo cristão tem de aprender a restringir suas paixões e controlar-se por princípios. A menos que faça isso, será indigno do nome de Cristão.” (Ellen G. White)

“A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso.” (Joseph Joubert)

“O povo de Deus deve não só saber Sua vontade, mas também praticá-la. Muitos serão removidos do número dos que conhecem a verdade, porque não são santificados por ela. A verdade tem de introduzir-se-lhes no coração, santificando-os e purificando-os de toda mundanidade e sensualidade da vida mais íntima.O templo de sua alma tem de ser purificado. Todo mau ato secreto que se pratique, é como se o fosse na presença de Deus e dos santos anjos, pois todas as coisas aparecem abertas perante Deus, e dEle coisa alguma pode ser escondida. Deus está purificando um povo, de modo a terem mãos limpas e puro coração, para se apresentarem diante dEle no juízo.” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 238 e 239)

“Tudo deve ser discutido. Sobre isso não há discussão.” (Pitigrilli)

“Na estrutura da criação, o tempo está dividido entre tempo comum, do primeiro ao sexto dia, e tempo especial, no sétimo dia. O tempo comum flui para o tempo especial, relembrando que o homem não se realiza nas coisas rotineiras da vida, mas na presença do Criador, onde pode realinhar sua vida com o propósito original de Deus para ele e ganhar visão sobre aquilo que realmente é importante e prioritário. O mandamento do sábado está baseado no princípio da dependência. O sábado nos relembra que, em última análise, não dependemos do trabalho, da conta bancária ou das realizações seculares, mas de Deus. Não somos nós que guardamos o sábado, mas o sábado é que nos guarda das insanidades humanas presentes na babilônia da sociedade moderna, do consumismo selvagem e do isolamento emocional em que vive a maioria das pessoas hoje.” (Amin A. Rodor, Encontros com Deus, p. 231)

“Tente excluir a possibilidade do sofrimento que a ordem da natureza e a existência do livre-arbítrio envolvem, e descobrirá que excluiu a própria vida.” (C. S. Lewis)

“Muitos se enganam acerca do estado de seu coração. Não entendem que o coração natural é enganoso mais que todas as coisas, e perverso. Envolvem-se em sua própria justiça, e satisfazem-se com alcançar sua própria norma humana de caráter.” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 320)

“Quem ganha uma discussão pode perder um relacionamento.” (Malu Schneider)

“Todos devem ser inteligentes com respeito ao meio pelo qual a pessoa é destruída. Não é devido a qualquer decreto que Deus emitiu contra o ser humano. Ele não torna o homem espiritualmente cego. Deus dá luz e evidências suficientes para capacitar a pessoa a distinguir a verdade do erro, mas não a força a receber a verdade. Ele a deixa livre para escolher o bem ou o mal. Se a pessoa resiste às evidências que são suficientes para guiar seu discernimento na direção correta, e escolhe o mal uma vez, fará isso mais prontamente na segunda vez. Na terceira vez estará ainda mais inclinada a se afastar de Deus e a escolher o lado de Satanás. E continuará nessa conduta até que seja confirmada no mal e creia que a mentira que escolheu é a verdade. A resistência produziu sua colheita.” (Ellen G. White)

“Não ser governado pelo pecado não é o mesmo que não ter que lutar contra ele.” (Salvação somente pela fé: o Livro de Romanos, p. 46)

“Muitas passagens das Escrituras, que homens doutos consideram mistérios ou passam por alto como merecendo pouca importância, estão cheias de conforto para aquele que aprender na escola de Cristo. Uma das razões por que muitos teólogos não têm melhor compreensão da Bíblia é que eles fecham os olhos para as verdades que não lhes convém praticar. A boa inteligência da Bíblia não depende tanto da força intelectual posta ao serviço do seu estudo quanto da singeleza de propósito, do sincero desejo de conhecer a verdade. A Bíblia nunca deve ser estudada sem oração. Só o Espírito Santo é capaz de nos fazer sentir a importância daquelas coisas que são fáceis de compreender ou de prevenir-nos de desvirtuar as verdades de difícil compreensão. É a missão dos anjos celestiais preparar a nossa alma para uma compreensão da Palavra de Deus, de modo a sermos encantados por sua beleza, admoestados pelas suas advertências, e animados e confortados pelas suas promessas.Devemos fazer nossa a súplica do salmista: “Desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da Tua lei.” Salmos 119:18.” (Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 37 e 38)

“Com organização e tempo acha-se o segredo de fazer tudo e fazê-lo bem feito.” (Pitágoras)

“Se o sistema solar passou a existir por meio de uma colisão acidental, então o aparecimento de vida orgânica neste planeta também seria um acidente, e a evolução completa do homem também teria sido um acidente. Assim sendo, então todos os nossos processos de pensamento são meros acidentes — o produto acidental do movimento (aleatório) dos átomos. E isto também seria válido para os ‘materialistas’ e ‘astrônomos’, como para qualquer outra pessoa. Mas se os pensamentos deles — i.e. sobre o Materialismo e a Astronomia — são meramente produtos acidentais, por que deveríamos acreditar que eles são verdadeiros? Eu não vejo razão para acreditar que um acidente fosse capaz de fazer um relato correto de todos os outros acidentes. É como esperar que a forma acidental tomada pelo leite esparramado pelo chão, quando você deixa cair a jarra, pudesse explicar como a jarra foi feita e porque ela caiu.”” (C. S. Lewis, God in the Dock, p. 52 e 53)

“Nenhuma verdade a Bíblia ensina mais claramente do que aquela segundo a qual o que fazemos é resultado do que somos. Em grande parte, as experiências da vida são fruto de nossos próprios pensamentos e ações.” (Educação, p. 146)

“Comer é uma necessidade, mas comer com inteligência é uma arte.” (François de La Rochefoucauld)

“Essa história [do cristianismo], em quase todas as suas páginas, é marcada pela estupidez e pela perversidade de proeminentes cristãos; mas eu me dei conta, ao estudar suas descrições, que as pessoas fizeram maldades não por causa de seu cristianismo, mas apesar dele — que o cristianismo foi não a fonte, mas o supremo (se não o único) fator restritivo da capacidade humana de transgredir. O desempenho do homem no cristianismo é bastante desanimador. Mas sem suas restrições, quão mais horripilante a história destes últimos dois mil anos poderia ter sido.” (E Se Jesus Não Tivesse Nascido?, p. 284)

“Muitos pensam que estão representando a justiça de Deus, enquanto deixam inteiramente de Lhe representar a ternura e o grande amor. Muitas vezes aqueles a quem eles tratam com severidade e rispidez se acham pressionados pela tentação. Satanás está lutando com essas pessoas, e as palavras ásperas, destituídas de compaixão, desanimam-nas, fazendo-as cair presa do poder do tentador.” (A Ciência do Bom Viver, p. 163)

“Assim como a obediência é o compêndio e união de todas as virtudes, assim a desobediência é o dispêndio e destruição de todas.” (Antônio Vieira, o padre)

“A impressionante longevidade do darwinismo, apesar de suas muitas falhas, é uma extraordinária confirmação da tese deste livro. Sem a evolução, o homem está ‘condenado’ a Deus. De maneira subconsciente e consciente, cientistas, jornalistas e outros se agarram à evolução com todas as suas forças. Como a ideia da evolução permite que as pessoas imaginem um universo sem Deus, a teoria evolucionária sobrevive e floresce em muitas versões, e todas as objeções a ela são descartadas com desprezo.” (A Prova Evidente, p. 93)

“[Richard Dawkins] fez do darwinismo uma arma temível, com a qual oblitera quaisquer ideias que desafiem a sua perspectiva decididamente materialista e não mística da vida. Parece tomar a persistência do criacionismo e outras ideias antidarwinistas como uma afronta pessoal.” (O Fim da Ciência — uma discussão sobre os limites do conhecimento científico, p. 149, 150)

“Enquanto durar a vida haverá necessidade de resguardar as afeições e as paixões, com firme propósito. Há uma corrupção interna, há tentações externas, e onde quer que se deva promover a causa de Deus, Satanás planeja dispor as circunstâncias de modo que a tentação sobrevirá à alma com força avassalante. Nenhum momento podemos estar seguros, a não ser que estejamos confiantes em Deus, tendo a vida escondida com Cristo em Deus.” (Mente, Caráter e Personalidade, v.1, p. 238)

“A fé é a razão repousando em Deus.” (Charles Spurgeon)

“Estar certo provoca uma sensação de superioridade, ao passo que estar errado ocasiona uma sensação de inferioridade. Portanto, qualquer coisa que sugira que estamos errados é irritante e ocasiona mal-estar; é uma ameaça à nossa autoestima. Quando reconhecemos que estávamos errados e aceitamos a nova informação, é inevitável que nosso ego saia machucado. […] A dissonância cognitiva e algum tipo de reação física sempre ocorrem toda vez que alguém é criticado por algo a que se sente ligado ou é desafiado sobre o que considera verdadeiro. […] Sempre que surge algo que não se enquadra, logo surge a dissonância cognitiva no subconsciente humano. […] A dissonância consegue anular completamente o desejo humano de verdade. Se alguém ‘investiu tudo numa compra’, se fez um grande investimento em certo produto, crença ou ideia, então qualquer sugestão de que o investimento foi ruim tem grande probabilidade de ser ignorada, mesmo se for verdadeira.” (A Prova Evidente, p. 15-17)

“Quando tomamos em nossas mãos o manejo das coisas com que temos de lidar, e confiamos em nossa própria sabedoria quanto ao êxito, chamamos sobre nós um fardo que Deus não nos deu, e estamos a levá-lo sem Sua ajuda. […] Mas quando deveras acreditamos que Deus nos ama, e nos quer fazer bem, cessamos de afligir-nos a respeito do futuro. Confiaremos em Deus assim como uma criança confia em um amoroso pai.” (Ellen G. White)

“Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos.” (Napoleão Bonaparte)

“É desígnio de Deus que os cristãos cresçam continuamente, até chegarem à estatura de homens e mulheres em Cristo. Todo aquele que não crescer em força, e não se tornar mais firmemente enraizado e plantado na verdade, estará continuamente retrocedendo.” (W. M. Ramsay)

“Que, em face da maneira de avaliar do Céu, constitui a grandeza? Não o que o mundo considera como tal; não riqueza, nem posição, nem nobreza de linhagem, nem dons intelectuais considerados em si mesmos. Se grandeza intelectual, à parte de qualquer consideração mais elevada, é digna de honra, então Satanás merece nossa homenagem, que suas faculdades intelectuais nenhum homem já igualou. Mas, quando pervertido para o serviço do próprio eu, quanto maior o dom, tanto maior maldição se torna. Valor moral, eis o que é estimado por Deus. Amor e pureza são os atributos que mais aprecia.” (O Desejado de Todas as Nações, p. 177)

“Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a diversidade; em todas as coisas, a caridade.” (Agostinho de Hipona)

“Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas.” (Voltaire)

“Toda pessoa que recusa entregar-se a Deus, acha-se sob o domínio de outro poder. Não pertence a si mesma. Pode falar de liberdade, mas está na mais vil servidão. Não lhe é permitido ver a beleza da verdade, pois sua mente se encontra sob o poder de Satanás. Enquanto se lisonjeia de seguir os ditames de seu próprio discernimento, obedece à  vontade do príncipe das trevas. Cristo veio quebrar as algemas da escravidão do pecado para a alma. “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” “A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus” nos liberta “da lei do pecado e da morte”.Romanos 8:2.”” (O Desejado de Todas as Nações, p. 406)

“A Inquisição é de longe uma exceção da igreja, e não a norma.” (John Woodbridge)

“Não é somente nosso privilégio, mas dever, cultivar a brandura, ter a paz de Cristo no coração e, como pacificadores e seguidores de Cristo, semear preciosa semente que produza uma colheita para a vida eterna. Professos seguidores de Cristo podem possuir muitas qualidades boas e úteis; mas seu caráter é grandemente desfigurado por um temperamento descortês, impaciente, crítico, áspero em julgar. O marido ou a esposa que nutre suspeita e desconfiança, suscita dissensões e contendas no lar. Nenhum deles deve guardar suas palavras e sorrisos amáveis para os estranhos apenas, e manifestar irritabilidade no lar, afugentando assim a paz e o contentamento” (Nossa Alta Vocação, p. 177)

“O homem não pode realizar nada de bom sem Deus. Ele é o originador de todo raio de luz que tem atravessado as trevas do mundo. Tudo que é valioso provém de Deus e pertence a Ele. Existe uma razão por que os agentes do inimigo manifestam às vezes notável sabedoria. O próprio Satanás foi educado e disciplinado nas cortes celestiais e possui um conhecimento do bem e do mal. Mistura o precioso com o vil, e é isso que lhe dá poder para enganar os filhos dos homens. Visto, porém, que Satanás se apropriou dos atavios divinos a fim de poder exercer influência em seus usurpados domínios, devem os que jaziam em trevas e viram grande luz apartar-se dela e recomendar as trevas? Aqueles que conheceram os oráculos de Deus recomendarão que nossos alunos estudem livros que expressam sentimentos pagãos e ateus, para que sejam inteligentes? Satanás tem seus agentes, educados segundo seus métodos, inspirados por seu espírito e adaptados a suas obras; mas devemos cooperar com eles? Como cristãos, recomendaremos as obras de seus agentes como valiosas e até mesmo essenciais para uma boa educação?” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 114)

“Os anjos maus estão sempre de prontidão para enaltecer perante as inteligências juvenis aquilo que lhes causará dano, e, ao serem lidos livros que expressam sentimentos pagãos e ateus, esses invisíveis agentes do mal procuram infundir nos leitores o espírito de desconfiança e incredulidade. Os que bebem desses canais contaminados não têm
sede das águas da vida, pois se contentam com as cisternas rotas do mundo. Julgam possuir os tesouros do saber, quando, em realidade, só estão amontoando madeira, feno e restolho, os quais não vale a pena adquirir ou conservar. Seu amor por si mesmos, sua idéia de que um conhecimento superficial das coisas constitui educação, torna-os jactanciosos e enfatuados, quando são, como os fariseus, ignorantes das Escrituras e do poder de Deus.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 115)

“A classe de educadores e estudantes que se consideram sábios, não sabe nada como deveria sabê-lo. Precisam aprender mansidão e humildade na escola de Cristo a fim de que apreciem grandemente o que o Céu considera excelente. Os que recebem uma educação valiosa que seja tão duradoura como a eternidade, não serão considerados como os homens melhor educados do mundo. As Escrituras declaram, porém, que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Tal espécie de conhecimento encontra-se abaixo da norma na opinião do mundo; no entanto, é essencial que todo jovem se torne sábio nas Escrituras, se quer ter vida eterna.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 115)

“O legalismo pode vir de muitas formas, algumas mais sutis do que outras. Aqueles que olham, mesmo com as melhores intenções, para si mesmos, para suas boas ações, dieta, estrita observância do sábado, todas as coisas ruins que não fazem, ou as coisas boas que já alcançaram, estão caindo na armadilha do legalismo. Em cada momento da nossa vida, devemos manter diante de nós a santidade de Deus em contraste com nossa pecaminosidade; esse é o meio mais seguro de nos proteger do tipo de pensamento que leva as pessoas a buscar sua “própria justiça”, contrária à justiça de Cristo.” (Salvação somente pela fé: o livro de Romanos, 10/12/2017)

“A mera leitura superficial da Palavra inspirada trará pouco benefício, porque cada declaração feita nas páginas sagradas requer cuidadoso estudo. É verdade que certas passagens não requerem tão diligente concentração como outras, pois seu significado é mais evidente. Mas o estudante da Palavra de Deus deve procurar compreender a relação que existe entre uma passagem e outra, até que a cadeia da verdade se revele a sua vista. Como os veios do precioso metal se acham ocultos debaixo da superfície da Terra, assim as riquezas espirituais estão escondidas no texto da Sagrada Escritura, e é necessário esforço mental e devota atenção para descobrir o significado oculto da Palavra de Deus. Que todo estudante que aprecia o tesouro celestial aplique ao máximo suas faculdades mentais e espirituais, e cave bem fundo na mina da verdade, a fim de que possa obter o ouro celestial — a sabedoria que o torne sábio para a salvação.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 115, 116)

“Caso se manifestasse no estudo do plano da salvação metade do zelo manifestado em procurar compreender as brilhantes idéias dos incrédulos, milhares que agora jazem em trevas ficariam encantados com a sabedoria, a pureza, a elevação das providências de Deus em nosso favor; ficariam fora de si pela admiração e assombro que lhes causaria o amor e a condescendência de Deus em dar Seu Filho unigênito para a raça caída. Como é que muitos se contentam em abeberar-se nos turvos regatos que correm no sombrio vale, quando poderiam refrescar a alma nas correntes vivas das montanhas?” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 116)

“A Bíblia é o grande educador, pois não é possível estudar com devoção suas sagradas páginas sem que o intelecto seja disciplinado, enobrecido, purificado e refinado.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 117)

“Nos dias do antigo Israel, toda oferta levada como sacrifício era examinada cuidadosamente. Se fosse descoberto algum defeito no animal, ele era recusado, pois Deus havia ordenado que a oferta fosse sem defeito. Portanto, os cristãos são ordenados a apresentar seu corpo “por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Rm 12:1). Para fazer isso, todas as suas faculdades devem ser preservadas na melhor condição possível. Embora todos tenhamos defeitos, o ponto é que devemos buscar viver de modo tão puro e fiel quanto pudermos.” (Salvação somente pela fé: o livro de Romanos, 17/12/2017)

“Os que pretendem ser cristãos, que professam crer na verdade e que no entanto se abeberam nas fontes contaminadas da incredulidade, e por preceito e exemplo apartam a outros das frias águas de neve do Líbano, são néscios, embora professem ser sábios.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 117)

“A sabedoria dos homens pode ou não ser valiosa, conforme será demonstrado pela experiência, mas a sabedoria de Deus é indispensável; no entanto, muitos que professam ser sábios são voluntariamente ignorantes das coisas pertinentes à vida eterna. Perdei o que tiverdes de perder no âmbito dos conhecimentos humanos, mas deveis ter fé no perdão adquirido para vós a um preço infinito, pois do contrário perecerá convosco toda a sabedoria obtida na Terra.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 124)

“Jesus falava como nenhum outro homem jamais falara. Vazara sobre os homens todo o tesouro celeste de sabedoria e conhecimento. Ele é a luz que ilumina a todo homem que vem ao mundo. Todos os aspectos da verdade Lhe eram manifestos. Não viera para enunciar sentimentos e opiniões incertos; mas somente para proferir verdades estabelecidas em princípios eternos. Por que acatar, então, as inconstantes palavras dos homens como elevada sabedoria, quando se acha à vossa disposição maior e infalível sabedoria? Os homens tomam os escritos dos falsamente chamados cientistas, e procuram harmonizar suas deduções com as afirmações da Bíblia. Onde, porém, não há acordo, não pode haver harmonia.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 124)

“Jesus implora que aqueles pelos quais Ele morreu não percam a recompensa eterna prodigalizando suas afeições nas coisas dessa Terra perecível e privando-se assim da felicidade perpétua. O raciocínio esclarecido nos compele a reconhecer que as coisas celestiais são superiores às terrenas; no entanto, o depravado coração do homem o induz a dar primazia às coisas do mundo. As opiniões de grandes homens, as teorias da falsamente chamada ciência, são misturadas com as verdades da Sagrada Escritura.” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 124, 125)

“A Bíblia tem sido colocada em segundo plano, ao passo que os dizeres de assim chamados grandes homens têm sido aceitos em seu lugar. Que o Senhor nos perdoe o desprezo que temos dado a Sua Palavra. Embora a Bíblia contenha inestimáveis tesouros e se assemelhe a uma mina repleta de preciosos minérios, não é apreciada, não é examinada, e suas riquezas não são descobertas. A misericórdia, a verdade e o amor são muito mais valiosos do que podemos imaginar; não podemos ter uma provisão demasiado grande desses tesouros, e é na Palavra de Deus que descobrimos como podemos tornar-nos possuidores dessas riquezas celestiais; todavia, por que a Palavra de Deus é desinteressante para muitos cristãos professos?” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 125)

“Jesus é a Luz que ilumina a todo homem que vem ao mundo. Ele é a Luz do mundo, e convida-nos a ir a ele, e dEle aprender. Jesus era o grande Mestre. Poderia haver feito revelações científicas de molde a relegar as descobertas dos mais eminentes homens à categoria de indizíveis insignificâncias; isto não era, porém, Sua missão ou obra. Viera para buscar e salvar os perdidos, e não Se deixaria desviar do próprio objetivo. Não permitiu que coisa alguma O demovesse. Esta obra colocou-a em nossas mãos. Iremos realizá-la?” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 125, 126)

“Nos dias de Cristo, os mestres estabelecidos instruíam os homens nas tradições dos pais, em fábulas pueris, a que se  misturavam as opiniões dos que eram reputados altas autoridades. Todavia, nem elevados nem humildes podiam discernir qualquer raio de luz nesses ensinos. Que admiração que as multidões seguissem as pegadas do Senhor e Lhe rendessem homenagem enquanto Lhe escutavam as palavras! Ele revelou verdades soterradas sob o entulho do erro, e libertou-as das exigências e tradições dos homens, declarando-as de vigência eterna. Resgatou a verdade da penumbra em que se achava, dando-lhe o devido encaixe, a fim de que brilhasse em todo o seu fulgor original. Dirigia-Se aos homens em Seu próprio nome, pois estava investido de autoridade; e por que não deveriam os que professam ser Seus seguidores falar com autoridade acerca dos assuntos sobre os quais Ele tem transmitido luz? Por que aceitar fontes inferiores de instrução, se Cristo é o grande Mestre que conhece todas as coisas? Por que submeter  consideração dos estudantes autores inferiores, quando é feito o convite por Aquele cujas palavras são espírito e vida: “Vinde, … e aprendei de Mim”?” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 126)

“Em virtude das palestras que entretinha com Deus, Moisés tem melhor compreensão de Suas exigências do que Arão. Entende que isto não é um banho ordinário. Fosse assim, e Arão poderia provavelmente faze-lo melhor por si mesmo. Trata-se de uma purificação, espiritual. Ele não se pode purificar a si mesmo do pecado. Alguém o deve fazer por ele; daí a lavagem simbólica. Depois de lavado, Arão não tem permissão de se vestir a si mesmo. Moisés o faz por ele. Arão sente-se por completo impotente. Deverá ser feito tudo para mim? Cogita ele. Não me é permitido fazer coisa alguma por mim mesmo? Não, ele não deverá nem mesmo colocar a mitra. Tudo deverá ser feito para ele. Que maravilhosa lição ensina esse relatório! Deus faz todas as coisas. Tudo quanto o homem precisa fazer é submeter-se. Deus purifica; Deus veste. Provê o vestido de justiça, as vestes de glória e de beleza. Tudo quanto Deus pede é que não rejeitemos o vestuário oferecido, como fez o homem, na parábola.” (O Ritual do Santuário, p. 69, 70)

“Com o passar do tempo, a Reforma perdeu força. Alguns substituíram o progresso pelo formalismo frio; outros voltaram para Roma. Hoje, o ecumenismo e o pluralismo têm obscurecido as verdades distintivas que impulsionaram a Reforma, por meio de sofismas semânticos que procuram esconder diferenças fundamentais que, assim como nos dias de Lutero, não foram resolvidas hoje.” (Salvação somente pela fé: o Livro de Romanos. Introdução, p. 2)

“Toda influência oposta, seja secreta ou aberta, pode ser resistida com êxito, ‘não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.” (Ellen G. White)

“Com exatidão infalível, Aquele Ser infinito guarda um acerto de contas com todas as nações. Enquanto Sua misericórdia é seguida de apelos ao arrependimento, este relatório permanece em aberto; mas quando atinge um certo limite fixado por Deus, começa o ministério de Sua ira. O relatório é encerrado. A paciência divina se esgota. Não há apelação em seu favor.” (Review and Herald, 11/01/1887)

“Agora é o tempo de preparar-nos. O selo de Deus jamais será colocado à testa de um homem ou mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos ou amantes do mundo. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem ser imaculados diante de Deus—candidatos para o Céu. Pesquisai as Escrituras por vós mesmos, para que possais compreender a terrível solenidade do tempo presente.” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 67)

“A própria vida não deve ser comprada com o preço da falsidade. Por uma palavra ou um gesto da cabeça, os mártires poderiam ter negado a verdade, salvando a vida. Concordando em lançar sobre o altar do ídolo uma simples pitada de incenso, poderiam ter-se salvo do potro, do patíbulo ou da cruz. Mas recusavam-se a ser falsos na palavra e nos atos, embora fosse a vida o prêmio que receberiam por esse procedimento. A prisão, tortura e morte, com a consciência clara, eram-lhes bem-vindos, de preferência ao livramento sob condição de mentira, falsidade e apostasia. Pela fidelidade e fé em Cristo, alcançaram vestes imaculadas e coroas cravejadas de gemas. Sua vida foi enobrecida e elevada à vista de Deus, por isso que se puseram firmemente do lado da verdade sob as circunstâncias mais agravantes.” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 67)

“No tempo em que Sua ira romper em juízos, os humildes, os devotados seguidores de Cristo serão distinguidos do resto do mundo por sua angústia de alma. […] A classe que não sente aflição por seu declínio espiritual, nem geme pelos pecados de outros, será deixada sem o selo de Deus.” (Review and Herald, 11/1/1887)

“Ninguém necessita dizer que não há esperança para o seu caso, e que não pode viver a vida de cristão. Mediante a morte de Cristo, amplas providências foram tomadas em favor de cada alma. Jesus é o nosso auxílio sempre presente em tempo de necessidade. Tão-somente invocai-O com fé, e Ele prometeu ouvir e atender vossas petições. Sim, fé viva e eficaz! Dela necessitamos; devemos possuí-la, ou desfaleceremos e fracassaremos no dia da prova. As trevas que então hão de cair em nosso caminho não deverão desanimar-nos nem levar-nos ao desespero. É o véu com que Deus cobre Sua glória, ao vir Ele para comunicar Suas ricas bênçãos. Deveríamos saber isto por nossa experiência passada. No dia em que Deus tiver uma contenda com o Seu povo, esta experiência será uma fonte de conforto e esperança.” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 66)

“Enquanto se tem um mistério se tem saúde; quando se destrói o mistério se cria a morbidez. O homem comum sempre foi sadio porque o homem comum sempre foi um místico. Ele aceitou a penumbra. Ele sempre teve um pé na terra e outro num país encantado. Ele sempre se manteve livre para duvidar de seus deuses; mas, ao contrário do agnóstico de hoje, livre também para acreditar neles. Ele sempre cuidou mais da verdade do que da coerência. Se via duas verdades que pareciam contradizer-se, ele tomava as duas juntamente com a contradição. Sua visão espiritual é estereoscópica, como a visão física: ele vê duas imagens simultâneas diferentes, contudo, enxerga muito melhor por isso mesmo.” (G. K. Chesterton)

“Ninguém é digno do pódio se não usar seus fracassos para conquistá-lo.” (Augusto Cury)

“O único meio de crescer em graça é achar-se interessado em fazer exatamente a obra que Cristo nos ordenou fazer.” (Serviço Cristão, p. 101)

“Satanás trabalha constantemente, mas poucos fazem idéia de sua atividade e subtileza. O povo de Deus deve estar preparado para resistir ao perverso inimigo. É esta resistência que apavora a Satanás. Ele conhece, melhor do que nós, o limite de seu poder, e como facilmente pode ser vencido, se lhe resistirmos e o enfrentarmos. Mediante poder divino, o mais fraco dentre os santos é mais forte do que ele e do que todos os seus anjos e, se submetido a uma prova, poderá demonstrar sua força superior. Portanto, o passo de Satanás é silencioso, seus movimentos são traiçoeiros e suas baterias camufladas. Ele não se atreve a apresentar-se abertamente, para não despertar as energias latentes do cristão, a fim de que este não recorra a Deus mediante a oração.” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 98, 99)

“O Senhor está fazendo Sua obra. Todo o Céu está em atividade. O Juiz de toda a Terra Se levantará em breve para vindicar Sua autoridade insultada.” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 142)

“Que Deus me transforme naquilo que eu sou, mas Jesus não é e não gostaria que continuasse sendo. Que Deus me ajude a continuar sendo aquilo que sou e que Jesus também o é. E que Deus me dê sabedoria para distinguir um caso do outro, todos os dias que Ele me der.” (Hendrickson Rogers)

“Muitos mostram hoje desprezar a oração, mas num tempo ou noutro todos hão de orar. Os que não oram agora a Deus em penitência, hão de orar então às rochas e montanhas, em desespero. Essa será a maior reunião de oração jamais realizada.” (Urias Smith)

“A vida dos professos cristãos, que não vivem a vida de Cristo, é um escárnio à religião.” (Ellen G. White)

“Podemos ter a certeza da salvação, mas não devemos ser presunçosos em relação a isso. Existe uma falsa segurança de redenção? Certamente! Jesus advertiu sobre isso também, dizendo: “[…] Muitos, naquele dia, hão de dizer-Me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7:21-23). Essas pessoas cometeram dois erros fatais. Primeiramente, apesar das grandes coisas que fizeram em nome do Senhor, elas não estavam fazendo a vontade do Senhor, que é obedecer à Sua lei. Jesus não disse: “Apartai-vos de Mim, vós que tendes pecado” ou “vós que tendes falhas” ou “vós que sois imperfeitos”. Em vez disso, descreveu-as como pessoas que praticavam a iniquidade – uma tradução de anomian, que significa “sem lei”. Em segundo lugar, observe a ênfase delas em si mesmas e no que elas realizaram: “Não fizemos isso em Teu nome?” ou “Não fizemos aquilo em Teu nome? Ou ainda “Não fizemos essa outra coisa e tudo mais em Teu nome? Por favor!” Essas pessoas estavam longe de Cristo, visto que chegaram a apresentar suas obras na tentativa de se justificar diante de Deus? As únicas obras que nos salvam são as de Cristo, creditadas a nós pela fé. Nossa certeza não está em nossas obras, mas no que Cristo fez por nós. Você quer ter a certeza da salvação? Confie somente nos méritos da justiça de Cristo, obedeça à lei de Deus, e você terá toda a certeza de que precisa.” (Norman Gulley. Preparação para o tempo do fim, p. 33)

“Quando olho para mim mesmo, não sei como posso ser salvo. Quando olho para Jesus, não sei como posso me perder.” (Martinho Lutero?)

“A Divindade Se moveu de compaixão pela humanidade, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo Se deram a Si mesmos ao estabelecer o plano da redenção.” (Conselhos Sobre Saúde, p. 222)

“Uma diferença impressionante, mas crucial, entre o cristianismo e as religiões não cristãs é que, embora estas enfatizem o que seus fundadores ensinaram aos fiéis, elas não destacam o que seus fundadores fizeram por eles. E a razão para isso é que, seja lá o que seus fundadores tenham feito pelos fiéis, isso não pode salvá-los. Tudo que esses líderes puderam fazer foi tentar ensinar as pessoas a se “salvarem”. Diferentemente, os cristãos enfatizam não apenas o que Jesus ensinou, mas o que Ele fez, pois Suas ações proveram o único meio pelo qual somos salvos.” (Norman Gulley. Preparação para o tempo do fim, p. 27)

“Se juntássemos tudo que é bom e santo, nobre e belo no homem, e apresentássemos o resultado aos anjos de Deus, como algo que desempenhasse uma parte na salvação do homem ou na obtenção de mérito, a proposta seria rejeitada como traição.” (Fé e Obras, p. 24)

“Dizem que uma das lições que aprendemos com a história é que jamais aprendemos com ela. A ideia é que, independentemente do momento em que vivem, as pessoas continuam cometendo os mesmos erros. Com tantas histórias com as quais podemos aprender, como evitar os erros do passado?” (Norman Gulley. Preparação para o tempo do fim, p. 20)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta