abril 27, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Sobre a guarda do Sábado, Jesus e o Sábado, Paulo e o Sábado e os Cristãos e o Sábado

O que é guardar o sábado? Os 10 mandamentos morais do AT com exceção do sábado (4° mandamento) ainda são válidos? Jesus revogou o sábado da criação? Paulo disse que a guarda do sábado é facultativa para os cristãos? Santificar o sábado é legalismo? Essa e muitas outras perguntas são debatidas e respondidas através deste diálogo dinâmico transcrito do projeto Aprendizagens (conheça mais esse famoso grupo de WhatsApp aqui). Bons estudos!

(Ma) Eu pensava que os adventistas não pudessem usar celular ou seus aplicativos no sábado…pois tem pessoas trabalhando neste dia pra que tudo funcione corretamente…

(He) Não sou adventista, mas reconheço a observância do 7° dia, o sábado de descanso. Talvez o amigo esteja, de novo, lançando sobre inocentes (Ellen e o sábado de descanso) sua mágoa contra os adventistas, não?

Me responda, mano: vc é macho por uma questão de legalismo ou por que o Criador lhe fez macho?

(Me) Boa pergunta!

(Ma) Apenas coloquei algo em questão…e observei as respostas… compreendestes?

(Edv) Há mais de 220 milhões de linhas telefônicas no Brasil. Eu só tenho uma linha telefônica. Se dividir o número de funcionários das teles pelo número de linhas, verás que eu não gero nem centésimos de empregos nas teles. Logo, ninguém está trabalhando pra mim. Nem deixaria de trabalhar (não perderia o emprego) se eu deixasse de usar o sinal da rede. Não se aplica o que tu diz! Tua raciocínio falhou.

(Ma) Não seria usufruir do trabalho dos outros…

(Edv) Não é! Não há sequer 1 (em numeral) posto de ocupação em função do uso que faço da rede no sábado. Você tá matematicamente errado.

(Ma) Mas soma isso com: energia, água, gás, combustível, ônibus, alimentos..etc tem sempre alguém trabalhando no sábado pra vc usar no sábado… Isso é complicado… usufruir do trabalho de alguém…

(He) Oxi e Deus fez o sábado pra gente descansar ou deixar de viver?? Amigo, os fariseus pensavam assim. Jesus, não! Os discípulos colheram e comeram (por necessidade, obviamente); Jesus cuspiu no chão, no sábado, pra fazer lama e colocar nos olhos de um cego de nascença para curá-lo (pára pra pensar: por que o Senhor tinha que cuspir no chão em pleno sábado? Os fariseus consideravam isso “trabalho”, pois o cuspe poderia acertar numa semente e daí….). Enfim, sugiro que separe o sábado na visão dos fariseus do sábado na visão do Criador. Eu tento santificar o sábado de acordo com a segunda visão..

(Ma) Eu trabalho o sábado na visão de Cristo, como cristão.

(He) Joia. Então, vc não vai a “carpintaria” no sábado, correto? Jesus não ia..

(Ma) Se Jesus sendo senhor do sábado, permitiu colher espigas de trigo, e mandou o aleijado levar sua cama em bora…”isso é trabalho”… não julgou não condenou… Como apóstolo Paulo fala em Romanos 14…uns acham que todos os dias são iguais e tem outros que não…cada um com sua fé…a minha permite crer que são todos iguais…claro que temos que descansar um tia…se não podemos ter problemas de saúde…mas pode ser qualquer um

(Me) E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda sua obra, que tinha feito (Genesis 2:2)

Eu prefiro acreditar nesse preceito e Jesus não nos ensina a não observar, ao não ser que a sua bíblia ensine isso.

Lucas 13:15-17
Então o Senhor exclamou: “Hipócritas! Porventura, cada um de vós não desamarra, no sábado, o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para servir-lhe água? …

Se Jesus disse isso com respeito a animais, quanto mais a nós! E Ele afirmou isso em Mateus 6:26.

Entenda que o que Jesus fez no sábado, foi o bem e não trabalho!

Então nos explique qual a visão de Cristo em relação ao trabalho no sábado?

(Ma) Essa é outra passagem meu jovem…eu falei de colher espigas de trigo e levar sua cama em bora… E Jesus não condenou eles por trabalhar no sábado…por isso que Jesus é Senhor do Sábado… Então até Deus trabalhou no sábado…pois havendo Deus acabado no sétimo dia sua obra…no caso Jesus né. E Jesus tbm não ensina a guardar… prefiro acreditar mais em Paulo que estava vivendo a mudança da lei pra graça na quela época…do que agora.

(Me) “e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ninguém ainda havia sido sepultado. Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.” (Lucas 23:53-56)

Será que não deu tempo Jesus dizer a essas pessoas que a lei tinha mudado?

Meu amigo, eu sugiro que você Leia mais a bíblia.
Leia com atenção!

porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o satificou. (Êxodo 20:11)

O que Ele permitiu fazer não foi trabalho, foi suprir uma necessidade e fazer o bem!

(Ma) Foram os três… Mas cadê Jesus mandando guardar…aí ele esta morto…Jesus veio cumprir a lei…e ele cumpriu…finito.

(He) 21. Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.”
(João, 14)

(Me) E onde está escrito Ele dizendo que não é mais preciso guardar?

(Ma) E onde está escrito que ele diz que é preciso guardar? Todos os outros 9 mandamentos são citados na nova aliança…menos o sábado.

(He) 15. Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos. (João, 14)

Todos os 10 mandamentos são citados no NT. Como vc já sabe onde estão os 9, vou te dar dois exemplos do mandamento sabático:

56. Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e bálsamos. E no sábado, descansaram, em obediência ao mandamento.
(Lucas, 23)

4. Pois em certa passagem, Ele se referiu ao sétimo dia, nestes termos: “No sétimo dia, Deus descansou de toda a obra que realizara”.
9. Sendo assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
10. pois toda pessoa que entra no repouso de Deus, também descansa de suas obras, como Deus descansou das suas.
(Hebreus, 4)

João, do Apocalipse, teve uma visão no dia do Senhor:

10. E, no dia do Senhor, achei-me exaltado no Espírito, quando ouvi atrás de mim uma voz forte, como o som de trombeta,
(Apocalipse, 1)

O Apocalipse foi escrito no final do séc. 1. Jesus já estava no Céu há mais de 5 décadas. Me diga, mano, a qual dia João se referiu?

(Me) Está escrito em várias passagens, aqui vai uma: Disse o SENHOR a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que os santifica. (Êxodo 31:12,13)

Bom, eu me considero parte da geração vinda de Moisés, a guarda do sábado é sinal entre Ele e seu povo, simples! A não ser que você não acredite que Jesus é Deus.

(Ma) Nova aliança… Jesus dizendo que tem que guardar…antiga aliança eu sei que tem…

(He) Deus errou na primeira aliança para que Ele tenha achado necessário a elaboração de um novo sistema? Ou Israel que não cumpriu sua parte? Se Deus errou, então, Ele é falho. Se Deus não errou, mas sim Israel, então a Lei não foi alterada. Israel que deixou de ser o povo da Lei..

(Ma) Deus não errou…foi seu povo que se afastou dEle e deixou de observar a lei…aí Deus teve que tirar a carta da manga “Jesus” pra achar algo que funcionasse em relação a sua criação…e hoje com o preço pago pela morte de cruz Deus através de Jesus deu o cheque mate na morte, e hoje pela graça nós somos salvo.
2° Coríntios 3-6

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

Romanos 5-20
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

NTLH –
A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda.

(He) Sua teologia é bem diferente do que a Bíblia ensina, mano..

1) O Deus da Bíblia é extraordinariamente organizado: Ele não é pego de surpresa, Ele não “tira cartas da manga”, Ele não entra em “saia justa”, pois Ele é onisciente.

2) Se foi o povo que errou, por que vc continua crendo que Deus teve de mudar Suas leis morais??

3) Deus não precisa “achar algo que funcione”. Todas as Suas ações são otimizadas. As escolhas divinas tanto na criação do universo e da vida quanto na Revelação profética, são perfeitas e matematicamente otimizadas. Não faz o menor sentido crer que Deus é Alguém que fica “tentando achar uma maneira de salvar o pecador”. Ele sabe como fazer isso. Agora, se Seu planejamento não Se cumpre é porque Ele não trabalha com robôs, e sim com seres morais e livres..

4) Jesus não veio salvar o pecador da lei. Ele veio salvar o pecador do pecado.. Se fosse possível alterar a lei, ora, Ele faria isso lá de cima, sem precisar morrer..

Sugiro o princípio bíblico-protestante: “a Bíblia se explica por ela mesma”. Suas explicações são bem não-bíblicas: “eu atribuo ao texto o valor que me convém”….

“A lei veio para definir o mal”. Mas onde ocorreu a transgressão da lei, também ocorreu a salvação pela graça, parafraseando o texto tendo em vista seu contexto.. O papel da lei não é salvar, assim como a função do espelho não é limpar a sujeira do rosto! Mas, quebre o espelho e vc jamais precisará reconhecer sua sujeira.. De modo semelhante, revogue os 10 mandamentos morais e vc, além de anular todo o trabalho da Divindade em salvar o pecador e explicitar a malignidade da desobediência, vc estará se colocando numa posição de “eu não tenho pecado”, algo muito perigoso.. Ou sua teologia será confusa como: “eu sou pecador mas não existe lei que defina qual é o meu pecado”. Isso atrapalha tanto nossos irmãos ateus e agnósticos a reconhecerem a coerência do cristianismo bíblico genuíno…..

(Ma) Na nova aliança Jesus cita 9 mandamentos dos 10 da lei escrita na placa de pedra, dando a verdadeira interpretação em relação a viver eles na graça… só não cita a guarda do sábado.

(He) Concordo que Jesus deu a correta interpretação do AT. (Sugiro, inclusive, a leitura dos artigos “Eu, porém, vos digo” lá do blog.. Vale a pena um estudo demorado!). No entanto, essa interpretação correta não anulou sequer um dos mandamentos morais, nem dos mandamentos civis, nem dos mandamentos profiláticos, nem dos rituais sacrificais! Gostaria que vc pusesse aqui a suposta mudança da lei moral ou a anulação do 4° mandamento, o mandamento sabático..

(Edv) Marcelo, onde o NT cita o 3° mandamento?

(Edv) Marcelo, nem assim vai dar em numeral inteiro sequer alguém ocupado em função do uso que faço dos serviços essenciais que, só na mente de um legalista ou paranoico seria uma violação por si só. Tua interpretação é a mesma dos líderes religiosos da época de Jesus. Os fariseus diziam que Jesus violava o sábado por fazer curas. Sendo que nas Escrituras nada proíbe curar no sábado.

(Ma) Não estou falando de curas… isso é uma boa obra…

(Edv) Eles da cabeça deles diziam que Deus era tirano e proibitivo, como a serpente falou pra Eva em Genesis 3: 1. Mas o teu raciocínio é o mesmo. Neemias mandou guardas protegerem a entrada da cidade. Ele sabia interpretar as Escrituras. Você é que não sabe. Nem 1 está trabalhando pra mim.

(Ma) Vc só tem desculpas, vc não consegue guardar o sábado é inventa desculpas…na matemática 2+3= 4, um milésimo a mais ou menos está errado o resultado… mesma coisa em relação de: se tiver 0,0001 de erro ou desobediência…vale pra 1 inteiro…a matemática não aceita nada de erros. Usufruir do erro de alguém é errar junto… É mais fácil dizer que somos falhos do que tentar arrumar desculpas.

(Edv) Por trás dos teus argumentos está o raciocínio da serpente de Gênesis 3: 1: É impossível obedecer ao 4° mandamento. O Criador é tirano e proibitivo. Toliu a liberdade; e sua ordenança é impraticável. Você é a pessoa menos indicada para dizer que não consigo guardar o sábado; pois nem os princípios do dia do Filho do Homem você entende. Quiçá avaliar sua observância. Pensas como os fariseus de Mateus 23. Se importa com hortelã e tal. E não entende os princípios dos mandamentos.

(He) Isso é extremamente sério! Foi exatamente assim que o pecado começou (tanto lá no Céu, me parece, como aqui em nosso planeta): o mal induz a criatura a pensar que o Criador legislou algo impossível de se obedecer! Isso é sério!

(Ma) Observância essa que está no antigo testamento dado por Deus a Moisés de como tinha que guardar o sábado do decálogo… Graças a Jesus o sábado não dá e nem tira a salvação…

(Edv) Você está certo, segundo o pensamento farisaico. Rsrs Jesus é o Senhor do sábado que descansou em Gênesis 2: 2 após ter criado o Universo. Ele não invalidou seu dia, em vez disso, o confirmou.

(Ma) Desculpa sou fariseu… não estou a sua altura…

(He) Escolha não ser fariseu, mano rsrs

(Edv) Veja como nem sequer considera os profetas que falaram mais do sábado do que o Pentateuco. A observância do sábado se resumir à luz da Lei Mosaica só cabe na mente de um legalista que nunca entendeu os princípios que Jesus entendia, por ser Ele mesmo quem o instituiu. Na sua compreensão da Divina Lei, como Jesus disse em Mateus 23: 23, realmente você tá muito, mas muito atrás.

(He) O sábado do Gênesis e os do AT são os mesmos do NT e os nossos. Os astrônomos “definem” ano, meses, dias, horas, minutos e segundos. E a semana? Quem definiu a semana? Uma igreja? O estado? Uma cultura? A comunidade científica? Ou um Deus?

(Ma) Ou eu faço algo correto por inteiro, ou não faço… é por causa disso que não guardo mais… é possível…se meu Jesus com seus anjos então para mim e por mim até no sábado…eu estou por eles a qualquer dia da semana…

Guardar ou não guardar não me dá salvação…vivo pela graça e misericórdia de Deus, e pela minha fé em Jesus serei salvo.

(Edv) “Ou eu faço algo correto por inteiro…” Bem legalista mesmo. Rsrs Quanto a não fazer por achar impossível, é o êxito da mensagem da antiga serpente: é impossível cumprir de tão proibitivo que é a ordenança Divina. De qualquer forma, teu pensamento se enquadra em Mateus 23: 23 às avessas.

(He) Aqui vc está certo, Marcelo. Deus deseja uma obediência integral, não uma “desobediência sincera”. E somos pecadores, muito. O que é pecado? Transgressão da lei moral (10 mandamentos), cf. 1a Jo 3.4. Jesus nos salva do quê? Do pecado. Pra quê? Pra gente continuar pecando?? Só que não! Ele nos salva da transgressão da lei para vivermos uma vida de obediência! Conseguimos fazer isso 24h por dia? Não, obviamente. Mas por quê? Por termos desistido da obediência integral com a desculpa da desobediência sincera? Jamais. Após sermos salvos por Jesus, o pecado é um intruso. É algo genético e não mais um estilo de vida desregrado e negligente!

Essa realidade Jesus só vai mudar na glorificação: após Seu retorno. Até lá, os salvos lutarão contra o pecado do qual Cristo os salvou. Os salvos não darão desculpas esfarrapadas do tipo “é impossível guardar a lei”..

(Ma) Não dei uma desculpa…eu não vivo debaixo da lei que foi dado no sinai…vivo debaixo da Graça de meu Jesus…a graça me basta, Jesus me lavou de todos os meus pecados, não sou mais pecador… agora infelizmente cometo pecado, e quando cometo busco arrumar o que fiz de errado, isso com quem errei e com Deus.

(He) Se não existe mais lei, então vc não comete pecado, mano.. Pecado é a transgressão da lei. Vc não trai sua esposa, certo? Por quê? Se a lei foi revogada, o pecado também.. Mas vc sabe que não é bem assim.. Pecado existe, pois há um instrumento legal que o prescreve. E esse instrumento permanente é a lei moral. Então, por que a cisma só com o mandamento sabático? Logo aquele que começa dizendo “Lembra-te do dia do sábado para o santificar..”. Por que será que Deus legislou logo com uma ordem de memorização?? Será que a humanidade esqueceria??

(Ma) Basta eu seguir os mandamentos de Jesus no novo testamento os… mandamentos estão ali…se a lei fosse perfeita Jesus não teria vindo pra morrer morte de Cruz…tenho sim algo a observar e seguir…os mandamentos de meu Jesus…ser seu imitador dEle com Paulo foi… Amar, Perdoar, não Julgar…

(Ul) Não sou judeu. Sou cristão e não preciso guardar o sábado https://youtu.be/WkvoiX57XSA

(He) Eu não sou judeu. Mas por ser humano e descendente de Adão e Eva (não dos fantasiosos símios), eu preciso guardar o sábado. Não para me salvar mas como sinal de que me submeto à autoridade de quem me criou. De igual modo, sou macho não por legalismo mas por Deus ter me criado pra ser macho. Ou Ele manda ou eu mando. Escolho a autoridade e soberania dEle.

O calendário e o ciclo semanal https://blogdoprofh.com/2018/03/25/o-calendario-e-o-ciclo-semanal/

(Me) Logo Jesus disse ser lícito fazer bem nos sábados, Ele não disse ser lícito trabalhar em pró dos próprios interesses! Mateus 12:12.

13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.
14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal. (Eclesiastes 12:13,14)

O sábado faz parte dos mandamentos e não tem nenhuma orientação na bíblia que nos libere de santificar o dia de sábado.

(Edv) Ou seja, validou seu próprio dia (Lucas 6: 5).

Marcelo, Qual foi o pecado de Caim?

(Ma) A inveja…

(He) Ué? Então os 10 mandamentos são anteriores ao Sinai. Se assim não fosse, como que Caim seria culpável??

(Ma) Messias:

Mateus 12-1
Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo.

Se Jesus que é o Senhor do sábado, permitiu aos seus discípulos colher espigas de trigo e não os condenou… imagina eu…

Em João 5 Jesus cura paralítico no sábado, ótimo uma boa obra…mas ele Jesus mandou ele levar sua cama embora…isso não é boa obra isso é trabalho em benefício próprio…foi Jesus que mandou ele fazer isso e não julgou o coitado do homem…esse é o mesmo Jesus que eu sirvo.

Prefiro manter minha fé em 2 Coríntios 3 e Romanos 14… juntamente com os ensinos de meu salvador…

(Edv) “(…) isso não é boa obra isso é trabalho em benefício próprio (…)”

Como eu disse, tua interpretação é farisaica! Pensa como os fariseus e os líderes religiosos da época de Jesus.

(Ma) Quem perseguiu Cristo foi os fariseus por ele não guardar o sábado…e vc perseguindo os outros pela sua doutrina e eu sou fariseu.. rsrssr

(Edv) “Quem perseguiu Cristo foi os fariseus por ele não guardar o sábado” da maneira que eles pensavam que deveria ser guardado, que é da mesma maneira que você pensa que deve ser guardado (não usar sinal da rede das teles, desligar todas as luzes de casa, não usar o gás, etc).

(Ma) Eu mesmo que guardo o sábado…rsrs

(He) Mas a fé cristã deve ser obediente, não deve?

por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios,
Romanos 1:5 ARA

Jesus não santificou o sábado? Poderia colocar aqui uma evidência disso?

(Edv) Ele autorizou o que nunca foi pecado. Quem instituiu o sábado e descansou em Gênesis 2: 2 sabe que colher espigas para saciar a fome não é violação do seu mandamento.

(Me) Marcelo, você concorda que uma pessoa precisa de pelo menos três refeições ao dia pra se manter bem e nutrido? Se concorda, isso também é fazer o bem no dia de sábado!

(Ma) Em benefício próprio…

(Edv) Cuidar da saúde é um princípio da Divina Lei, pois nosso corpo é Templo do Espírito Santo.

(Ma) Eu já falei que a questão não é comer…mas trabalhar pra ter o que comer…se colher fosse permitido Deus não teria pedido pra se colher o dobro do Maná na sexta pois o sábado não podia colher… não estou em nenhum momento falando da comida do sábado…mas sim ter que colher pra comer.

(Me) Amigo, não existe nenhuma passagem na bíblia onde diz que estamos violando o sábado ao nos alimentar!

(He) Pelo contrário, não cuidar da saúde é que é errado. Comer alimentos saudáveis é obediência e não transgressão.. rsrs

(Ma) Não falei nada de se alimentar meu amigo…falei em colher…uma coisa não tem nada a ver com outra…tanto que o Maná era pra ser colhido em dobro na sexta…

(He) Interessante, pois isto está em Êxodo 16, sendo que a lei no Sinai só aparece em Êxodo 20.. A lei moral é anterior aos 10 mandamentos do Sinai!

(Ma) Como falei… não é comer ou não, é sim colher no sábado…como já tinha dito…o Maná era colhido em dobro na sexta pra ninguém colher no sábado…

(Edl) Ola amigo. Permita-me discordar biblicamente de sua afirmação “Todos os outros 9 mandamentos são citados na nova aliança…menos o sábado.”

Leia Hebreus 4:4-11. Aqui, a expressão grega usada no verso 9 remete ao repouso sabático. Carregar a cama ou colher espigas para comer, nunca foi nem nunca será trabalho. Os fariseus obcecados e fanáticos consideravam isso trabalho. Por isso achavam que Jesus transgredir o sábado. Veja que naquela época, os fariseus consideravam até mesmo cuspir no chão em dia de sábado como pecado (pois estariam regando o solo ao cuspir). E Jesus fez o que? Foi lá e cuspiu no chão fazendo lodo para curar o cego. Percebe? Por isso ele disse: “meu pai trabalha até agora e eu trabalho também”. Pergunto: que tipo de trabalho Jesus fazia no dia de sábado? Na carpintaria? Óbvio que não! Ele trabalhava voluntariamente pela salvação das almas! Jesus veio para mostrar a forma correta de se guardar o sábado. Com amor, pela salvação do próximo. Não com fanatismo e julgamento. Entende? Veja que um texto utilizado fora do contexto, gera um pretexto.

(Ma) Hebreus 4 – 9
Assim ainda fica para o povo de Deus um descanso, como o descanso de Deus no sétimo dia.

Isso é na glória…quer dizer que lá terá um descanso como no sétimo dia… então o texto me leva a dizer: que se lá terá… é porque aqui não tem.

(Edl) Não guardar o sábado é uma decisão de cada um. Mas dizer que a bíblia aprova essa ideia, é um engano.

(Ma) Concordo… Romanos 14 diz isso. Será que ele não trabalhava na carpintaria…a bíblia não relata isso meu jovem…mas eu sei que não pois ele tinha que cumprir a lei e foi isso que ele fez cumpriu…e.deu uma nova aliança a ser seguida…onde não consta o sábado.

(He) A Bíblia relata sim:

16. Jesus viajou para Nazaré, onde havia sido criado e conforme seu costume, num dia de sábado, entrou na sinagoga. E posicionou-se em pé para fazer a leitura.
(Lucas, 4)

O costume de Jesus não era trabalhar (ganhar dinheiro) no sábado..

(Edl) Caro irmão Marcelo, obrigado por analisar o texto. Mas veja só, Paulo nos pede pra esforçar-nos para entrar nesse descanso e não seguir o exemplo de desobediência, logo é uma escolha. Na glória poderemos escolher pecar? Óbvio que não! Então ele está falando dos dias de hoje!

Mas, desculpe caro irmão, mas romanos 14 está falando sobre o jejum. Alguns judeus faziam diferença entre dias para jejuar. Por isso Paulo fala que não importa o dia. Em nenhum momento ele fala de sábado ali meu caro.

Amigo, a nova aliança está claramente explicada em hebreus 8:8-10. Na nova aliança, Deus irá imprimir suas leis em nossa mente e escrevê-lo no nosso coração! Perceba que ele não anulou a lei. Apenas inscreveu em nosso coração. O maior exemplo de amor ao nosso Deus é a obediência.

(Ma) O texto fala de jejum não. “Algumas pessoas pensam que certos dias são mais importantes do que outros, enquanto que outras pessoas pensam que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem firme nas suas opiniões.6 Quem dá mais valor a certo dia faz isso para honrar o Senhor. E também quem come de tudo faz isso para honrar o Senhor, pois agradece a Deus o alimento. E quem evita comer certas coisas faz isso para honrar o Senhor e dá graças a Deus.7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo.”

(Edl) Exatamente irmão. Jejum. É só observar o contexto. Não tem nada a ver com sábado. Como Paulo iria orientar alguém a não guardar o sábado? Paulo era guardador do sábado meu irmão. Inclusive vou te mostra um texto em que Paulo estava guardando o sábado fora do território judaico. Veja Atos 16:11-13. Nessa ocasião, Paulo estava em Filipos, um território não judaico. E guardou o sábado. A bíblia não se contradiz meu irmão. Tem muitos textos que são utilizados fora do contexto para confundir. Mas devemos analisar bem cada um desses textos, deixar que a própria palavra fale por si só.

(Ma) Então fala um pouco de 2 ° Coríntios 3…

(Je) Quanto ao sábado, na minha opinião, fica claro que Jesus diz que o dia não importa , mas sim a obra.

(He) Em que parte dos evangelhos isso se encontra?

(Je) A tradição da guarda do sábado é exclusivo dos judeus, eles perseguiram Jesus e seus discípulos por estes, justamente não guardarem o sábado.

(He) Deus é judeu? Adão e Eva eram judeus? Os eunucos de Isaías 56 eram judeus? O termo “para o homem” da afirmativa de Jesus “sábado feito para o homem (ou por causa)” (Mc 2.27) é o mesmo que “para o judeu”? Sábado é tradição ou é mandamento moral? Ser macho e fêmea é cultural ou é mandamento biológico-moral?

(Me) Então você quer dizer que o próprio Deus matou Jesus? Pois quem instituiu o sábado foi Deus no ato da criação e não os judeus.

(Je) O sábado só foi instituído para os judeus depois do êxodo, antes disso o sábado não era guardado, e durou até Jesus, sendo ele o último a guarda -lo, não havendo mais necessidade, pois ele representa a nova aliança .

(He) Quanta desinformação e erros históricos e teológicos..

1) se o sábado não fosse guardado por Adão e Eva eles teriam sido expulsos do jardim do Éden por causa dessa transgressão e não por comerem do fruto proibido;

2) o sábado foi legislado para a humanidade, e não para uma fração dela que só apareceu aqui na Terra mais de 2000 anos depois da criação;

3) Jesus morreu, ressuscitou, voltou ao Céu e o sábado continuou a ser santificado tanto por judeus, quanto por cristãos e ainda por outros povos estrangeiros;

4) o sábado foi “alterado” em larga escala somente no séc. 5 pelo imperador romano Constantino que “se tornou” cristão e por uma jogada de marketing legislou o descanso semanal para o dia do sol romano, o domingo. Mas, essa mudança já havia sido profetizada por Daniel (capítulos 7, 8 e 9) mais de 1000 anos antes!

5) Jesus não fez nada com os mandamentos morais além de obedecê-Los à risca (Jo 15.10). Ser seguidor de Jesus, portanto, não tem que ver com fazer algo diferente dEle, mas exatamente o que Ele fez.

6) Nova aliança não tem nada que ver com mudança na lei moral. Nova aliança é o período pós-morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Os cordeiros anteriores da primeira ou antiga aliança eram sombra ou símbolo do Cordeiro de Deus. A primeira aliança centralizada no Santuário hebreu e seus rituais prefigurava a morte de Jesus, Sua ressurreição e Seu trabalho atual no Santuário celestial. É a absurda falta de conhecimento do AT que leva professos seguidores de Cristo a falarem o que Ele não falou, fazerem o que Ele não fez e ensinarem o que Ele nunca ensinou! A teologia de Jesus é bem diferente da teologia de boa parte do cristianismo evangélico e católico..

(Me) Então a bíblia mente quando diz que Deus descansou após o ato da criação no sétimo dia?

(Je) ” o sábado foi feito para o homem, e não o homem feito para o sábado “. Mc 2, 27

(He) Exatamente. Onde está aí que foi feito para os judeus somente??

(Je) O contexto mostra que o principal da sinagoga repreende os presentes quanto ao dogma da guarda do sábado para atingir Jesus , por que este não estava de acordo com a lei. Porém Jesus profere essa frase,
que a meu ver, repito, refere se ao fato de que Deus criou o sábado para o homem, ou seja, o dia foi em favor do homem , e não para que o homem idolatrasse o dia , como ocorria na época, Jesus também chama a atenção para hipocrisia no cumprimento desse mandamento.

(He) Jesus não estava de acordo com as tradições judaicas sabáticas. Isso não é o mesmo que dizer “Jesus aboliu o mandamento sabático”, que Ele mesmo instituiu em Gn 2.1-3 no primeiro sábado deste planeta.

Concordo com vc com relação à hipocrisia da liderança judaica quanto ao sábado. Jesus foi contra isso, mas, de novo: o que isso tem a ver com a ideia de que sábado não é mais uma instituição divina? Quem estava errado não era o sábado nem Jesus, e sim quem dizia guardar o sábado mas era reprovado pelo Senhor do sábado! Aliás, essa expressão “Senhor do sábado” claramente afronta a liderança judaica: quem possuía maior autoridade no assunto sábado: quem o deturpara (judeus e suas tradições) ou o Autor do sábado?

(Ul) Agora me julgar por não guardar o sábado????? Os fariseus guardavam a risca e foram reprovados por Jesus….. Amai a Deus de todo coração. Amar o próximo como a ti mesmo. O resto é resto rsrsrs.. Respeito a opinião de vocês e espero que respeito a minha …..

(Edl) Aí é que está a questão meu irmão. Os fariseus não guardavam a risca. Eles eram fanáticos! Em nenhum lugar a bíblia dizia pra não cuspir no chão. Em nenhum lugar a bíblia dizia que não podia carregar um lenço no bolso no dia de sábado. Eles inventaram um monte de regras que não existiam. Jesus veio para mostrar a essência do verdadeiro sábado. O verdadeiro sábado é amor, é graça, é servir o próximo e não legalismo!

(He) Ulisses, fariseu não guardava o sábado. Fariseu era hipócrita. Ou seja: se iludia de que era obediente mas Jesus oportunizou a eles o reconhecimento da falsidade deles. Eles diziam que guardavam o sábado mas não amavam o próximo. Logo, eles não guardavam o sábado. Simples assim.

(Je) Todos os outros mandamentos implicam na lei de causa e efeito, só o sábado que não. A meu ver , é opcional, Jesus esclarece bem a questão.

(He) Todos os outros mandamentos podem ser convencionados pelo relativismo, i. é, as sociedades ao redor do globo podem chegar ao consenso de que são necessários para a preservação da humanidade. No entanto, só o mandamento sabático exige o reconhecimento de que há um Criador, o qual tem autoridade sobre Sua criação. A obediência da criatura ao mandamento sabático, portanto, vai além do raciocínio social conveniente. Santificar o sábado evidencia a autoridade do Criador sobre a criatura, além de está de acordo com a cronobiologia de nosso corpo.

As pessoas podem não matar e ao mesmo tempo não reconhecerem a autoridade de Deus. Mas é impossível santificar o sábado* sem se submeter ao Criador, ainda mais numa época onde a maior parte do comércio não está nem aí para a sacracidade do sábado.

Não estou dizendo que todos os que professam santificar o sábado o fazem de fato. Estou afirmando que, quem guarda o sábado segundo o mandamento, é porque optou por obedecer a autoridade de Deus e não à autoridade dos homens.

(Ul) CPAD lição 06 –EBD ano 2015

 

IV. UM PRECEITO CERIMONIAL
1. O SACERDOTE NO TEMPLO.
MATEUS 12.5-7
Vamos examinar Mt 12.5-7 onde JESUS declara: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Mas, se vós soubésseis o que significa: “Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.”
Aí está a palavra clara, inequívoca do Senhor JESUS quanto à natureza do sábado como preceito cerimonial ou ritual, não tendo natureza moral como reivindicam os sabatistas.

INVERTENDO AS PERGUNTAS
Invertemos as perguntas que nos fazem os sabatistas quando lêem mandamento por mandamento do decálogo, com a pergunta repetida se cada um deles pode ou não ser violado.
Podemos então indagar ao sabatista:
“Podiam os sacerdotes no templo ter outros deuses diante de DEUS (Ex 20.3) e ficar sem culpa? A resposta óbvia dos adventistas é:“não!”.
“Podiam os sacerdotes no templo fazer imagem de escultura…“ e se encurvar a elas “? (Ex 20.4,5) e ficar sem culpa? A resposta deles é: não!
“Podiam os sacerdotes no templo tomar o nome do SENHOR em vão e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.
“Podiam os sacerdotes no templo desonrar pai e mãe e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.
“Podiam os sacerdotes no templo matar no templo e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.
“Podiam os sacerdotes no templo adulterar e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.
“Podiam os sacerdotes no templo furtar e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.
“Podiam os sacerdotes no templo dizer falso testemunho e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.
“Podiam os sacerdotes no templo cobiçar a mulher do próximo e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.

E VIOLAR O SÁBADO?
SIM. OS SACERDOTES PODIAM VIOLAR O SÁBADO NO TEMPLO E FICAR SEM CULPA. Com isto não concordam, naturalmente, os adventistas que se curvam à autoridade de sua profetisa Ellen Gould White. Ela escreveu:“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna” (Testemunhos Seletos, vol. III, p. 22 – 2a edição, 1956). http://www.cacp.org.br/podemos-violar-o-sabado/

Os sacerdotes no templo realizavam uma grande quantidade de trabalhos servis no sábado judaico; matando, esfolando e queimando os animais sacrificados, o que, em uma situação normal, seria profanar o sábado judaico; ainda assim, isto nunca foi reconhecido como transgressão ao quarto mandamento, porque o serviço do templo o exigia e justificava. Isso dá a entender que no sábado judaico são lícitos os trabalhos que são necessários, não apenas para o sustento da vida, mas para a adoração; como tocar um sino para convocar a congregação, ir até ao templo e coisas semelhantes. O descanso do sábado deve promover, e não impedir, a adoração no sábado.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa. Editora CPAD. pag. 148.

Mt 12.5 Ou não lestes na lei. Novamente JESUS usa as próprias Escrituras judaicas para apresentar outro argumento. No primeiro argumento ele se utilizou do exemplo de Davi, homem que era considerado piedoso e isento de culpa por haver comido dos pães reservados exclusivamente aos sacerdotes. Neste segundo argumento, JESUS mostra que os próprios sacerdotes, em suas tarefas no templo, trabalhavam em dia de sábado. A preparação dos sacrifícios era trabalhosa. Era mister abater o animal, esfolá-lo em pedaços, além de muitos outros serviços relativos ao expediente no templo. Ver Êxo. 29:38 e Núm. 28:9. Também se permitia aos sacerdotes prepararem o pão em dia de sábado. Os sacerdotes eram isentos das leis cerimoniais do sábado, porque o serviço deles era realizado no templo, e eles eram os homens nomeados justamente para tais serviços. JESUS mostra que o trabalho manual, no sábado, não é pecado por si mesmo, porquanto há pessoas livres dessa lei. De fato, nos dias do V .T., as bênçãos recebidas na adoração levada a efeito no templo só se tornavam possíveis devido ao trabalho manual de alguns homens; e em parte esse trabalho era necessário para o bem-estar espiritual do povo. Precisamos lembrar que, provavelmente, os sacerdotes circuncidavam a muitos infantes em dia de sábado, porquanto a lei requeria que a circuncisão tivesse lugar no oitavo dia de vida da criança. Sem dúvida muitas crianças completavam seu oitavo dia de vida no sábado. Isso serve de outra prova de que o trabalho manual em dia de sábado, por si mesmo, não é condenável e que há considerações mais importantes do que observar um dia de descanso em um dia determinado da semana.

CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol. 1. pag. 383.

Êxo 12.5,6 JESUS respondeu à acusação dos fariseus com uma segunda resposta, usando um exemplo dos sacerdotes que serviam no Templo. Novamente JESUS repetiu a pergunta – “Não tendes lido na lei de Moisés?” – para mostrar a estes fanáticos fariseus que embora eles soubessem de memória a lei, na verdade não a tinham compreendido. Os Dez Mandamentos proíbem o trabalho aos sábados (Êx 20.8-11). Isto era o que estava “escrito” na lei. Mas como o objetivo no sábado é descansar e adorar a DEUS, os sacerdotes tinham que realizar sacrifícios e conduzir cultos de adoração – em resumo, eles tinham que trabalhar. O seu “trabalho de sábado” era servir e adorar a DEUS, o que DEUS permitia. Desta forma, mesmo que eles teoricamente não observassem o sábado, DEUS os considerava inocentes. Da mesma maneira como as obrigações dos sacerdotes no Templo superam os regulamentos do sábado a respeito do trabalho, também o ministério de JESUS transcende o Templo. Os fariseus estavam tão preocupados a respeito dos rituais da religião que se esqueceram do propósito do Templo — trazer as pessoas a DEUS. Como JESUS CRISTO é maior do que o Templo, Ele pode trazer as pessoas a DEUS de uma forma muito melhor. O nosso amor e a nossa adoração a DEUS são muito mais importantes do que os instrumentos de adoração criados pelos homens.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 80.

2. A CIRCUNCISÃO NO SÁBADO.

João – 7.21-24 Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são?

Frequentemente JESUS enfrentava polêmica com os judeus por causa do sábado. Os judeus eram ferrenhos guardadores do sábado e sempre estavam discutindo com JESUS sobre o assunto.O que é admirável no texto é JESUS afirmar que a guarda do sábado fica subordinada à circuncisão. Uma criança que devesse ser circuncidada no oitavo dia do seu nascimento (Gn 17.10; Lv 12.3; Jo. 7:21-24) para que a Lei não ficasse invalidada, colocava a guarda do dia em posição inferior à circuncisão. Se a circuncisão é de valor secundário, inexpressivo, e nenhum cristão hoje a pratica, como terá a guarda do sábado como preceito? Os adventistas e sua profetiza ensinavam que a guarda do sábado implicava em salvação. O ensino de JESUS sobre o sábado é diferente, Ele é Senhor do Sábado.

Jo 7:22,23 O que JESUS procurava provar?

1. Eles mesmos já haviam dado resposta para o problema do sábado. Permitiam certos atos, obras ou ações misericordiosos. Por exemplo, a circuncisão, ainda que o oitavo dia de vida de uma criança caísse num sábado. Ver Shabbath 18:3, Yoma 85b.

2. O pacto abraâmico tinha por fito levar uma nação toda à salvação, e seu sinal era a circuncisão. (Ver Luc. 1:73 sobre esse pacto). O pacto abraâmico servia de meio de comunicação da misericórdia divina. Ora, se um ato misericordioso era permitido, por que não outros? Os atos de misericórdia não precisam esperar pelo domingo ou qualquer outro dia.

3. A circuncisão afetava apenas um membro do corpo. As curas miraculosas de CRISTO visavam ao homem inteiro, e não um único membro. Assim, JESUS indicou que seus milagres eram muito mais poderosos, em seus efeitos, que a circuncisão. Por que, pois, haveria oposição a seus milagres em dia de sábado, quando atos misericordiosos menores não sofriam oposição?

4. Se a circuncisão, que fazia um homem tornar-se judeu, tinha um bom efeito (embora aplicada a apenas um membro do corpo), quanto mais beneficiaria a um sei humano o poder miraculoso de CRISTO!
Três modalidades de lei estão subentendidas neste texto:

1. A eterna lei ética de DEUS, um reflexo das perfeições de sua natureza moral. (Incluindo atos de misericórdia, como extensão de seu amor para com os homens).

2. A lei patriarcal, que era antecedente à lei de Moisés.

3. A lei de Moisés, que devia ser respeitada e observada, mas que, em alguns casos pelo menos (como na questão da circuncisão), podia ser ultrapassada pela tradição patriarcal e, certamente, pela lei eterna.

Naturalmente nestes versículos temos um reflexo da primitiva polêmica cristã contra os judeus de tendências legalistas, pois, quando este evangelho foi escrito, a questão da observância do dia de sábado era motivo de conflito entre os cristãos e os israelitas, e também entre os cristãos mais ortodoxos e os cristãos legalistas, circunstâncias essas que provocaram a escrita da epístola do apóstolo Paulo aos Gálatas. (O trecho de Gál. 3:17, igualmente, subordina a lei à promessa ou provisões patriarcais. Quanto à questão do sábado e quais pontos de vista os crentes precisam ter a respeito, ver Rom. 14:5,6. O trecho de Mat. 12:1-8 apresenta outros argumentos de JESUS concernentes à controvérsia acerca do sábado, que era um dos temas mais disputados com os judeus, e uma das razões que eventualmente provocaram a sua morte).

A extensão em que essa controvérsia serviu de meio para a sua morte, fica subentendida no vs. 23, que diz »…vos indignais contra mim …» Encontramos aqui a única ocorrência da palavra, em todo o N.T., que no grego significa «fel». O verbo estar bilioso, com o sentido de ira amarga e profunda.

Um sumário dos elementos da interpretação desses versículos é o seguinte:

1. Fica exigido o bom senso na interpretação da lei sabática.

2. O sábado foi instituído por causa do homem e não o homem por causa do sábado, princípio esse que, por si mesmo, elimina as interpretações apressadas que alguns atribuíam ao sábado.

3. O relaxamento das exigências sobre a lei sabática tinha precedente tanto nos patriarcas como nos escritos do A.T. (em Moisés), e até mesmo nas interpretações rabínicas (na Torah).

4. A interpretação dada por JESUS ultrapassava qualquer compreensão judaica sobre a lei, fundamentada como estava na lei eterna, que tem precedente acima da lei de Moisés e que permite qualquer ato de misericórdia, ainda que não seja urgente, a ser realizado em dia de sábado.

5. As suas curas curavam inteiramente o corpo e levavam as almas dos homens de volta ao Senhor JESUS, coisas essas que a circuncisão física não podia realizar.

6. Por conseguinte, os atos de misericórdia podem e devem ser efetuados até mesmo em dia de sábado; embora sejam certa forma de trabalho, são desejáveis, e certamente não envolvem mal moral algum; pelo contrário, revestem-se de bem definido benefício espiritual.

CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol. 2. pag. 383.

Jo 7.21-24 Por JESUS estar em Jerusalém, Ele muito provavelmente estava se referindo ao milagre descrito em 5.1-15 – a cura do homem paralítico. JESUS mencionou que havia curado no sábado, o ponto de controvérsia em torno do milagre. JESUS lembrou outra vez as pessoas de que as prioridades espirituais delas estavam erradas. Ele notou que, de acordo com a lei de Moisés, a circuncisão deveria ser realizada oito dias depois do nascimento de uma criança (Gênesis 17.9-14; Levítico 12.3). Este rito demonstrava a identidade dos judeus como parte do povo da aliança de DEUS. Se o oitavo dia depois do nascimento caísse em um sábado, eles ainda assim realizavam a circuncisão (embora isto fosse considerado trabalho). Referindo-se a Abraão realizando a circuncisão, JESUS estava indicando uma autoridade e princípio anterior a Moisés. Curando uma pessoa por completo, JESUS demonstrou que o seu poder criador era igual ao de DEUS, e superior ao de Moisés.

A questão era que, embora os líderes religiosos permitissem certas exceções às leis do sábado, eles não permitiam nenhuma a JESUS, que simplesmente mostrava compaixão por aqueles que necessitavam de cura. Ele demonstrou a partir das próprias práticas deles que eles iriam invalidar uma lei quando duas leis cerimoniais entrassem em conflito.

Mas os líderes judeus estavam tão absorvidos por suas ordenanças sobre guardar o sábado, que não eram capazes de enxergar a verdadeira intenção das ações de JESUS. A adesão deles às suas próprias tradições superficiais e obstinadas faria com que eles perdessem de vista o Messias, que as suas Escrituras retratavam.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 531.

UM ARGUMENTO SÁBIO João 7:19-24
De maneira que o argumento de JESUS expressa o seguinte:

“Vocês dizem que observam com exatidão a Lei que receberam de Moisés. Dizem que observam a Lei que expressa que não se pode fazer nenhum trabalho no dia de sábado, e com o título de trabalho vocês incluíram todo tipo de atenção médica que não seja necessária para salvar uma vida. E entretanto, vocês mesmos permitiram que se leve a cabo a circuncisão no dia de sábado. Agora, a circuncisão são duas coisas. É uma atenção médica a uma parte do corpo de um homem, e o corpo tem duzentas e quarenta e oito partes. (Esse era o cálculo que faziam os judeus.) Mais ainda, a circuncisão é um tipo de mutilação; implica tirar algo do corpo. Como podem me culpar com razão por curar todo o corpo de um homem; e como podem me culpar por tornar o corpo de um homem em algo são e completo quando vocês mesmos o mutilam no dia de sábado?”

Trata-se de um argumento extremamente elaborado e inteligente. Se for legal fazer uma operação que mutila o corpo no dia de sábado, não pode ser ilegal levar a cabo uma operação que cura o corpo? De maneira que JESUS termina dizendo que busquem olhar além da superfície das coisas, que busquem julgar com justiça; e se o fazem já não poderão acusá-lo de quebrantar a lei.

Pode ser que uma passagem deste tipo nos pareça algo remoto, mas o certo é que quando lemos uma passagem assim vemos em ação a mente aguda, clara, profunda e lógica de JESUS, e o vemos enfrentar os homens mais sábios e inteligentes de sua época com suas próprias armas e em seus próprios termos; e podemos ver como os vence.
BARCLAY. William. Comentário Bíblico. JOÃO. pag. 263-264.

COM A PALAVRA O TEÓLOGO ASSEMBLEIANO ESEQUIAS SOARES ** COM A PALAVRA O TEÓLOGO ASSEMBLEIANO ESEQUIAS SOARES

“O quarto mandamento [do sábado] é de caráter social e espiritual: abrange a necessidade de descanso do trabalho para o ser humano, já que o descanso do sono noturno não é suficiente” (SOARES, Esequias. “Os Dez Mandamentos – Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança”. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 10). “O sábado e a semana tiveram a sua origem em Deus. A divisão hebdomadária do tempo aparece desde os dias pré-diluvianos e no período patriarcal (Gn 7.4, 10; 8.10, 12; 29.27, 28)” (SOARES, Esequias. “Os Dez Mandamentos – Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança”. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 63).

“O sétimo dia da criação não era mandamento, mas revela a necessidade natural do descanso de toda natureza, homem, animal, máquina, agricultura. O repouso noturno de cada dia não é suficiente para isso. Deus abençoou e santificou esse dia não somente para comemorar a obra da criação, mas para que nesse dia todos cessem o trabalho tendo em vista o descanso físico e mental e também o culto de adoração a Deus. É importante que todos os seres humanos possam refletir que o universo foi criado por um Deus pessoal, Todo-poderoso, sábio e transcendente, que planejou todas as coisas que foram criadas. Parece que esse dia foi logo esquecido pelo gênero humano, mas há resquício dele em muitos povos da antiguidade” (SOARES, Esequias. “Os Dez Mandamentos – Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança”. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 65).

“O sétimo dia é o fundamento da guarda do sábado dada aos israelitas, visto que este dia foi santificado desde o princípio do mundo. O sábado institucional é para toda a humanidade e por isso Deus o santificou antes de estabelecê-lo como mandamento para Israel” (SOARES, Esequias. “Os Dez Mandamentos – Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança”. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 66).

“A linguagem do quarto mandamento ‘Lembra-te do dia de sábado’ (Êx 20.8) reforça a ideia de que não se trata de uma instituição nova, mas existente desde a criação” (SOARES, Esequias. “Os Dez Mandamentos – Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança”. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 68).

“. . . o que Jesus disse [em Marcos 2:27] significa que os seres humanos não foram criados para observar o sábado, mas que o sábado foi criado para o benefício humano. Ele não disse que o sábado foi feito por causa dos judeus ou de Israel, mas por causa de todos os seres humanos” (SOARES, Esequias. “Os Dez Mandamentos – Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança”. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 71).

O que é dito acima tem aspectos CORRETOS e outros INCORRETOS.

• CORRETO: O sábado tem sua origem na criação do mundo, não instituído SÓ para Israel, e sim para toda a humanidade, pois o descanso noturno não é suficiente, e também por ser “memorial da criação”. E também está certíssimo ao dizer que em Mar. 2:27 Jesus não diz que o sábado foi feito por causa do homem judeu, e sim para benefício de TODOS os homens.

• INCORRETO: Inventar a tese de que desde a Criação até a libertação no Egito o sábado era “institucional”, passando a ser “legal” só da libertação do Egito até a cruz de Cristo. Não faz o mínimo sentido, nem isso é corroborado por qualquer outro teólogo de peso ao longo da história. Que bom que ele admite a importância e utilidade do sábado, já que o repouso noturno não é suficiente para um descanso devido. Só que, então, milhões de pessoas por séculos, ou milênios, ficaram sem poder se beneficiar desse descanso provido por Deus por ser mera disposição “institucional”, só podendo ser aproveitada a partir de ter-se tornado “legal”, mesmo assim SÓ PARA ISRAEL, faz sentido isso?! Ocorre que o sono da noite não é suficiente PARA TODOS OS MORADORES DA TERRA de todas as eras, e se o sábado foi feito como benefício para TODOS os homens, não só para os judeus, a contradição do mestre assembleiano se torna patente e inescapável. . .

(He) Textos com a presença de elementos de preconceitos denominacionais e incoerências lógicas.. Por que acreditar que adulterar é pecado, mas ignorar a santidade do sábado não o é?? Onde estão esses dois mandamentos? Na mesma lei escrita por um dedo não humano..

(Me) Marcelo, deixa eu te perguntar, a graça existe desde sempre ou passou a existir a partir de Jesus?

(Ma) A partir de Jesus…morte de cruz. João 1:17: “Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo”. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9

(Me)

Amigo, novamente sugiro que você Leia mais a bíblia. Não sou melhor que você mas humildemente te faço esse pedido! O Espírito Santo além de ser Deus, consolador Ele também nos dá a correta interpretação da Palavra. A graça existe desde sempre, quando Deus disse a serpente: e porei inimizade entre ti e a mulher (Gênesis 3:15) já estava anunciando a graça. Noé, porém achou graça aos olhos do Senhor.
Gênesis 6:8
Gênesis18:3
Gênesis 19:19

Todos nós somos salvos por intermédio da graça de Cristo não por obras ou lei a graça existe desde sempre assim como Cristo. A diferença de antes no AT, era que pra ser perdoado dos pecados, deveria sacrificar um animal e Cristo foi o nosso sacrifício anunciado desde o princípio por esse motivo, não precisamos mais fazer sacrifício de animais. A lei cerimonial foi abolida na cruz.

(Ma) João 1:17
“Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo”. Conforme o versículo, a graça veio por intermédio de Jesus.

(Me) Para pra pensar um pouco, o texto está correto, o problema é a sua interpretação. A lei que foi dada por intermédio de Moisés, foi a lei do sacrifício essa lei na salvava ninguém servia para perdoar os pecados daquele povo. A lei dos mandamentos foi escrita pelo dedo de Deus, não por Moisés e a graça que veio por intermédio de Jesus, foi exatamente para nós livrar do sacrifício sendo que a graça já existia.

(He) “A lei e os profetas vigoram até João”, Lucas 16:16 https://blogdoprofh.com/2012/05/29/lei-e-os-profetas-vigoram-ate-joao/

(Ma) Lucas 16:16 a 18, que diz :

16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.
17 É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. 18 Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.

Observe, Jesus estava sendo críticado pelos escribas e fariseus; aí então Ele começa a falar sobre a lei e os profetas, bem como de sua validade até João.

Desde então é anunciado o reino de Deus. Depois Jesus para, e volta novamente a dizer : É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei. Parece uma contradição de Jesus, não é mesmo? Ele afirma que a lei durou até João. Depois ele fala que é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei. Mas, então, porque ele diz isto, se Ele (Jesus), nunca iria enganar-se?

A resposta está, no vers. 18.

Interessante, neste versículo, estaria Jesus mais uma vez, entrando em contradição e mudando de assunto de uma hora para outra?

Iria Ele iniciar um sermão sobre casamento e adultério, e mudou de idéia?

Claro que não.

Foi daqui que Paulo extraiu sua rica exegese sobre a lei e a graça.

Conforme Romanos cap. 7, que diz :

Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive?

Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.

De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.

Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus.

Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.

Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

Jesus disse: Qualquer que deixa sua mulher(lei) e casa com outra(graça), adúltera, e aquele que casa com a repudiada(lei) pelo marido(autor da lei) adúltera também. Paulo explica isto de maneira tremenda, nos vers. 02,03,04.

Então meu amigo Theo (adventista), todo aquele que não entende que o autor da lei(Jesus) morreu segundo a carne, pagando toda a exigência da lei do marido; mas que também ressucitou para pertencermos à Ele mesmo( a graça salvífica – outro marido) comete adultério.

Os adultéros não herdarão o reino de Cristo e de Deus!

Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.

De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.

Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus.

Toda seita que quer conciliar a salvação mediante a qualquer argumento da lei, estará rejeitando aquele que morreu pagando o preço tão glorioso para a salvação. Isto é chamado por Jesus e contextualizado por Paulo, como adultério.

(He) Eita salada.. Mano, de novo: considere a possibilidade de vc possuir alguma mágoa contra os irmãos adventistas.. Vc fala bastante sobre eles.. Caso eles tenham cometido algum erro contra vc, por favor, perdoe-os. Eles são tão pecadores quanto vc e eu..Eita salada.. Mano, de novo: considere a possibilidade de vc possuir alguma mágoa contra os irmãos adventistas.. Vc fala bastante sobre eles.. Caso eles tenham cometido algum erro contra vc, por favor, perdoe-os. Eles são tão pecadores quanto vc e eu..

Com relação à Jesus, Paulo e a lei moral: Jesus preferiu morrer em vez de alterar a lei que define o que é pecado. Paulo foi chamado por esse Jesus e dEle recebeu Sua mensagem, Seu evangelho da graça, o qual não está em oposição à lei moral, assim como o direito penal não está em oposição ao cidadão que escolhe cumprir suas obrigações civis.. Aliás, sem o direito penal ninguém poderia ser considerado criminoso, correto? Então, por que Paulo pregaria uma mensagem diferente daquela que o Cristo pregou, e induziria seus ouvintes e leitores a desobedecer aos mandamentos morais que revelam o que é o pecado?? Como Paulo tentaria libertar alguém do pecado por meio do evangelho da graça fazendo a desgraça de destruir o código moral que denuncia o pecado?

(Ma) A questão é que nove dos 10 mandamentos que estão nas placas de pedra entregue no monte Sinai, Jesus o cita no novo testamento tando um verdadeiro sentido…a questão é um desses 10 que não foi citado por Jesus.

(Ma) OS MANDAMENTOS DE JESUS

Reiteradamente encontramos na Bíblia a recomendação de Jesus para guardarmos seus mandamentos. As seguintes passagens assim indicam:

“Se me amardes guardareis os meus mandamentos.”(Jo 14.15);

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama.”( Jo 14.21);

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que guardo os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.”(Jo 15.10)

“E nisto sabemos que o conhecemos se guardarmos os seus mandamentos. “(1 Jo 2.3);

“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.” (1 Jo 5.3).

A NATUREZA DOS MANDAMENTOS DE JESUS

A que Jesus se referia quando falava de seus mandamentos? Os ASD logo que encontram a palavra ‘mandamentos’ no Novo Testamento associam a palavra aos dez mandamentos. Não é , porém, correto esse modo de pensar. Jesus foi bem específico quando falou de seus mandamentos.

Vejamos a que Jesus se referia quando falava de mandamentos:

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” ( Jo 13.34);

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”(15.12);

“O seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo seu mandamento.”( 1 Jo 3.23);

“E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.” (1 Jo 4.21);

“E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.” (2ª Jo 5) (o grifo é nosso) Notou o leitor que nada se fala de guardar o sábado?

O NOVO TESTAMENTO NÃO REPETE O QUARTO MANDAMENTO

Não há dúvida de que o Novo Testamento cita mandamentos do Velho Testamento. Cita mandamentos indistintamente de toda a Lei de Moisés, mas não repete o quarto mandamento em nenhum lugar. Façamos uma comparação dos dez mandamentos dentro do Novo Testamento:

VELHO TESTAMENTO

1. Mandamento – Ex 20.2,3
2. Mandamento – Ex 20.4-6
3. Mandamento – Ex 20.7
4. Mandamento – Ex 20.8-11
5. Mandamento – Ex 20.12
6. Mandamento – Ex 20.13
7. Mandamento – Ex 20.14
8. Mandamento – Ex 20.15
9. Mandamento – Ex 20.16
10. Mandamento – Ex 20.17

NOVO TESTAMENTO

1. At 14.15
2. 1 Jo 5.21
3. Tg 5.12
4. Não existe
5. Ef 6.1-3
6. Rm 13.9
7. 1 Co 6.9,10
8. Ef 4.28
9. Cl 3.9
10. Ef 5.3

RESPONDENDO OBJEÇÕES

Os adventistas como você costumam fazer perguntas capciosas e algumas delas estão relacionadas e as respectivas respostas:

1. Dizem que Jesus guardou o sábado e nós devemos também não guardá-lo.

Resposta: Jesus guardou o sábado porque era judeu de nascimento e nasceu sob a lei (Gl 4.4) e portanto obedeceu a todas as leis do Antigo Concerto. Como exemplo de ser cidadão judeu foi circuncidado, ordenou a entrega de oferendas ao sacerdote pela purificação, guardou a festa da Páscoa, etc (Lc 2.21-24; 5.12-14; Mt 26.18,19). Mas quando morreu, Ele inaugurou uma nova aliança e revogou a velha (Jo 19.30; Mt 27.51). Se o fato de Jesus guardar a Páscoa não prova que nós também devamos guardá-la; como também quando se circuncidou não recomenda que devamos circuncidar-nos; da mesma forma, quando Jesus guardou o sábado, não implica que devamos guardá-lo.

2. Paulo guardou o sábado e sendo assim devemos também guardá-lo.

Resposta: As Escrituras não ensinam isso. Havia um número de ocasiões em que Paulo ensinou em sinagogas no sábado (At 18.4). O sábado era o dia quando pessoas se juntavam na sinagoga e Paulo aproveitou-se dessas oportunidades para ensinar muitas pessoas procurando ganhá-las para Jesus Cristo. Explicou sua forma de agir fazendo tudo para ganhá-los (1 Co 9.19-23) Assim, circuncidou Timóteo (At 16.3) e declara que a circuncisão nada vale (Gl 5.2; 6.15); observou o Pentecoste (At 20.16); tosquiou a cabeça guardando voto (At 18.18); fez ofertas segundo a lei (At 21.20-26).Sua explicação para a observância de todas essas práticas judaicas está no desejo de ganhar os judeus para Cristo.

3. Jesus ordenou ao moço rico que guardasse os mandamentos e nós devemos guardá-los. Entre eles estava o sábado.

Resposta: Não mandou Jesus que o moço rico guardasse o sábado (Mt 19.16-22). Jesus citou mandamentos fora do decálogo. Por exemplo: o mandamento de amar ao nosso próximo como a nós mesmos “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19.18) e “não defraudarás alguém” que se acha na passagem paralela de Mc 10.19 e que se encontra em Lv 19.13. Se somos obrigados a guardar o sábado por ter Jesus citado alguns dos mandamentos do decálogo, seremos obrigados também a guardar toda a lei de Moisés integrada por 613 mandamentos, pois Jesus citou mandamentos dela.

Em Gl 3.10 encontramos que, quem guarda uma parte da lei, se vê obrigado a guardar toda a lei para ser justificado por ela (Rm 4.4,5). E é óbvio que ninguém jamais cumpriu a lei (Gl 3.11; 2.16).

4. Jesus afirmou que não veio abolir a lei em Mt 5.17-19

Resposta: A passagem de Mt 5.17-19 não diz que cada jota ou til da lei vai permanecer até que o céu e a terra passem, mas diz que não passarão ‘sem que tudo seja cumprido.” É o que se em Lc 16.16, “A lei e os profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.” A permanência da lei dependia de quem a cumprisse e Jesus a cumpriu integralmente (Jo 19.30). O que Jesus asseverou não foi o tempo que a lei devia permanecer, mas a certeza do seu cumprimento. “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” (Rm 10.4) Outras referências que apontam para esse fim da lei são Lc 24.44,45; At 13.29. A lei de que fala Jesus não é só o decálogo, mas toda a lei ou sejam 613 mandamentos e isso não interessa aos ASD saber, pois para eles só interessam os dez mandamentos para mostrar a obrigatoriedade da guarda do sábado.

Vejamos:

Jesus fala de três mandamentos do decálogo: fala do 6º no v. 21; do 7º no v. 27; e do 3º no v. 33;

Jesus falou de mandamentos fora do decálogo: ‘olho por olho” (Lv 24.20) no v. 38; do amor ao próximo (Lv 19.18) no v. 43. Jesus pois cumpriu toda a lei, inclusive o decálogo (Rm 10.4).

5.O sábado é um preceito perpétuo, logo devemos guardá-lo

Resposta: Se somos obrigados a guardar o sábado por ser denominado ‘perpétuo’ (Ex 31.16,17), seremos obrigados também guardar os seguintes preceitos denominados perpétuos:

A páscoa era mandamento de um concerto perpétuo (Ex 12.14);

A circuncisão era mandamento de um concerto perpétuo (Gn 17.1-7,9-11; Lv 12.3);

Celebrar sábados anuais ou festividades (Lv 23.31-37);

Lavar as mãos e os pés (Ex 30.21)

6.O Decálogo é perfeito e seremos julgados pelo Decálogo–Ex 20.1-17.

Resposta: Os dez mandamentos não foram gravados em pedras por serem superiores aos demais, mas para servirem de testemunho visível de toda a lei constante de 613 mandamentos. É por essa razão que: a) as tábuas da lei são chamadas de tábuas do testemunho (Ex 31.18); b) a arca na qual as tábuas foram colocadas foi chamada de arca do testemunho (Ex 40.5); c) o tabernáculo onde a arca era guardada é chamada de tabernáculo de testemunho (Ex 38.21). Era costume na época erigir-se algo visível para testemunhar acontecimentos solenes (Gn 28.18; 31.48) daí porque os dez mandamentos foram gravados em pedras e não porque fossem superiores aos demais.

(He) A presença do 4° mandamento no NT, antes e depois da morte do Senhor Jesus é gritante! Só não vê quem se condicionou a não vê:

Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.
Lucas 23:56 ARA

Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
Hebreus 4:4‭, ‬9‭-‬10 ARA

(Jesus apareceu a Paulo tantas vezes.. como esse profeta não ficou sabendo da suposta revogação do mandamento sabático??)

Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,
Apocalipse 1:10 ARA

(Que dia da semana o discípulo amado, João, mais de 50 anos depois da crucificação de Jesus e Sua ascensão, continuava a chamar dia do Senhor? Será que era o domingo??)

O terceiro mandamento não está em Tg 5.12.. Será que Deus o revogou também?? Onde ele está?

(Edv) Se o terceiro mandamento não se repete no NT, então não é válido. Rsrs..

(He) O animal gato 🐈 não aparece nem no AT nem no NT. Logo, ele não existe.. rsrs

(Ma) 3ºMandamento: (Ex.20:7) Não tomaras o nome do Senhor teu Deus em vão,.. NT. (I Tm.6: 1;Tg 5:12.
Está aí sim meu jovem.

(Edv) A redação da Lei não é a mesma, assim como atentado ao pudor não é crime contra a dignidade sexual. Quebra de decoro parlamentar pode ser qualquer coisa, desde mentir até ir de pijama pra tribuna. Não é o caso do terceiro mandamento, ele não é qualquer coisa pra dizer que 1 Tm 6: 1 e Tiago 5: 12 se referem a ele. O terceiro mandamento não se repete no NT. Isso derruba o argumento de que o 4° mandamento não é válido por não se repetir. A não ser que o terceiro também perdeu validade.

(He) Marcelo, Paulo escreveu assim:

Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
1Timóteo 6:1 ARA

Será que ele tinha em mente Êx 20.7? A resposta é não devido o contexto; o verso 3 deixa isso bem claro quando Paulo exige coerência com a “doutrina” e desqualifica o incoerente com meio quilo de adjetivos nada agradáveis a partir do v. 4.

Por outro lado, se vc inferir que Paulo tinha em mente a lei moral, então não faz o menor sentido crê que Paulo quis dizer assim: “obedeçam ao terceiro mandamento, senão vcs blasfemarão de Deus e de Sua doutrina.” Ora, e os outros 9 mandamentos? Quem os desobedece conscientemente, tendo a oportunidade de conhecê-los e praticá-los em seu dia a dia, também age com incoerência e permite que outros desdenhem dos ensinamentos divinos por sua incoerência.

Conclusão: Paulo não cita o 3° mandamento. Mas aqueles que creem que ele o fez, também devem incluir os outros 9 mandamentos, pois, a desobediência consciente de qualquer um deles tem o mesmo efeito: incoerência.

(Ma) Cite no novo testamento onde Jesus manda guardar o sábado…pois os fariseus que faziam isso de guardar o sábado, perseguia Jesus por não guardar… Não persigo quem o faz, tbm não admito que me persigam por não fazer, isso é uma escolha como Romanos 14 nos ensina. Minha pergunta…onde Jesus manda guardar o sábado na nova aliança..??? Que é obrigatório fazê-lo.

(He) Sua pergunta não faz o menor sentido, Marcelo. Vou ilustrar sua pergunta:

“A Motorola construiu um celular que liga/desliga por meio de um botão lateral. Após 4 milênios, apareceu um grupo de usuários da telefonia celular que começou a questionar a autenticidade de se ligar e desligar os aparelhos da Motorola pelo botão lateral. O argumento deles era: ‘se eu não encontrar a Motorola dizendo que é pra ligar/desligar o celular no botão lateral hoje em dia, então é porque hoje em dia deve-se usar outro recurso em lugar daquele recursos original.'”

Ora, o erro não está na Motorola mas em quem não quer reconhecer a autoridade da Motorola em dizer onde que se liga e desliga o aparelho fabricado por ela! De igual modo, desde o Éden a Bíblia vem afirmando a necessidade da santificação do sábado… No NT Deus não precisa confirmar algo que em nenhum momento Ele revogou. Mas, mesmo assim, em Sua generosidade, Ele nos provê exemplos aos montes da contínua preservação de Sua autoridade sobre o sábado. Vê quem não dá desculpas para não vê..

(Edv) Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? João 8: 46. Em primeiro lugar, meus parabéns pra ti, realizou a façanha que nem os religiosos judeus conseguiram: apontar um pecado em Jesus.

Os fariseus criavam normas para si e para os outros de como deveriam observar o sábado, e julgavam que Jesus violou o sábado segundo a maneira legalista deles mesmos guardarem.

E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. João 4: 16

(Ma) Qual pecado eu apontei…???

(Edv) Cite no novo testamento onde Jesus manda guardar o sábado…pois os fariseus que faziam isso de guardar o sábado, perseguia Jesus por não guardar…(…)

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13: 15. Ele mandou com seu exemplo.

(Al) Os fariseus eram hipócritas, eles não guardavam, eles só queriam testar Jesus. Jesus em uma passagem os repreendeu por tamanha hipocrisia. Queriam passar ao povo um fardo que eles mesmos não cumpriam.

(Edv) Então os fariseus não guardavam; mas Jesus guardava?

(Edl) Exatamente isso. Os fariseus criaram milhares de regras em cima dos 10 mandamentos que tornavam um fardo impossível de cumprir. Vou dar um exemplo: uma das regata dizia que era pecado até cuspir no chão no dia de sábado, pois seria regar o solo e isso é trabalho. E o que Jesus fez? Cuspiu no chão no dia de sábado pra curar o cego. Ele precisava cuspir? Claro que não. Ele já havia citado outros cegos sem cuspir. Mas porque ele cuspiu? Pra mostrar o quanto os fariseus eram hipócritas com suas regras vazias. Jesus veio para mostrar o modo correto de guardar a lei. Sem fanatismo. Por isso eles diziam que Jesus transgredia o sábado. Jesus transgredia essas regras tolas e não o mandamento do sábado, que surgiu antes da criação do mundo, aos humanos foi dado no Éden e é eterno.

(Ma) Mesmo fardo que Ellen criou dizendo que a guarda do sábado é pra salvação….

(Edl) Não foi nesse contexto que ela disse. Você deve abrir a mente e estudar sem preconceito. Você parece que tem alguma mágoa com os adventistas.

(Ma) Isso não é preconceito…apenas quero que fique bem claro que, se alguém quiser guardar o sábado que o faça sem jugar quem não guarda e vice versa…pois é apenas uma escolha de fé e não regra.

(Edv) “Se o teu olho te faz pecar, arranca-o”. A frase por si só dispensa comentários, e constitui forte evidência em favor da auto-mutilação.

(Ma) Sério…vc vai arrancar que parte de seu corpo?

(Edv) Vou arrancar alguma parte que me faça ver só um lado parcialmente, e ouvir só um lado parcialmente, como você! Com o teu raciocínio é possível defender até auto mutilação como fazem os ascetas, os pagadores de promessas, etc. Bacana, frase que por si só dispensa comentários. Bem a cara dos fundamentalistas; ou dos críticos que não são tão críticos assim. Jesus mandou arrancar olhos, e cortar a língua. Sem comentários mesmo. E Paulo se mutilava, golpeando seu corpo. Acho que ele entendia como você entendeu também.

(Ma) Qual Paulo vc se refere…?

(Edv) Diz em Primeira carta aos Coríntios, capítulo 9, versos 26 e 27: “Assim que, eu desta maneira corro, não sem rumo certo; desta maneira pelejo, não como quem golpeia o ar, senão que golpeio meu corpo,…” Paulo golpeava seu corpo como os monges ascetas da Idade Média. O texto por si só dispensa comentários; como Jesus disse pra arrancar os olhos; e Ellen White disse que a salvação é por obras..

(Ma) Lucas 23:56…Depois voltaram para casa e prepararam perfumes e óleos para passar no corpo dele. E no sábado elas descansaram, conforme a Lei manda.

A lei estava no final…Jesus veio cumprir a Lei…uma vez que cumpriu…cumpriu…

Jesus disse muito explicitamente: “Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” Entretanto, certa ocasião Jesus aprovou seus discípulos quando eles quebraram a lei dos judeus quanto ao trabalho no sábado (Mc 2.24), e o próprio Jesus aparentemente aboliu a lei cerimonial ao considerar puros todos os alimentos (Mc 7.19).

Os discípulos de Jesus rejeitaram claramente muito do que era da lei do AT, inclusive a circuncisão (At 15; Gl 5.6; 6.15). De fato, Paulo declarou: “Não estais debaixo da lei e sim da graça” (Rm 6.14), e afirmou, também, que os Dez Mandamentos, gravados em pedra, tinham sido removidos em Cristo (2 Co 3.7,14).

SOLUÇÃO – Na questão quanto se a Lei de Moisés foi abolida por Cristo, a confusão se estabelece por se deixar de fazer distinção entre várias coisas.

Em primeiro lugar, há a confusão do tempo. Durante sua vida terrena, Jesus sempre guardou pessoalmente a Lei de Moisés, inclusive oferecendo sacrifícios aos sacerdotes judeus (Mt 8.4), participando das festas judias (Jo 7.10) e comendo o cordeiro pascal (Mt 26.19). De vez em quando ele violava as tradições falsas dos fariseus, que tinham sido levantadas em torno da Lei (cf. Mt 5.43-44), repreendendo-os: “Invalidastes a Palavra de Deus, por causa da vossa tradição (Mt 15.6). Os versículos que indicam que a Lei foi cumprida referem-se à situação depois da cruz, quando não há “nem judeu nem grego… porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).

Em segundo lugar, há uma confusão quanto a certos aspectos. Pelo menos algumas das referências (se não todas) à Lei, a respeito de elas terem sido abolidas no NT, referem-se a cerimônias e tipos do AT. Esses aspectos cerimoniais e tipológicos da Lei de Moisés foram de forma clara abolidos quando Jesus, o nosso cordeiro pascal (1 Co 5.7), cumpriu os tipos e predições da Lei quando à sua primeira vinda (cf. Hb 7-10). Nesse sentido, Jesus claramente aboliu os aspectos cerimoniais e tipológicos da Lei, não destruindo-a, mas cumprindo-a.

Finalmente, há uma confusão quanto a contexto, mesmo quando as dimensões morais da Lei são discutidas. Jesus, por exemplo, não apenas cumpriu as exigências morais da Lei (Rm 8.2-3), mas também o contexto nacional e teocrático no qual os princípios morais de Deus foram expressos no AT não mais se aplica aos cristãos nos dias de hoje. Por exemplo, não estamos debaixo dos mandamentos como Moisés os expressou para o povo de Israel, porque, ao serem expressos ao povo nos Dez Mandamentos, eles traziam a recompensa de que os judeus viveriam uma longa vida “na terra [da Palestina] que o Senhor, teu Deus, te dá [aos israelitas] (Êx 20.12). Quando o princípio moral contido nesse mandamento do AT é estabelecido no NT, ele se expressa num contexto diferente, a saber, num contexto que não é nacional nem teocrático, mas pessoal e universal.

Para todas as pessoas que honram seus pais, Paulo declara que eles terão “longa vida sobre a terra” (Ef 6.3). De igual forma, os cristãos não mais estão debaixo dos mandamentos de Moisés para cultuarem no sábado (Êx 20.8-11), já que, depois da ressurreição, das aparições, e da ascensão (as quais ocorreram todas no domingo), os cristãos cultuam no domingo em vez de no sábado (veja At 20.7; 1 Co 16.2).

O culto do Shabbath, declarou Paulo, era no AT apenas uma “sombra” da realidade nova que foi inaugurada por Cristo (Cl 2.16-17). Já que até mesmo os Dez Mandamentos, como tais, foram expressos dentro de um contexto nacional, judeu, teocrático, então o NT pode falar corretamente que o que estava “gravado em pedras” foi, “em Cristo, removido” (2 Co 3.7, 13-14).

Entretanto, isso não significa que os princípios morais contidos nos Dez Mandamentos, que refletem a verdadeira natureza de um Deus imutável, não são mais pertinentes aos crentes nos dias de hoje. De fato, cada um dos princípios contidos nos Dez Mandamentos é restabelecido num outro contexto no NT, exceto, é claro, o mandamento para descansar e cultuar no sábado.

Os cristãos hoje não mais se acham debaixo dos Dez Mandamentos tais como foram dados por Moisés, da mesma forma como não estamos debaixo dos requisitos da Lei Mosaica de sermos circuncidados (veja At 15; Gl 3) ou de levarmos um cordeiro ao templo em Jerusalém para ser sacrificado. O fato de estarmos presos a leis morais semelhantes contra o adultério, contra a mentira, contra o roubo e contra o assassinato não prova que ainda estamos debaixo dos Dez Mandamentos, assim como de fato de haver leis de trânsito semelhantes nos diversos estados de um país não implica que um infrator da lei no estado “A” esteja sujeito à lei do estado “B”.

A verdade é que aquele que violou uma lei no estado “A” não violou lei alguma no estado “B”, nem muito menos está sujeito às penalidades impostas neste estado. Da mesma maneira, embora o AT como o NT se pronunciem contra o adultério, a punição no entanto é diferente – a pena capital no AT (Lv 20.10) e somente excomunhão da igreja no NT (1 Co 5.1-13), com a esperança de uma reintegração mediante o arrependimento (cf. 2 Co 2.6-8).

(He) Oxi, quem estabeleceu o critério de quando “a lei estava no final”?? Suponha que Jesus veio cumprir a lei moral no sentido em que vc está dizendo. Ora, após a morte dEle nenhum mandamento moral deveria ser obedecido, pois, Ele “cumpriu” enquanto estava vivo (uma maneira sutil de dizer revogou…..). Mas, mesmo depois de Sua morte, vemos Lucas registrando a obediência ao quarto mandamento..

E agora? A partir de que dia, mês, ano e hora a humanidade estaria desobrigada da obediência aos 10 mandamentos morais eternos e anteriores ao Sinai?

Sugiro que considere como vc força a Bíblia quando tenta ensinar que o sábado não é mais “sábado”. O significado dele continua descanso, inclusive.. Mas a questão maior é: por que forçar o texto e criar um problema maior do que a anulação do 4° mandamento – a anulação de todos os 10? E pior: se contradizer dizendo que Jesus cumpriu a lei, mas na verdade só revogou o sábado!! Oxi.. vamos lá cristão! Ou precisamos ser obedientes a Deus e isso dentro de um contexto criterioso como os 10 mandamentos morais, ou podemos pintar e bordar “porque Jesus cumpriu a lei”…. Puxa…. Que teologia furada. Até a teologia grega, cheia de histórias fantásticas dos deuses com cara de homens é mais coerente do que essa teologia pirata que crê num Jesus que veio salvar o pecador da lei e não do pecado (o qual é a própria transgressão da lei!!).

Os discípulos não rejeitaram a circuncisão! Puxa….. Deus que rejeitou Israel. E o critério para se tornar um descendente de Abraão era a circuncisão! Ora, se Israel foi demitido (por sua própria incompetência e desobediência) de sua função de pregadores do evangelho de Gn 3.15, pra quê obrigar os que se decidem por Jesus e pela Bíblia a serem circuncidados??

“Jesus ressuscitou no domingo = Ele revogou o sábado e legislou o domingo.” Onde está escrito isso?? Ora, nosso Senhor morreu na sexta. Que tal? Vamos fazer como os nossos irmãos muçulmanos: separar a sexta como dia sagrado, então??? De novo: esse texto contém a seguinte teologia bíblica: “conheço muito pouco o AT; isso não importa, pois, o que vale é Jesus e Ele aboliu o AT”… Nada mais falso!!!!

(Ma) A questão da discussão até agora é sobre esse tal sábado…mas ninguém respondeu onde Jesus estipulou que temos que guardar…Paulo na carta aos romanos 14…diz uns crê em certos dias e outros não…na carta em 2° Coríntios 3 ali está a maior questão entre a lei e a graça… Sábado não dá e nem tira a salvação de ninguém…guarda quem quer, e quem não quer tbm…simples assim.

(He) Será? Vamos substituir outro mandamento em sua crença de que o sábado é facultativo:

“Trair/Matar/roubar/fofocar/mentir/Desonrar pai e mãe não dá nem tira a salvação. Trai/mata/rouba/fofoca/mente/desonra quem quer e quem não quer também. Simples assim.”

Que tal assim? Isso faz sentido? Um cristão que pensa e vive assim segue a Cristo? Se sua resposta for “não segue a Cristo” então por que sua teologia encrenca com o sábado? Logo com aquele mandamento que enfatiza a autoridade do Fabricante sobre os fabricados? Pense nisso, mano..

Esse é o maior problema do cristianismo “protestante” (que de protestante só tem o rótulo): desconhecimento bíblico! Uma criatura se torna pastor da noite pro dia “porque o Senhor chamou”….. (Será mesmo?? É só enfiar na cabeça que Deus chamou o camarada pra falar/escrever meia tonelada de “disparates bíblicos” e abrir uma igreja e pronto! Estou pregando o evangelho! Só que não!! Os que pensam está cumprindo o ide que o Senhor ordenou (Mt 28.19) sem um preparo intelectual, sem mensurar o tamanho da responsabilidade, fazem mais contra o evangelho do que a favor dele… Lamentável….

(Ma) As outras denominações são atacadas e vc quer que eu fique em silêncio… Vc acha que a salvação só está entre os adventistas? Ou entre os testemunhas de Jeová ou congregação cristã no Brasil… A salvação está para o indivíduo e não em placa de igreja…

(He) Seu argumento não condiz com o que está no texto que coloquei. Não ataco pessoas, por isso não ataco denominações. Mas contraponho crenças e ideias. A salvação, como o próprio nome sugere, não depende apenas de quem salva, mas também de quem precisa ser salvo. Somos como náufragos neste mundo. Deus lança suas boias. Como Ele salvará os que recusam obedecê-Lo, no entanto, professam querer Sua Salvação?

(Ma) Onde Jesus diz que temos que guardar o sábado pra Salvação…?

(He) Nunca vi Jesus dizendo isso. Mas vc parece dizer exatamente isso quando acredita que quem obedece aos mandamentos morais acha que será salvo pela lei…. Coloque as ideias em seu devido lugar e vc verá que graça e lei não se sobrepõem assim como água e espelho: uma limpa a outra mostra a sujeira. O problema é querer quebrar o espelho com a desculpa de que só a água que limpa.. Cada conceito com a sua função correta.

(Ma) Meu querido protestante está sendo os adventistas que apareceram depois de 1844…eu sou Batista…nossos pastores não aparecem da noite para o dia…tem que ter faculdade de teologia, ser chamado por Deus e passar por um concílio pra ser aclamado pastor…somos uma igreja antes de vcs e Lutero que veio a ser os protestantes…
Mas veio Ellen…que disse que o Sábado é pra salvação… é duro…

Os profetas do óbvio: Obra divina ou humana?

Ellen White ensinou a salvação pelo Sábado? – Uma resposta à Réplica de Leandro Quadros

Ellen White ensinou a salvação pelo sábado? Se isso for verdade, ela ensinou consequentemente a salvação pelas obras, o que contraria tanto o lema da Reforma Protestante Sola Fides, quanto a doutrina bíblica e paulina da salvação pela fé (Ef 2.8-10).

A frase mais polêmica da “profetisa” quanto à salvação pelo sábado encontra-se no livro Testemunhos Seletos, volume 3, na página 23, que traz a seguinte declaração:

“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna.”

A frase, por si só, dispensa comentários e se constitui em uma forte evidência na direção da salvação por meio da guarda do sábado, portanto, por meio das obras. Menos para o senhor Leandro Quadros, que sai em defesa de EGW com o seguinte protesto:

“Muitos críticos de Ellen White – bem desinformados – descontextualizam a declaração do livro Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 23, para afirmarem que Ellen White ensinava a salvação pelas obras e que só quem guarda o Sábado vai para o Céu […] Sem analisar o restante do livro onde está a citação, é fácil colocar nos escritos de Ellen White palavras que ela jamais sonhou escrever… A seguir, apresentarei a você uma explicação sobre o assunto. Convido-lhe a não acreditar nas desinformações que o Centro Apologético “Cristão” de Pesquisa (CACP) e o Instituto “Cristão” de Pesquisas (ICP) apresentam, com o intuito de menosprezar a autora.”[1]

No desenrolar do artigo veremos de fato quem está desinformado: nós ou Leandro Quadros. Mas por enquanto, deixemos que Quadros justifique sua defesa.

O primeiro argumento dele é citar um trecho em que ela parece defender a salvação pela graça sem as obras da lei: “Nem a morte, nem a vida, altura ou profundidade, nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus; não porque a ele nos apeguemos com firmeza, mas porque ele nos segura com Sua forte mão. Se nossa salvação dependesse de nossos próprios esforços não nos poderíamos salvar; mas ela depende de Alguém que está por trás de todas as promessas.” – Atos dos Apóstolos¸ pág. 553 (Grifos meus).

Essa declaração não nos surpreende, visto que a autora é conhecida por suas muitas contradições em áreas como doutrina, visões, história, costumes e passagens bíblicas. Há tantos erros que fica difícil, senão impossível, enumerá-los em apenas um artigo. Ela falava uma coisa e se contradizia em seguida; ensinava uma coisa e depois tinha de mudar em anos posteriores. Como confiar na idoneidade de uma pessoa assim?

Tentando alavancar uma resposta para as inúmeras acusações de erros e contradições de EGW (muitas destas acusações vindas dos próprios pastores adventistas), o Centro White de Pesquisas sai com a seguinte defesa:

“Os críticos de Ellen White têm contrastado certas declarações em que ela parece contradizer-se a si mesma ou contradizer a Bíblia. Algumas dessas “contradições” são meramente distorções das suas palavras pelos críticos; outras podem ser explicadas pelo fato de que a declaração em questão é somente parte de uma ideia que é desenvolvida mais completamente em outras seções de seus escritos.”

Sim, concordamos que todas essas possibilidades são válidas, mas é também válido dizer que é possível encontrar contradições reais em seus escritos.

Mas prosseguindo, dizem que “é necessário considerar se o “erro” percebido é fundamental para a mensagem divina, ou irrelevante. Mesmo quando for fundamental, precisamos levar em conta a possibilidade de que o Espírito Santo pode “corrigir” o profeta numa revelação futura. Ver II Samuel 7:1-17, por exemplo. Se, em seus ensinos proféticos – aquelas mensagens apresentadas como revelação do Senhor – Ellen White ou qualquer outro reivindicador fossem achados contradizendo o ensino da Palavra de Deus, então tais reivindicações falhariam diante do teste bíblico: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isa. 8:20). [2]

Ora, erro é erro, não importa se é fundamental ou não. Mas suponhamos que fosse possível um profeta bíblico, sob inspiração divina, errar: isso não justificaria os erros de EGW. Um erro não justifica o outro. O que percebemos nesta tentativa de defesa é um esforço enorme para maquiar os inúmeros erros e falhas nos escritos dessa mulher. As seitas fazem de tudo para proteger seus falsos profetas, até mesmo voltar-se contra a própria Bíblia procurando nela supostos erros que possam justificar os erros de seus líderes. Essa é uma tática típica de movimentos como adventistas, testemunhas de Jeová e mórmons, só para citar três das mais importantes seitas surgidas do fanatismo religioso americano do século XIX.

Mas o caso é que não há erro no texto bíblico, e Natã em questão não se contradisse, pois a primeira opinião que ele deu a Davi foi pessoal e informal, a segunda, sim, foi revelação de Deus. Portanto, estavam em categorias diferentes. Contraditório seria se as duas estivessem na mesma categoria: ou só pessoal ou só revelacional.

Acreditar que há erros de copistas é uma coisa, agora creditar erros e contradições aos autógrafos bíblicos é não só tributar a Deus falha, mas chamá-lo de incompetente, pois não conseguiu preservar sem erros sua revelação. Nesse caso o ditado popular que diz que “Deus escreve certo por linhas tortas” chega mais próximo da ortodoxia do que a ideia adventista de inspiração, pois a igreja cristã acredita, e praticamente todos os evangélicos professam, que Deus, mesmo usando homens falhos, trouxe ao mundo uma revelação sem erros nos escritos originais.

Quanto à citação que Quadros faz de outros trechos em que ela parece afirmar a salvação somente pela fé, pode ser comparada, resguardadas as devidas proporções, ao que a Igreja Católica acredita sobre justificação pela fé para a salvação. A teologia católica romana também acredita na justificação pela fé, mas depois a fé sozinha é impotente, deve haver obras cooperando com essa graça. É o que mostraremos mais adiante nos escritos adventistas.

Eis o segundo argumento de Leandro Quadros: “Quando lemos todo o capítulo 2 do livro citado podemos ver que Ellen White disse que o Sábado “implica em salvação eterna” para aquele que conhece a verdade.”

Essa segunda tentativa é de debilidade evidente, já que ele nada faz senão confirmar o erro, isto é, a salvação pelo sábado. A novidade agora é que ser salvo pelo sábado é só para adventistas. Pergunto: Que mudança esse argumento trouxe à questão? Nenhuma. A heresia continua a mesma.

Leandro prossegue em sua explicação: A citação completa na pág. 23 explica o porquê de o Sábado importar em salvação eterna:“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna. Diz Deus: “Aos que Me honram, honrarei.” I Sam. 2:30”. Veja que ela usou o texto de 1Sam. 2:30 para explicar que a santificação do Sábado implicará [no futuro, quando todos forem provados pelo decreto dominical] em salvação eterna porque santificar o Sábado é uma questão de honrar a Deus, o “Senhor do Sábado” (Mar. 2:28). E, quem desonrar a Deus de forma rebelde até o tempo do fim, não poderá ser salvo.

Eu também repassei a leitura de todo o capítulo 2 e não encontrei nada no contexto que justifique a interpretação de Quadros. A frase “santificar o sábado…importa em salvação eterna”, simplesmente é jogada no texto como uma afirmação. Ela não tem nenhuma conexão com uma salvação “no futuro” como quer nos fazer acreditar Leandro Quadros. É uma interpretação desesperada dizer “no futuro, quando todos forem provados pelo decreto dominical”, sendo que nada no contexto aponta para isso.A estrutura da sentença incontestavelmente é para o presente, ela não diz “importará em salvação eterna”, mas “importa [presente do indicativo] em salvação”. Portanto, EGW não está falando de um suposto teste no futuro. Isso fica por conta da imaginação do senhor Leandro Quadros.

Aliás, até a página 29, onde ela ainda cita literalmente o sábado, percebemos inúmeras minúcias e detalhes de como guardar o sábado. Expressões tais como: “durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado”,  “o sábado santifica”,  deve-se “comer menos” no sábado, “crianças não devem brincar no sábado”, se um adventista precisar viajar no sábado, ele pode, mas deve evitar sentar perto de pessoas que o distraiam com pensamentos seculares, permeiam todo o capítulo. É em meio a todo esse legalismo que ela introduz a frase fatídica “Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”. Não dá para interpretar de outra maneira: EGW ensinou, sim, a salvação por meio da guarda minuciosa do sábado.

E se não bastasse todo esse legalismo, para piorar, no final do capítulo, ela conclui que até no céu haverá sábado: “Com isto os habitantes da Terra serão habilitados para as moradas celestiais que Cristo foi preparar para os que O amam. Lá no santuário de Deus, reunir-se-ão, então, sábado após sábado e mês a mês para participarem dos mais sublimes cânticos de louvor e ação de graças…” (Testemunhos Seletos, vol 3, p. 32)

Ela não só acreditava que o céu seria regido pelo chronos, mas também que esse tempo era demarcado pelo sábado. Se há sábado, então haverá pôr do sol. Mas como, se nem na nova terra haverá mais sol (Ap 21.23)?! Se não haverá na terra, no céu muito menos! Mas para quem acredita que “Todo o Céu celebra o sábado…” a questão dos astros é de somenos importância. É por causa dessas e outras que o pastor Natanael, com toda a razão do mundo, denominava esse comportamento de sabadolatria.

Mas Leandro Quadros precisa prosseguir com seu malabarismo exegético para salvar a reputação da sua profetisa. Sendo assim, ele conclui dizendo: Portanto, longe de ensinar a salvação pela Lei, Ellen White está exortando as pessoas de que rejeitar uma verdade depois de conhecê-la significa desonrar a Deus, o que levará à perdição. Também ela mostra que relaxar na observância do Sábado é errado, pois é uma afronta ao mandamento. Qualquer mandamento que seja desobedecido voluntariamente – sem que haja arrependimento – implicará em perdição. Isto não se aplica apenas ao quarto (Êxodo 20:8-11), que ordena a observância do Sábado: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2:10.

Se relaxar na observância do sábado é desonrar a Deus, o que em última instância constitui uma afronta direta, que por sua vez implicará em perdição eterna, então por que Jesus disse que aos sábados “os sacerdotes quebrantam-no e ficam sem culpa”? Preste atenção: “Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?” (Mt 12.5)

Creio que nenhum adventista admitiria o fato de uma pessoa violar os dez mandamentos e ainda permanecer sem culpa. Agora imagine essa situação com os outros nove mandamentos dentro daquele contexto proposto por Jesus: quais dos nove mandamentos poderiam ser violados dentro do templo e ainda assim o sacerdote ficar sem culpa? Nenhum. No entanto, com o sábado podia.

Agora, como os sacerdotes violavam o sábado? Jesus responde em Jo 7.23: “Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são?”

Destes dois textos tiramos duas conclusões importantes: a) a lei de Moisés da circuncisão (cerimonial?) não pode ser violada, enquanto b) o sábado (moral?) pode ser violado. Qual das duas leis é a maior: aquela que pode ou aquela que não pode ser violada? Alguém aí “Na Mira da Verdade” pode responder?

Quanto à citação que ele faz de Tiago 2.10, como se estivesse falando apenas dos dez mandamentos, sugiro que o leitor tire suas dúvidas lendo nosso estudo sobre o tema aqui: http://www.cacp.org.br/a-lei-da-liberdade-e-a-lei-de-moises-uma-analise-de-tg-210/

O VERDADEIRO CONTEXTO DA CITAÇÃO DE EGW

Já vimos que nada no contexto do capítulo 2 do livro “Testemunhos Seletos” apoia a interpretação de Quadros. Mas o que dizer do contexto mais lato? Poderia ele lançar alguma luz nessa passagem?  Já foi observado que a frase “santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna” está inserida dentro de um contexto altamente legalista e o legalismo decorre de uma falha hermenêutica sobre a justificação pela fé. Há duas maneiras de o legalismo se manifestar: uma com obras e a outra com obras + fé.

Quando Ellen White proferiu essas palavras qual era a compreensão teológica adventista sobre o assunto? O que eles acreditavam sobre o meio de obter salvação? E quanto à guarda sabática, será que ninguém no meio adventista acreditava como EGW, isto é, que a guarda do sábado traria salvação?

Uma religião legalista

Renato Stencel, no artigo “Tradição ou convicção? O papel de Ellen G. White na compreensão da justificação pela fé”, aponta alguns detalhes quanto à falta de compreensão adventista sobre a doutrina da justificação pela fé.

Nas décadas de 1870 e 1880 surgiu uma nova geração de adventistas. Ridicularizados pelos demais cristãos como legalistas e judaizantes, perseguidos em algumas áreas, esses adventistas esquadrinharam a Bíblia para encontrar apoio para as suas crenças acerca do sábado. Encontraram um verdadeiro arsenal de textos comprobatórios, que podiam ser usados com uma lógica esmagadora para demonstrar a perpetuidade do sábado. Eles buscavam o debate e, imperceptivelmente, chegaram a ser exatamente aquilo de que eram acusados: legalistas que procuravam que seus próprios atos pudessem salvá-los, em vez do que Jesus Cristo fizera por eles.24 (Revista Parousia, 1° e 2° Semestre de 2009, UNASPRESS – grifo nosso)

Mas isso não se restringiu apenas às décadas de 1870/80, não. É oportuna a pergunta que o historiador adventista George Knight faz sobre essa mesma questão – a justificação pela fé: “É correto afirmar que todos os adventistas do sétimo dia não criam na justificação pela fé antes da Assembleia da Associação Geral de 1888?” e a resposta dada foi “Sim, isso é verdade.” (Knight, George R. A Mensagem de 1888. CPB, 2004, p. 91 – grifo nosso)

Apesar de Knight usar a expressão “todos” os adventistas, ele e Stencel tecem uma tímida defesa em direção à EGW, apontando para o fato de que apenas ela e seu esposo, eram praticamente os únicos a tocarem sobre o tema antes de 1888. Mas observando com mais cuidado um fragmento em que EGW toca no assunto, dá para perceber o tipo de justificação pela fé que ela professava:

No entanto, podemos observar que, a partir de 1875, Ellen G. White passou a dar uma ênfase maior nesse assunto em seus escritos. Nesse mesmo ano ela escreveu: Cristo aperfeiçoou um caráter reto aqui na Terra, não para seu benefício, pois seu caráter era puro e sem mancha, mas a favor do homem caído. Ele oferece seu caráter ao homem se ele quiser aceitá-lo. O pecador, mediante arrependimento de seu pecado, fé em Cristo e obediência à perfeita lei de Deus, tem a justiça de Cristo que lhe é creditada; esta se torna sua justiça, e seu nome é registrado no livro da vida do Cordeiro. […] (Ibidem – grifo nosso)

Observou? A noção de justificação dela é arrependimento + fé + obediência à lei. Isso não reflete a noção protestante da justificação pela fé – Sola Fide, mas reflete o conceito teológico da IASD da época. Eis mais algumas citações da autora que refletem esse pensamento:

“Devemos ser todos ricos em boas obras, se queremos garantir-nos a vida futura e eterna. Quando o juízo se instituir e os livros forem abertos, cada qual será julgado e recompensado segundo as suas obras.” (Testemunhos Seletos, Vol. 1, p. 100 – grifo nosso )

Lembre-se, isso é um julgamento de obras para a salvação, não para recompensa (galardões).

“Conquanto as boas obras não salvem alma alguma, é impossível que uma única alma se salve sem as boas obras.” (Mensagens Escolhidas, livro 1, p. 377 – grifo nosso).

“As condições de salvação são sempre as mesmas. A vida, vida eterna, é para todos os que obedecem à lei de Deus.”(EGW, SDABC, vol.7, p. 931, citação da Revista da Escola Sabatina, 6 de janeiro de 1980, p. 16)

“Jesus abriu as portas da cidade de ouro, e nos fez entrar. Ali fomos bem-vindos pois havíamos guardado ‘os mandamentos de Deus’, e tínhamos o direito à arvore da vida”. (Vida e Ensinos, p. 95)

“Todos, quantos guardarem os mandamentos de Deus, entrarão na cidade pelas portas e terão direito à arvore da vida…” (Ibidem p. 107)

Mas algo começou a mudar quando dois pastores adventistas, A. T. Jones e E. J. Waggoner, na Conferência de Minneapolis, começaram a pregar a justificação pela fé, bem próximo ao que os evangélicos acreditavam. Pelo que se sabe, EGW se impressionou com a teoria destes dois pastores e daí em diante começou a falar mais sobre o assunto.

“É digno de nota que, logo após 1888, ela publicou influentes obras sobre a vida, obra e sacrifício de Cristo. Na visão de Knight, após Minneapolis, ‘o grande tema de Ellen White passou a ser Cristo e Sua justiça’. Cinco livros sobre a vida de Cristo foram lançados no período compreendido entre 1892 e 1905 […] Uma análise do conteúdo dessas obras leva-nos a concluir que Ellen G. White passou a dar uma nova ênfase ao tema da salvação pela fé.” (Ibidem)

Até então, a justificação pela fé adventista era uma equação farisaica de fé + obras = salvação.[3]

“Se durante as  quatro primeiras décadas de existência do movimento adventista do sétimo dia muitos de seus pregadores enfatizavam mais as doutrinas adventistas distintivas do que as doutrinas evangélicas, a partir de 1888 essa tendência sectária e legalista passou a ser reequilibrada para uma maior ênfase na salvação pela graça mediante a fé…” […] Como já mencionado, foi apenas a partir de 1888 que os adventistas conseguiram superarsua ênfase sectária, reequilibrando os elementos distintivos da fé adventista com os componentes básicos da fé evangélica.” (Alberto R. Timm;  Revista Novo Membro pp. 7, 8 ; Publicação especial da Igreja Adventista do Sétimo Dia; União Brasileira da IASD, Editor: Leônidas Verneque Guedes.)

O sábado salva a alma?

Mas e quanto à salvação pelo sábado? Vamos ler o que escreveu Knight, eminente historiador adventista:

“Bates, por exemplo, ensinou repetidas vezes que ‘a observância do SANTO SÁBADO DE DEUS… SALVA A ALMA’ (SDS [1847], págs. 55, afinal de contas, não tinha Jesus dito ao jovem rico que ‘a única maneira de entrar na vida era guardar os mandamentos’…” (Knight, George R. Em Busca de Identidade. CPB, 2005, p. 89 – ênfase no original)

E, “A obediente observância de todos os mandamentos era central para a sua [de Uriah Smith] maneira de ver o Adventismo. Na verdade, uma pessoa ia a Jesus por meio da obediência. Essa interpretação legalista estava em plena harmonia com José Bates, que na década de 1840, ensinara que ‘a observância do SANTO SÁBADO DE DEUS… SALVA A ALMA’ (SDS [1847], pág. 55)” (Ibidem, p. 104 – ênfase no original)

De posse desse contexto fica relativamente fácil entender o significado da frase de EGW “santificar o sábado ao senhor importa em salvação eterna”. A frase dela foi proferida dentro de um contexto legalista em que a teologia tradicional adventista acreditava na salvação pelas obras e, pelo que tudo indica, com ênfase no sábado. É bem provável que sua frase esteja em perfeita consonância com o pensamento de Bates sobre a salvação sabática. Não foi ela mesma que exaltou Bates (um dos fundadores da IASD) como “apóstolo do sábado”?

“O Pr. Bates, o apóstolo da verdade sobre o sábado, tomou a liderança em advogar a obrigatoriedade da guarda desse dia” (Primeiros Escritos, Prefácio Histórico XXII).

Sim, foi Bates que conseguiu convencer os White da guarda do sábado. Era ele até a década de 1850, o “grande” teólogo e escritor do grupinho de adventistas sabatistas.

Não é atoa que as duas frases, tanto de Bates, quanto de Ellen White sobre a salvação pelo sábado, confirmam esse legalismo prevalecente dentro da IASD antes de 1888.

Dentro da mesma década em que Bates ensinava a salvação pelo sábado (a partir de 1845), ela teve uma visão (05/01/1849) sobre pessoas que se perderam por não guardarem o sábado nos seguintes termos:

“Foi-me mostrada então uma multidão que ululava em agonia. Em suas vestes estava escrito em grandes letras: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. Perguntei (ao anjo) quem era aquela multidão. O Anjo disse: Estes são os que já guardaram o sábado e o abandonaram” (Ellen G White, Primeiros Escritos, Editora Casa Publicadora, Tatuí – SP, 1995, p. 37)

A teologia sabatista de Bates

Não há como negar a dependência de EGW naquele momento quanto à teologia sabatista de Joseph Bates.

É digno de nota que de 1846 à 1850, Joseph Bates foi o criador e sistematizador de uma teologia sabatista com conexões escatológicas. Ele começou a criar com remendos textuais, uma colcha de retalhos doutrinária, onde o sábado era o fio norteador. Ele acreditava que seu grupo (adventistas sabatistas) era o único que havia sido comissionado divinamente para pregar o sábado ao mundo, porque eles se viam como movimento profético previsto em Apocalipse, sendo o sábado a grande terceira mensagem angelical de Apocalipse 14.[4]

É nesse contexto de contagiante fanatismo e euforia religiosa sabatistas que ele e a inexperiente Ellen White, proferiram suas frases de “salvação por meio do sábado”.

Conclusão

Diante do que foi exposto até aqui, fica evidente que a frase “santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”, é uma clara confissão de que a guarda do sábado tem valor relevante como elemento salvífico na mentalidade de EGW antes de 1888.

Ao contrário do que afirma Quadros, temos boas e fortes razões (baseados no contexto mais amplo) para acreditar que a frase de EGW estava em consonância com o resto do pensamento adventista da época sobre salvação. Senão, vejamos:

1º – Nada no contexto do capítulo 2 nega que EGW não estava condicionando de certo modo a salvação por meio da guarda do sábado;

2º – O tema da justificação pela fé antes de 1888, entre os adventistas, era deficitário, restringindo-se aos pecados passados. Após a conversão exigia-se obediência irrestrita a todos os mandamentos da lei, isto é, fé + obras;

3º – O tipo de salvação pela fé de EGW, como vimos, era desse último tipo (fé + obras);

4º – Joseph Bates, um dos três fundadores da IASD, ensinou escancaradamente a salvação pelo sábado;

5º – Dentro dessa mesma década, EGW teve uma visão em que viu os que deixaram de observar o sábado em agonia de perdição eterna;

6º – À medida que os pioneiros adventistas iam desenvolvendo sua doutrina sabática, legalismo e mais legalismo ia sendo acrescentado sobre ele, transformando-o em objeto, se não de idolatria, pelo menos de obsessão doutrinária.

Concluímos, portanto, que a frase “santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna” reflete exatamente isso mesmo que ela quis dizer: o sábado como meio condicional da salvação.

(He) Mano querido.. de novo? Por que falar mal de nossos irmãos adventistas? Por alguma razão vc parece crê que eu sou um adventista. Mas não sou, muito embora eu não me aflija em ser confundido com um adventista, batista, umbandista, católico, espírita, etc. Esses rótulos não me definem, mas não sou melhor do que qualquer um deles. Estamos todos no mesmo mundo de crenças verdadeiras e falsas, e nossa missão é saber diferenciar umas das outras.

Quando critiquei o texto que vc nos enviou, procurei deixar claro: quem o escreveu se passava por estudioso da Bíblia (teólogo?) mas cometeu erros crassos que denunciaram sua interpretação equivocada das Escrituras. Não citei denominação, pois meu objetivo é com os indivíduos, não com as massas.

Leandro Quadros é alguém que respeito bastante por seu conteúdo e até aqui não o vi impondo interpretações ao texto bíblico.

Ellen também é alguém muito iluminada! A acusação de que ela ordenava a guarda do sábado como ponto de salvação é fruto de uma mente preconceituosa.. O texto todo (e não uma frase solta) deixa claro a ênfase dela no sábado pelo fato de ser o mandamento esquecido. Na verdade, os adventistas (que vivem, não os matriculados apenas..) cumprem Ap 14.6, 7, uma profecia sobre um movimento de pessoas que exaltavam o julgamento pré-advento e a adoração ao Criador. Ambos os assuntos desembocam no sábado da criação, pois:

a) se há um julgamento então deve haver um código moral pelo qual seremos julgados e o sábado faz parte desses 10 itens; b) o trono dAquele que deve ser adorado é a própria arca da aliança representada simbolicamente pela arca construída no AT para guardar os 10 mandamentos; ou seja, a “arca do testemunho” ou arca dos 10 mandamentos é próprio trono de Deus. Quem desconsidera esse fato deveria mudar de opinião, pois o trono dAquele a quem adoramos possui um reino com critérios bem específicos e conhecidos; c) o Criador enfatizado em Ap 14.6, 7 é o mesmo que instituiu o sábado da criação; adorá-Lo e ignorar o dia separado por Ele não combinam..

(Ma) Onde Jesus disse sem tom de dúvidas que temos que Guardar o sábado pra ser salvo…???

(He) Jesus tinha dúvidas de quê mesmo?

(Ma) Responda o que perguntei… onde Jesus diz a nós que temos que guardar o sábado pra sermos salvos? Onde está?

(Al) Faço da sua pergunta a minha.

(Ma) Essa pergunta eu já fiz várias vezes… não sou eu que guardo o sábado…quem tem que provar e vcs que o fazem… Onde Jesus manda guardar o sábado na nova aliança…????

(Al) Em nenhum local, ele manda cumprir os 2 maiores mandamentos.

(Ma) Amar a Deus e o próximo… ótimo…

(He) Em nenhum lugar, Marcelo e Alexandre! Ele também não diz que vocês devem continuar machos para se salvarem, nem não roubarem ou matarem ou mentirem para se salvar. Jesus também não ensinou que vocês devem honrar pai e mãe para se salvar…. Vocês colocam o assunto num ponto de vista diferente. Isso os confunde e os faz achar que mandamentos morais são requisitos para a salvação.. Só conheço um requisito para salvação: crer (ou ter interesse em aprender sobre) JESUS!

A observância dos mandamentos morais fazem parte do crer assim como as boas obras fazem parte da fé. Mas, parece que vocês creem que quem obedece, obedece para se salvar.. Isso é um pensamento obtuso! Primeiro Deus nos salva. Depois obedecemos. Agora, achar que Deus salva o pecador da lei (ou seja, da obrigação para com os mandamentos morais) é uma ideia tão “correta” como a ideia de que existem duas alianças uma anulando a outra..

De novo: a função da lei não é salvar. Só Deus por meio de Jesus Cristo faz isto. A função da lei é a mesma de um espelho: mostrar o pecado (certo/errado). Sendo assim, qual a contradição entre ser salvo por Jesus e ser obediente?

E com relação aos dois grandes mandamentos (resumo dos 10 Mandamentos morais), Marcelo, veja: Os homossexuais amam a Deus e ao próximo. Os muçulmanos do Estado Islâmico amam a Deus e ao próximo. Os hippies amam a Deus e ao próximo. Ou seja, com um amor vale tudo, só de palavras, sem critérios instituídos pelo próprio Deus, com esse amor da teologia liberal, relativizada e relativizadora, basta dizer que se ama e ponto final. Ninguém precisa demonstrar nas ações exteriores. É só dizer que ama a Deus e ao próximo, como se isso fosse uma varinha supersticiosa…… Até Satanás ama a Deus e ao próximo de acordo com essa teologia evangélica!

Os 10 mandamentos são os critérios do amor:

9. Porquanto os mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçaras”, bem como qualquer outro preceito, todos se resumem neste mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
10. O amor não faz o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei.
(Romanos, 13)

Quem acha que essa superstição de apenas dizer que ama mas não amar de verdade ou não obedecer aos critérios divinos, bíblicos, vai ser útil na hora do julgamento, deveria pensar um pouco mais. Assim como a fé sem obras é morta, o amor sem obediência não existe.

(Ma) A questão é apenas o Sábado… Ellen disse que guardar o Sábado é pra salvação…isso que eu estou discutindo…
Eu sei que Jesus é a salvação…e não existe salvação em outro lugar…isso eu sei…

(He) Nunca li Ellen afirmando que a lei (ou apenas um de seus preceitos) é ponto de salvação. Por certo é mais uma leitura enviesada dos textos dela..

(Al) Sábado ou domingo? Qual dia a Bíblia manda guardar?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta

Permita-me “atrapalhar” sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: até hoje não consegui entender porque muitas igrejas guardam o domingo e não o sábado conforme está nos dez mandamentos. A Bíblia é clara a respeito do desejo de Deus de que guardemos o sétimo dia, o sábado do Senhor. Por que as igrejas atuais insistem em desobedecer esse mandamento? Existe uma explicação bíblica razoável para isso a não ser a desobediência às leis do Senhor?

Caro leitor, a questão da guarda do sábado sempre aparece nas discussões a respeito dos mandamentos de Deus. Principalmente entre aqueles que são sabatistas, ou seja, que observam a guarda do sétimo dia tal qual era feito no Velho Testamento, do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado e, por isso, condenam aqueles que não fazem dessa forma. No entanto, a Bíblia é uma revelação de Deus em sua completude e não apenas no Velho Testamento. Por isso, é muito importante avaliar a questão do sábado considerando toda a Bíblia, o que faremos a seguir:

Devemos guardar o sábado ou o domingo?

(1) Não existe qualquer dúvida da importância do sábado na Bíblia. O próprio Deus o deu, mesmo antes da lei ser dada (Êxodo 16:23) e em sua lei moral, nos dez mandamentos, Ele o designou: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro” (Ex 20:8-10). Esse dia tinha como objetivos principais o descanso do trabalho diário e a adoração a Deus como o Senhor de todas as coisas.

(2) Esse dia era tão importante que por não guardá-lo o povo de Israel recebeu diversas maldições da lei em suas vidas: “Mas, se não me ouvirdes, e, por isso, não santificardes o dia de sábado, e carregardes alguma carga, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará” (Jeremias 17:27). Isso demonstra a importância desse dia na lei de Deus e como quebrar a observação a esse dia era algo que desagradava extremamente ao Senhor.

O erro daqueles que condenam o domingo

(3) No entanto, o grande erro daqueles que acusam os que guardam o domingo de estarem quebrando a lei de Deus, está em não considerar o que o Novo Testamento nos ensina sobre o sábado e sobre as leis do Velho Testamento que tiveram forma temporal em sua aplicação. Diversas leis tiveram aplicação temporal no Velho Testamento. Por exemplo, leis cerimoniais e judiciais que foram aplicadas apenas no Velho Testamento na nação de Israel. Um exemplo claro disso era a lei que exigia que feiticeiros fossem mortos: “A feiticeira não deixarás viver” (Êxodo 22:18).Observe que ainda hoje Deus condena a feitiçaria, porém, a forma judicial disso ser tratado foi pontual para aquele momento. Ou seja, hoje os cristãos não têm apoio da Bíblia para caçar feiticeiros e matá-los com base na lei de Deus. O princípio permanece (não ser feiticeiro e participar de feitiçarias), mas não a forma judicial de tratar a questão (matar a pessoa). Algo parecido aconteceu com o sábado e passa despercebido por muitos.

Veja também:
– Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui)
– Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
– Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
– Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
– Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
– Outros Materiais (Comece aqui)

No Novo Testamento o objetivo do sábado é cumprido no primeiro dia da semana

(4) O sábado faz parte da lei moral de Deus, ou seja, aquelas leis que valem para todos os tempos. Porém, o que o Novo Testamento mantém sobre o sábado é o seu objetivo, seu propósito principal, a alma dessa lei dada por Deus. E esses objetivos eram cumpridos pela igreja de Cristo em um novo dia, marcado pela nova aliança, o primeiro dia da semana, o dia em que Cristo ressuscitou, o domingo: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (Atos 20:7). Aqui temos um caso interessante, a cerca de 15 ou 20 anos após a morte de Cristo. Vemos aqui claramente que a igreja primitiva costumava se reunir no domingo e guardá-lo, inclusive com a prática da ceia do Senhor, orações, pregação e adoração a Deus. Além deste, temos outros textos que também expressam essa realidade da igreja primitiva em sua guarda do domingo e não do sábado (1 Coríntios 16.2; Apocalipse 1.10).

Judeus observam o sábado. Cristão segue Jesus no domingo. Não precisa desenhar..

(He) Deus é judeu? Os apóstolos não eram cristãos?

(Ma) Nem sábado nem domingo… Seguimos Jesus todos os dias…o domingo está sendo apenas um dia de se reunir…pois trabalhamos normalmente neste dia quando precisamos…

(He) Teologia humanista: quem manda são os homens não o deus deles.. De novo: embora crenças não salvem, crenças erradas tendem a nos distanciar da Verdade. Sábado é um desses assuntos onde quem manda é o Fabricante. Não o fabricado.

(Ma) Gênesis 2:2
No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito.
Até Deus trabalhou em sua obra no sétimo dia… Olha Acabou de fazer….

(He) Concordo. Deus trabalhou no sábado e Jesus afirmou que o Pai continuava a trabalhar no sábado! Mas.. e daí? Qual é o problema com relação a isso? Vou tentar explicar: o descanso que o Criador fez ao concluir Sua criação é algo do tipo: cessação de atividades em Seu benefício. Sugiro que vc leia Gn 2 no idioma original (LXX e outras). Esse tipo de “trabalho” Deus proibiu e proíbe até hoje, pois Ele quis legislar assim. É puramente algo fruto do exercício de Sua autoridade divina! Mas em nenhum momento Ele proibiu outros “trabalhos”, aquilo que pode ser mais didaticamente caracterizado como “trabalho não remunerado ou filantrópico”. É precisamente esse tipo de trabalho que Jesus afirma que Deus faz de sábado a sábado (João 5.17). Jesus curou no sábado, andou muito no sábado, se cansou no sábado e….. em prol de quem mesmo?

Daí vem os fariseus e acusam o Senhor do sábado de transgressão. E eles estavam certos: Jesus transgrediu o sábado deles (um aglomerado de emendas ao 4° mandamento, cada uma mais irracional que a outra). A esse sábado o Senhor do sábado não deu o menor valor, pois era um sábado impostor e não o autêntico sábado da criação, onde Criador e criaturas cessam suas atividades e descansam, trabalhando apenas em benefício do outro!!

(Em) Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado. “Colossenses 2:16”.

(Edl) Nesse verso está correto irmão. Ninguém tem o direito de julgar a outro irmão por festa, por Lua nova, por sábado ou por nada. Quem julga é Deus. O texto não está dizendo que o sábado não existe mais.

(He) Observe Cl 2. Paulo não estava falando do sábado do 7° dia, mas dos sábados feriados, i. é, sábados rituais, dentro das festividades do AT que tornavam o dia (qualquer um dos sete dias da semana) um feriado. Esses feriados também eram chamados “sábados”! Sugiro o artigo que segue: Os “sábados” de Colossenses 2:16 e 17 https://blogdoprofh.com/2011/08/01/os-sabados-de-colossenses-216-e-17/

A Bíblia se estuda com profundidade, assim como fazemos quando queremos passar numa prova (concurso, universidade, etc.). E esse é um problema sério: muitos se dedicam academicamente mas, quando o assunto é Bíblia, apenas repetem o que aprenderam errado…..

(Ma) Vc já parou pra pensar que Deus no antigo testamento conseguia descansar no sétimo dia, pois tudo era estipulado pela lei… ninguém ia a Deus em oração e petições no sábado…pois para purificar-se do pecado, tinha dia e hora de como fazer, e até o Maná era derramado em dobro na sexta para não fazer nada no sábado.

Agora nova aliança….pela graça é impossível Deus descansar…pois estamos pedindo coisas pra Ele todo tempo…e vc acha que Ele vai ficar sem responder ou fazer nada por que é Sábado…

João 5:17-18
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

(He) Santo Deus, quanto desconhecimento em forma de teologia.. Como assim “ninguém ia a Deus em oração e petições no sábado”?? Onde está escrito essa aberração? Por acaso era pecado orar a Deus no dia legislado por Ele para isso?? Puxa….

De novo essa ideia que torna o Deus da Bíblia bipolar: primeira aliança diferente de segunda aliança…. Absurdo! Por acaso Deus errou na primeira aliança pra ter que anulá-la e elaborar outra?

A salvação sempre foi pela graça, desde Adão e Eva até o último bebê que nascerá antes da volta do Senhor..

A graça e a lei não se opõe! Ambas são imprescindíveis como o amor e a justiça. Colocar a graça e a lei como competidoras é, no mínimo, uma leitura mal feita do AT..

Pode um juiz julgar sem lei? E um Salvador pode salvar sem amor? O santuário do AT ensina que o Cordeiro era tanto o Salvador como o juiz.. Como então divorciar a graça dos mandamentos morais?

(Re) Foi o homem que aboliu a lei.

(Em) Há quem considere um dia mais sagrado do que outro; outra pessoa pode entender que todos os dias são iguais. Cada um deve estar absolutamente convicto em sua própria mente. “Romanos 14:5”

(Edl) Esse texto de romanos está falando sobre o jejum. Observe o contexto, leia o capítulo inteiro. Os judeus diziam que alguns dias eram mais especiais que outros pra fazer jejum. E Paulo diz que esse diferença não existe. Veja o contexto completo.

(Ma) Jejum o quê… Ele está bem claro sobre dias e sobre o que comer…. Ali fala que devemos ter cuidado com quem é fraco na fé…

(Edv) Se eu digo que devemos trabalhar todos os dias para sermos pesados aos outros, eu não estou excluindo dias de descanso; mesmo porque Saulo ele mesmo sempre observou o dia do Filho do Homem.

(He) O dia aqui também não se refere ao sábado do sétimo dia, mano… puxa.. O capítulo versa sobre dias de alimentação ou jejum. Confira por vc mesmo:

2. Um crê que pode comer de tudo, e outro, cuja fé é fraca, come somente alimentos vegetais.
3. Aquele que come de tudo não deve menosprezar o que não come, e quem não come de tudo não deve condenar quem come; pois Deus o aceitou.
4. Quem és tu, que julgas o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E permanecerá em pé, porquanto o Senhor é capaz de o sustentar.
5. Há quem considere um dia mais sagrado do que outro; outra pessoa pode entender que todos os dias são iguais. Cada um deve estar absolutamente convicto em sua própria mente.
6. Aquele que guarda um dia especial, para o Senhor assim o considera. Aquele que se alimenta de carne, o faz para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se priva, e também dá graças a Deus.
(Romanos, 14)

(Em) A questão não é o sábado o em si, mas o fato de não estarmos debaixo da lei e, sim, da graça (Gl 5.4) Quem se submete à prática de pelo menos um preceito da lei é obrigado cumpri-la toda (Gl 5.3). E se alguém tropeçar em um ponto da lei é culpado por todos os outros (Tg 2.7).

(Ma) Ótima colocação.

(He) Estar debaixo da lei significa estar sob a condenação da lei ou sob a crença de que a lei salva. Muitos judeus convertidos ao cristianismo criam assim: preciso obedecer a Deus para ser salvo por Jesus Cristo. Errado. Paulo escreveu aos gálatas com esse objetivo. Aos cristãos romanos também.

Mas, em nenhum momento a crença errada em torno da lei anula a lei! Paulo tentou corrigir a crença errada: salvação pelas obras. Mas Paulo nunca tentou anular a obrigação da obediência aos 10 mandamentos morais.

O estudo superficial ou aquilo que já apontei aqui: repetição de crenças dos outros sem parar para estudar por si só, essas duas condutas perpetuam a mentira de que os 10 mandamentos não estão mais em vigor e a de que o sábado era só para os judeus.

(Em) Em Colossenses 2:16-17, o Apóstolo Paulo declarou: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo”. Da mesma forma, Romanos 14:5 diz: “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente”. Essas passagens deixam bem claro que, para o Cristão, guardar o Sábado é uma questão de liberdade espiritual, não um comando de Deus. Guardar o Sábado é um assunto sobre o qual a Palavra de Deus nos diz para não julgarmos uns aos outros. Guardar o Sábado é uma questão que cada Cristão deve estar convencido em sua própria mente.

(He) Seguindo sua ótica vale também o seguinte:

“essas passagens deixam bem claro que para o cristão, matar ou não matar, adulterar ou não, honrar pai e mãe ou não, é uma questão de liberdade espiritual, não um comando de Deus. Matar ou não, adulterar ou não, honrar pai e mãe ou não é um assunto sobre o qual a Palavra de Deus nos diz para não julgarmos uns aos outros.”

(Al) Os que vivem em Cristo são nova criatura. Não estão presos à tradição judaica. Nova aliança!

(He) O que é ser nova criatura? É ser desobediente, é isso? Então, acho que o planeta Terra está cheio de “novas criaturas”! O sistema carcerário brasileiro está superlotado de “novas criaturas”! Que lindo….

“Nova aliança = seja desobediente, pois ninguém é salvo pela lei.” Sério isso?? Essa igualdade faz tão sentido quanto esta: “mate, adultere, roube, minta, pois ninguém será salvo pela lei”.

Acho os ateus mais coerentes na “teologia” deles: Deus não existe, então nada me prende; sou livre para fazer tudo”. Isso sim faz sentido.

O que não faz o menor sentido é a teologia evangélica de muitos cristãos: “Deus fez algo que não deu certo. A isso Ele chamou primeira aliança. Jesus veio corrigir isso com a nova aliança.”

É isso aí.. Deus nos abençoe….

(Em) Amados irmãos o foco é “Cristo”, se preocupar com guardar dias é se tornar escravo das coisas passadas. O importante é fazer a obra e a vontade de Deus independente do dia. Jesus é maior que o sábado, maior q o domingo, maior q todos os dias da semana. Ele é o foco, não os dias.

(He) De novo uma comparação que tende a confundir a mente.. A Bíblia faz esse tipo de comparação? Não. “Jesus é Senhor do sábado” não é uma comparação entre Jesus e o sábado, mas uma comparação entre a autoridade de Jesus e a dos fariseus. Jesus dizia como guardar o sábado. Os líderes judaicos também. Quem tem maior autoridade sobre o sábado? As criaturas ou o Criador?

Nossos irmãos espíritas falam de modo parecido, Emílio.

(Em) Passo longe de ser espírita..

(He) Mas seus argumentos são semelhantes: “Jesus é o foco.” “Amar a Deus e ao próximo.” Para para raciocinar um pouquinho mano: se Deus fosse simplista assim Ele nos daria 66 livros? Pra quê uma revelação especial tão rica como a Bíblia se bastasse apenas dizer que se ama a Deus e ao próximo e que o foco é Cristo? Está escrito:

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
Lucas 6:46 ARA

O mundo cristão precisa aprender isso. Ser seguidor de Jesus não tem nada a ver com achar que é seguidor, mas com o estilo de vida! Só palavras, não vale. A conversão a Cristo envolve cada átomo que nos compõe. Caso contrário, não é conversão. É ilusão.

(Ma) Tenho visto muito e observado na internet, vários líderes adventistas com o feio hábito de comentar esse verso(mar 2:27), só pela metade. Eles frisam, ressaltam, sublinham, acendem, fazem questão de repetir e insistir só na primeira parte deste verso. Parece que “esqueçem” da segunda parte que diz:

“…e não o homem por causa do sábado;”

Para entendermos o sentido dessa frase de Jesus, temos que analisar o episódio.

Os adventistas esquecem de analisar o contexto do cenário, o que havia acontecido. Essa passagem é a última onde os discípulos colhiam espigas no sábado; e assim foram acusados de quebrar a Lei do quarto mandamento do decálogo ; mas Jesus defendeu seus seguidores, dizendo que o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Analisando o que tinha acontecido naquele cenário,(Mc 2:23-28), Jesus deixou claro que :

O sábado está subordinado ao homem, e não o homem subordinado ao sábado. Nós temos que analisar o verso por inteiro, e não pela metade.

Por exemplo: se um diretor de um colégio, diz assim: “Amanhã na escola não haverá aula, para a 2ª e 3ª série do turno da manhã.”

Se nós pegarmos só a primeira parte da frase: “Amanhã na escola não haverá aula,” eu estou mudando o sentido, a mensagem verdadeira da frase, deixando a entender que em todo o colégio não terá aula; quando na verdade somente uma pequena parte dos alunos é que não terão.

Fazendo isso, não estamos fazendo uma interpretação correta e justa.

E o curioso, é que os adventistas, não interpretam, não ligam, não comentam, parece até que ignoram a segunda parte da frase de Jesus.

Ora, todos sabemos, por outro exemplo, que as luvas foram feitas para as mãos, e não que as mãos foram feitas para as luvas. Quem é mais importante? As luvas ou as mãos? Quem serve à quem?

Lógico que as luvas é que servem às mãos, e não o contrário. E quando Jesus disse que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado, Jesus não estava dando uma explicação de importância , de necessidade do sábado ou uma justificativa para guardá-lo; como querem interpretar os adventistas do sétimo dia; por isso eles ficam sempre ressaltando só a metade da frase, e tirando-a do contexto.

Jesus estava afirmando e esclarecendo que o homem é mais importante que o sábado. Lendo e analisando a frase completa, vemos o verdadeiro sentido dela. O sábado foi feito por causa do homem, para o homem, e não o homem para o sábado.

Quem é mais importante? O sábado ou o homem?

Ora, se o sábado foi feito para o homem e não o contrário, o sábado é que foi feito para servir o homem. O homem não está subordinado ao sábado, o sábado é que está subordinado ao homem.

“o sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado”.

(He) Não sou adventista (de novo….) mas vou responder, pois aqui há outro argumento falacioso do tipo: “vou distrair o leitor com um assunto que não tem nada a ver com o tema principal.”

É verdade. O sábado foi feito para a humanidade e não o contrário. Mas aonde que isso significa que ele foi revogado?? Ou que sua importância é diminuta? Vamos colocar assim: “o corpo do ser humano foi feito para o ser humano, e não o ser humano foi criado para o seu corpo.” Percebe?

Os textos que vc copia e cola em nada diminuem a vigência do 4° mandamento da lei moral; mas deixam claro a encrenca contra esse nobre mandamento do Criador para as criaturas. O matrimônio também foi feito para o homem (e não o inverso). Vc também vai anular o matrimônio heterossexual e monogâmico?

(Edl) Concordo irmão Emílio. Mas se o foco é Cristo, devemos compreender qual é a vontade de Cristo estudando a palavra dele e colocando em prática. Tem muita religião por aí com o “foco” em Cristo ensinando doutrinas erradas. o próprio Cristo nos orientou: “vede que ninguém vos engane”.

Aos irmãos que são contra a guarda do sábado eu faço uma pergunta (de coração, sem julgamento): vocês já tiveram a experiência de separar um dia da semana somente para Deus? De reunir sua família para adorar o criador, fazer o bem e atender as necessidades do próximo com 100% de dedicação do tempo? E não me venha dizer que faz isso todos os dias. Todos nós trabalhamos durante a semana. É possível ser cristão todos os dias sim. Mas dedicar 100% do tempo para a obra de Deus, só no sábado. A cada vez que eu guardo o sábado, eu mostro para a humanidade que eu tenho um Deus que criou. Que eu não vim do macaco. O sábado não é um fardo, é uma libertação, uma benção. Ser livre das correrias e stress do dia a dia, negócios, compras, trabalho, televisão, cansaço, problemas, preocupações, falta de tempo com a família… Todos esses problemas são sanados com a guarda do sábado. Ninguém guarda o sábado pra ficar trancado num quarto escuro! O sábado não é individual, é para atender o próximo! Como Jesus fazia.

Separe um tempo para essa experiência, sem preconceitos. Guardar o sábado não salva nem condena ninguém. Só trás benefícios. Deus tem o seu povo em todas as religiões! A função da lei é nós mostrar onde estamos pecando. Não nos salvar. Somos salvos pela graça. E isso é de graça. Mas então pra que a lei? Vou fazer uma ilustração: a lei é como um espelho. Se eu tenho uma sujeira no rosto, ela me mostra onde está sujo. Se eu passar o espelho no rosto eu não vou limpar. Pra eu limpar, tenho que ir até a água que é Cristo. Entendeu? A lei só me mostra onde eu estou errando. Quem me purifica a me salva é Cristo. A lei é um padrão. Sem ela, o que é pecado pra você, pode não ser pra mim, ou vice versa. Quando temos um padrão, não há erro. O que é pecado é pecado por que temos o parâmetro da lei.

Procurem ponderar nas doutrinas bíblicas sem preconceito irmãos. Não adianta criticar quem guarda o sábado sem entender o porquê. Não adianta dizer que é cristão, e criticar quem é espírita, umbandista, etc. Procure entender, ponderar e argumentar com fatos e ideias que respeitem os pontos de vista.

(Em) Meu querido irmão, de boa esse assunto já se deu por encerrado para mim. Nunca vi ninguém idolatrar o sábado tanto assim..

(He) Que pena.. Para mim todos os assuntos estão em aberto, pois sempre posso aprender mais. E, caso eu esteja errado nalguma crença, por estar aberto (mente não blindada) tenho esperança de que o bom Pastor me ensine Seu ponto de vista.

Idolatria tem a ver com colocar algo acima de Deus, ou, colocar a autoridade de Deus abaixo da autoridade de outro. Agora me responda: alguém que tenta mudar uma lei que o próprio Deus escreveu e usa argumentos completamente distorcidos dos ensinamentos bíblicos, esse alguém tem se submetido à autoridade do Legislador ou tem colocado sua opinião acima da de Deus? Aliás, pensando um pouco mais vc concluirá que pecado não existe, não é mesmo? Afinal, os 10 mandamentos já não obrigatórios e, portanto, não existem idólatras.. Mas sei que seu pensamento obtuso só persegue o mandamento sabático. Mas lembre-se: o mesmo Deus que legislou os outros 9, legislou o sábado desde a criação. Tentar anular um de Seus mandamentos é algo muito sério, mas que é tratado com descaso por muitos “cristãos”. Egolatria é a definição dessa situação..

Participantes desses debates: Alexandre (Al), Edilson (Edl), Edivan (Edv), Emílio (Em), Fabilaine (Fa), Hendrickson (He), Jean (Je), Marcelo (Ma), Messias (Me), Renilson (Re) e Ulisses (Ul). Tradução parcial da linguagem do WhatsApp para a língua portuguesa por Hendrickson Rogers.

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: