abril 30, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

“Se te faz feliz, não é errado”, é o critério da desgraça®

(Texto publicado na I Antologia Taquaranense de Escritores, Leitores e Convidados: O Agreste em Evidência).

Caim pensava assim.
Hitler pensava assim.

Mas é verdade que filhos de Deus que só querem ser felizes, sem qualquer desejo (aparentemente) de ofender e maltratar seus semelhantes, também pensam assim.

Trigo e joio querem ser felizes, e isso é normal e saudável.

No entanto, assim como a saúde não é algo subjetivo que depende de gostos e desejos por felicidade e prazer, mas sim um caminho de disciplina e hábitos corretos, a felicidade (e a vida eterna) são realidades objetivas resultantes de disciplina e hábitos corretos.

Quem determina o que é correto?

O acaso? A rede Globo? Políticos? Ciência? Os gostos? Seu professor de História? Sua igreja? O STF? Os pais?

Outras indagações mais fáceis: Caim se deu bem? Hitler machucou alguém?

“Ah, mas eu não penso em maltratar pessoas. Apenas penso em ser feliz e viver livre de amarras!”

Muito bem. Vamos ponderar: se trigo e joio têm necessidade de serem felizes e livres, então querer ser feliz não é o melhor critério para avaliar nosso coração. É uma desastrosa ingenuidade acreditar que todos os que buscam ser felizes são pessoas boas e de confiança..

Assim como o primeiro assassinato foi cometido por alguém que só queria ser feliz, todas as desgraças sociais sempre têm sido cometidas por criaturas que almejam a felicidade!

O critério seguro para a felicidade, portanto, não é apenas o querer ser feliz, mas está disposto a cuidar da saúde, com disciplina, enquanto se procura a resposta da pergunta: “quem define o que correto?”.

Não ter o interesse de passar a vida investigando a resposta certa dessa questão ou ter a resposta pronta, cegamente, transforma filhos de Deus em Cains e Hitlers..

E inimigos invisíveis e poderosos poderão continuar a escravizar livremente os hedonistas e os fideístas, usando-os como fantoches da pseudo felicidade, e através deles contaminando/forçando a muitos vulneráveis, e maltratando aqueles que recusam a ingênua (e mentirosa) crença de que felicidade se encontra sem renúncia e sacrifício dos próprios gostos e tendências.

Quem define o que é correto? Uma dica: a humanidade é Criação de Deus ou foi parida pelo acaso? Nossa protologia afeta nossa escatologia e a busca pela felicidade.

Fonte: Hendrickson Rogers via Instagram.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 1 você tem as opções dos demais grupos. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: