novembro 21, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Google e Apple não exigem mais um diploma universitário

Duas gigantes da tecnologia do vale do silício não exigem mais que seus funcionários tenham um diploma universitário [o artigo da CNBC, na fonte deste artigo, apresenta uma lista com 15 empresas de renome que dispensam graduações].

Nas ultimas décadas o mundo vem passando por grandes transformações, e um questionamento que ouvimos constantemente aqui no Vale do Silício, berço das maiores empresas de tecnologia que revolucionaram diversos setores da economia global nos últimos anos, é se o setor de educação está preparado para atender as novas demandas da sociedade das próximas décadas. 

A partir século XVIII, iniciou-se na Inglaterra a mecanização industrial, e a sala de aula como conhecemos hoje foi criada para atender as demandas dessa Revolução Industrial. Apesar das profundas mudanças da sociedade nas ultimas décadas o modelo de educação continua muito parecido com aquele criado para atender as necessidades da mecanização. No entanto, algumas empresas já entendem que esse é o modelo errado para o século 21. 

Recentemente, o site de busca de empregos Glassdoor compilou uma lista dos principais empregadores que disseram que não exigem mais que os candidatos tenham um diploma universitário. Empresas como Google, Apple, IBM e EY estão nesse grupo. Além disso, segundo o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças do atual primário vão trabalhar em atividades que ainda não existem. O que isso significa?

Que em um mundo onde nas palmas de nossas mãos temos mais informações que o presidente dos Estados Unidos tinha no inicio dos anos 2000, a forma de educar utilizada até aqui não será suficiente, e o setor de educação deverá passar por profundas transformações.

Fonte: CNBC via StartSe.

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta