maio 20, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Os irmãos de Jesus eram filhos de José e Maria? Ou somente de José? Ou não eram irmãos de Jesus? E sobre quão divino é Jesus

Debate retirado do grupo Aprendizagens. A linguagem está quase totalmente do idioma do zap para a língua portuguesa. Bons estudos!

(Ed) Alguém pode me ajudar a entender a NOVELA de Edir Macedo, Jesus. Maria teve vários filhos,…José viveu até os 30 anos de jesus… Jesus humanizado que tem medo de um vendaval de areia… ou muito me engano ou Edir Macedo, como os que ele critica, quer mudar a bíblia.

(Re) Alguém pode me ajudar a entender a NOVELA de Edir Macedo, Jesus.
1* Maria teve vários filhos,…

Verdade. Ele teve vários irmãos. No mínimo 6 e totalizando 7 filhos com ele.

2* José viveu até os 30 anos de jesus…
Isso é duvidoso

3* Jesus humanizado que tem medo de um vendaval de areia…
É possível. Ele era humano. Algumas vezes ele até se escondeu na multidão.

(Ed) Mas.. de fenômenos da natureza? Em relação aos filhos de Maria, os familiares eram chamados de irmãos.

(Re) Realmente, desconheço biblicamente esse fato natural. Quando eu mencionei esse fato, quis relacionar o fato humano e não o caso da natureza.

(He) Os irmãos de Jesus eram filhos de José, não de Maria. Correto?

(Ne) Qual o texto bíblico que lhe apoia?

(Al) Correto, José era viúvo.

(Re) Corretamente. Mas isso segundo o apócrifos “José o carpinteiro”. Mas esse livro não expõe nenhum crédito. O seu conteúdo está eivado de paganismo, dentre eles a exaltação a mortos e sua presença em nosso meio.

(He) Não me baseei neste livro, mano. É que a Bíblia dá margem para as duas ideias: irmãos de Jesus sendo filhos de José em um casamento anterior, e sendo filhos de José e Maria. Creio que seja um assunto para historiadores. Não pesquisei sobre. Depois vou procurar lá no blog. Talvez haja algo lá sobre.

(Ne) Pode mandar esse estudo por favor? Tenho interesse.

(Al) Vou mandar o ponto de vista da minha ordem: https://opusdei.org/pt-br/article/sao-jose-casou-se-uma-segunda-vez/amp/

(Ne) Obrigado irmão… Começando minha pesquisa.

(He) Atos dos Apóstolos: 1. 14. Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

Será que Lucas teve o cuidado de distinguir? Por outro lado, existem outros textos que mencionam uma Maria (a mesma?) como sendo a mãe dos irmãos de Jesus.. Nunca pesquisei a respeito, mas é uma ótima ideia Neto! Quando você tiver as conclusões de sua investigação, por favor, compartilhe com a gente.

(Ne) Com certeza. Fiquei curioso!

Quanto ao link do Alexandre: pseudo Mateus e proto evangelho de Tiago…. apócrifos que falam algo… mais também sem muita clareza… apenas deduções.

Esse texto é bem melhor e bem mais esclarecedor…. Lógico, merece uma ampliação de pesquisa em outros documentos apócrifos: http://www.abiblia.org/ver.php?id=6221

José morre aos 111 anos de idade. E os apócrifos sugerem que ele tinha sido casado anteriormente a Maria, e que ele teve a tutoria de Maria quando a mesma tinha 3 anos de idade.

(Ed) E Jesus estava com 18.

(Re) Jesus tinha família grande. Ele tinha pelo menos 6 irmãos. Marcos 6: 3. Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. Se o texto menciona irmãs, então eram mais de uma, e com mais quatro irmão homens; dar pelo menos seis.

Segundo a tradição era comum dar o nome do pai ao filho mais velho. Porém, Jesus não é filho biológico de José, então ele passa a um de seus biológico. Deduz-se segundo a tradição que ele deu o seu nome ao mais velho, José.

Mas por que Tiago aparece na lista na primeira ordem?

Já a gente responde. Na relação dos irmãos de Jesus aparece um Tiago. É interessante notar que na descrição das mulheres que acompanhavam a crucificação aparece uma Maria mãe de Tiago o menor: ” Marcos 15: 40. Também ali estavam algumas mulheres olhando de longe, entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé.

Segundo a tradição esse Tiago era o irmão caçula de Jesus. Podemos afirmar isso por que ele é chamado o menor.

Esse Tiago se torna um grande líder da igreja primitiva depois que ele se converte. “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.” (Jo 7.5)

Havia um Tiago na relação dos apóstolo que era irmão de João. Ele também era um destaque. Não podemos confundir ele com o Tiago, irmão de Jesus. Esse outro Tiago morreu.

Atos dos Apóstolos 12: 2. e matou à espada Tiago, irmão de João.

Um outro Tiago é presidente da igreja em Jerusalém. É justamente esse Tiago que é o irmão do Senhor e é por isso que sempre aparece como número um na relação dos irmãos de Jesus.
Após a morte de Tiago irmão de João,(Atos 12.2) ele aparece no verso 17.

Gálatas 2: 9. e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que PARECIAM ser as COLUNAS, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão.

Ele é reputado como coluna da igreja:
Atos dos Apóstolos 12: 17. Mas ele, acenando-lhes com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar. – Bíblia JFA Offline

E aparece no primeiro concilio da Igreja em Jerusalém.
Atos dos Apóstolos 15: 13. Depois que se calaram, Tiago, tomando a palavra, disse: Irmãos, ouvi-me.

A Bíblia identifica Tiago como irmão do Senhor.
Gálatas 1: 19. Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Que é o mesmo Tiago que escreveu a epístola universal.

Por sua vez Judas, um dos nomes que aparece como irmão do Senhor em Marcos 6.3, se identifica como irmão de Tiago.

Judas 1: 1. Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo.

Mas por que ele não se identifica como irmão do Senhor? Bem, é simples. Ele só se achava digno de se chamar servo do Senhor Jesus.

(He) Gostei bastante de seu texto, Renilson! Estou de saída. Depois gostaria de lhe colocar alguns pontos para vc me ajudar a cobrir algumas lacunas.

Vamos lá:

a. Perceba que os textos citados não afirmam que Maria era a mãe de alguns irmãos de Jesus; mas também não negam essa possibilidade.

b. A Maria mãe de Tiago e José (Mc 15.40) talvez não seja a Maria mãe de Jesus, uma vez que esta última só aparece na Bíblia como mãe de Jesus.

c. Jesus entrega João (irmão de Tiago, ambos filhos de Zebedeu) para ser filho de Sua mãe Maria:

João: 19. 25. Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena. 26. Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 27. Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Dá pra gente perceber que o nome Maria (Miriã, no hebraico) era comum, pelo menos entre as seguidoras de Jesus.

d. Mateus: 27. 55. Também estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o ouvir; 56. entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.

Podemos ver como Maria mãe de Jesus não está associada a outros filhos, pelo menos não entre os escritores bíblicos (claro, caso eu não esteja errado). As Marias sempre tinham seus filhos. Maria mãe de Jesus só aparece associada com Jesus e com João:

Atos dos Apóstolos: 1. 14. Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

(Re) E esses niños eram todos filhos de José com Maria. Vejamos alguns indícios dessa afirmativa.

Em Mateus 1.25 ele cita: ” Mateus 1: 25. e não a conheceu ENQUANTO ela não deu à luz um filho primogênito; e pôs-lhe o nome de JESUS.

Vamos analisar a palavra “enquanto”. “Significado de Por enquanto. locução adverbial Até este exato momento; por agora;

→limita uma situação até ao momento presente, na hora em que se fala ou na circunstância em que se encontra; até agora; até hoje: por enquanto, estamos esperando as indicações para começar o trabalho”. Esse advérbio de tempo limita uma ação. Isso significa que José não conheceu “até que” ela deu luz seu filho primogênito. Então, depois que deu a luz, as relações amorosas de um casal normal aconteceram.

E por que negar que ela teria dado luz a outros filhos?

O próprio texto e o de Lucas 2.7 afirma que Jesus era primogênito. Só lembrando que na maioria dos textos bíblicos onde aparece as palavra “até” ou “enquanto”, ela conserva o significa igual ao explanado.

Vamos a Lucas 2.7: ” Lucas 2: 7. e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”.

πρω τοτ οκ ος prototokos de 4413 e o substituto de 5088; TDNT – 6:871,965; adj
1) primogênito
1a) de um ser humano ou animal
1b) de Cristo, o primogênito de toda a criação (dic Strong).

A palavra primogênito denota o primeiro gerado ou primeiro de um grupo. Se há o primeiro, significa que existe o segundo. Então, Jesus é o primogênito de Maria. Uma palavra que não daria margem pra um segundo filho, seria unigênito.

3439 μονογεν ης monogenes
de 3441 e 1096; TDNT – 4:737,606; adj
1) único do seu tipo, exclusivo
1a) usado para os filhos ou filhas únicos (visto em relação a seus pais)
1b) usado de Cristo, denota o único filho nascido de Deus. (Dic Strong)
Nunca essa palavra é usada pra Jesus com relação a Maria. Somente em relação à Deus é que ela é usada.

Talvez nós pudéssemos pensar que esses irmão de Jesus eram parentes. Pois nos escritos bíblicos parentes as vezes são chamados de irmãos. Como é o caso de Abraão e Ló que o texto bíblico afirmam serem irmãos,( Gênesis 14: 16. “Assim tornou a trazer todos os bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão.”
Porém outros textos deixam bem claro que Ló era sobrinho de Abraão. Gênesis 12: 5. Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão,…”

Então é comum alguns defensores de que Maria não teve outros filhos é chamar esses irmãos de primos de Jesus.

Mateus cita: ” Mateus 13: 55. Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?

Marcos cita: “Marcos 6: 3. Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele”

Lucas cita: ” Atos dos Apóstolos 1: 14. Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.”

Porém, vamos à pergunta:

O que houve com a tia de Jesus, pois sempre esses “primos” aparecem sempre com sua tia (Maria mãe de Jesus) porém nunca com a mãe deles mesmos?!

Poderíamos até supor que ela não existe. Que ela morreu, e que a mãe de Jesus assumiu seus sobrinhos.

Porém João cita ela (Jo 19.25)

Um outro detalhe importantíssimo é que sempre que aparece a expressão mãe de Jesus, desaparece a mãe de Tiago, José, Judas, Simão e Salomé. Nisso fica claro que são as mesmas. Seria exaustivo fazer várias citações aqui. Mas vamos ao desafio:

Onde temos na Bíblia uma referência onde aparece a expressão “mãe de Jesus” e “Maria mãe daqueles meninos” tudo junto” ???

Tome nota:

Os escritores bíblicos são muito humildes. Perceba pelo fato de João ter escrito o evangelho que leva o seu nome, mas sempre que se refere a si mesmo ele nunca se identifica. Mas sempre se cognomina de discípulo amado ( João 13: 23… ). Então, os escritores bíblicos não achavam interessante relacionar a mesma mãe de Jesus com seus irmãos.

Mas vamos a alguns fatos que mostram que essa Maria é a mesma mãe de Jesus.

Vamos para a crucificação.

1* Sabemos por João que Maria mãe de jesus estava na crucificação.

João: 19. 25. Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena. 26. Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.

Nesse texto identificamos 4 mulheres.
1 ) a mãe dele.
2) sua tia
3) Maria mulher de Clôpas
4) Maria Madalena

Obs: o nome de sua tia de Jesus não é informado.

Seria viável duas irmãs terem o mesmo nome??

E aquela velha pergunta volta de novo se os outros evangelhos omite uma das duas mulheres Marias.

Onde temos na Bíblia uma referência onde aparece a expressão “mãe de Jesus” e “Maria mãe daqueles meninos” tudo junto” ???

Confira as outras referências:
Mateus 27: 56;Marcos 15: 40; Lucas 24: 10

Vamos a ressurreição:

Mateus afirma que Maria Madalena foi ao sepulcro com outra Maria ( Mateus 28: 1); Marcos e Lucas identificam essa Maria como mãe daqueles garotos ( Marcos 16: 1 Lucas 24: 10)

O problema é a mulher principal desaparece. Sim, a expressão Maria mãe de Jesus. Ela percorre toda a história. E desaparece na ressurreição. Estranho isso. Mas novamente só lembrando, que só João deixa claro que ela estava lá na crucificação.

(He) Ótimo amigo! Vamos organizar nossos pontos de vista em dois grupos para facilitar a continuidade de nosso diálogo (e seria muito bacana que outros colegas se juntassem a nós para enriquecerem ainda mais o assunto):

Pontos pacíficos:

1. A Bíblia sugere que Maria é a mãe de alguns dos irmãos de Jesus.

2. A Bíblia sugere que Maria não é a mãe dos irmãos de Jesus.

3. Este assunto necessita de conhecimento da História tanto quanto e até mais do que conhecimento bíblico.

Pontos divergentes:

1. Maria é a mãe dos irmãos de Jesus.

2. Colocar inferências como se fossem evidências textuais para a ideia de que Maria é a mãe dos irmãos de Jesus.

3. Crer que após a ressurreição os autores bíblicos mudaram sua visão de Maria como mãe apenas de Jesus, sendo que antes ela era mencionada como sendo mãe de Seus irmãos.

Ser primogênito, na Bíblia, não é garantia de que o filho seja o mais velho ou o primeiro gerado. Por exemplo, Davi era o caçula, mas quando num contexto profético, ele é chamado de primogênito (cf. Sl 89.20,27). Por outro lado, eu concordo com você quanto a Jesus ser o filho mais velho de Maria pelo fato da evidência textual: ela era virgem quando Deus entrou em seu útero. José ainda não era seu homem.

Também acho necessário discordar de você com relação à inferência de que “Jesus era primogênito de Maria, e não unigênito dela. Então, ela teve outros filhos.

Abraão teve um unigênito, Isaque, depois de ter tido um primogênito, Ismael:

Hebreus: 11. 17. Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas.

E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
João 19:25‭-‬27 ARA

Esse texto cita Maria mãe de Jesus e sua irmã. Mas não é correto usar isso como evidência de que os irmãos de Jesus eram na verdade primos dEle. A inferência de que eles eram filhos apenas de José é mais credível.

Chamo atenção para a última frase do texto acima: se Maria possuísse outros filhos, por que ela seria amparada por João, a quem Jesus lhe deu como filho?

Se Tiago fosse filho de Maria, por que ele não tomou conta dela? Além de escrever um livro da Bíblia (Tiago), ele foi uma das colunas do cristianismo do século primeiro (cf. Gl 2.9). Um líder cristão não deveria cumprir o 5° mandamento da lei eterna?

Se Judas fosse filho de Maria (e não apenas de José), por que ele não amparou sua mãe? Ele era profeta e assim com seu irmão Tiago, também escreveu um livro da Bíblia (Judas, antes do Apocalipse)..

Gostaria que me ajudasse nessas questões, amigo Renilson.

(Re) Vamos só realçar a minha postagem pra não gerar um segundo entendimento que eu não tinha intenção.

O colega @Hendrickson Rogers cita: ” Ser primogênito, na Bíblia, não é garantia de que o filho seja o mais velho ou o primeiro gerado. Por exemplo, Davi era o caçula, mas quando num contexto profético, ele é chamado de primogênito (cf. Sl 89.20,27).

Pois bem, esse caso é um tanto diferente da minha afirmação que no meu caso dar margem pra duas interpretações, mas meu amigo @Hendrickson Rogers só viu uma denotação.
Venhamos minha postagem.

A palavra primogênito denota o primeiro gerado ou primeiro de um grupo

Por eu cito primeiro de um grupo?

Por Jesus p.ex. é o primogênito dos mortos. Isso significa que ele é primeiro, ou seja, tem prerrogativas. É o primeiro do grupo de ressuscitados. Ressurretos esses que a exemplo Dele, não morrerá.

Vamos ao caso de Davi.

Salmos 89: 20. Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi; 27. Também por isso lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei mais elevado do que os reis da terra.

Ou seja, nada a ver com o sentido biológico. Ele tem prerrogativas, principal. Ele é o príncipe dos reis. E não o primogênito de Jessé. Obrigado por sua cooperação.

(He) Mano, gostaria que vc avaliasse o seguinte: primogenitura é sinônimo de principal, não necessariamente “primeiro”. Quando Paulo afirma que Jesus é o primogênito dos mortos, ele quer dizer que Ele é o “principal”, não o primeiro a ter sido ressuscitado. O AT apresenta Moisés e uma pessoa anônima (2° Reis 13.21) que foi enterrada na sepultura do finado profeta Eliseu; ela ressuscitou rapidinho.. Já no NT, Jesus ressuscitou a vários mortos, tanto enquanto Ele estava vivo, quanto na sexta-feira após Sua morte.

Mas, percebo que vc captou essa ideia ao mencionar a primogenitura de Davi.

(Re) Por que Jesus entrega sua mãe a João irmão de Tiago se o mais viável seria entregá-la aos irmãos biológicos?

João: 19. 25. Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena. 26. Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 27. Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Alguns estudiosos afirmam que os irmãos de Jesus não eram crentes (Jo 7.5), e que só após a ressurreição é que eles se convertem.
Então é compreensível a atitude do mestre naquele momento se essa premissa estiver certa.  Pois naquele momento de pressão nada melhor que entregá-la aos cuidados um discipulo equilibrado.

É bom mencionar também que vários estudiosos afirmam que (estou sem referência no momento) João é primo de Jesus. Então se essa premissa for verdadeira,  ele teria entregue sua mãe à alguém da família.  Tendo em vista que talvez seus irmãos biológicos não estavam lá.

Mateus: 27. 55. Também estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o ouvir; 56. entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.

Quando a gente faz a ligação com a crucificação mencionada por João, essa mãe dos filhos de Zebedeu só podem ser “a tia de Jesus” ou “Maria,mulher de Clôpas”.
Portanto,  segundo esse texto temos 50% de probabilidade de Zebedeu seu cunhado ou irmão de Maria.

(He) A hipótese de que Jesus havia entregue Sua mãe a João pelo fato de Seus irmãos não serem cristãos é falsa. Embora Seus irmãos não cressem nEle desde o início (cf. Jo 7.5) como o Messias do AT (ou seja, o próprio Deus em forma de servo humano), pelo menos Tiago e Judas creram mais tarde e se tornaram profetas e líderes do cristianismo genuíno do séc.1. Como Deus, Jesus é onisciente e já sabia desse futuro. Logo, não deixar Sua mãe com eles por causa da incredulidade momentânea deles não é uma ideia coerente.

Quanto a crença de que João era primo de Jesus, também vejo alguns problemas: por que Lucas mencionou que João Batista, filho de Zacarias, era parente/primo de Jesus, mas não disse o mesmo a respeito de João filho de Zebedeu?

Problemas caso aqueles meninos sejam primos de Jesus

1. Temos uma tia (de Jesus) ausente de seus filhos.
2. Temos uma tia (dos primos de Jesus) muito presente na vida deles.
3. Temos duas irmãs com o mesmo nome.  E não temos dados bíblicos pra mostrar algo similar.
4. Quando aparece “Maria,  mãe de Jesus”, desaparece “Maria,  mãe dos garotos”.

Só por uma questão de comparação leia:

Se fossem duas pessoas distintas o verso de Mateus 27.56 originalmente assim: ” Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.”

Poderia ser assim: “Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, MÃE DE JESUS, E MARIA, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”.

E em atos temos outro exemplo clássico.
Atos dos Apóstolos: 1. 14. Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

Viram, na hora que a mãe de Jesus aparece,  a mãe dos meninos desaparece?!

Tome nota:

Os escritores bíblicos são muito humildes.  Perceba pelo fato de João ter escrito o evangelho que leva o seu nome,  mas sempre que se refere a si mesmo ele nunca se identifica. Mas sempre se cognomina de discípulo amado ( João 13: 23… ). Então,  os escritores bíblicos não achavam interessante relacionar no mesmo texto a mãe de Jesus como mãe também de seus irmãos. Até por que isso seria redundante.

(He) Também gostaria que vc avaliasse a citação onde aparecem várias seguidoras de Jesus, não apenas duas ou três:

Lucas: 24. 10. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos.

Outro ponto: Lucas escreveu:

As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.
Lucas 24:10 NVI

Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
Atos 1:14 NVI

Por qual motivo o mesmo autor mencionaria a mãe de Jesus num texto e a mãe dos irmãos de Jesus noutro texto, sendo esta mulher uma só e a mesma mãe destes homens?

Talvez pelo fato de serem mulheres distintas, o que validaria a hipótese de que os irmãos de Jesus tinham uma mãe e Jesus outra mãe.

(Re) De fato uma lacuna. Parece que na conferência entre as mulheres de João e Lucas, acho que é. Onde aparece sua tia e no outro menciona a mãe de João… Acho que daí se afirma isso. Afirma-se que eram primos.

Só tome cuidado ao divinizar demais Jesus. Até Deus muitas vezes…Nós precisamos analisa-lo como humano e não como Deus. Sinceramente, estranho.

(He) Será que é possível divinizar Jesus? Se Ele é Deus (e a Revelação bíblica indica fortemente isto), isso não é possível. Por outro lado, concordo contigo quanto à ver Jesus como alma vivente. De fato, Deus Se tornou homem, o Criador Se fez criatura para poder oferecer à humanidade a possibilidade de vida eterna outra vez.

(Re) Me refiro ao exagero. As vezes o divinizamos tanto, que esquecemos que ele é humano. Há muitas coisas que Jesus fez como ser humano e não como Deus.

(He) Eu tenho aprendido na Bíblia, amigo, que Jesus não é um ser dicotômico: um híbrido divino-humano. Em vez disso, Ele é 100% Deus e 100% alma vivente como Suas criaturas humanas. Ou seja, não é possível afirmar que uma ação Sua seja puramente humana ou puramente divina. Como homem o Senhor fez xixi e cocô, e como homem Ele perdoou pecados.. Como Deus Ele foi escarnecido e chicoteado, e como Deus Ele deixou de respirar e morreu. Perceba que, se Jesus fosse apenas Deus ou apenas homem, algumas dessas situações que mencionei não teriam sido possíveis. Por isso, tudo o que Jesus fez após Sua encarnação (bebê Jesus) é indivisivelmente divino-humano. É o que tenho aprendido..

Como vc entende o Senhor Jesus, Renilson?

(Re) Do mesmo jeito que você, mas apenas com algumas atenuantes. Vejamos, você disse:

“A hipótese de que Jesus havia entregue Sua mãe a João pelo fato de Seus irmãos não serem cristãos é falsa… Logo, não deixar Sua mãe com eles por causa da incredulidade momentânea deles não é uma ideia coerente.”

É sobre isso que fiz o comentário.
Você se afirma numa premissa verdadeira pra fazer uma afirmação, como se fosse inquebrável.

Só mencionei pra você não exagerar na divindade de Cristo.

Quando Jesus mencionava o que estava nos corações das pessoas, não significava que estava agindo como Deus. É bom lembrar que Eliseu também sabia dos planos do rei sírio.

Quando Jesus curava, significava que estava agindo como Deus. Elias e Elizeu fizeram juntos mais de 20 milagres. E ainda cabe o apóstolo Paulo.

Jesus mencionou que nem ele mesmo sabia o dia do sua vinda. E agora? Ele deixou de ser Deus? Não, simplesmente falou como homem.

Quando o Anjo do Senhor disse pra Abraão que “agora sei que Temes a Deus”, ali não era Jesus? Sim, era mas falou como homem (antropomorfia e antropopatia).

(He) Gostaria mesmo, mano, de entender como “não exagerar na divindade de Cristo”. A Bíblia não ensina que Ele é um Deus menor (TJs) ou um deus gerado (romanismo), mas Deus conosco encarnado. Então, não consegui ainda compreender como posso exagerar na divindade de Jesus, se Ele é o Todo-poderoso assim como Deus Pai e Deus Espírito Santo.

Elias e Eliseu sabiam das intenções de algumas pessoas de modo inato ou revelado? E o Senhor Jesus? Ele “viu” Natanael debaixo da figueira (cf. Jo 1.48, 49). O que isto significa? Jesus recebeu revelação ou Ele mesmo obteve essa informação?

Elias, Eliseu e Paulo tinham vida em si mesmos? Curavam por seu próprio poder? E quanto à Jesus?

Jesus disse que o “Filho” não sabia (Mt 24.36); Ele também afirmou que o Pai era maior do que Ele (Jo 14.28) e de que Seus seguidores fariam um trabalho maior do que o dEle (Jo 14.12)..

No entanto, também está escrito que Ele sabe de todas as coisas (Jo 21.17); que Ele e o Pai são Um (Jo 10.30) e que sem Ele ninguém vai ao Pai ou é salvo (Jo 14.6 e At 4.12).

Eu entendo que essas afirmações complementares são pontos de vista da Pessoa de Jesus, a partir de ângulos diferentes. E isso deveria nos ajudar a compreender que, se tomarmos apenas um desses pontos de vista, a imagem mental que faremos de Jesus será incompleta e até incorreta.

Quando Jesus veio a Abraão (Gn 22), Ele o fez como Anjo, Sua segunda natureza. Eu aprendi que Jesus sempre existiu como Deus (é Pai da eternidade), assumiu a forma de Anjo (Anjo YHWH ou Miguel) para ajudar os anjos a entenderem Deus e por último veio como alma para ajudar as almas (humanos vivos) a se interessarem sobre Deus e a Verdade.

Como vc avalia tudo isso?

(Re) Um fato interessante é a tentação. Muitos dizem que ele não caiu em tentação por que é Deus.

Mas de maneira nenhuma, ,ele não caiu em tentação por que era obediente.
Senão, ele não seria exemplo de força na tentação. Qualquer um de nós poderia suportar também, mesmo sendo humanos.

(He) Boa colocação. As tentações contra Jesus, no entanto, foram bem superiores às nossas. Ele não foi tentado a mentir ou a se relacionar sexualmente antes do casamento. Pior do que isso: Satanás e sua cambada O tentaram a usar Sua divindade em Seu favor! “Transforme essas pedras em pães”, não é uma tentação para seres humanos, mas para um ser divino.

A Bíblia sugere que Seu domínio próprio (assim como o nosso) foi desenvolvido e não herdado de Sua divindade. Paulo disse assim, p. ex.:

E embora Jesus fosse o Filho de Deus, teve de aprender por experiência própria o que era obedecer, por meio daquilo que sofreu.
Hebreus 5:8 NBVPB

Adão e Eva não tinham uma genética deteriorada, mas escolheram não obedecer.

 

Participantes do debate: Alexandre (Al), Edelma (Ed), Hendrickson (He), Neto (Ne) e Renilson (Re).

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: