maio 20, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Templos versus Coronavírus

(Texto publicano na II Antologia Casadense: 2º Encontro de Escritores Casadense e Convidados).

Estar aberto a novas aprendizagens é um recurso dado pelo Fabricante da humanidade para aqueles que reconhecem a pequenez humana e a infinitude colossal de Deus e Seu conhecimento.

A pandemia e a histeria têm causado muitos estragos desnecessários em nosso país, mas não completamente inúteis para aqueles que não se fecham ao conhecimento gratuito que cai no colo do brasileiro atenado, que ora e também age em prol da divulgação do que é edificante.

O corpo de Cristo, não o Seu corpo físico e sim Seu corpo comunitário, invisível, metafórico, do qual Ele é o cabeça (cf. Cl 1.18; Ef 1.22 e 4.15). Cabeça ou Senhor. Senhor da igreja ou Senhor dos que são chamados (e aceitam o chamamento). Esse corpo místico também tem sido afetado pela covid-19? Aqui no Brasil, os templos cristãos (para onde, supostamente, vai uma parte do corpo de Cristo) têm sido esvaziados por um motivo bastante razoável: a evitação do contágio da covid-19.

E agora? O corpo de Cristo está paralisado? De cama? Gostaria de chamar a atenção dos leitores para as possíveis respostas a essas indagações. Se alguém associa o êxito do cristianismo genuíno ao preenchimento de um templo, talvez se angustie com a imagem do corpo de Cristo enfermo. Para um cristão (ou não cristão, mas que aceitou o chamamento de Jesus, em sua cultura, “religião” e mentalidade) que sabe responder quando questionado sobre a razão de sua esperança (cf. 1ª Pe 3.15), a resposta é: não. Não apenas não, mas também algo como “o corpo de Cristo está recebendo a séria oportunidade de ensaiar o fim do tempo do fim”.

O tempo do fim, segundo os profetas Daniel e João, se iniciou após o término dos 1260 dias proféticos, ou 42 meses, ou ainda 3 anos e meio (confira AQUI). Esse período de supremacia do dragão através do falso cristianismo ou papado, expirou em 1798, pouco mais de duzentos anos atrás. O tempo do fim, assim sendo, já dura um pouco mais do que 200 anos. O fim desse tempo do fim se dará com a volta do Senhor daqueles que aceitaram Seu chamado para uma vida santa, separada, útil, de serviço. O Rei Jesus voltará e colocará o ponto final no tempo do fim profetizado por Seus profetas.

Mas, antes do fim, o dragão: Satanás e seus anjos, levantará seus instrumentos históricos: papado, maus políticos, más ideologias e filosofias humanistas, e outros seres humanos também comprometidos com crenças/ideologias notadamente falsas.

O cenário da pandemia nos oferece a chance de vermos como o falso jornalismo e os maus políticos induzem os brasileiros ao caos. Os brasileiros que aceitaram o chamado de Jesus e têm fé (e obras) de que pertencem ao Seu corpo, podem analisar e viver esse período em oração, intenso estudo da Bíblia e obras em favor de seus irmãos necessitados. E a partir dessa análise e estilo de vida, ensaiar o desfecho que nosso Senhor trará.

Quando não se pode estar atrás do microfone; quando o culto comunitário e as assembleias não podem funcionar; quando os encontros com correligionários estão cancelados e o centro da “religião cristã” está temporariamente fora do ar, penso eu que o YouTube e o Instagram não devem ser as únicas saídas.

Aquele amigo do Facebook que não está matriculado em sua denominação, mas é seu “amigo”, poderia receber mais a sua atenção, uma vez que os seus amigos de igreja e você não estão podendo se reunir como antes da quarentena. Por que não cantar sem microfone na casa de alguém? Por que não pregar sem microfone em alguma residência? Que tal ter mais tempo para levar Jesus àqueles com quem você não tem muito tempo devido os rituais congregacionais do templo? Aliás, será que Hebreus 10.25 depende do coronavírus para ser obedecido? Penso que os cristãos devem usar a quarentena para abençoar a outros além de si mesmos. Mas, é claro, isso é mais fácil para aqueles que já viviam assim antes da pandemia.

Os lares que vivem o culto doméstico podem realizar cultos vivos em outras residências também. E mesmo que seu lar ainda não tenha aceitado o chamado de Jesus, se você individualmente aceitou, talvez tenha mais tempo agora, com o templo fechado pelo coronavírus, para incentivar seus parentes com quem reside a aceitarem o chamado do Senhor.

Netflix, jogos eletrônicos e outras ociosidades só combinam com os “cristãos” que ainda não entenderam o chamamento que Jesus Cristo fez e faz a cada ser humano. O fim talvez esteja próximo, mas certamente o ensaio do fim está acontecendo em nossos dias! Conhecemos tão pouco a revelação de nosso Fabricante por meio dos profetas bíblicos (e extrabíblicos). Por que não usar a histeria que induz ao caos para um relacionamento mais honesto com o Senhor Jesus? Desperdiçar tempo quando se está no fim ou no ensaio do fim é loucura. Evidência de alienação do chamamento do Senhor.

Convido-lhe a não depender do microfone para louvar a Deus ou pregar Sua Palavra. Incentivo a você: use esse tempo estranho para fazer o que normalmente você não fazia por “não ter tempo”. Jesus já já concluirá o Julgamento dos habitantes do planeta Terra lá no Santuário celestial. Vamos cooperar com Ele semeando a luz de Seu evangelho, presencialmente e pelas mídias digitais, naqueles que não fazem parte de seu círculo normal de contatos. O tempo estranho em que vivemos pode ser nossa última chance para abandonarmos o cristianismo estranho que vivemos normalmente.

Oxalá tenhamos a mente aberta para as aprendizagens de Jesus e Suas verdades. Vigiemos para não cairmos na judaizante arapuca da ideologia do autorremanescente, ou seja, daqueles que presunçosamente creem que detêm o cumprimento de Apocalipse 12.17 e 14.12 simplesmente por estarem matriculados nalgum templo, nalguma denominação que ensina assim (confira alguns artigos sobre essa crença AQUI).

O alarmismo em torno do coronavírus covid-19 não impede que o cristão viva Hebreus 10.25 e Lucas 9.49, 50. Mas uma interpretação equivocada da Bíblia, sim. O corpo de Cristo jamais estará de cama por causa de um vírus biológico. Contudo, assim como o falso jornalismo desune a nação brasileira, o ensino de mentiras em Nome de Cristo desune os cristãos e pode desunir um “cristão” do corpo do Senhor. Logo, todos os brasileiros devemos estar alertas a isso e procurar as notícias verdadeiras, mesmo que isso seja uma tarefa árdua e contínua. E, de igual modo, todos os cristãos devemos vigiar para não nos desviarmos das verdades do Cristo. Sim, essa é a mais árdua batalha de uma vida humana: não se desligar do Cabeça ao ponto de perder a vida que só subsiste Nele.

Que o corpo de Cristo continue a batalhar contra os vírus biológicos e ideológicos projetados pelo dragão e seus aliados! Há muita saúde, sabedoria e poder em Jesus. Mas não muito tempo para dividirmos entre a busca por esse poder e as distrações/alienações que o dragão elabora. Que o Senhor de nosso chamado nos torne bons administradores do tempo antes do fim, com ou sem os templos abertos!

Bom ensaio e aprendizagens para nós!

(Hendrickson Rogers)


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 1 você tem as opções dos demais grupos. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: