novembro 21, 2024

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História em gravuras – reputação jesuíta

Peça alegórica: impressão: Coutume des Jésuites. Lemos no fundo da placa: Todos armados de coragem e fé traiçoeira ..... Data retratada: 6 de agosto de 1762 Dimensões: Altura 34,3 - Largura 51,5 Técnica e outras indicações: Departamento de Impressões, BnF Local de Conservação: Site da Biblioteca Nacional da França (Paris) Copyright do contato: © Foto Biblioteca Nacional da França Peça alegórica: impressão: Costume dos Jesuítas.

Peça alegórica: impressão: Coutume des Jésuites. Lemos no fundo da placa: “Todos armados de coragem e fé traiçoeira […]”. Data retratada: 6 de agosto de 1762. Dimensões: Altura 34,3 – Largura 51,5 Técnica e outras indicações: Departamento de Impressões, BnF Local de Conservação: Site da Biblioteca Nacional da França (Paris) Copyright do contato: © Foto Biblioteca Nacional da França Peça alegórica: impressão: Costume dos Jesuítas.
Artigo traduzido do francês.

Jesuítas em julgamento Como escreve o padre Charles de Neuville, 1762 é para os jesuítas o ano do “naufrágio”. Em 6 de agosto de 1762, o Parlamento de Paris declarou a Companhia de Jesus “inadmissível por natureza em qualquer estado civilizado” e ordenou aos jesuítas “que renunciassem para sempre ao nome, ao hábito, aos votos, ao regime de sua sociedade; evacuar seminários, noviciados, colégios, casas professas dentro de uma semana ”. Os jesuítas são expulsos da vasta jurisdição do Parlamento de Paris, logo seguidos pela maioria dos parlamentos provinciais. É o resultado de um conflito entre os magistrados “galicanos”, partidários de uma Igreja da França que zelosamente defende a sua autonomia do Papa, dos ultramontanos – literalmente aqueles que olham para além dos Alpes, para Roma -, sobretudo os jesuítas que fazem voto de obediência ao Papa.

Muitos magistrados também são da tradição jansenista; no entanto, os jesuítas foram, na primeira metade do século, os inimigos determinados do jansenismo – uma dissidência católica condenada por Roma. Antes, durante e depois dos julgamentos contra a Companhia de Jesus, virulentas campanhas de opinião pública se opuseram aos dois campos. Essas campanhas não usam apenas panfletos, mas também gravuras satíricas, como este Coutume des jésuites publicado em 1762. Desde as guerras religiosas do 16° século, a imagem satírica é onipresente como um meio de expressão política em crises que lágrima França. Barato, amplamente distribuído por vendedores ambulantes e simpatizantes de um ou outro campo – aqui, os anti-Jesuítas -, permite chegar a quem tem pouco conhecimento de leitura e oferecer ao estudioso a possibilidade de decodificar alusões a acontecimentos da atualidade, jogo então muito popular entre os leitores.

Hipocrisia jesuíta condenada As cobras enroladas nos braços dos jesuítas os designam como seres malignos. A gravura aqui segue o Parlamento de Paris, para quem a teologia da Companhia é considerada “destrutiva de todos os princípios da religião e mesmo da probidade”. Contando suas moedas de ouro na frente de caixas de mercadorias, os jesuítas são ávidos por ganhos. A gravura alude claramente ao caso que está na origem do processo contra eles na França. Um jesuíta chamado Valletta havia de fato criado uma plantação de cana-de-açúcar na Martinica e uma casa comercial para financiar seus empreendimentos missionários. Durante a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), ele faliu e seus credores o processaram perante o tribunal comercial.

Foi então que o parlamento abordou o assunto, que se tornou uma verdadeira questão de Estado. Segundo a gravura, os jesuítas têm outros vícios. A flecha e a adaga no chão ecoam as acusações de conspiração contra eles. Legend denunciou a “jesuítica”, como um causador de problemas e promover regicídio: “Eles vêm para provar seu zelo homicida”, em referência à tentativa de assassinato do rei de Portugal, D. José I, em 1758, de que são acusados e que é na origem da primeira expulsão dos Jesuítas de um país católico.

Monstruosidade jesuíta Os jesuítas usaram muitas imagem no 18° século, especialmente para retransmitir seu trabalho missionário. Aqui, ao contrário, a imagem se volta contra eles. Se o título evoca as ilustrações dos “costumes” orientais ou ameríndios que publicam nas suas obras, é aqui desviado para mostrar a hipocrisia dos jesuítas e a sua sanção: os padres são castigados pelo próprio Todo-Poderoso, explica a lenda, e devorados por um monstro, em comparação com o qual parecem ridiculamente pequenos. Mas, basicamente, é a empresa deles que é monstruosa. Sua destruição deve, portanto, ser feita sem a menor piedade. É este o sentido da lenda que lembra que os jesuítas são acusados ​​de armar o braço dos assassinos – Ravaillac pelo homicídio de Henrique IV, em 1610 – e de justificar o regicídio, um crime monstruoso se houver.

Europa Monárquica: Inimigos eternos dos poderes supremos. Na França, o ataque de Damiens em 1757 contra Luís XV veio reavivar as suspeitas. Essas ações são ainda mais odiosas porque os jesuítas têm os ouvidos dos reis que eles confessaram desde Henrique III. Eles traem a sua confiança ainda mais porque fizeram um voto de fidelidade ao Papa e, portanto, ao soberano de uma potência estrangeira, os Estados Papais, que é ao mesmo tempo o chefe da Igreja Católica. A gravura mostra claramente, na parte inferior esquerda, os jesuítas empenhados em destruir os reinos católicos, simbolizados pelas armas do Reino de Portugal, e as da França com flor de lis. Agora mesmo, quando a condenação da Companhia acaba de ser cumprida, esta gravura saúda o trabalho salvador dos parlamentos e pede ao rei que resgate a França de uma hidra monstruosa. Isso é feito dois anos depois: um édito real de novembro de 1764 abole a Companhia, antes que um édito de maio de 1767 expulse os jesuítas do reino.

Bibliografia:

BEAUREPAIRE Pierre-Yves, La France des Lumières (1715-1789) , Paris, Belin, col. “Histoire de France” (no 8), 2011 (edição compacta 2014).

FABRE Pierre-Antoine, MAYOR Catherine (ed.), Os anti-Jesuítas: discursos, figuras e lugares do anti-Jesuitismo na era moderna , documentos de encontro (Paris, Roma, 2003), Rennes, Presses universitaire de Rennes, coll. “História”, 2010.

Fonte: Pierre-Yves Beaurepaire (Professor de história moderna, Nice Sophia Antipolis University).


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