maio 19, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

A força do pecado é a Lei

Herodes, para matar a Jesus Cristo, mandou tirar a vida a todos os infantes de Belém. Assim também, muitos procuram hoje anular o que o Salvador declarou mais duradouro do que o Céu e a Terra (Mateus 5:17-20; Lucas 16:17), isto é, a Lei de Deus, unicamente para invalidarem o quarto mandamento da mesma. Mas essa absurda tentativa resulta em fracasso ante várias dezenas de passagens do Novo Testamento, que categoricamente mostram que a Lei dos Dez Mandamentos permanece em vigor; do contrário, ela não mais nos serviria de código para fazer-nos conhecer o que é e o que deixa de ser pecado, isto é, sua transgressão não mais seria pecado.

O pecado não pode existir sem a Lei, pois está escrito que “a força do pecado é a Lei” (1 Coríntios 15:56). Exemplos: A força do pecado da cobiça está no fato de a Lei dizer: “Não cobiçarás” (Êxodo 20:17); a força do pecado da transgressão do sábado consiste no fato de a Lei rezar: “Lembra-te do dia do sábado para o santificar” (Êxodo 20:8). Pelo mandamento o pecado se faz “excessivamente maligno” (Romanos 7:13). Caso a Lei fosse abolida, o pecado perderia sua força, ou seja, morreria, pois “sem a Lei o pecado está morto” (Romanos 7:8).

Não podemos separar o pecado da Lei. Se a Lei não mais vigora, então o pecado também desapareceu. Mas se o pecado existe, então a Lei está em pleno vigor. Toda passagem que atesta a existência do pecado, confirma, pois a vigência da Lei. Há duas espécies de pecado: o inconsciente e involuntário e o consciente e voluntário. “Se dissermos que não temos pecado”, escreveu o apóstolo João, “enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (1 João 1:8). O apóstolo aqui fala do pecado involuntário que cometemos quando surpreendidos pelo inimigo. Mas acerca do pecado voluntário, ele diz: “Quem comete pecado é o diabo” (1 João 3:8).

Os que pecam voluntária e conscientemente, a menos que se arrependam em tempo e abandonem o pecado, não se salvarão (ver Hebreus 10:26 e 27). Queremos saber se é pecado violar o sábado – o sétimo dia da semana. Consultando a Lei, vemos que ela diz: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar… não farás nenhuma obra…” (Êxodo 20:8-11). Diante desta declaração da Lei, pela qual conhecemos o que é e o que não é pecado, sabemos, com toda certeza que transgredir o sábado é pecado. Negar esta verdade importa em rejeitar o ensino da Bíblia, pois a mesma nos diz claramente que “pela Lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20).

Não há nenhum outro código que nos revele o pecado. Disse o apóstolo Paulo: “… eu não conheceria o pecado senão pela Lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a Lei não dissesse: “Não cobiçarás” (Romanos 7:7). A Lei que diz “Não cobiçarás” é a dos Dez Mandamentos. Seguindo o exemplo do apóstolo, nós também não conheceríamos pecado em transgredir o sábado, se a Lei não dissesse: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”.

Fonte: Júlio César Prado.

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: