novembro 21, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Ensinos e Aprendizagens ao longo deste meu 23° ano de docência

                                     Bodas de palha – 23 anos.

Gostaria de listar, contrapondo, alguns ensinos que oportunizei e algumas aprendizagens que obtive em mais um ano como professor (quase 7 anos no ensino superior e 23 anos no ensino básico).

Farei assim: em lugar do verbo ENSINAR vou escrever SEMEAR, mas não irei trocar APRENDER por COLHER (ainda não), pois nem sempre nossas aprendizagens são frutos de nossa semeadura. Muitas vezes aprendemos com Deus, Sua Palavra e com outras pessoas e seus testemunhos (positivos ou negativos). E outras vezes aprendemos com os nossos erros, não é mesmo?

SEMEEI muita Matemática do ensino básico (Fundamental e Médio) e estratégias de como manuseá-la e resolver seus problemas.

APRENDI que o livre-arbítrio, mesmo afetado pelo pecado humano e seus derivados ao longo de 7000 anos, ainda é o fator mais relevante e definidor para se aprender algo.

SEMEEI muitas reflexões sobre domínio próprio, saúde, temor a Deus e misericórdia no trato com o próximo.

APRENDI como essas reflexões têm o poder de alterar cosmovisões e transformar comportamentos; mas também são capazes de endurecer corações… (Na verdade, não são os ensinamentos em si que causam a dureza no outro; é a natureza do coração, o conteúdo do caráter do indivíduo que reage assim aos ensinamentos que lhe são contrários. O mesmo sol que endurece o barro, derrete a vela! Mas, não é o seu calor a causa, e sim a constituição do barro que difere da composição da vela).

SEMEEI Lógica Matemática, Matemática Financeira e Matemática Discreta no ensino superior (Administração, Ciências Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

APRENDI, relembrei na verdade, como comportamentos podem ser iguais, mesmo em alunos de idades opostas como adolescentes e adultos. Ou seja, o caráter influência nas aprendizagens tanto quanto as aprendizagens influenciam o caráter! O aluno que possui a virtude de colecionar virtudes e abandonar defeitos, independentemente da idade e escolaridade, é o sonho do professor virtuoso. E esse aluno deveria ser o produto das famílias e instituições educacionais brasileiras…

SEMEEI apaziguamento de conflitos e o fim da fofoca e da maledicência. Meus alunos sabem que não gosto de colocar lenha em fogueiras nem de ouvir/falar de ninguém. Posso usar bons e maus exemplos das pessoas, mas sem desprezá-las. E mesmo quando são pessoas desprezíveis, com comportamentos desumanos, não precisamos nos demorar nessas histórias mais do que o necessário para compreendermos o que não deve ser imitado. Sala de aula é um lugar sagrado, pois eu convido o Mentor Jesus Cristo para me “auxiliar” na eterna dinâmica ensino-aprendizagem-avaliação.

APRENDI nesse ano como o grande conflito entre Cristo e Satanás pode nos envolver de modo macabro… A gente ouve relatos de situações difíceis e perseguições absurdas na Ásia, África e até nas Américas. Oramos por esses irmãos, mas não fazemos ideia de como nós podemos estar fazendo parte de novelas de horror, envolvendo ódio, cobiça e conspirações demoníacas tão disfarçadas e encobertas, sem ao menos termos a leve consciência desses fatos, até o instante onde Deus decide que chegou a hora de os descobrirmos. Mateus 24.10 só não me destruiu completamente por causa de Provérbios 19.14.

SEMEEI a ideia de um provérbio inglês cujo enunciado diz que quando se atira lama nos outros, não só se fica com as mãos sujas, mas também se perde muito terreno…

APRENDI que, se o bom Deus não estivesse no controle do universo e da minha vida em particular, maldições lançadas sobre mim já poderiam ter me sugado fatalmente a saúde do sono. Eu pensava que minha insônia crônica de 2019 até 2022 era fruto de minha profissão. Até que eu descobri a existência de “dardos inflamados do Maligno” (cf. Ef 6.16) lançados por mãos humanas contra mim, mãos traiçoeiras e cruéis…

SEMEEI sermões. Por quase 14 anos eu estive desmatriculado da IASD, até que escolhi o rebatismo neste ano, pensando, ingenuamente, que isso contribuiria na resolução de determinados conflitos. Calculei errado, mas Aquele cuja mente santa é a própria Matemática, usou meu erro de cálculo para Seus propósitos superiores. Desde então, tenho semeado qual a função do adventista do sétimo dia no século 21, qual o conceito de família segundo a Bíblia e Ellen G. White, e o que são a profecia de Laodicéia e seu antônimo, a profecia do Remanescente.

APRENDI como o vinho de Babilônia é bebido e brindado por aqueles que deveriam advertir a humanidade sobre o mesmo! Como alguns dos que administram quartéis de treinamento missionário os transformam (ou pelo menos não impedem) em filiais de Laodiceia. Mas, também tenho observado como o bom Deus tem preservado Seus filhos mesmo no olho do furacão laodiceano.

SEMEEI o desejo pela Verdade e a inimizade para com a “serpente”.

APRENDI que o presidente Jair Messias Bolsonaro, embora seja um político profissional, não é corrupto, não é a favor da ideologia de gênero e da legalização do assassinato de bebês; não comete perseguição religiosa nem à veículos de comunicação; ele combate à criminalidade e não à polícia, e não é a favor da impunidade. Jair não é a favor da legalização da maconha nem da invasão de propriedades, menos ainda da doutrinação esquerdista ou religiosa nas escolas. Jair é contra o nazismo, o fascismo e o comunismo tanto quanto à militância em prol da destruição da família bíblica. Jair não é a favor da união entre Igreja e Estado, mas também compreende que laicidade não tem nada a ver com ateísmo ou cristofobia. O presidente Jair e sua equipe extinguiram e diminuíram impostos mais do que qualquer outro político em toda a História do Brasil (e talvez do mundo), e isso em meio a crises institucionais causadas por ministros do STF, uma pandemia, uma guerra e a seca! Eu imagino o que eles fariam em condições menos turbulentas.

APRENDI que se o STF anulasse as condenações do ginecologista Abdelmassih, o qual estuprou suas próprias pacientes; ou anulasse as condenações do anestesista Giovanni Quintella que fazia o mesmo; ou anulasse as condenações de Suzane von Richthofen, a parricida; ou anulasse as condenações dos assassinos da menina Isabella Nardoni (o próprio pai e a madrasta); ou anulasse as condenações do “João de Deus”, o médium que abusava e estuprava, se aquela corte ousasse em fazer isso, os condenados não teriam seus crimes apagados, e sim recebido o aval de juízes corrompidos. De igual modo, as anulações das condenações do bandido de 9 dedos não tornam o ex presidiário Lula um inocente ou brasileiro de bem.

APRENDI que alguns jornalistas podem até falar a verdade se forem bem pagos…

SEMEEI e APRENDI neste 23° ano em meio ao pior “crisol” que jamais eu sonhei no pior dos meus pesadelos.

Entendo que existem aqueles que temem a Deus e passam pelo crisol do Ourives para serem burilados, para que as altas temperaturas da provação soltem-lhes as contaminações do pecado e as assimetrias e defeitos de caráter.

Mas, também entendo que existem os que não temem a Deus e são dissimulados. Esses são perigosos para a saúde emocional e espiritual de alguém que, embora troncho, teme a Deus, aparta-se do mal e guarda os Seus mandamentos.

Entendo que existem os que acreditam na mentira por não conhecerem a Verdade, e os que preferem a mentira por mero desinteresse, costume ou comodidade.

Mas, também entendo que existem os que preferem acreditar na mentira e propagá-la, por interesses financeiros ou pela esperança de escaparem da Justiça.

Além do cumprimento de Provérbios 19.14 em minha vida pessoal, meu anseio é pelo cumprimento de Apocalipse 22.12, pois somente após o segundo advento do Senhor Jesus o grande conflito entre a Verdade e a mentira será interrompido, a dinâmica ensino-aprendizagem-avaliação ocorrerá sem os erros dos professores e seus alunos, e o APRENDER será sinônimo de COLHER.

Boas aprendizagens para você e, oro a Deus, para que em meu 24° ano docente, se ele existir, quer minhas experiências sejam mais doces ou ainda amargas como o fel, que estudantes, famílias, colegas de trabalho e instituições educaionais estejam sendo influenciados pelo poder da Bíblia na vida dos que a APRENDEM e SEMEIAM.

Fonte: Hendrickson Rogers via Instagram.

Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Verifique as vagas de cada grupo).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta