maio 3, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Um universo de evidências, uma Graça irretocável e os propósitos do Deus da Bíblia®

“Será que Deus Se importa com a vida na Terra?”

Essa questão é parente próxima da pergunta: “Qual é o sentido da vida?”

Você já viu vídeos (histórias reais) de animais abandonados, sujos, aleijados, semimortos, mas que foram resgatados por alguém de bom coração e, de modo miraculoso, aquele bichinho se recuperou, cresceu/engordou e ficou muito agradecido ao seu resgatador?

Você conhece alguém ou já assistiu (nessa época de reels, instagram, metaverso, tiktok, etc., não é difícil se deparar com vídeos de histórias emocionantes de superação e bondade!) alguém que sofreu abusos ou teve seu parente assassinado e, simplesmente, escolheu perdoar a quem lhe causou terrível mal?

Você mesmo já passou por momentos nos quais quase desistiu da vida ou, pelo menos, de tentar viver no trilho da retidão, honestidade, temperança, do equilíbrio e domínio próprio? Como e por que você não desistiu e chegou até aqui, lendo esse texto e com esperança pulsando em seu peito?

Gostaria muito, caro leitor, que você percebesse que as primeiras duas perguntas e as quatro últimas são como os dois lados de uma mesma moeda.

Existe a dor, e ela é a causa das duas primeiras indagações.

Anjos não caídos e outros seres criados por Deus (extraterrestres genuínos), perfeitos, que nunca cometeram pecado, nunca transgrediram os Dez Mandamentos morais (cf. Êxodo 20), eles não sabem o que é ter um Satanás respirando em seu cangote e, portanto, não conhecem na prática o que é a dor, a maldade e a injustiça.

Eles são “alienados” com relação aos terráqueos. Muito provavelmente, a Matemática que eles descobriram e estudam é maior que a nossa (isso possivelmente tem a ver com sua fidelidade ao Fabricante – as aprendizagens matemáticas são diretamente proporcionais à lealdade das criaturas ao Criador), o que permite que, nos noticiários deles, eles assistam alguns acontecimentos ao vivo aqui da Terra.

Eles sabem do mal que vivemos, mas não conhecem o que é viver sob o domínio do mal. Essa boa alienação era o propósito divino original. No entanto, Eva não deu ouvidos a seu Pai e se tornou conhecedora do mal. Ou seja, escrava dele, pois não há como conhecer o mal e continuar perfeito. O mal só desbloqueia seu conhecimento para os assinantes que se submetem às suas mentiras disfarçadas de solução, e à sua tirania travestida de revolução libertária.

Mas, não adianta culpar Adão e Eva, pois se nós, seus descendentes, estivéssemos no lugar deles, tenho a impressão de que faríamos pior… De modo semelhante, os filhos de Deus perfeitos de outras galáxias não são “alienados” à toa. Certamente, eles escolheram não comer “da árvore do conhecimento do bem e do mal” (cf. Gênesis 2.16 e 17). Só é perfeito quem escolhe a perfeição.

Tanto a imperfeição e seu ápice – a maldade, quanto a perfeição, não são imposições divinas, mas opções colocadas diante de Sua criação originalmente perfeita. Isso não é gracioso da parte de Deus?

Sim, Deus Se importa tanto com esse pontinho azul na vastidão absurda que é o universo, tanto que nosso passado foi num contexto de perfeição, mesmo nosso presente varrendo quase todo vestígio desse passado seguro, feliz e pacífico.

Aliás, deixa eu te fazer imaginar um pouco sobre o modelo matemático mais bem-sucedido para responder a pergunta: O que é o universo? Isso vai nos ajudar a enxergar ainda mais quão gracioso Deus tem sido desde a eternidade.

A ideia do Big Bang descreve o universo em constante expansão desde o instante t igual a zero vírgula alguma coisa. Ou seja, essa teoria não explica o instante t = 0, pois as próprias leis físicas não existiam nesse “tempo”, uma vez que o próprio tempo não existia.

Imagine uma bexiga vazia. Esse é o instante t = 0. A partir do momento em que a bexiga recebeu o primeiro sopro, então matéria, energia e informação nasceram e, desde então, não param de inflar! Universo é isso: uma bexiga em contínuo preenchimento. Bilhões de galáxias estão sobre a superfície dessa bexiga, e o passado está dentro da bexiga! Lembre-se, a bexiga nem deveria existir, quanto mais, além de existir, ser adequadamente inflada! Sim, adequadamente, pois os valores usados por Aquele que construiu o tecido da bexiga são otimizados. Valores diferentes gerariam condições inadequadas para a existência da vida! Isso não é gracioso?

Antes do t = 0 só existiam Três Pessoas eternas. E por que Elas não continuaram eternamente sozinhas? Porque os Três construíram a bexiga vazia e instantaneamente começaram a soprar nela, fazendo-a permitir um tempo flexível (isso mesmo! O tempo não é uma linha rígida, mas esticável), três dimensões também flexíveis (o espaço pode se curvar, sofrer dilatação), e a possibilidade da existência para criaturinhas tão ínfimas diante desse poder colossal, mas tão queridas e bem planejadas por uma família composta por Três Pessoas equilibradas, maduras e divinas! Isso não é gracioso?

Não escolhemos o que aconteceu antes de sermos trazidos à existência, mas Aquele que escolheu por nós o fez de modo magistral, sem a necessidade de melhorias! (A crença equivocada de que antes de nascermos, existíamos em algum outro lugar ou época do universo, sob uma outra forma de vida, contradiz o projeto perfeito de Deus, e cria a perigosa ilusão de que nosso corpo é só uma casca, uma embalagem descartável. Não! Somos responsáveis pelo que fazemos com o nosso corpo e por meio dele, e nossa existência começou na barriga de uma mulher). Também não escolhemos nossos pais, porém, matemática e biblicamente, isso não prejudica nossa escolha em relação a nosso destino. Na verdade, só reforça a realidade de livre-arbítrio bem costurada por Deus no tecido de Seu universo bem planejado (você pode ler mais sobre o intrigante universo de Deus em outro texto meu: “Sobre a Origem do universo”).

Sim, Deus Se importa com Seu universo, assim como um engenheiro responsável se importa com os futuros moradores de seu prédio em construção. Ainda mais: Deus trouxe à existência engenheiros humanos para que, ainda que palidamente, a atuação desses profissionais nos fizesse enxergar como Ele é engenhoso, criativo e responsável! Isso é gracioso demais.

Por outro lado, edifícios desabam e matam pessoas inocentes. Será que o universo também sofrerá um acidente? Será que a bexiga estourará?

Pessoas prejudicam pessoas. Crenças equivocadas e ideologias doentias afetam a mente, e o presente se torna bem diferente do plano original perfeito. Onde está a graça nisso?

Será que Deus “só” garantiu um universo habitável e ponto final? Será que Ele só encheu a bexiga e deixou ela voando ao léu, com incontáveis mundos cheios de vida inteligente, incluindo o nosso? Será que Ele só Se interessou pelo começo? Será que Ele só tem poder nas constantes cosmológicas, e não nas variáveis que Ele mesmo escreveu nas equações que regem Seu universo? Pode o meu livre-arbítrio anular o propósito de Deus?

Ainda que Ele nem sempre impeça o abandono de cachorrinhos e gatinhos, o tráfico de animais silvestres e as condições cruéis que algumas dessas criaturas vivem (quem tem que impedir são as criaturas racionais que Ele criou e colocou como administradores das criaturas irracionais!), Ele sopra no coração e na mente de filhos Seus que resgatem essas criaturas. Faz sentido isso? Pra mim faz todo sentido, pois assim Ele resolve vários problemas simultaneamente: Ele não impede a existência do mal, mas ampara as vítimas do mal. Ele não cria robôs, e também não Se torna um Robô/Refém na mão de Seus seres livres. A inteligência artificial é um problema atual para a humanidade. Mas, a inteligência humana nunca foi um problema para a eterna sabedoria de Deus.

Nem sempre Deus impede que criancinhas sejam abusadas, famílias destruídas, democracias fraudadas e um planeta inteiro cheirando à desgraças. Quem tinha que impedir isso eram os pais (macho e fêmea), os cônjuges e os representantes democraticamente eleitos. Mas, Ele permite que as escolhas de uns prejudiquem as escolhas de outros sem que isso interfira na escolha Dele de nos resgatar, e nos oferecer uma vida com esperança aqui na Terra e, mais na frente, um destino eterno sem a presença do mal e dos maus.

Isso faz sentido? Sim, pois não é novela, não é ficção científica nem dramaturgia. É história e profecia!

O fato de a História evidenciar como Deus Se importa com cada criatura Sua, dá sentido à vida de cada um de nós. E assim como aquilo que era profecia anos atrás virou história, as profecias bíblicas que ainda não se cumpriram – o fim da dor, da maldade e das injustiças –, logo mais estará dentro da bexiga, ou seja, no passado, e não mais em sua superfície!

O futuro, portanto, é cheio de sentido, propósitos e esperanças! Graças a Deus.

Se você ainda não enxergou a existência pelas lentes da Bíblia, muito provavelmente você já perdeu ou está prestes a perder o sentido da vida.

Embora muitos interpretem a Bíblia de modo equivocado, tornando presente, passado e futuro contraditórios e desconexos, ainda existem aqueles que, em suas próprias vidas e caráteres, demonstram como a vida faz sentido.

Há um universo de evidências de que sua vida tem um propósito.

Deus tem muitos propósitos para nossas vidas!

Se você, assim como eu, sente muito uma dor que jamais planejou, busque a Graça de Deus. Espere no Senhor. Sua Graça é irretocável e a Bíblia é o manual para começarmos a compreender essa Graça.

Convido-lhe a estudar a Palavra de Deus, iniciar um relacionamento sério com Ele e permitir que Ele lhe resgate graciosamente!

Ele sabe como fazer isso! Contemple os animais resgatados. Guarde a fisionomia dos que perdoaram situações imperdoáveis. E conheça a história de Jesus. Fazendo assim, você não impedirá Sua Graça de ajudá-lo a manter-se no trilho até que Ele volte, e lhe faça viajar pelas galáxias, conhecendo mais de perto o Seu universo inabalável e em expansão.

Ele virá. Jesus em breve virá! O rosto da Graça de Deus voltará a ser visto aqui na Terra, como Ele foi visto na Galileia.

O mal e a dor não precisam fazer-nos descarrilar. Se o universo ainda se expande, é porque Deus ainda sopra a bexiga, o que significa dizer que ela continua bem segura entre as Suas duas mãos!

Fonte: Hendrickson Rogers via Instagram.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Verifique as vagas de cada grupo).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: