maio 9, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Em Romanos 11:26 Paulo quis dizer que todos os judeus serão salvos?

Qual é o significado da expressão “todo o israel será salvo” em Romanos 11:26?

frase tem sido interpretada de maneiras diferentes. Para alguns, ela se refere à nação como um todo, mas não a cada pessoa individualmente; outros acreditam que se aplique a todos os judeus vivos na terra de Israel quando Cristo voltar. Como sempre, precisamos prestar muita atenção no contexto da passagem e nos ensinos de Paulo sobre o Israel fiel. Dois pontos devem ser considerados:

1. ISRAEL ENDURECIDO Falando de como as pessoas são salvas e representando o povo de Deus no Antigo Testamento, Paulo usou a imagem da oliveira. Com a vinda do Messias, alguns judeus haviam quebrado alguns galhos naturais, enquanto alguns gentios (galhos rebeldes) haviam sido enxertados (Rm 11:17-21). No verso 25, Paulo explicou a lógica dos galhos quebrados e o endurecimento de alguns judeus. Os outros judeus constituem o remanescente fiel que aceitou Jesus como o Messias (v. 5 e 6). O endurecimento não definitivo demonstra que Deus ainda está trabalhando com eles. Ele não os rejeitou (v. 1 e 2). Nessa passagem, o mistério discutido por Paulo não é apenas o endurecimento de alguns judeus, mas o fato de que, durante seu endurecimento, está em curso uma missão voltada para os gentios: “Até que chegue a plenitude dos gentios” (v. 25). A ideia é que o endurecimento não ocorre “até”, mas enquanto os gentios estão sendo evangelizados. A expressão “plenitude dos gentios” significa que Deus está trabalhando para salvar tantos quanto seja possível. Da mesma forma, ao testemunhar sobre o que Deus está fazendo entre eles, muitos judeus descrentes não persistirão na descrença, mas, pelo poder de Deus, serão enxertados outra vez (v. 23).

2. TODO O ISRAEL Quem é Israel nessa passagem? Alguns argumentam que, em Romanos, Paulo usou o termo para se referir especificamente ao Israel étnico. Mas nitidamente não é esse o caso. Em Romanos 9:6 ele declarou: “Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel”. Ser israelita é mais do que ter uma identidade étnica. Antes, é ter a fé de Abraão, “o pai de todos os que creem” (Rm 4:11). Na compreensão de Paulo sobre a justificação pela fé, esse é o conceito central: “Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão. Prevendo a Escritura que Deus justificaria os gentios pela fé, anunciou primeiro as boas-novas a Abraão: Por meio de você todas as nações serão abençoadas” (Gl 3:7, 8). A graça salvífica de Deus por meio da fé no Messias, anunciada a Abraão, hoje está disponível universalmente aos gentios que também depositarem sua fé em Cristo. Com base no contexto, a palavra “assim”, ou “dessa maneira” (houtōs), indica que Deus irá salvar “todo o Israel” preservando um remanescente fiel, buscando abrandar os que estão endurecidos e enxertando os gentios por meio da proclamação do evangelho. Portanto, a frase refere-se ao verdadeiro Israel de Deus que incorporou os crentes gentios que têm a fé de Abraão (Gl 6:16).

Fonte: Ángel Manuel Rodríguez, Revista Adventista, Mar./2018, p. 38.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 4 você tem as opções dos demais grupos e do CANAL. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas, os três outros grupos são abertos).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.
   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: