abril 27, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Qual era a função do propiciatório localizado acima da arca, no santuário israelita?

A arca da aliança era uma caixa em que ficavam guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos (Êx 25:21, 22). O propiciatório era uma placa de ouro puro, sobre a qual estavam dois querubins, formando uma peça apenas (Êx 26:34). Os querubins estavam um de frente para o outro, olhando para baixo e com as extremidades das asas estendidas para cima (Êx 25:20). De certo modo, o propiciatório era a tampa da arca, embora tivesse função e propósito próprios.

1. Local de expiação. A palavra hebraica para propiciatório (kapporet) está etimologicamente relacionada ao verbo kipper (“expiar, fazer expiação”), sugerindo que provavelmente ela signifique “lugar de expiação”. Durante o Dia da Expiação (Yom Kippur), o sangue do sacrifício era aspergido sobre o propiciatório e diante dele, a fim de remover os pecados do Lugar Santíssimo (Lv 16:14-16). Isso era necessário porque por meio do sistema sacrifical Deus expiava os pecados do povo, transferindo-os para o bode Azazel (v. 10, 21, 22). O kapporet era o local em que, com base no sangue sacrifical, Deus garantia o perdão, aceitando a oferta em vez de exigir a vida dos pecadores.

2. Local de reunião e revelação. O kapporet também era símbolo supremo da presença de Deus entre Seu povo. A glória de Deus era visivelmente manifestada entre os querubins e, naquele local, Ele falava com Seus servos (Êx 25:22), a fim de revelar Sua vontade como o Senhor da aliança. Para os israelitas, o tabernáculo era a tenda de reunião ou encontro com o Senhor, ainda que esse acesso fosse mediado por sacrifícios e sacerdotes. Enquanto os sacerdotes entravam diante de Deus com as ofertas que representavam a alegria, gratidão e os pecados do povo, o Senhor, entronizado acima do kapporet, respondia oferecendo aceitação, certeza do perdão e bênçãos.

3. Quartel-general cósmico. O kapporet apontava ainda para um Deus que interage com os seres humanos neste mundo de pecado e impureza. No Lugar Santíssimo, local em que o Céu tocava a Terra de maneira singular, Deus Se fazia presente, encontrava-Se com o povo e com ele falava. Agora, no santuário celestial, Cristo intercede por nós diante do trono do Pai. É de lá que Deus administra o Universo e continua a realizar a expiação.

Fonte: Ángel Manuel Rodríguez, Revista Adventista, Jul./2018, p. 37.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 4 você tem as opções dos demais grupos e do CANAL. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas, os três outros grupos são abertos).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.
   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: