abril 27, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Por que alguns salmistas parecem contradizer Jesus? Jesus pediu para amar inimigos e orar por perseguidores; alguns salmistas querem que Deus mate seus inimigos!

“Alguns versos do salmo 109 mostram o salmista orando para que seus inimigos sofram. E vários outros versos que já li mencionam a mesmo desejo. Certa vez, falei com o pastor sobre uma pessoa que eu gostaria muito de ver sofrer pelo que havia feito, mas ele me disse para eu deixar com os anjos e a justiça de Deus. Só que o salmista usa uma linguagem de justiça imediata, sem compaixão para com os inimigos. Se Deus pede para orararmos pelos que nos perseguem, isso não meio confuso? Ou, então, eu interpretei errado. Mesmo que essa justiça faça o outro sofrer? Não é a mesma coisa de esperar que paguem com a mesma moeda? Eu sei que Deus é amor, mas também é justiça, e cada um colhe o que planta. Mesmo assim, em minha mente, fica meio confuso. Não é fácil amar os inimigos, por outro lado, Deus é Quem faz a justiça…” (Márcia, Maceió/AL).

O artigo seguinte contribui para a resposta dessas importantes questões!

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”

Gostaria apenas de acrescentar:

1) O sentimento de vingança nunca deve ser acalentado pelos filhos de Deus, pois vingança, assim como uma cirurgia delicada, só deve ser realizada por um especialista. No caso da Medicina, há especialistas humanos. No caso da vingança, só Deus é especialista.

2) Antes de o inocente sofrer pelo culpado, Deus já prometeu fazer justiça. Ter fé Nele, inclui evitar alimentar a raiva (embora não seja fácil) por aqueles que nos prejudicam deliberadamente. Deus já viu a injustiça antes mesmo dela ser cometida. Ele mesmo foi Vítima da injustiça da cruz. E se Ele venceu, então é possível nós pecadores vencermos por meio Dele.

3) Por outro lado, não é pecado clamar por justiça! O quinto selo de Apocalipse 6 revela por meio de alegorias como os mártires imploram a Deus por justiça, e como Ele promete fazê-la, muito embora Ele tenha permitido o martírio deles…

4) Justiça que não faz sofrer é justiça?

Sobre os dois últimos tópicos, sugiro a seguinte leitura:

“Eu, porém, vos digo” e o “olho por olho, dente por dente” (parte 1)

“Eu, porém, vos digo” e o “olho por olho, dente por dente” (parte 2)

(Hendrickson Rogers)


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 4 você tem as opções dos demais grupos e do CANAL. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas, os três outros grupos são abertos).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.
   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: