maio 4, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Satanás é Lúcifer? Os demônios estão presos?

O artigo que segue é fruto de bons e respeitosos debates no grupo Aprendizagens (você pode conhecer o projeto e até participar dele por aqui). Os materiais colhidos daquela comunidade têm objetivos claros: oportunizar aprendizagens para o leitor por meio de pontos e contrapontos dentro dos temas abordados. O leitor poderá se identificar com uma ou mais linhas de raciocínio e fundamentação dos debatentes e burilar suas crenças, certezas e raciocínios. A linguagem informal de textos do WhatsApp/Telegram está sendo paulatinamente substituída pela língua portuguesa. Bons estudos!

(Al) [Imagem postada por Al] Quais as correlações entre Satanás, Diabo e Lúcifer? São personificação de um mesmo ser? Ou uma tríade?

(Ed) Mesmo ser. Segundo a bíblia, o mesmo Lúcifer que se revelou contra Deus e não se arrependeu. Levou junto com ele um terço dos anjos. Foram jogados para a terra. Mas segundo a Bíblia, não tem muito a ver com essas imagens aí. Talvez a terceira seja mais próxima da realidade.

(He) Apenas distrações.. Satanás, o anjo caído, é o mestre dos disfarces. Mas parece que ele gosta mesmo é de religião. Ali ele parece se sentir à vontade.

(Ma) Perante a bíblia nem o nome de satanás é Lúcifer… imagina imagem.

(He) A Bíblia também não menciona Trindade, aliança de casamento.. A Bíblia não é um dicionário, mas um conjunto de livros inspirados, uma revelação especial daquilo que Deus considera importante para a salvação de quem reconhece que precisa da Salvação que há em Cristo. Por outro lado, “filho da alva” ou “estrela da manhã” (ou o planeta Júpiter) são expressões hebraicas e gregas que se referem a Satanás, sendo que em latim geram o termo Lúcifer.

Exemplo: dog é cão em inglês? Quem criou dog não inventou o animal 🐕, apenas traduziu o nome de um animal que já existia.

De modo semelhante, Lúcifer é a tradução latina de um ser que já existia na Bíblia hebraica e grega antes da tradução latina..

(Fl) Eu não sei.. posso arriscar? Lúcifer e satanás são o mesmo. Demônios são seres que atuam a serviço de satanás.

(Ma) A questão é que a bíblia não fala que o nome de Satanás é Lúcifer….

(Ed) Lúcifer e satanás são a mesma pessoa. Veja Ezequiel 28:11-19 e apocalipse 12:7-9. E por fim, Isaías 14:12-17. Estrela da alva vem do hebraico halal (aquele que emite luz). A palavra Lúcifer vem do latim.

(Ma) Foi exatamente o que eu falei. Lúcifer não existe na bíblia… Estrela da Dalva….em Apocalipse 22:16. Jesus é a estrela da manhã… e satanás nunca foi portador de luz… O antigo testamento estava escrito em hebraico, não em latim… Sendo a única versão o da vulgata em latim que vem como tal tradução, nenhuma outra está assim….
Em apocalipse 12:7-9 se vê a queda do dragão, a serpente, pelo nascer de uma criança… Quem é essa criança… menção de Jesus, então o cair do dragão pelo nascimento de Jesus… Isso é futuro e não passado… Nada a ver com a origem de satanás ou quem ele era, e sim sua queda em relação a batalha travada.

(He) Texto confuso.. Poderia explicar melhor? Quem é Satanás e qual a sua origem, de acordo com seu entendimento bíblico?

(Ma) Agora o texto não tem nada de confuso não…está bem claro…

(Al) O verbete satanás, ao olhar do Velho Testamento indica que Satanás foi criado por Deus como um anjo governante chamado Lúcifer, com grandes poderes. Mas o orgulho levou Lúcifer a se rebelar contra Deus (conforme Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:12-15). Torcido agora pelo pecado, Lúcifer é transformado em Satanás, que quer dizer `inimigo´ ou `adversário´ …Satanás é um poderoso anjo decaído, intensamente hostil a Deus e antagonista do povo de Deus.”  E os demônios são os anjo decaídos a serviço dele.

(He) Só um apontamento: Satanás não foi criado por Deus. Satanás é o “autogerado” mal. Ou seja: segundo a Bíblia, o Criador criou um querubim apelidado Lúcifer ou filho da alva. Este escolheu trocar a perfeição pela desobediência pela primeira vez em toda a história do universo. Daí, ele é conhecido como o “pai do mal ou da mentira” como o Senhor Jesus o chamou. Assim sendo, Deus faz o mal-efeito, não o mal-causa.

Exemplos: Deus mandou o dilúvio universal há cerca de 4 milênios; Ele destruiu Sodoma e cidades vizinhas; Ele abriu a terra sob os pés de Coré, Datã e Abirão, tirando a vida de dezenas de indivíduos; Deus destruirá muitos em Sua segunda vinda ao planeta Terra, etc. Mas Ele não criou o mal-causa, aquele sujeito que só faz o mal (Satanás).

(Al) Ele foi criado na potência. Não existiria sem Deus.

(He) Mas isso é tautológico, amigo.. O fato de nada existir sem Deus (na verdade nem o nada existiria sem Deus..) não implica que Deus criou o mal. Concordo que Ele criou o livre-arbítrio donde o mal surgiu.. É como aquele frase de algumas pessoas mais velhas: “ninguém morre na véspera”. Ora, isso é verdade, mas isso não explica nada, percebe?

(Ma) Ele existe e isso eu afirmo. Como ele veio a existir que é a questão… A bíblia não ensina tal fato… São teses de seres humanos… Eu defendo a existência… Agora que satanás foi criado, de fato é uma verdade… Se foi criado para o bem ou mal a bíblia não relata… Ela relata que ele é adversário de Deus… Eu creio que ele existe para o simples fato de termos o livre arbítrio.

(Al) Sem O diabo não existiria a dualidade né? Tudo no universo é Dual.

(He) Sem o mal a humanidade habitaria num planeta perfeito e teria acesso à árvore da vida do Éden, a qual refletia a vida eterna que Jesus dá.

(Je) Satã aparece pela primeira vez personalizado no livro de Jo , depois do exílio da Babilônia. Portanto Satanás como um ser aparece como influência de outras religiões na cultura hebraica.

(He) Errado. Satanás aparece disfarçado de animal: uma serpente. Moisés, João e Paulo dizem isso. Está escrito:

15. Estabelecerei inimizade entre ti [Satanás/serpente] e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar”.
(Gênesis, 3)

20. E, sem demora, o Deus da paz, esmagará Satanás debaixo dos vossos pés. A graça do nosso Senhor Jesus seja convosco!
(Romanos, 16)

9. Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra.
(Apocalipse, 12)

Antes de existir a humanidade, Satanás já havia passado por aqui na Terra, de acordo com Pedro:

Pois Deus nem sequer poupou os anjos que pecaram, mas lançou-os em abismos de escuridão e ali eles ficarão presos até o julgamento.
Segunda Carta de Pedro 2:4 VFL

Muito provavelmente essa é a causa de, no princípio, Moisés ter visto nosso planeta “sem forma” ou em forma de caos. Gn 1.2.

(Je) 1)Tudo existe por que Deus criou .
2) nada pode existir sem ter sido criado por Deus.
3) o mal existe.
4) criaturas não podem criar, apenas transformar
a natureza.
Quem criou o mal?

(He) 1) Sua primeira premissa está equivocada. Exemplo: a internet existe. Deus criou a internet? O avião caiu e dizimou muitas vidas. Deus derrubou o avião?

2) Penso que sua segunda afirmação gera incoerências do tipo: “Deus criou Satanás e vai destruir Satanás.” Como assim? A Bíblia não ensina isto. Tudo que existe tem uma causa que pode ou não ser divina. A causa do mal não é Deus, pois se assim o fosse, Deus seria mal..

O mal não foi criado. O mal foi autogerado dentro do contexto do livre-arbítrio criado por Deus.

Lúcifer abandonou sua perfeição e escolheu rebelar-se contra o governo de Deus. Então, surgiu o mal.

(Je) Não. A internet foi formulada com base em outros materiais, a partir deles se construiu a internet. A criação que me refiro é: gerar algo do nada absoluto.

(He) Eu entendo vc. Só gostaria que vc reconhecesse que seu raciocínio de culpar Alberto Santos Dumont pelos acidentes aéreos não é coerente. Os acidentes aéreos não são efeito da criação de Dumont, apenas uma possibilidade dela.

(Ma) A questão que primeiramente o nome dele não é Lúcifer, segundo não era um anjo…como vc mesmo citou que todos os anjos que não guardaram seu principado está acorrentado e separados para o grande dia do juízo:

Sei que a bíblia relata que existe anjos rebeldes, que não guardaram seu principado, mas a bíblia relata onde eles estão.

2° Pedro 2:4
Pois Deus não deixou escapar os anjos que pecaram, mas os jogou no inferno e os deixou presos com correntes na escuridão, esperando o Dia do Julgamento.

Judas 6
Lembrem dos anjos que não ficaram dentro dos limites da sua própria autoridade, mas abandonaram o lugar onde moravam. Eles estão amarrados com correntes eternas, lá embaixo na escuridão, onde Deus os está guardando para aquele grande dia em que serão condenados.

(He) Amigo, Jesus ensinou que Satanás tem um reino aqui na Terra! Como vc pode dizer que os anjos que foram expulsos do céu juntamente com ele estão acorrentados literalmente?? Está escrito:

Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino?
Mateus 12:26 ARA

Sugiro que repense sua posição. Afinal, quem seriam os tentadores da humanidade, se, de acordo com vc, eles estão presos, não existem tentadores, demônios, anjos maus soltos.. E por que a Terra está do jeito que está??

(Fl) Não sei se estou certo… acho que o mal é um mal necessário para que haja o bem, o caminho correto. Não sei se foi criado por Senhor Deus Pai. Estou meio confuso. Mas… tenho certeza absoluta que Deus é bom e se entristece quando alguém opta por fazer o mal em vez de fazer o bem. Mais uma coisa. Tudo o que existe só existe para que se cumpra o plano de Deus em nossas vidas e para que se cumpra o que está escrito nas escrituras. Do ponto de vista bíblico fica claro que Deus é bom, pois dentre outros fatos, Ele nos mandou o Seu filho unigênito pra que fossemos salvos.

Acho que ele não foi criado pra ser mal… ele queria ser Deus se rebelou.. não tenho certeza. Fez e faz mau uso do poder que tem.

(Ma) Isso que é a questão…”eu acho”. Eu afirmo que não temos base pra dizer se foi criado para o bem mal…e sim que ele satanás existe e pratica o mal…

Sei que a bíblia relata que existe anjos rebeldes, que não guardaram seu principado, mas a bíblia relata onde eles estão.

2° Pedro 2:4
Pois Deus não deixou escapar os anjos que pecaram, mas os jogou no inferno e os deixou presos com correntes na escuridão, esperando o Dia do Julgamento.

Judas 6
Lembrem dos anjos que não ficaram dentro dos limites da sua própria autoridade, mas abandonaram o lugar onde moravam. Eles estão amarrados com correntes eternas, lá embaixo na escuridão, onde Deus os está guardando para aquele grande dia em que serão condenados.

(He) Dois contrapontos:

1) Pedro não usou a palavra inferno; inferno e Lúcifer são palavras latinas. E agora José? Sugiro que pesquise sobre o “tártaro” grego que Pedro usou nessa passagem e o compare com o “caos” que Moisés escreveu em Gn 1.2.

2) Judas não quis dizer o que vc está intencionando. Veja: os anjos maus não estão presos, mas bastante ativos. Satanás é comparado por Pedro como um leão, lembra-se? Um leão fazendo o quê? Preso ou solto? Por outro lado, assim como em Ap 20, os anjos maus estão limitados (essa é a ideia de Judas), eles não podem sair da Terra e tentar outros planetas perfeitos, onde não existe a desobediência à lei de Deus! Sugiro que pesquise sobre o artigo “A Redenção dos Anjos” lá no blog.

(Ma) Aqui que eu digo que satanás não era um anjo, pois todos os anjos caídos estão presos, como Judas fala, acorrentados e guardados por Deus para o dia do juízo… Neste caso satanás está solto, satanás e seus demônios… Satanás não era um anjo. Essa que é a questão…vcs estão usando textos fora de contexto e criando pretextos…pegando a queda de dois réus do antigo testamento, e transformando na queda de satanás, e pegando apocalipse 12 que ao nascer uma criança que é Jesus, o dragão caiu…aí vem falar da queda da existência de satanás…sendo que o contexto fala de Jesus.

Ap 12 relaciona o dragão com a serpente sendo o mesmo ok…mas a queda em apocalipse se fala do nascer de uma criança…que é Jesus…e não a queda em relação a existência…mas depois do nascer da criança.

(He) Então quem é o querubim que era perfeito, se tornou mal, esteve no Éden, mas será destruído por Deus? Está escrito:

12. “Ó filho do homem, ergue, pois, um grande lamento sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim declara o SENHOR Deus: Tu eras o modelo da perfeição, repleto de saber e magnífico em beleza!
13. Estiveste no <i>Éden</i>, Delícia, jardim de Deus; as mais lindas e perfeitas pedras preciosas adornavam a tua pessoa: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e outras. Seus engastes, guarnições e outras jóias eram feitos com ouro puro; tudo foi preparado para ti no exato dia em que foste criado.
14. Além disto, foste também ungido como querubim guardião; afinal, foi precisamente para essa função que Eu te designei. Estiveste também no Monte Sagrado de Deus e caminhavas entre pedras resplandecentes.
15. Naquele tempo eras perfeito e irrepreensível em teus sentimentos e atitudes, desde o dia em que foste criado, até que se observou malignidade em ti.
17. O teu coração tornou-se altivo e soberbo por causa da tua impressionante formosura, e corrompeste a tua sabedoria por conta do teu esplendor e da tua fama. Por isso Eu te lancei à terra; fiz de ti um espetáculo e advertência perante reis e governantes.
(Ezequiel, 28)

Mano….. Só no cap. 3 de Gn a Bíblia conta toda a história da redenção da humanidade resumidamente.. Como vc pode dizer que Ap 12 só fala do nascimento de Jesus??? A Bíblia é densa e não separada por tópicos! A Bíblia é como a gente: começa com um assunto mas termina tratando de muitos outros.. Sugiro que reveja sua posição sobre a Bíblia. E também gostaria de saber quem são esses dois “réus” de Ez 28, segundo vc.

(Ma) A questão que eu não estou ensinando que satanás era anjo, eu sempre disse que ele existe…ele é todos os demônios que o seguem… Ali fala que a queda veio ao nascer de uma criança… E aí?

(He) 7. Houve, então, uma guerra nos céus. Miguel e seu exército de anjos lutaram contra o Dragão, ao que o Dragão com seus anjos revidaram.
8. Contudo, estes não foram suficientemente poderosos e, dessa maneira, perderam seu lugar nos céus.
9. Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra.
(Apocalipse, 12)

24. Mas os fariseus, ao ouvirem isso, murmuraram: “Este homem não expulsa demônios senão pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios”.
25. Entretanto, Jesus compreendia os pensamentos deles, e lhes afirmou: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não resistirá.
26. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra ele próprio. Como poderá então subsistir o seu reino?
(Mateus, 12)

Amigo, se os demônios não são anjos maus bastante soltos e operantes no meio da humanidade, os mesmos anjos expulsos pelo Guerreiro Miguel, quem são eles então?

Se Satanás não é um anjo, ele é o quê? Sugiro que releia os textos acima com bastante atenção..

Satanás já estava aqui na Terra no evento nascimento de Jesus:

4. Sua cauda arrastou consigo uma terça parte das estrelas do céu, as quais arremessou sobre a terra. O Dragão posicionou-se diante da mulher que estava para dar à luz, a fim de devorar o seu filho assim que nascesse.
5. Todavia, nasceu-lhe um filho, um homem, que reinará sobre todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono.
(Apocalipse, 12)

(Ma) Ele não é um anjo… Isso não vai acabar nunca…isso é tese…vc defendendo a sua e eu a minha… Acho que já deu…

(He) Mano, permita-me (por favor não pense que estou lhe forçando a algo; vc não é obrigado sequer a ler, quanto mais responder a questão que segue). Gosto muito de avaliar crenças e submetê-las à Bíblia e ao conhecimento científico/matemático. Gostaria que vc me respondesse o seguinte: vc diz que a Bíblia ensina que Satanás não é um anjo. Já lhe oportunizei que ele e seus anjos foram expulsos do Céu por Miguel e os anjos dEle (Ap 12.7-9). Além disso, também já lhe lembrei que certa liderança judaica chamou Jesus de charlatão e possesso por Belzebu, “o maioral dos demônios” (Mt 12.24-26). Como vc consegue dissociar Satanás do contexto angélico? Ou seja: como ele pode ter um reino de demônios que são os mesmos anjos que ele conquistou lá no Céu, mas ele mesmo não ser um anjo?

(Ma) Aqui a questão é que a bíblia não fala que ele era um anjo, ou que ele não era um anjo…já li a bíblia 4 vezes inteira com muita atenção e cuidado com a questão de interpretação… não há uma base sólida pra dizer o que ele era antes de existir…tem a questão do rei Tiro e do rei Nabucodonosor, mais o contexto fala apenas desses reis, aí derrepente se pega um versículo do meio do contexto pra se falar que é a queda de satanás e não do rei ali citado…tem teses que pelo poder que satanás tem, ele é comparado como se fosse até um irmão de Jesus…(isso é loucura).

E em apocalipse 12 se fala do dragão, mas antes cita o nascer de uma criança que é a questão principal da queda desse dragão…e essa criança é menção de Jesus… ficando dentro do contexto não tem como relacionar com o passado.

(He) Então Satanás não é um anjo, mas lidera anjos?? Ele é o maioral dos demônios, mas não é um demônio?? Falando em isolamento de versos.. vc usa Pedro e Judas para crê que os anjos estão presos.. Mas e os textos que coloquei mais acima, será que os demônios que Jesus expulsou não eram do reino de Satanás, o qual possui “anjos”? (Ap 12.7-9 e Mt 12.24-26). Como pode um ser que não é anjo está tão familiarizado entre os anjos ao ponto de ter um “reino” (Jesus disse isso) de anjos/demônios?

(Ma) E quem diz e onde diz que esses demônios que ele lidera são anjos…? Em nenhum momento falei que eles… satanás e seus demônios eram anjos…uns sim estão presos por não guardarem seu principado…rebelaram contra Deus e estão presos… Agora satanás e seus demônios, nunca falei que são esses anjos… Aqui sempre defendi que ele existe…e com certeza foi criado por Deus…e que não era um anjo…isso eu defendo.

(Fl) Acho que Deus o criou com livre arbítrio e poder sendo que ele fez e faz mau uso disto. E tem mais… a Bíblia diz que há coisas que só Deus Pai o sabe. Nem o próprio Deus Filho sabe de tudo, Marcelo. Mas vc não gosta do ” acho “, hehe..

(Ma) Concordo. Eu creio meu irmão que no mundo espiritual não existe o livre arbítrio…

(He) A Bíblia não ensina isso, mano. Jesus enquanto Deus (como as Outras Duas Pessoas Divinas) sabe de tudo, senão Ele não seria Deus. Está escrito:

Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: — Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: — O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente as minhas ovelhas.
João 21:17 NAA

Amigos, Paulo cria que Satanás era um anjo:

14. E essa atitude não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
(2 Coríntios, 11)

João também menciona o cabeça dos anjos caídos exatamente num contexto angelical:

7. Houve, então, uma guerra nos céus. Miguel e seu exército de anjos lutaram contra o Dragão, ao que o Dragão com seus anjos revidaram.
9. Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra.
(Apocalipse, 12)

Gostaria que vc me ajudasse a entender sua crença: como Deus pode criar o mal? Ele é amor e justiça nEle não há maldade, mas ainda assim Ele é a causa da origem do mal?? Se Deus criou Satanás (o mal) então antes de Satanás ser culpado, Deus já mereceria a culpa primária.. Que profeta concorda com sua crença de que Deus criou Satanás?

Por gentileza: se anjos maus estão presos, então quem são os demônios que Jesus e muitos de Seus discípulos expulsaram/expulsam de seres humanos?

Mais uma questão: qual é o reino de Satanás que o Senhor Jesus mencionou? Que seres fazem parte desse reino? Não são anjos?

A Bíblia não ensina sobre mundo espiritual nesse sentido expresso por vc: mundo paralelo ao nosso onde os de lá não passam para aqui. Isso é um misto de mitologia grega com crenças pagãs..

Satanás e os demais anjos que o escolheram como senhor, no lugar de Miguel ou Jesus, foram lançados fora do Céu. Ora, se Deus criou outros mundos habitados (e a Bíblia sugere que sim), por certo esses demônios tentaram espalhar sua rebelião naqueles mundos perfeitos. E quando Trindade criou nosso mundo, eles vieram e conseguiram êxito aqui.

Depois disto, Deus parece ter limitado o ir e vir deles; eles não puderam tentar colonizar outros planetas. Mas essa restrição não existe quando o assunto é a vida humana: esses parasitas muito poderosos infectam tudo e todos. Se assim não o fosse, o pecado de Adão e Eva não teria se espalhado de modo tão medonho e global, pois, diferentemente de Satanás, nossos primeiros pais se arrependeram!

Portanto, os anjos maus estão soltos por aqui, mas presos no sentido de não terem acesso a outros mundos, esperando aqui na Terra a sentença fatal de suas escolhas.

(Ma) Outros mundos habitados, e a bíblia sugere que sim???? Aí eu que tenho crenças pagãs.

(He) Sim, a Bíblia contém evidências para a crença de que o planeta Terra é menos que poeira no vasto universo habitado por criaturas que jamais caíram nas tentações da serpente. Por favor, quando puder, leia os artigos que seguem:

Outros Planetas Habitados https://blogdoprofh.com/2011/06/03/outros-planetas-habitados/

O Plano da Redenção para os anjos – Apêndice https://blogdoprofh.com/2012/08/02/o-plano-da-redencao-para-os-anjos/

(Re) Então, na sua visão o tártaro é a terra, o nosso mundo?

(He) Na verdade temos que perguntar assim: “na visão do profeta Pedro, a Terra é o tártaro”? Vamos ao texto:

Pois Deus nem sequer poupou os anjos que pecaram, mas lançou-os em abismos [tártaro] de escuridão e ali eles ficarão presos até o julgamento.
Segunda Carta de Pedro 2:4 VFL

Para onde Deus lançou Satanás e seus anjos?

mas não conseguiram sair vitoriosos e não havia mais lugar para eles no céu. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo. Ele foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
Apocalipse 12:8‭-‬9 NAA

Ora, por que Pedro usa uma expressão caótica como “tártaro” em vez de “planeta Terra”?

Possivelmente Pedro salienta o estado da Terra com Satanás e seus anjos antes dos 6 dias da criação:

A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas.
Gênesis 1:2 NAA

O profeta Jeremias fez algo semelhante mas se referindo ao planeta Terra após a segunda vinda do Rei Jesus:

Olhei para a terra, e eis que ela estava sem forma e vazia; olhei para os céus, e eles não tinham luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam; e todas as colinas estremeciam. Olhei, e eis que não havia ninguém, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas em ruínas diante do Senhor , diante do furor da sua ira.
Jeremias 4:23‭-‬26 NAA

O profeta Judas também viu o planeta Terra antes do início da criação. Aqui já estavam os anjos rebeldes:

E a anjos — os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio lugar — ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia.
Judas 1:6 NAA

Ou seja: eles estão confinados aqui. A Terra é a prisão dos anjos maus. Seja porque eles não obtiveram êxito nos milhões de outros mundos perfeitos criados por Jesus Cristo, seja porque eles conseguiram colonizar somente aqui..

(Ma) Jesus não sabe o dia em que ele vai retornar…a bíblia nós relata isso…Jesus apenas abriu mão de sua glória quando estava em corpo humano…mas a bíblia relata que somente Deus sabe o dia e a hora…

Neste passagem ao qual vc cita em relação a Pedro relatar três vezes o amor pra Cristo, é neste sentido a resposta:
A primeira vez que Jesus pergunta a Pedro vc me ama, Jesus usou o amor ágape, e Pedro responde no sentimento do amor fileo…da mesma maneira da segunda vez que Jesus pergunta…Mas a terceira vez Jesus muda a pergunta, Ele pergunta, Pedro vc me Fileo, e Pedro responde, o senhor conhece todas as coisas, eu te Fileo… Aqui Jesus dimensionou o tamanho do amor que Pedro sentia por ele, sendo ágape o amor sem limites, e o Fileo o amor humano limitado.

(He) Jesus enquanto Homem não possui recursos sobrenaturais, como qualquer homem; senão, facilmente Satanás O acusaria de trapaça quando ele tentou o Senhor em todos os 33 anos de Sua existência no chão desse mundo.

No entanto, assim como alguém que vai andando até o local de trabalho, mesmo podendo ir de carro se quisesse, Jesus prescindiu, abriu mão de Seus recursos divinos enquanto alma vivente. Sim, Jesus Se tornou criatura, o descendente de Eva de Gn 3.15 que esmagaria a cabeça da serpente/Satanás. Mas Ele nunca deixou de ser Deus, seja quando Se tornou anjo para administrar Seus anjos (Miguel ou Anjo Javé), seja quando Se tornou alma, gente, para salvar as almas contaminadas pela serpente, i.é, toda a humanidade.

Como Deus, sim Ele sabe a hora, o minuto e os segundos de Seu retorno. Está escrito:

Ao vê-lo, caí aos seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: — Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último e aquele que vive. Estive morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre e tenho as chaves da morte e do inferno.
Apocalipse 1:17‭-‬18 NAA

Terceira vez, perguntou-lhe Jesus: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? Respondeu-lhe ele: Senhor, tu conheces todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
João 21:17 TB

Se Jesus não fosse Deus, não saberia de tudo, não conheceria o coração de Pedro, não seria adorado, e Pedro e Paulo teriam cometido blasfêmia ao escrever:

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.
2Pedro 1:1 NAA

Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para sempre. Amém!
Romanos 9:5 NAA

Quem ama com “Ágape”? Deus ou pecadores? Sua resposta lhe dirá se Jesus sabe tudo ou se Ele não é Deus.

(Fl) Deus não cria seres maus originariamente. Os seres, é que optam pelo caminho do mal, alimentando sentimentos negativos, desobedecendo as ordens e conselhos de Deus Pai. Mas atenção.. há questões, que só Deus Pai tem a resposta, afinal o próprio Senhor Jesus disse em um trecho “HÁ COISAS QUE SÓ O PAI SABE” . Reconheço que não tenho resposta pra tudo. Ninguém tem. Só Deus Pai.

(Al) Tomos nós estamos acessíveis ao bem e ao mal, pois os mesmos não são coisas, são condições a disposição do livre arbítrio.

(He) A Bíblia não ensina que Satanás foi criado (caso eu esteja equivocado, por favor, me corrija!). Por outro lado, só Deus é eterno. O mal teve um começo, mas não uma origem (no sentido da criação). A Bíblia deixa claro que Satanás foi expulso do Céu à força (Ap 12.7-9). Ou seja, ele habitou o Céu. Mas como o mal habitaria no Céu desde sempre, se só os íntegros habitam com Deus (Sl 101.7)? A resposta é: Satanás é o resultado de uma escolha de alguma criatura criada originalmente perfeita. E quem é essa criatura? Um querubim (Ez 28.11-19). Seu apelido “filho da alva” (Is 14.12), em latim, Lúcifer.

Dizer que a Bíblia não fala sobre a origem da pior desgraça deste universo é, no mínimo, um grave equívoco.

(Ma) Eu volta a falar…teses…isso são tese…cada um neste ponto está defendendo sua tese…eu coloquei como exemplo uma metáfora em uma passagem…vc diz que não existe pra defender sua tese, na outra passagem já coloco no literal, aí vc já diz que é metáfora…isso vai longe…cada um defensor de sua tese… não acada nunca.

(He) Não mano. Não se trata de tese minha e tese sua. Nem vc nem eu demos à luz às visões que usamos para debater o assunto. Se trata de interpretação sua daquilo que está escrito na Bíblia; e essa interpretação pode ser confirmada ou não de acordo com a maneira correta de se estudar: permitindo que a Bíblia se explique, sem a necessidade de crenças externas, com a devida contextualização histórica.

Satanás no grego é “adversário”. Ou seja, quem cunhou esse substantivo teve a clara intenção de denotar seu caráter através de seu nome, entende? Satanás não é “neutro”. Desde sua origem ele é mal. Mas, o “filho da alva” de Is 14 e o querubim de Ez 28 eram perfeitos e foram expulsos do Céu, assim como o “dragão”, “diabo”, de Ap 12.

Por isso que faz sentido dizer que Satanás foi o querubim expulso. Logo, ele era um anjo perfeito que escolheu a rebelião contra seu Fabricante!

(Ma) Em apocalipse ele é colocado como dragão, e não como anjo… Ali ele é uma serpente…e não um anjo… E fala igual aquela serpente lá no Éden e não um anjo..

COMO SATANÁS SE TRANSFORMA EM UM ANJO DE LUZ?

Sempre me causou dificuldade responder esta pergunta. Afinal, como Satanás se transforma em anjo de luz? Acaso o maligno poderia ser, espiritualmente semelhante às divinas e perfeitas criaturas que continuamente louvam ao Senhor? Teria o espírito mau, poder para se parecer ao espírito bom? Como poderia ser isso?

Para entendermos, importa analisar o que a Bíblia nos fala anteriormente à referida menção em 2Co 11.14.

Assim escreveu o apóstolo à igreja em Corinto: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2Co 11.2-3 – grifo meu).

Notemos que o apóstolo faz menção ao pecado original e afirma temer que, tal qual Eva foi enlaçada em erro, também alguns da igreja em Corinto assim estejam perecendo. O motivo desta segunda carta, de maneira alguma foi destruir a igreja – “Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho” (2Co 2.4). A carta foi escrita com amor “e angústia do coração”, “com muitas lágrimas”, “para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho”. O intento do apóstolo era trazer aqueles que haviam se desviado. Havia escrito para “saber se sois obedientes em tudo” (2Co 2.9).

Mas, por que escreveu tais coisas aos coríntios? Um dos motivos da carta foi devido a muitos da igreja estarem tentando desprestigiar seu ministério e pôr em dúvida a sua autoridade apostólica e a dos seus colaboradores. A fim de validar ainda mais seu ministério, Paulo afirma, noutras palavras, que não dependia do sustento da igreja em Corinto, ainda que tivesse necessidade. Tal afirmação nos leva a crer que teve o intuito de demonstrar àqueles homens o fato do apóstolo não ter qualquer obrigação em lhes falar aquilo que queriam ouvir, mas, sim, o que deveriam ouvir: “Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado. Porque os irmãos que vieram da macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei” (2Co 11.8-9). Não que noutros lugares o apóstolo usasse do sustento para afagar o eco e pecado, jamais! O propósito era, somente, reforçar a questão dos coríntios não estarem contribuindo para com o apóstolo (porque ele mesmo não havia feito questão) e, assim, entendessem que o apóstolo estava lhes exortando em amor e visando a aproximação de Cristo – nada mais.

Tamanha dúvida e incredulidade perpassavam a igreja, que Paulo escreveu: “Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos” (2Co 11.5). Instou, em versículo anterior, para que a igreja atentasse ao perigo de seguir um falso Salvador: “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis” (2Co 11.4 – grifo meu). Alguns da igreja em Corinto se punham a seguir outros mestres e um Jesus diferente daquele que Paulo havia apresentado e para isso deveriam ser alertados.

Importa notar que tamanha era a incredulidade para com Paulo, que ele ainda assevera: “Como a verdade de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia. Por quê? Porque não vos amo? Deus o sabe” (2Co 11.10-11).

Após estes destaques, Paulo escreve: “Mas o que eu faço o farei, para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” (2Co 11.12-13 – grifo meu). Aqui está o ponto fundamental, pois o apóstolo é enfático com respeito aos “falsos apóstolos”. Estes fingiam ser apóstolos de Cristo, “transfigurando-se”. Lembremos que a palavra “apóstolo” denota a ideia de fundador, edificador, aquele que era incumbido por Cristo de ir avante e levantando as primeiras igrejas. Hoje, como sabemos, não existe qualquer apóstolo no sentido especial e comissionado por Cristo como nos dias da Escritura – ainda que o ofício de apostolado, o ir e fundar igrejas, permaneça (lembre-se de que um dos requisitos para ser apóstolo era ter vivido, literalmente, junto com os apóstolos primitivos – leia Atos 1).

Prossegue, demonstrando que tal ocorrência de falsos apóstolos, não deveria ser estranha e que a igreja não deveria se espantar que existiam os tais, afinal, “não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (2Co 11.14).

A pergunta, desta forma, é: como “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”? A resposta é cristalina no versículo seguinte: “Não é muito, pois, que os seus ministros [de Satanás] se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras” (2Co 11.15 – grifo meu). Isto é, Satanás tem os seus ministros na terra e os tais “se transfigurem em ministros da justiça”. Em hipótese alguma a palavra “justiça”, aqui, remete à justiça no sentido de mera equidade, mas, sim, à justiça de Deus. Paulo salienta que Satanás se infiltra até mesmo nas igrejas e sob a figura de falsos ministros!

Em sua primeira carta, João registrou algo semelhante: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1Jo 4.1 – grifo meu). Falsos profetas surgiriam no fim dos tempos (mas também existiam em abundância no Antigo Testamento). Mas quando começou o fim dos tempos? alguém pergunta “Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” (1Co 10.11 – grifo meu). “O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” (1Pe 1.20 – grifo meu). Assim, o fim dos tempos se iniciou em Cristo Jesus. Nada a que se falar sobre nós, do século XXI, estarmos vivendo os “últimos tempos”, como se desde o nascimento de Cristo isto não existisse.

Comentando sobre o versículo acima de João, e tratando sobre quais são os sinais que podem distinguir um espírito santo de um maligno, Jonathan Edwards (1703-1758) comentou: “(…) o Diabo se transforma em anjo de luz. Isso porque é pensando principalmente nesses ‘obreiros desonestos’ que João apresenta tais evidências, como fica claro pelas palavras do texto: ‘Amados, não acrediteis em qualquer espírito, mas avaliai se os espíritos vêm de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo’ (v.1); ou seja: ‘Há muitos que saíram pelo mundo, que são ministros do Diabo e se transformam em profetas de Deus, por meio destes o espírito do Diabo é transformado em anjo de luz. Portanto, avaliem os espíritos com estas regras que lhes darei, para que sejam capazes de discernir o espírito verdadeiro do falso, disfarçado com tanto astúcia’. Sem dúvida, os falsos profetas aludidos por João são homens do mesmo tipo dos falsos apóstolos e obreiros desonestos a respeito dos quais Paulo fala, por meio dos quais Satanás se transformou em anjo de luz. Assim, podemos estar certos de que os sinais estão especialmente adaptados para podermos distinguir entre o espírito verdadeiro e o Diabo transformado em anjo de luz, porque são propostos especialmente para tal fim. Fornecer os sinais pelos quais o verdadeiro Espírito pode ser discernido desse tipo de imitação é o claro propósito e desígnio de João”. [1]

Por fim, então, se estabelece, com segura certeza, que o modo pela qual Satanás se transforma em anjo de luz, não é mediante aparições místicas ou visões angelicais para enganar o mundo. O modo é muito mais astuto, pois ele se vale de falsos ministros, os quais são “são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova” (Mt 15.14).

Falsos ministros são o próprio Satanás.

A Derrota do Dragão (Apocalipse 12:1-17)

O capítulo 12 inicia uma nova parte do Apocalipse. Antes de começar esta lição, devemos relembrar, resumidamente, o que já passou. O primeiro capítulo serve de introdução ao livro, apresentando Jesus Cristo como a fonte desta revelação e como o Senhor eterno e poderoso. Os capítulos 2 e 3 contêm as cartas às sete igrejas da Ásia. Capítulos 4 a 11 mostram a revelação, por etapas, do plano de Deus para com os povos. Especialmente apresentam o Pai e o Filho no céu, recebendo a adoração de todas as suas criaturas (capítulos 4 e 5), os sete selos (capítulos 6 a 8, com o intervalo de consolo no capítulo 7), e as sete trombetas (capítulos 8 a 11, com o intervalo nos capítulos 10 e 11). A sétima trombeta encerra a revelação do mistério de Deus (10:7) com a grande celebração da vitória dos servos do Senhor. O resto do livro é uma apresentação ampliada dos detalhes dessa vitória. Não apresenta uma nova seqüência de acontecimentos, e sim uma vista mais próxima do que já fora revelado nos capítulos anteriores. O capítulo 12 mostra o poder dos servos de Deus sobre o diabo. Ele tenta de várias maneiras derrotar os fiéis, mas não consegue.

O Dragão Tenta Destruir o Filho (12:1-5)

12:1 – Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Viu-se grande sinal no céu: Entramos agora nesta nova parte do livro, e ainda encontramos visões das batalhas espirituais ou celestiais. O que acontece na Terra é resultado das batalhas espirituais.

Uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça: Quem é esta mulher? Pelo fato que ela dará à luz o filho que se torna rei (12:5), ou seja, Jesus, alguns sugerem que esta figura representa a própria Maria, mãe de Jesus. Mas é uma visão celestial, e a figura aqui é maior do que Maria. Esta mulher representa o povo de Deus, como podemos perceber pela descrição dela. Ela é vestida do sol e tem a lua debaixo dos pés. O sol e a lua são os dois luzeiros principais dados por Deus para iluminar a Terra. O povo de Deus serve como luz no mundo de trevas (Mateus 5:14-16), revelando ao mundo a luz da revelação divina.

Vários outros fatos apóiam esse entendimento. A coroa de doze estrelas junta um símbolo de vitória (a coroa, ou stephanos) com um número (doze) simbólico do povo de Deus. É totalmente consistente com a linguagem do Velho Testamento pensar no povo de Deus dando à luz. Miquéias disse: “Apoderou-se de ti a dor como da que está para dar à luz? Sofre dores e esforça-te, ó filha de Sião, como a que está para dar à luz, porque, agora, sairás da cidade, e habitarás no campo, e virás até à Babilônia; ali, porém, serás libertada; ali, te remirá o SENHOR das mãos dos teus inimigos…. E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miquéias 4:9-10; 5:2; veja Isaías 54:1). Não é apenas o povo físico de Israel, nem apenas o remanescente israelita do cativeiro, pois os descendentes desta mulher são as pessoas obedientes em Jesus (Apocalipse 12:17).

12:2 – que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.

Achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz: O povo fiel esperou durante muito tempo, ansioso para a vinda do Messias. Da primeira promessa messiânica, em Gênesis 3:15, às promessas a Abraão, Isaque e Jacó, às profecias nos últimos anos do Antigo Testamento, até a expectativa de fiéis como Simeão e Ana (Lucas 2:25-38), a esperança da chegada do Cristo crescia em Israel.

12:3 – Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.

Eis um dragão: O segundo sinal desta cena é de um dragão. Esta é a primeira de doze vezes que a palavra dragão aparece no Apocalipse. Não há dúvida sobre a identidade do dragão (12:9). Observemos o significado de suas características.

Grande: Ele é poderoso. Não tem poder absoluto, igual ao poder de Deus, como ficará evidente ainda neste capítulo. Mas, não devemos subestimar a força do Adversário.

Vermelho: Tem a cor de sangue, porque é o original homicida (João 8:44).

Com sete cabeças: Com a cabeça associamos a inteligência. O diabo é inteligente, capaz de seduzir e enganar. A primeira vez que aparece na Bíblia, é representada como uma serpente “mais sagaz que todos os animais selváticos” (Gênesis 3:1). A mesma astúcia continua ameaçando os servos de Deus no Novo Testamento (2 Coríntios 11:3).

Dez chifres: Os chifres reforçam a idéia de sua força. Animais usam seus chifres para lutar, e os chifres representam o poder militar de homens e nações (Daniel 8:3-8).

Nas cabeças, sete diademas: Diademas são adornos de realeza. A palavra aparece apenas três vezes no Novo Testamento, todas no Apocalipse. Aqui, são os diademas do dragão. Em 13:1, são os diademas da besta do mar. Em 19:12, são os muitos diademas do verdadeiro Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus.

12:4 – A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra: O Destruidor mostra o seu poder, lançando para a terra um terço das estrelas do céu. Certamente enfatiza o poder do dragão; possivelmente sugere seu poder para afligir e perseguir os fiéis. Uma profecia de Daniel emprega linguagem semelhante para mostrar o poder de um inimigo sobre os servos de Deus (Daniel 8:10,24). O dragão neste contexto perseguirá os fiéis. Mas, no momento, o interesse dele é direcionado ao filho que nascerá.

O dragão se deteve em frente da mulher…a fim de lhe devorar o filho quando nascesse: João nos apresenta com a imagem do dragão forte e faminto, olhando para a mulher grávida com um desejo enorme de matar e devorar o filho. Jeremias descreveu o rei da Babilônia como um monstro que devorou o povo santo (Jeremias 51:33-35). Mas aqui, encontramos algo mais profundo ainda. O diabo espera o nascimento de Jesus para devorá-lo. A encarnação de Jesus trouxe a batalha à Terra. Jesus assumiu a forma humana, com as suas fraquezas, para enfrentar o Adversário. Este fato torna Jesus unicamente qualificado para servir como nosso sumo sacerdote: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15). Ele voluntariamente se submeteu à vontade do Pai, e “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8). O diabo fez de tudo para derrotar Jesus durante este período de vulnerabilidade. Não somente durante 40 dias de provação no deserto, mas durante toda a vida terrestre de Jesus, até à morte na cruz, Satanás tentou vencer o Filho de Deus. Ele viu a sua chance quando Jesus se fez carne, e esperava a chegada do Cristo com a vontade de devorá-lo. Ele não queria somente ferir o calcanhar (Gênesis 3:15). Ele queria dominar e destruir Deus na carne.

12:5 – Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono.

Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro: O filho é Jesus. Conforme diversas profecias do Velho Testamento, ele veio para reinar sobre as nações com o cetro de ferro. Salmo 2 é a passagem mais específica que fornece a linguagem deste versículo. É a profecia que confortou os cristãos perseguidos em Jerusalém (Atos 4:23-31). É uma das grandes profecias que alimentavam a esperança de Israel durante séculos antes do nascimento de Jesus. O propósito da vinda de Jesus focaliza o ponto de conflito com o diabo. Satanás aparece com suas cabeças, chifres e diademas, querendo se mostrar o verdadeiro rei do mundo. Mas ele sabe que a sua posição como rei nunca será estabelecida se ele não vencer o Messias. Toda a esperança diabólica de uma vitória do mal depende desta luta contra o filho que nasceu. Se ele conseguir devorar o Messias, o dragão se estabelecerá como o monarca dos reinos da terra.

E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono: Quem espera os detalhes do drama, com cada estratégia dos adversários e cada movimento de tropas, terá que procurar em outros lugares. Aqui, toda a vida terrestre de Jesus é resumida em um versículo que afirma a sua vitória absoluta. Do nascimento até à coroação no céu, onde Jesus atualmente senta à destra do Pai no Santo dos Santos, a missão bem-sucedida de Jesus é resumida neste versículo (veja Atos 2:22-36; Hebreus 9:12). Sem entrar em pormenores, este versículo se torna um dos mais poderosos da Bíblia. Pela sua vida perfeita, a sua morte sacrificial e a sua ressurreição de entre os mortos, Jesus é totalmente vitorioso sobre o diabo! Antes de entrar em mais detalhes sobre o dragão e seus servos, ele quer nos lembrar que o verdadeiro Rei e Vencedor é o Senhor Jesus Cristo.

O Dragão Tenta Destruir a Mulher (12:6)

12:6 – A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.

A mulher, porém, fugiu para o deserto: Ela se encontra diante do dragão furioso e frustrado. Não conseguiu destruir o filho. Agora, pode apenas tentar destruir a mulher. Mas esta tentativa, também, leva à frustração do dragão. A mulher – o povo de Deus, os servos de Jesus – foge para o deserto por um período.

O deserto! Moisés fugiu para o deserto quando o rei do Egito queria matá-lo (Êxodo 2:15-22). O povo de Israel saiu da opressão egípcia e foi para o mesmo deserto (Êxodo 13:17-18). Elias fugiu da ira de Jezabel, foi ao deserto, e foi conduzido até Horebe (1 Reis 19:1-8).

Aqui, a mulher fugiu para o deserto para escapar da ira do dragão.

Onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem: Deus providenciou a proteção da mulher. Deus protegeu Agar e Ismael no deserto (Gênesis 21:17-20) e sustentou Eliasdurante o seu conflito com Acabe e Jezabel (1 Reis 17) e na sua fuga ao deserto (1 Reis 19). Aqui, Deus sustenta a mulher. Observe que o verbo está no plural, (“a sustentem”), dando para entender que o Pai e o Filho providenciam as necessidades da mulher.

Durante mil duzentos e sessenta dias: De novo, o período de três anos e meio (360 dias por ano). Um tempo curto de tribulação, mas em que o povo de Deus se beneficia da proteção especial do Senhor.

O dragão não conseguiu destruir a mulher. A sua frustração aumenta.

O Dragão Peleja contra Miguel (12:7-12)

12:7 – Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;

Houve peleja no céu: Deus abre, mais ainda, a cortina para mostrar a batalha espiritual que garante a vitória dos fiéis. Esta vitória dos servos de Deus no céu reforça o resultado da vitória de Jesus sobre o pecado e a morte (versículo 5), como veremos no versículo 11.

Miguel e os seus anjos: Miguel (seu nome significa “Quem é semelhante a Deus?) é citado por nome cinco vezes na Bíblia, sempre como representante de Deus nas batalhas contra os inimigos do Senhor:

● Contra os príncipes dos persas e dos gregos (Daniel 10:13,20-21).

● Como defensor do povo de Deus (Daniel 12:1).

● Como arcanjo de Deus lutando pelo corpo de Moisés (Judas 9).

● Aqui, como líder do exército celestial contra o diabo e seus anjos.

Apesar das doutrinas de alguns grupos religiosos, a Bíblia não diz que Miguel é Jesus. Jesus aparece neste capítulo como o filho varão (5), Deus (cf. o comentário sobre o verbo plural acima – 6), o Cristo de Deus (10), o Cordeiro (11) e Jesus (17). Nem aqui, nem em outro lugar, encontramos alguma prova que identifica Miguel como Jesus. Quando chegamos à vitória de Miguel e os seus anjos nos próximos versículos, lembramos que é um representante de Deus que vence o diabo. Se os servos do Senhor têm poder para derrotar Satanás, muito mais o próprio Senhor será vitorioso.

Pelejaram contra o dragão…e seus anjos: O diabo não conseguiu devorar o filho. A mulher escapou dele, sob a proteção divina. Agora enfrenta o exército de Miguel. Tem todo o apoio de seus anjos. Como entender esta batalha? Há diversas explicações, incluindo:

1. Uma batalha literal em que o diabo tentou invadir o céu, depois da ascensão de Cristo, para vencer o filho varão. Se fosse literal, além de desviar da natureza figurada do livro, apresentaria uma nova doutrina sobre a derrota de Satanás. A vitória sobre o diabo seria pela força de Miguel e seus anjos, e não pela eficácia do sangue de Jesus. Qualquer interpretação que nega a vitória total de Jesus deve ser rejeitada.

2. Uma batalha primeva em que Satanás e seus anjos fossem derrotados e expulsos do céu. Mas o contexto liga esta derrota do diabo à vitória de Jesus na cruz.

3. Uma batalha simbólica, da mesma forma de outras cenas simbólicas, dando aos fiéis a confiança da vitória sobre o adversário. Esta explicação se enquadra melhor no contexto do livro. A batalha aqui seria parecida com as de Daniel 10, símbolos espirituais para consolar os fiéis.

12:8 – todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.

Não prevaleceram: Mais uma derrota para o diabo. Não devorou o filho varão. Não alcançou a mulher quando fugiu para o deserto. E agora, perdeu a sua batalha contra Miguel.

Nem mais se achou no céu o lugar deles: O resultado desta batalha é importante. O diabo perdeu e saiu enfraquecido. O poder dele depois da vitória de Jesus na cruz é menor do que o poder que tinha anteriormente. Qualquer aspiração de Satanás de dominar os servos de Deus, ou até de vencer o próprio Cristo, foi negada pela vitória de Jesus e a vitória resultante de Miguel. Os versículos seguintes frisarão alguns aspectos importantes desta derrota do diabo.

12:9 – E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

Foi expulso o grande dragão…sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos: Tentou se exaltar. Desafiou as forças do céu. Mas o dragão perdeu e foi lançado fora. Os seus anjos, também, perderam e foram expulsos. Qualquer sofrimento que eles infligem aos homens na terra será na capacidade de perdedores, limitados pelo poder superior dos servos de Deus.

A antiga serpente: Desde a primeira vez que Satanás aparece na Bíblia, ele é descrito como uma serpente, destacando a sua sagacidade (Gênesis 3:1). É o mesmo que tentou Eva e continua lutando contra e seduzindo os homens desde o princípio.

Diabo: Do grego diabolos, significa acusador, difamador, caluniador. A palavra bem descreve o caráter e o procedimento do dragão.

Satanás: Este nome quer dizer adversário. O dragão é o inimigo que procura derrotar e destruir os homens e se opõe a Deus e a todas as coisas boas e santas.

O sedutor de todo o mundo: Satanás seduz as pessoas ao erro. Desde a primeira vez que ele aparece na Bíblia (Gênesis 3), tem enganado os homens para os induzir ao pecado (1 Timóteo 2:14). Ele procura seduzir todas as pessoas. O mundo, aqui, se refere ao mundo habitado, às pessoas do mundo.

Foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos: Devido à vitória de Jesus na morte e ressurreição, o diabo não tem o mesmo poder de antes. Quando chegou em Jerusalém na semana da Páscoa para ser crucificado, Jesus disse: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João 12:31) e “o príncipe deste mundo já está julgado” (João 16:11). Frustrados pelas derrotas já sofridas, ele e seus anjos tentarão derrotar os habitantes da terra.

Este trecho esclarece o significado de outras passagens que falam sobre a vitória de Jesus sobre o diabo. Na sua morte e ressurreição, Jesus venceu Satanás. O autor de Hebreus diz de Jesus: “para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hebreus 2:14-15). Jesus triunfou dos principados e potestades na cruz (Colossenses 2:15). “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3:8). Jesus já venceu. O diabo já perdeu. Ele não tem mais o mesmo poder de antes. Quando foi derrotado por Miguel, como resultado da vitória de Jesus, restou somente a possibilidade de afligir as pessoas na terra. Como um exército que perde e se retira do campo da batalha, atacando com raiva as pessoas desprotegidas que encontram no caminho para casa, o diabo e seus anjos são expulsos do céu e conseguem apenas afligir os que habitam na terra (versículo 12). O fato de o diabo ainda agir na terra não nega a vitória total de Jesus. Satanás foi derrotado, e jamais terá a vitória.

12:10 – Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

Ouvi grande voz do céu: O anúncio da vitória ressoa pelo céu.

Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo: Como observamos no 11:15, não devemos distorcer versículos como este para sugerir que Deus não possuía a salvação, o poder, o reino ou a autoridade. As pelejas apresentadas neste capítulo representam as lutas entre os fiéis e os servos do diabo que vêm acontecendo desde o princípio. A vitória de Jesus é absoluta e eterna. Deus revelou estas coisas a João, e ele as transmitiu a nós, para oferecer o consolo que os servos na Terra precisam.

Pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus: O diabo e seus servos – sejam reis ou sejam nações inteiras – podem atacar, afligir e até matar os discípulos do Senhor, mas nunca podem vencer as pessoas que realmente confiam em Deus. Jesus vence. A mulher é protegida. Miguel e seus anjos vencem. O diabo não possui autoridade, pois todo o poder pertence a Deus. Satanás foi expulso do céu. O ponto aqui não é de explicar ou desenvolver alguma doutrina elaborada sobre o diabo, o que ele fazia no céu, exatamente quando ou como foi expulso, etc. O ponto é que os servos de Deus têm a vitória sobre o Adversário! Devido à vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, o poder do diabo ficou mais restrito. Ele acusava os irmãos diante de Deus (cf. Jó 1:1 – 2:7). As vitórias sobre os demônios durante o ministério de Jesus e dos seus discípulos demonstravam o poder divino para vencer o próprio diabo (Lucas 11:20-23; 10:17-18). Como profetizado milhares de anos antes, Jesus pisou na cabeça da serpente (Gênesis 3:15).

12:11 – Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro: A salvação vem pela graça mediante a fé (Efésios 2:8), mostrando a obra divina e a resposta humana. A vitória sobre o diabo e seus anjos também depende da obra divina e da resposta dos servos. O sangue do Cordeiro é absolutamente fundamental à vitória. Nenhuma doutrina que omite a cruz nos leva ao galardão preparado por Deus. O único caminho é Jesus (João 14:6), o único evangelho é a mensagem de “Jesus Cristo e este crucificado” (1 Coríntios 2:2), e o único meio pelo qual obtemos a redenção é o sangue do Filho Amado (Efésios 1:6-7).

E por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida: A resposta dos servos, os irmãos (versículo 10), envolve uma dedicação total ao Senhor. Nesta descrição da obediência dos fiéis, encontramos as exigências básicas do discipulado dadas por Jesus em Marcos 8:34:

1. “A si mesmo se negue” – “não amaram a própria vida”.

2. “Tome a sua cruz” – “mesmo em face da morte”.

3. “E siga-me” – “por causa da palavra do testemunho que deram”.

Nas batalhas espirituais, a vitória exige sacrifícios – o sacrifício de Jesus e os sacrifícios feitos pelos seguidores dele. Como Jesus acrescentou em Marcos 8:35, “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” Os vencedores no Apocalipse 12 são aqueles que mantinham a sua fé e confessaram o seu Senhor independente de perigos, perseguições e ameaças de morte. Não procuraram a morte. Não amaram a morte. Mas não amaram as suas vidas. Entregaram-se totalmente ao Senhor, e deixaram Deus usá-los – na vida ou na morte – conforme seu propósito. Nesta atitude encontramos verdadeira fé e plena confiança no Senhor. “Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus 3:14; cf. 10:23). Esta é a confiança que supera o fogo de provações sem vacilar, e recebe a salvação preparada (1 Pedro 1:3-9).

Este trecho oferece confiança a todos os fiéis, e deve nos ajudar nas nossas batalhas contra o pecado. Jesus venceu! O diabo perdeu. Nós podemos e devemos ter confiança da nossa salvação: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1 João 5:13). Se não temos esta confiança, devemos olhar bem para os nossos próprios corações e responder algumas perguntas críticas: Realmente cremos em o nome do Filho de Deus? Negamos a nós mesmos? Seguimos Jesus conforme a palavra dele, até a morte? Ele é fiel para cumprir as suas promessas e nos guardar até o fim. Somos fiéis em seguí-lo?

12:12 – Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.

Por isso, festejai, ó céus: Outra festa, bem diferente da festa no intervalo do capítulo 11. Quando a besta “venceu” as testemunhas, todos os povos da terra fizeram sua festa. Mas a sua vitória durou apenas três dias e meio, e a sua festa acabou. Na batalha eterna, os servos do Senhor vencem e participam de uma festa no céu. Esta vitória é eterna, e a festa, também.

A festa no capítulo 11 acabou porque as testemunhas subiram. A festa aqui começa porque o diabo desce – ele foi lançado para a terra. Depois da subida das testemunhas, houve alegria no céu. Mas a descida de Satanás não traz alegria aos que habitam na terra. Ele só traz dor e sofrimento.

Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera: A terra e o mar representam a sociedade humana, a esfera de ação do diabo. É do mar e da terra que subirão as bestas, os principais servos de Satanás, no próximo capítulo. Os homens que vivem na terra sofrerão devido à grande ira do diabo derrotado. Já encontramos uma cena da dor infligida pelo diabo e seus servos na quinta trombeta (9:1-12). Como naquele caso, os homens na terra sofrem dano.

Sabendo que pouco tempo lhe resta: Ele já perdeu a batalha principal, e agora vai perdendo as batalhas conseqüentes. Qualquer poder que o diabo possui é limitado. O tempo para exercer seu poder é, também, limitado. Tudo está chegando ao fim, quando não terá mais condições de derramar a sua cólera sobre os homens na terra.

Antes de prosseguir, vamos observar o placar até este ponto no capítulo 12. O diabo foi contra o filho varão e perdeu. Queria pegar a mulher, e não conseguiu. Pelejou contra Miguel e perdeu. Já perdeu três vezes, e o capítulo não acabou ainda!

O Dragão Persegue a Mulher (12:13-16)

12:13 – Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão

Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão: Pode ser uma nova fase de perseguição da igreja, ou pode ser que João continua o relato do aspecto terrestre da batalha onde parou no versículo 6. De qualquer forma, a mensagem é a mesma. Ele persegue a mulher, o povo de Deus.

12:14 – e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente

Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto: Esta figura da proteção do povo da perseguição pelo diabo vem diretamente de Êxodo 19:4, onde Deus falou com Moisés sobre a libertação dos israelitas: “Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim”. Isaías empregou a mesma figura para consolar os fiéis de Judá: “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:31).

Onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente: O deserto representa o lugar onde o povo encontra proteção. Os israelitas foram protegidos, longe do alcance dos egípcios, no deserto de Sinai. Deus os sustentou, e aqui promete sustentar a mulher quando esta foge do diabo. O período é da mesma duração citada no versículo 6, um tempo limitado de angústia. Confiando no Senhor, estes servos fiéis se escondem em Deus: “…a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Colossenses 3:3).

12:15 – Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio.

A serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio: O diabo não alcança a mulher e, em desespero, ele lança água da sua boca atrás dela. A figura de enchentes para representar ameaças, perseguições e castigos é comum no Velho Testamento. Isaías falou sobre “o dilúvio do açoite” (28:15,18). Ele descreveu a ameaça da Assíria inundando Judá (8:7-8). Jeremias 47:2 emprega a mesma figura para descrever o castigo da Filístia. Daniel profetizou sobre a destruição de Jerusalém, dizendo que “o seu fim será num dilúvio” (9:26). Naum usou a mesma linguagem quando falou da destruição de Nínive (1:8).

A imagem deste rio de água saindo da boca da serpente reforça a idéia da destruição que vem como resultado das mentiras, acusações e falsas doutrinas que o diabo profere. O que sai da boca de Satanás, desde a primeira vez que nós o encontramos nas Escrituras, tem o propósito de destruir as pessoas que o ouvem.

Muitas passagens falam da segurança dos fiéis, mesmo quando os rios transbordam e os ameaçam. Davi bem expressou o sentido desta confiança quando disse: “Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:6-7). Jesus fez um contraste entre a casa dos insensatos e a dos prudentes. As duas enfrentam a mesma ameaça de rios transbordantes, mas somente as casas dos prudentes resistem (Mateus 7:24-27).

A fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio: O diabo arroja as águas de um rio atrás do povo de Deus, tentando destruí-lo.

12:16 – A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.

A terra, porém, socorreu a mulher, e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca: Da mesma maneira que terra seca absorve a água de um rio (Jó 6:15-20), a terra absorve a ira e o engano da serpente, lançados atrás da mulher. Entendendo a terra como o mundo, ou seja, os ímpios, encontramos aqui uma figura interessante e realista. O diabo tenta atingir a igreja com a água da sua boca, mas acaba prejudicando os perversos, os incrédulos que não servem a Deus. Ele gostaria de enganar os servos de Deus, mas são os servos do próprio diabo que engolem as suas mentiras. Os servos de Deus podem sofrer diante da ira da serpente, mas recebem a proteção e as bênçãos do Senhor. Os servos do diabo podem achar algum prazer passageiro no pecado, mas absorvem a ira dele e acabam sem nenhum benefício real. Todos nós devemos refletir bem nesse contraste. Satanás pode oferecer “prazeres transitórios do pecado”, mas Deus oferece o verdadeiro galardão (Hebreus 11:25-26).

O Dragão Persegue os Descendentes da Mulher (12:17)

12:17 – Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.

Irou-se o dragão contra a mulher: A frustração do diabo aumenta! Não conseguiu devorar Jesus. Perdeu na batalha contra Miguel e foi expulso do céu. Não conseguiu destruir o povo de Deus como um todo. Que frustração!

Foi pelejar com os restantes da sua descendência: Agora, resta somente a possibilidade de vencer, individualmente, os descendentes dela. Jesus é “o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29; cf. Hebreus 2:11). Estes descendentes são bem identificados nas descrições dadas aqui:

1. Os que guardam os mandamentos de Deus: Os servos fiéis e obedientes. Para ter comunhão com o Senhor, é necessário ser obediente (João 14:15,23-24; 1 João 2:3-6).

2. E têm o testemunho de Jesus: Os verdadeiros descendentes da mulher e irmãos de Jesus são aqueles que mantêm a palavra do Senhor, mesmo diante das perseguições (2:13). Jesus chamou os apóstolos para servirem de testemunho no meio de suas perseguições: “…por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios” (Mateus 10:18; cf. Lucas 21:12-13; Atos 23:11). Os fiéis não se envergonham do testemunho de Jesus (2 Timóteo 1:8). A mensagem é simples mas essencial para a salvação dos homens: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho” (1 João 5:11).

Este versículo não revela a conclusão da batalha. O dragão é um perdedor em todas as batalhas anteriores – contra o Filho, contra Miguel e contra o povo coletivo de Deus. Agora ele vai contra os indivíduos. Cada cristão pode resistir e vencer (1 Pedro 5:8-9; Tiago 4:7-8), mas o resultado destas batalhas individuais não é garantido. Cada servo enfrenta sua própria batalha, com todo o apoio de Deus (Romanos 8:31,37), mas a vitória de cada um depende de sua própria obediência e fidelidade. Que desafio!

Como seria a batalha contra os cristãos daquela época? É isso que os próximos capítulos revelam. O dragão lutará com toda a sua força, contando com a ajuda dos seus aliados. Somente aqueles que continuarem fiéis até a morte terão a vitória (2:10-11).

E se pôs em pé sobre a areia do mar: Este comentário prepara o palco para a próxima etapa do trabalho do dragão. Na peleja com os fiéis, ele vai trazer os seus servos maus, o primeiro sendo a besta do mar que emerge no início do capítulo 13. Ele está pronto, posicionando-se na beira do mar para receber a besta.

Conclusão

O capítulo 12 inicia a parte do livro que explica o cumprimento do mistério de Deus, que encerrou-se na sua forma resumida com a sétima trombeta. O diabo aparece, ansioso para vencer Jesus e todos os seus discípulos, tanto no céu como na terra. Mas, batalha após batalha, ele sofre derrotas. Não vence o Filho de Deus; não destrói o povo de Deus; perde na peleja com Miguel e é lançado à terra frustrado e irado. Resta somente a possibilidade de ele vencer, individualmente, alguns dos discípulos de Cristo. Nos capítulos seguintes, ele chamará os seus aliados para tentar destruir os cristãos, mas estes têm o consolo da presença do Senhor dando-lhes força para vencer.

(He) No Apocalipse de João, amigo, Jesus foi visto como Leão, Cordeiro, Anjo (Miguel) e Rei. Novamente vc precisa saber distinguir o símbolo do seu significado, bem como o cenário literal do metafórico.

Quando vc crê que a Bíblia fala sobre Satanás sem dizer com precisão sua origem, isso é o mesmo que dizer: “Deus não quis revelar a origem do mal” e “não temos como entender quem é Satanás”. Isto é problemático:

1) se a Bíblia é a revelação especial do Criador para Suas criaturas terráqueas, por que Ele nos deixaria sem revelação sobre o mal, mas nos ordenaria vencê-lo usando Suas armas?

2) Jesus foi tentado pelo quê? Um ser que Ele mesmo criou? Isso é incoerente, percebe?

Jesus foi tentado por um anjo que, antes de sua profissão de adversário, possuia a profissão de querubim ou guardador da Glória do Eterno, estrela da manhã, filho da alva (“lucifére”, no latim).

(Ma) Minhas crenças são baseadas na bíblia meu irmão, não são em livros externos…apenas bíblia… não em outros livros que algumas denominações relatam ser espirados pelo Espírito Santo, e que que além da bíblia esses livros tbm tem o mesmo valor do que a bíblia.

(He) Acredito sim em sua sinceridade, amigo, e que a Bíblia para vc é a revelação de nosso Pai. Mas, todos os cristãos creem nisso. Crer é bom. Estudar e estar sempre disposto a aprender, ainda que isso implique em descrer em crenças prediletas, crer em crenças que antes eram combatidas é ainda mais importante.

Com relação a profetas verdadeiros fora da Bíblia, sugiro que se pergunte: por que Paulo chamou Epídimo (Epimênides) de profeta, se ele aparentemente era um grego “pagão” e do período intertestamentário? Confira:

12. Um dos seus próprios profetas declarou: “Os cretenses são sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos”.
(Tito, 1)

Além do mais, o dom de profecia deve existir até a volta de Jesus (cf. 1a Co 1.7) e segundo o Apocalipse, os cristãos remanescentes (que dão prosseguimento ao que Jesus e Seus discípulos deixaram) serão caracterizados por darem crédito ao dom de profecia, tanto o bíblico quanto o de profetas não-bíblicos.

Então, de novo.. peço que vc administre melhor suas dificuldades com os irmãos adventistas e reconheça que existem profetas não-canônicos tão inspirados quanto os canônicos, pois o dom deles vem da mesma Pessoa: o Senhor Espírito.

(Ma) Isaias 14:12-13 pode ser usado como a queda de satanás?

O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO por Russell Norman Champlin.

Isaías 14:12
Como caíste do céu, ó estrela da manhã. A queda de Satanás? Ver a exposição sobre a unidade literária que consiste nos vss. 13-15. Agora o rei caído é comparado a uma estrela que antes brilhava no céu, a saber, a “estrela da manhã” ou doador da luz, traduzido por “Lúcifer” na Vulgata Latina. Dentro da mitologia cananéia (ugarítica) havia uma divindade que era o deus do alvorecer, ou seja, a estrela da manhã, de nome Shahar, correspondente a Vênus, na astronomia moderna. Mas o mais provável é que o profeta não estava procurando nenhum tipo de identificação astronômica. Ele falava sobre uma luz brilhante no céu, tão poderosa que era capaz de anunciar o alvorecer. Entretanto, os babilônios deleitavam-se na astrologia, e talvez haja aqui uma alusão a Vênus. O autor sacro misturou as metáforas, pois diz que a estrela foi cortada, em vez de derrubada. Seja como for, a estrela estava tão baixa que primeiramente se apagou e, em seguida, caiu no sheol. A referência a Lúcifer, na Vulgata, não deveria fazer-nos enganosamente pensar que esta passagem trata de Satanás, o que foi um desenvolvimento posterior e dificilmente está em pauta aqui. Pelo contrário, está em vista um homem diabólico. Ele era importante e elevado, uma espécie de deus-estrela, mas agora tinha sido deitado tão abaixo que o seu leito era uma cama de gusanos, no sheol. Aquele homem, estando ainda na terra, derrubara nações (pintadas como florestas, vs. 8). Mas agora ele mesmo estava cortado, em solene demonstração da justiça divina. Ver no Dicionário o verbete intitulado Lei Moral da Colheita segundo a Semeadura. Aquele homem, sedento de sangue, culpado de tantos e tantos crimes, foi lançado para fora do céu como objeto imundo e agora jazia em seu humilde leito no sheol. No mundo ele fora a árvore mais elevada, mas isso não o deixara imune ao machado divino.

Isaías 14.13-15
Tu dizias no coração: Eu subirei ao céu. A Queda de Satanás? O tirano se jactava doentiamente de que subiria ao céu, rivalizando com os deuses, postando-se mais alto que as estrelas de Elohim. Lá em cima ele colocaria o seu trono. A expressão “no monte da congregação” é uma referência paga ao deuses que habitariam as regiões celestes no norte, em tomo das quais girariam as constelações. No cume desse monte, estava o trono do Deus Altíssimo (vs. 14). Cf. Eze. 28.14 e Sal. 48.2. “A passagem diante de nós preserva a forma cananéia do mito da natureza, que fala na tentativa de a estrela da manhã escalar as alturas celestes, ultrapassando em altura a todas as outras estrelas, somente para ser lançada de volta à terra pelo sol vitorioso” (R. B. Y. Scott, in toe). Essa história ilustra, pois, como as divindades secundárias tentam melhorar a sua posição, chegando a atingir o céu dos mais elevados deuses (vs. 14). Em algum ponto lá em cima, havia o mais elevado deus habitando em esplendor singular, presumivelmente desfrutando de sua companhia. Mas o tirano não foi capaz de concretizar suas aspirações. Algo tão simples como a morte física fê-lo tombar às partes mais inferiores do abismo (sheol). Era isso o que ele merecia em sua arrogância. Essa história assemelha-se à história de Lúcifer nas lendas judaicas, as quais, como é claro, baseavam-se neste texto. Mas, conforme se pode ver, originalmente não havia uma referência ao principal anjo caído, a quem chamamos Satanás ou diabo. A história judaica posterior passou para a interpretação cristã, como se aqui tivéssemos uma descrição da queda de Satanás. O quadro de Satanás preso no sheol é diferente do que sabemos acerca dele. Ele está “lá fora”, causando todo o dano que puder. Ver sobre o sheol, no vs. 9. Naturalmente, podemos ver aqui uma referência primária a Satanás, de quem o tirano da Babilônia era imitador. Mas isso não concordaria com o contexto; antes, é uma aplicação interpretativa da história. “A verdade é que este texto nada diz acerca de Satanás, nem a respeito de sua queda, nem sobre a ocasião de sua queda, conforme muitos intérpretes deduzem com tanta confiança” (Adam Clarke, in loc).

(He) Gosto muito de Adam Clarke e já o citei em pelo menos uma vez. No entanto, sugiro que reconheça que, caso ele seja realmente o autor desse seu texto, Clarke chama de lenda judaica algo que o próprio Jesus cria, pois Jesus era judeu e só combateu aquilo do judaísmo que não correspondia à correta interpretação do AT.

Outro ponto importante: Isaías 14 não prova que Satanás é Lúcifer. Esse texto apenas faz parte do encadeamento lógico-hermenêutico que permite a inferência. Dito de outro modo: ele é apenas uma peça. Com esse texto e sem esse texto se chega ao mesmo cenário que permite a inferência de que Satanás é Lúcifer.

 

Participantes do diálogo: Alexandre (Al), Edilson (Ed), Flávio (Fl), Hendrickson (He), Jean (Je), Marcelo (Ma) e Renilson (Re). Transcrição das conversas do grupo e tradução parcial da linguagem do zap para a língua portuguesa por Hendrickson Rogers.

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