maio 18, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Amor Placebo®

Não é pieguice ou paixonite.

Na verdade, esse é um daqueles textos onde o autor gostaria de estar escrevendo uma fake news. De estar redondamente enganado ou, pelo menos, desatualizado.

Como eu gostaria de estar equivocado e de ser corrigido por Deus, e abandonar esse ponto de vista.

Mas, talvez, o que você está prestes a ler não seja um devaneio, nem uma ratada.

Senti-me desafiado a escrever sobre o amor após assistir a um sermão. Gosto muito de assistir a sermões, de assistir a tudo o que edifica, ensina e causa rupturas com o pecado, e novos processos de transformação na cosmovisão e no estilo de vida.

Entendo que um sermão/palestra/filme é curto para cobrir um tema por completo. E é imprescindível que o pregador/roteirista/professor deixe isso claro, evitando o risco de passar a ideia de que o assunto termina ali. E, no caso de uma mensagem supostamente bíblica, usar a Bíblia apenas como “Lista Telefônica”, “Cardápio” ou “Recheio de Biscoito”.

Também entendo que, como pecadores, todos corremos esses riscos, e que o bom Deus não deixa de Se servir de Seus falhos instrumentos.

E isso porque Ele sabe o que é o AMOR. Ele explica o que é o AMOR. Ele é o AMOR.

Beleza, mas, se você é cristão ou já leu a Bíblia, você já sabe disso. Então, pra quê continuar lendo esse texto? E se você não acredita na Bíblia, qual a utilidade desse texto pra sua existência? Por causa das respostas às perguntas seguintes.

É possível que os anjos-maus amem? Quero dizer, será que o pai da mentira já conseguiu clonar o amor de Deus? Será que existe o falso amor ou amor pirata? É possível eu ser enganado ao pagar por um amor autêntico e receber um amor placebo?

Talvez valha a pena a obtenção das respostas ao continuar a leitura.

O profeta Paulo escreveu (num outro contexto, mas que também tratava do amor, cf. v. 8): “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2ª Co 2.11).

Vou construir uma linha do tempo focando no duelo: Criação de Deus versus criação de Satanás, para compreendermos algumas falsificações que Satanás fez e faz com o que Deus criou. E, então, entenderemos o que seria a falsificação do AMOR de Deus.

1) Deus criou o universo e a vida.

-1) Satanás (longe de ser uma alegoria ou um mito) criou o mal (se suas crenças lhe fazem pensar que o mal é uma escolha ou são defeitos de caráter somente, então por que a morte não mata o mal? Por que pessoas com alta escolaridade e QI não estão imunes ao mal? Por que a pena de morte não destrói o mal? Por que o bem que uns fazem não substitui/corrige o mal feito por outros? Por que até animais e plantas estão sob efeitos deletérios? Veja, não estou culpando Satanás pelo que nós fazemos de errado. Estou culpando Satanás pelo esforço calculado dele em nos fazer errar!).

2) Deus criou os anjos.

-2) Satanás criou os anjos maus (ou seja, influenciou os perfeitos anjos de Deus a se tornarem imperfeitos e maus como ele mesmo!).

3) Deus criou planetas perfeitos.

-3) Satanás criou a queda/decadência do planeta Terra.

4) Deus criou a humanidade perfeita na Terra.

-4) Satanás criou a predação: gente predando bicho, bicho predando bicho, gente predando gente, e bicho predando gente (se você crer que a ideologia de Darwin e cia. pode ser aliada de Deus na criação da vida humana, então você é satanista e ainda não se deu conta. Com todo respeito: ou Deus é amor ou os contos evolucionários estão corretos. São crenças excludentes. A evolução teísta é uma gambiarra epistemológica contraditória).

5) Deus criou Adão e Eva à Sua imagem. Ele soprou neles o fôlego da vida.

-5) Satanás criou um predador chamado Papado, a instituição (“CNPJ”) (besta que emerge do mar, Apocalipse 13), e outro predador à imagem do Papado (besta que emerge da terra, Apocalipse 13.11-18, os evangélicos norte-americanos seguidos pelos do restante do mundo), o qual aparecerá em breve para chamar de hereges os que divergirem dele e os perseguir e matar, assim como o Papado fez ao longo de 1260 anos (de 538 a 1798 d.C.).

Sim, talvez o Apocalipse realmente sugira que os evangélicos reprisarão os católicos da Idade Média! Serão a imagem do Papado que fará morrer quem não seguir os decretos do Vaticano em prol da “Casa Comum” (confira as duas encíclicas do Papa Francisco, Laudato Si’, de 24/5/2015 e Fratelli Tutti, de 3/10/2020, nas quais o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas).

Apocalipse 13: “11Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. 12Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 13Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. 14Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; 15e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta”.

6) Deus criou a Bíblia.

-6) Satanás criou as mil e uma interpretações equivocadas e sem interesse pela intenção do profeta escritor.

7) Deus criou o Plano da Redenção para a humanidade caída – a expiação dos pecados por meio da vida-morte-ressurreição de Jesus Cristo.

-7) Satanás criou o Plano da Alienação – nenhum pecador precisa expiar seus pecados por meio de Jesus; basta confessá-los a um padre, rezar a santos e participar dos sacramentos inventados por homens (até a Santa Ceia foi deturpada, pois o pecador é induzido a crer que Deus Se transforma numa bolacha de farinha de trigo e é literalmente comido pelo pecador. E que o oficiante da Missa tem poder superior ao de Deus ao ordenar que Ele Se torne a bolacha, a blasfêmia da transubstanciação. Você pode ler sobre todas as blasfêmias criadas pelo império romano “cristão”, uma das cabeças do dragão de Apocalipse 12, no artigo: “‘Vi emergir do mar uma besta que tinha […] sete cabeças […] e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia’ (Ap. 13.1)”).

8) Deus Se tornou homem para morrer pelos pecadores.

-8) Satanás se torna deus, através do Papado, e mata os que ele considera pecadores.

9) Deus morre pelos pecadores através de Jesus Cristo.

-9) Satanás simula um sacrifício semelhante ao usar o predador do abismo (a besta do abismo, cf. Apocalipse 11.7), a Revolução Francesa, um de seus fantoches, para golpear outro fantoche: o Papado, em 1798.

10) Deus ressuscita Jesus Cristo, ou seja, Deus é imortal e ao Se tornar alma, Ele criou a possibilidade de ressuscitar a alma que Ele Se tornou para poder morrer.

-10) Satanás imitou isso também ao ressuscitar sua cabeça (ou fantoche) golpeado – o Papado.

Apocalipse 13: “3Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; 4e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela? 5Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; 6e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. 7Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; 8e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.

11) Deus criará o mais espetacular de todos os eventos já ocorridos aqui na Terra: a segunda volta de Jesus. Pai e Filho virão, na verdade (cf. Apocalipse 6.16 e 17; Mateus 26.64).

-11) Satanás irá contrafazer essa cena também, e possivelmente se assentará no Terceiro Templo, o projeto ecumênico mais ambicioso da serpente desde o advento do Papado, onde Satanás deturpa mais uma vez a Bíblia para reunir católicos, evangélicos, muçulmanos, maçons/jesuítas, espiritualistas em geral e ufólogos, numa interpretação equivocada a respeito de Abraão e do Messias, os quais já vieram e já se foram.

Será uma época eletrizante, pois os adoradores das referidas bestas (Papado e sua imagem), terão “confirmadas” suas crenças equivocadas, e terão a certeza de que eles estavam “corretos” em sua teologia. Veja, uma mentira não deixa de ser mentira ainda que o ilusionista fabrique ilusões que confirmem as vítimas de sua mentira de que elas acreditam na Verdade. Posso até fazer compras com cédulas falsas. Isso não as torna autênticas.

Paulo, escrevendo sobre o Papado (e, através desse texto, podemos imaginar também a aparição do falso messias Satanás), advertiu em 2ª Tessalonicenses 2:

“1Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos 2a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. 3Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, 4o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. 5Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? 6E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. 7Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; 8então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 9Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, 10e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 11É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, 12a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça”.

Mas, antes do começo dessa linha do tempo, Deus criou o amor! Sim:

0)Deus é amor” (1ª Jo 4.8), ou seja, desde a eternidade o amor existe.

?) Satanás criou o quê para substituir/falsificar o amor de Deus? Qual a contrafação maior, o estado da arte satânico, para iludir a humanidade, fazendo com que pensemos que seja amor?

Os três últimos versículos analisados dizem assim:

2ª Ts 2: “10e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 11É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, 12a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça”.

É impossível amar sem amar. Nem Satanás conseguiu criar um amor clandestino disfarçado de amor, pois ou se ama ou não se ama.

Mas, pelo que foi exposto até aqui, se pode amar a mentira ou deleitar-se “com a injustiça”, ou ainda, não acolher “o amor da verdade” mesmo pensando estar amando a Deus e aos semelhantes.

O pregador (ou a pregadora) que fala sobre o amor, penso eu, deveria estar atento a esse fato: posso amar a mentira em lugar da Verdade.

Uma pregação que exalta o amor romântico e ignora a quantidade de predadores que Satanás espalhou para devorar os sentimentalistas (pieguice), e os que manuseiam a Bíblia retirando dela apenas aquilo que aparenta fundamentar seu romantismo, sua vida “leve”, seu desejo de “relacionamentos não tóxicos”, bem, como eu disse no início, quero estar errado, mas pelo que tenho aprendido, esse tipo de conteúdo pode ser instrumento de alienação e deleite na injustiça.

Diante de tantas contrafações diabólicas, será que algo diferente do AMOR de Deus o capacita para vencer predadores tão disfarçados de benfeitores? Bestas violentas, cruéis e assassinas são combatidas com romantismo e aversão ao sofrimento? Será que esses inimigos espirituais/educacionais, disfarçados de heróis da empatia e justiça social, serão identificados pelos que estão vivendo o amor placebo?

Vou explicar resumidamente.

Para esses crentes do amor “leve”, ser uma mãe permissiva é preferível a ser uma mãe austera.

Ser um cristão mundano é melhor do que ser um cristão crítico.

Colocar na conta de Deus (“entrego em Tuas mãos, Senhor…”) um adolescente que sai dos caminhos do Senhor, em vez de reconhecer uma maternidade/paternidade permissiva e mundana, durante o desenvolvimento daquela criança, e usar a ideologia desse amor placebo, o discurso da caridade aos pobres e a psicologia de Babel (sentimento pessoal + ausência da Palavra), isso não combina com o amor à Verdade.

Sim, existem os filhos pródigos e o Lúcifer que teve um o melhor de todos os pais; o Pai.

Mas, como professor, tenho observado como os pais atrapalham os seus próprios filhos e não reconhecem isso.

E como pai, com a cabeça que tenho hoje e as experiências absurdas colecionadas, se eu voltasse ao passado com essa cabeça/idade e as experiências, por certo, minha paternidade seria bem mais sábia.

Há uma diferença entre inexperiência e desobediência.

Como filho, eu olho para o passado e vejo como a inexperiência de meus pais atrapalharam a paternidade/maternidade deles. Mas, isso não me transformou num rebelde, traumatizado.

A visão do amor placebo, por outro lado, não combina com a Verdade que professa, com o conhecimento bíblico acumulado, nem com o espírito de profecia, pois gera desobediências.

Será que o amor-próprio do amor placebo considera a Reforma da Saúde, ou o uso dos 8 remédios de Deus, uma necessidade, ou isso é só mais uma opressão?

Permissividade pode não traumatizar, mas gera rebeldes ingratos e sem o conhecimento profético necessário para vencer os predadores criados por Satanás!

Mundanismo pode ser “leve”, “não-tóxico”, mas estabelece uma cultura desobediente.

Isso é amor?

Sim. Amor à mentira, à injustiça ou, não dar crédito à Verdade.

Criticar pais que são grossos com seus filhos, mas não auto criticar a permissividade, antes chamar de críticos os que criticam a permissividade, é alienação.

O erro da grosseria e o erro da permissividade contribuem para o mesmo desastre educacional.

O amor placebo flerta com o hedonismo, e se mostra incompetente diante das adversidades. Ele produz presas fáceis para as bestas de Apocalipse – predadores poderosos, mas disfarçados de benfeitores empáticos, e cristãos caridosos…

Não estou passando pano para nenhum dos tipos de erros aqui mencionados, pois todos eles existem por não basearmos nossas vidas na Bíblia, ou por causa de uma interpretação equivocada da Palavra.

Selecionar pecados ou só enxergar os pecados mais associados às gerações antigas, é sintoma da Laodiceia moderninha!

Laodiceia ama também. Assim como Satanás ama. É um amor sem Verdade ou com alta concentração de mentiras e egoísmos.

São necessários o colírio da Palavra, o ouro refinado do AMOR de Deus (e isso tem a ver com calor, crisol, fogo, sofrimento e provações), e as roupas que cobrem a nudez espiritual, a falta de verdadeira salvação, da expiação efetuada por Jesus (cf. Ap 3.14-22).

Caso contrário, Laodiceia, assim como Babilônia, “beberá do cálice da ira de Deus” (Ap 14.10), ou seja, sofrerá as sete últimas pragas. Não sou eu ou a paternidade tradicional, “arcaica”, das ameaças, que está dizendo. Mas, a Palavra de Deus:

Ap 3: “18Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”.

Ap 16: “12Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol. 13Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; 14porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. 15(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) 16Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom”.

O amor placebo é doutrina da geração que será marcada pelas bestas. A marca da besta tem endereço já profetizado.

O amor à Verdade, por outro lado, e isso, historicamente, tem a ver com sofrimento, e não leveza e romantismo, é o próprio e único AMOR de Deus, infalsificável.

É com esse AMOR que o remanescente irá obedecer aos Dez Mandamentos, inclusive o sábado do quarto mandamento, o que acarretará sobre si perseguição e boicotes.

Os pais do amor placebo e seus filhos educados por essa espécie de amor, terão condições psicológicas/emocionais e espirituais de enfrentar tamanha oposição? Ou, como estão se acostumando, irão oferecer caridade aos pobres em lugar de obediência à Palavra?

Laodiceia não está preparada para sedução satânica. Ela está muito ocupada fazendo justiça social aparente, enquanto “ama a injustiça” que a desobediência aos profetas de Deus consiste.

Não se pode pagar pelo AMOR de Deus. Mas, se pode pagar o preço por amar a Deus.

Não há como desvincular esse AMOR de sofrimento, de sangue, e nem de vitória!

O amor placebo não produz mártires, e sim laodiceanso alienados.

Hebreus 12: “3Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. 4Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”.

Apocalipse 12: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”.

Venceram a quem? Ao ilusionista romântico, ventríloquo das bestas cruéis, fonte do amor placebo, o próprio Satanás.

Tomara que nós acolhamos o amor da Verdade para sermos salvos, em lugar de nos deleitarmos com o amor placebo.

Fonte: Hendrickson Rogers via Instagram.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Verifique as vagas de cada grupo).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: