abril 27, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Adão e Eva usaram anticoncepcional no Jardim do Éden?

Perguntas de Márcia, membro da Comunidade Aprendizagens:

“Depois do pecado, Eva passou a gerar filhos. Antes do pecado eles podiam ter filhos ou Deus é quem iria criar outros seres humanos? Deus havia dito ‘multiplicai-vos’… Eles dois tiveram relacionamento sexual antes do pecado? Qundo Deus diz que Eva teria filhos num contexto de dores, dá a entender que se ela tivesse filhos antes do pecado não sentiria essas dores de parto.”

(Você pode participar da Comunidade Aprendizagens, no WhatsApp, e estudar com a gente. Confira como ser membro logo após o texto).

1) Adão e Eva, nossos ancestrais (eles não são míticos nem figura de linguagem, mas personagens históricos), foram criados sexualmente maduros, e prontos para o maravilhoso prazer sexual, e a reprodução. Por outro lado, embora adultos, eram “recém nascidos” e tiveram que aprender como administrar seus hormônios, instintos e necessidades, bem como entender as funções e os significados de tudo isso.

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”, Gênesis 1:28, ARA, grifo acrescentado.

A mesma ordem/orientação que os animais criados antes deles receberam. Ou seja: assim como a flora e a fauna, nossos primeiros pais foram fabricados prontos para a reprodução.

A relação sexual, portanto, não veio após o pecado, mas fazia parte do pacote completo e perfeito antes da queda.

“Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea, Gênesis 2:20 ARA, grifo acrescentado.

“E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada”, Gênesis 2:23, ARA, grifo acrescentado.

O relato bíblico talvez sugira como Adão observou o relacionamento entre os animais, e reconheceu que não havia nada semelhante a ele, e sentiu falta disso!

Quando o generoso Criador criou Eva, algumas horas depois do nascimento de Adão, ao ele ver aquele monumento, certamente ele pôs em prática o que já havia observado entre os casais animais…

Existe um livro intitulado “Aquela sexta-feira no Éden” onde a autora aborda a sexualidade do primeiro casal. A autora claramente crê que Adão e Eva tiveram sua gigantesca Lua de Mel no mesmo dia em que nasceram (digo gigantesca, pois eles eram gigantes!).

2) “Ah, mas, como Adão e Eva namoraram sexualmente e não tiveram filhos?”

Essa questão é inevitável.

“Então, disse Judá a Onã: Possui a mulher de teu irmão, cumpre o levirato e suscita descendência a teu irmão. Sabia, porém, Onã que o filho não seria tido por seu; e todas as vezes que possuía a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra, para não dar descendência a seu irmão”, Gênesis 38:8‭-‬9, ARA, grifo acrescentado.

O exemplo acima nos faz pensar como os métodos contraceptivos são antigos.

Se após o pecado, os casais foram criativos para evitar a gravidez, eu imagino no contexto da perfeição, antes do pecado.

Hipóteses:

I) Bastava ambos não desejarem a gravidez, e assim acontecia. Os gametas masculino e feminino não geravam o bebê ao se encontrarem, ou simplesmente atendiam ao desejo enviado pela mente e o óvulo feminino impedia a penetração dos espermatozóides.

II) Os dois rapidamente entenderam que poderiam gerar filhos automaticamente, mas evitaram usando algum método pioneiro.

“Mas, isso não seria desobedecer a Deus?”

Não vejo assim, pois, diferentemente dos animais, a mente humana pode escolher quando ter bebês! Como Deus nos dá essa capacidade de escolha e ao mesmo tempo impõe a reprodução imediata? Isso é uma contradição. Logo, os animais se reproduziram desde o 5º e 6º dias. Mas, o primeiro casal escolheu ter filhos somente depois, anos e talvez um século depois de nascidos.

3) Os anjos não têm a faculdade da reprodução. Por isso Deus os criou em quantidade que não muda com o passar do tempo, pois não existem taxas de natalidade nem mortalidade entre os anjos. Nem os anjos maus morreram ainda. Já a humanidade, Deus criou apenas um casal e dele todos nós viemos.

4) Só Jesus Cristo veio sem ser pelo relacionamento sexual de um casal (além de Adão e Eva, é claro). Tirando eles três, todos os demais seres humanos vieram do sexo entre homem e mulher. A crença de que o sexo só veio a existir após o pecado é bem equivocada, assim como a crença de que seja possível a existência de um ser humano sem um casal que lhe conceba. Até hoje, só Eva que foi (possivelmente) clonada de Adão. A descrição de Moisés, lá no Gênesis, sobre o sono profundo e a vinda de Eva de uma costela de seu futuro marido, longe de ser uma descrição romântica, pode ser uma tentativa mosaica de falar sobre anestesia geral e células tronco, das quais é possível gerar um clone.

“Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne”, Gênesis 2:21, ARA.

O Senhor Jesus não é um ser humano comum, pois Ele já existia antes de nascer como bebê, sendo concebido no útero de Maria – uma adolescente virgem. Não existe outro episódio assim em toda a história humana. Um ser humano nunca vem de outra dimensão. A possibilidade da encarnação é inexistente na revelação bíblica. Somente Deus, o eterno, pode nascer já existindo. Faz parte da definição de ser humano só existir a partir da concepção, e não antes dela.

“Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”, Lucas 1:34‭-‬35, ARA.

5) “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará”, Gênesis 3:16, ARA.

Se Eva fosse mamãe antes de ter pecado contra Deus, ela sofreria como se vê nos partos atuais?

Certamente, o que vemos hoje não é referência para o mundo dos gigantes. Menos ainda para o mundo dos dois gigantes criados perfeitos!

A dor (o sofrimento) é efeito do pecado.

Um debate interessante sobre a dor antes do pecado pode ser estudado no artigo seguinte: Antes do pecado a dor existia? Após o fim do pecado ela ainda existirá?

O terceiro filho de Adão e Eva, Sete, foi gerado quando o primeiro casal tinha a idade de 130 anos.

“Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete”, Gênesis 5:3, ARA.

Ou seja, Caim e Abel nasceram quando seus pais tinham menos que cem anos ou mais?

Independentemente da resposta correta a essa questão (a Bíblia não nos dá, mas há relatos extra bíblicos interessantes sobre isso), Adão e Eva já conheciam o sexo desde o jardim do Éden, mas escolheram ter Caim somente depois que perderam a perfeição.

Isso é explicado pelo seguinte: Eva queria ser a mãe do Messias, o Salvador! Ela queria gerar Aquele que viria para lhe dar a oportunidade de retornar à perfeição perdida!

Ao ter Caim, ela acreditava que estava concebendo o próprio Deus encarnado. Por isso, logo após a queda, o casal tratou de arrumar um bebê.

“Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: ‘Com o auxílio do Senhor tive um filho homem‘”, Gênesis 4:1, NVI, grifo acrescentado.

Estudiosos enxergam nesse texto a expressão: “Com o auxílio de YHWH concebi a YHWH”. Vale a pena pesquisar sobre esse versículo!

Por fim, Eva foi usada como símbolo da igreja de Deus, os que Ele conhece bem e sabem de suas lutas e lealdade.

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”, Gênesis 3:15, ARA.

“Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”, Apocalipse 12:1‭-‬5, ARA.

As dores literais da Eva literal são usadas nesses textos como profecias das lutas dos descendentes fiéis de Eva, no grande conflito com a serpente ou dragão.

Mas, assim como Jesus criou a mulher e depois nasceu da mulher, Ele criou Sua igreja e veio dela.

E assim como por meio de Jesus, apesar do pecado de Eva, ela foi resgatada, de igual modo, apesar de seus pecados, o Remanescente da igreja será salvo por Jesus!

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar”, Apocalipse 12:17, ARA.

Conclusão:

A relação sexual entre marido e esposa (Deus não concorda com qualquer outro tipo de relacionamento matrimonial/sexual; o sexo é prêmio apenas para os casados; isso é o mais próximo de proteção à mulher e filhos que o Fabricante planejou!), existe desde, possivelmente, a primeira sexta-feira do ciclo semanal na Terra. Ou seja, desde a criação de Adão e Eva no sexto dia. Longe de ser um pecado, o relacionamento sexual hétero monogâmico foi engenhosamente calculado e planejado por Deus, não só para a procriação, mas para a manutenção do compromisso leal mútuo e para o prazer. Não sabemos qual o contraceptivo que o primeiro casal usou para não ter filhos no jardim do Éden. Mas, certamente, eles usaram algum ou, como especulado anteriormente, bastou sua vontade de não gerar bebês, e o organismo perfeito deles obedeceu.

(Hendrickson Rogers)


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 1 você tem as opções dos demais grupos. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.

(Hendrickson Rogers)

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: