maio 9, 2024

Blog do Prof. H

Adaptando conhecimento útil às necessidades da humanidade

Os significados de algumas peças do mobiliário do Santuário Israelita

O tabernáculo era uma expressão do amor de Deus manifestado no desejo de habitar entre Seu povo. Era um tipo da Sua habitação celestial, onde o problema do pecado seria resolvido. O plano da salvação foi ilustrado nos rituais do tabernáculo terrestre. A configuração dos móveis é rica em simbolismo.

1. O altar de sacrifícios. Durante todo o período patriarcal, os locais de adoração eram identificados pela construção de altares (Gn 8:20; 12:7, 8; 22:9; 26:25; 33:20). Quando o tabernáculo foi construído, o altar foi centralizado. Ele foi construído com madeira de acácia, coberto de bronze e colocado no pátio. Em todo o Antigo Testamento, o altar é associado com a presença do Senhor. Por meio do altar os israelitas tinham acesso a Deus (Sl 43:4) e levavam seus sacrifícios a Ele. Em cada um dos quatro cantos do altar havia um chifre (Êx 27:1-8) onde era colocado sangue durante os sacrifícios diários (Lv 4:7) e durante o Dia da Expiação (Lv 16:18). O altar representava a cruz de Cristo.

2. A pia. Ela ficava entre o altar e a entrada para o santuário (Êx 30:17-21). Era usada pelos sacerdotes para lavar as mãos e os pés antes de oficiar no altar, ou antes de entrar no tabernáculo (v. 20). Os que se aproximavam de Deus deviam estar limpos. Hoje somos purificados pelo sangue de Cristo, apropriado pelo batismo (cf. At 22:16; Ef 5:26; 1Co 6:11).

3. A mesa de ouro. Ao norte, dentro do lugar santo, estava a mesa de madeira de acácia revestida de ouro (Êx 25:23-30). O pão da presença era colocado sobre a mesa. Os 12 pães provavelmente fossem agrupados em duas pilhas de seis cada (Lv 24:5-9). Todos os sábados os pães eram trocados por pães novos. O Senhor dava o pão de volta aos sacerdotes, para comerem como representantes do povo. Essa era a simbologia de que Deus era o Provedor do pão diário, um símbolo de Cristo como o pão da vida (cf. Ez 16:19; Jo 6:48-51).

4. O candelabro. O candelabro, cujo eixo central unia três derivações de cada lado, era colocado no lado sul do lugar sagrado (Êx 25:31-40). Ele era feito de ouro maciço e decorado com copos em formato de amêndoas e flores. Seu formato e o uso da terminologia floral sugerem a imagem de uma árvore. O candelabro parece ter sido uma forma estilizada da árvore da vida que representava Deus como a fonte da vida para Suas criaturas e indicava Cristo como a verdadeira fonte de vida.

5. O altar de incenso. Esse altar era colocado diretamente em frente ao véu que separava o lugar santo do lugar santíssimo. Ele era usado para queimar incenso perante o Senhor, duas vezes ao dia. O incenso representava as orações do povo de Deus (Sl 141:2; cf. Ap 5:8; 8:3, 4), mas também possibilitava que o sacerdote se aproximasse de Deus no lugar santíssimo (Lv 16:13). Simbolicamente, o incenso liga Deus ao Seu povo e é uma representação adequada para os méritos de Cristo (cf. Ef 5:2; 2Co 2:14-17; Fp 4:18). Como você pode ver, tudo aponta para Jesus.

Fonte: Ángel Manoel Rodrígues, Revista Adventista, Set./2019, p. 31.


Algumas opções para nossos leitores:

  1. Quer GRATUITAMENTE o PDF completo do livro Apocalipse – Possibilidades (em construção)? Acesse AQUI.
  2. Você deseja estudar a Bíblia e/ou outros assuntos relacionados ao texto? Acesse AQUI pra gente começar.
  3. Deseja participara da comunidade Aprendizagens no WhatsApp? Acesse AQUI. (Na descrição do Grupo 4 você tem as opções dos demais grupos e do CANAL. O Grupo 4 (fechado) é só para o envio de perguntas, os três outros grupos são abertos).
  4. A comunidade Aprendizagens também está no Telegram. Acesse por AQUI.
  5. Que tal Estudos Bíblicos em vídeos? Acesse por AQUI.
  6. Instagram.
  7. YouTube.
   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: