Humanismo Secular x Caráter

Na grande maioria das escolas públicas/privadas, os jovens têm sido submetidos a uma bateria de ideias conhecidas como “humanismo secular”, cujo efeito deletério é minar as virtudes de caráter e impedir seu desenvolvimento sadio. O humanismo secular estimula os jovens a acreditar que nós evoluímos a partir de aminoácidos encontrados num oceano primitivo, e que não existe um Deus pessoal, nem vida além daquela que hoje vivemos e nem moral absoluta. O melhor que os jovens podem fazer, em harmonia com esses conceitos, é estabelecer o seu próprio sistema de valores, viver de forma tão confortável quanto possível, tratar de cuidar de si próprios, adquirir todo o dinheiro que estiver ao alcance e divertir-se até o limite máximo. Eles devem sentir-se livres para questionar os padrões sustentados pelos pais, pela igreja ou pela Bíblia. 

O humanismo secular baseia-se em conceitos pagãos ensinados pelos antigos gregos e romanos. O jovem que é treinado dentro dos padrões do humanismo secular, vamos chamá-lo Jorge (a partir da palavra grega associada a “Terra”), possui uma visão de mundo completamente diferente daquela simbolizada por Cristina, uma jovem cristã.

Jorge vê a si próprio como um organismo biológico que luta pela sobrevivência. Cristina avalia-se como sendo a obra-prima de um Deus pessoal. Jorge é estimulado a acumular coisas – dinheiro, roupas, carros, casas, etc. Cristina é desafiada a “ganhar almas”, a persuadir pessoas a que amem a Deus.  

Jorge considera-se como um títere das circunstâncias, sem responsabilidade final por seu comportamento. Cristina contempla a si mesma como tendo sido investida por Deus com plena responsabilidade e a capacidade de escolha. De Jorge, espera-se que tome decisões morais com base em seu discernimento pessoal. Cristina, por outro lado, as tomará com base na vontade revelada de Deus, a Bíblia.

Jorge é instado a procurar significado na auto-realização. Cristina, na abnegação. Os meios de comunicação revelam que Jorge – e sua amiga Jorgina – se encontram em sérios problemas. Vandalismo, violência, raptos, nascimentos ilegítimos (confira o aumento do número de abortos observados e de mães adolescentes ou solteiras no Brasil), alcoolismo juvenil, mentiras e fraudes – todos têm sido aparentemente intensificados mediante a ética situacional e a negação de padrões morais absolutos, os quais constituem parte integralíssima do humanismo secular. Infelizmente, o humanismo secular não é a única ameaça ao desenvolvimento do caráter de nosso filhos, de nossos alunos!

Qual a sua cosmovisão? Você é bastante secularizado? Por favor, dê uma chance para o Criador lhe provar que existe uma abordagem da realidade mais precisa, não distorcida, não inventada por filósofos amargurados, teóricos ateus, mas construída por Ele mesmo. Torne-se uma Cristina ou um Cristiano! Não importa quão Jorge ou Jorgina você se acostumou a ser. Mesmo se a “Igreja” lhe empurrou para o humanismo, para o ateísmo, por sua falta de amor e compreensão, lembre-se, nem sempre a opinião da “Igreja” é a opinião de Deus, mas toda a opinião divina está revelada na Bíblia! Conheça Deus pela Bíblia, não somente pelas pessoas que pretendem segui-Lo. Jesus lhe ama muito e, se você não impedi-Lo, Ele vai lhe reeducar, Ele vai Lhe dar o Seu próprio caráter!

[Por Hendrickson Rogers, baseado em “Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse” de C. Mervyn Maxwell, 402,403]

 

10 comentários em “Humanismo Secular x Caráter

  • julho 19, 2012 em 8:15 pm
    Permalink

    “Finalmente, irmãos, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pense nessas coisas.” Flipenses 4:8
    Que a cada dia possamos buscar em Deus um carater segundo o de nosso Salvador Jesus Cristo.

    Jessi

    Resposta
  • julho 19, 2012 em 8:15 pm
    Permalink

    "Finalmente, irmãos, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pense nessas coisas." Flipenses 4:8
    Que a cada dia possamos buscar em Deus um carater segundo o de nosso Salvador Jesus Cristo.

    Jessi

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: